Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação Elétrica: Correta? Dêem uma olhada!


ana2903

Posts recomendados

Como eu disse na primeira mensagem que enviei para esse topico, eu não queria entrar no mérito de usar ou não estabilizador de tensão. Já vi por vezes dizer que não é necessário. Seguindo essa linha de raciocinio, gostaria que os participantes do topico que tem avançados conhecimentos de eletrica/eletronica me respondessem as seguintes questões para que eu possa entender mais do assunto:

> Moro em Santos/SP e por aqui as tomadas são 220V. Sabemos que 99% das caixas de som são 110V. Sem usar estabilizador, nenhum tipo de conversor e sem mexer em tomadas, como ligar essas caixinhas 110V numa tomada 220V? Lembrando que o cabo eletrico do monitor tá ligado na fonte do computador.

Leia este tópico:

De 220 Volts para 110, sem ter que usar o estabilizador...

> Seguindo o raciocinio do leohartmann, se o estabilizador não converte nenhuma corrente, como ligo uma caixa de som 110V não estabilizador 220V e a caixinha não queima?

O estabilizador tem em seus componentes um transformador, aqueles que são bivolt automatico ou chaveado.

Eu tenho um auto-transformador aqui que deve pesar uns 35Kg sem brincadeiras... eu ligo nele uma geladeira e um freezer(só uso na temporada).

E as caixas de som a minha é bivolt da Clone.

Ana... Continuo com o mesmo raciocinio da mensagem anterior. Troque o estabilizador e etc...

Ricardo Nunes

Procure um bom auto-transformador com boa pôtencia, eles são um pouco caro... mas é o unico jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ianua,

Você não respondeu direito a pergunta. Disse como ligar uma caixinha 110V numa tomada 220V sem nenhum auxilio de aparelhos. Quer dizer sem nenhum aparelho não dá, certo? Vamos providenciar um auto-transformador para as caixinhas de som (caso elas não sejam uma das poucas bivolt ou não sejam ligadas direto na USB). Precisaremos de um também para o modem da NET que por aqui só funciona em 110V, mais um para a multifuncional HP que só roda em 110V. Teremos então três auto-transformadores para ligarmos num filtro de linha, juntamente com o cabo eletrico que sai da torre. Todos ligados na tomada da parede, é isso?

Ricardo Nunes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse na primeira mensagem que enviei para esse topico, eu não queria entrar no mérito de usar ou não estabilizador de tensão. Já vi por vezes dizer que não é necessário. Seguindo essa linha de raciocinio, gostaria que os participantes do topico que tem avançados conhecimentos de eletrica/eletronica me respondessem as seguintes questões para que eu possa entender mais do assunto:

Terei o maior prazer em responder.

> Moro em Santos/SP e por aqui as tomadas são 220V. Sabemos que 99% das caixas de som são 110V. Sem usar estabilizador, nenhum tipo de conversor e sem mexer em tomadas, como ligar essas caixinhas 110V numa tomada 220V? Lembrando que o cabo eletrico do monitor tá ligado na fonte do computador.

Moro no interior do RS, na minha casa também é 220V e não vejo a mínima necessidade de usar estabilizador por isso.

Concordo, a maioria das caixinhas de som de PC são 110v, uma pena. O que fazer então? Use para elas um transformador, você encontra a venda em qualquer canto, um como esse, de potência adequada para as caixas de som, se forem mais potentes, compre um transformador de potência maior, também fácil de encontrar.

Todos os monitores atuais são bivolt automático, você pode por em qualquer tomada sem se preocupar. As fonte, quando não são automáticas (com PFC ativo) possuem uma chave para selecionar a tensão, basta colocar em 230V e ligar na tomada.

Aquela tomada da fonte, onde normalmente se liga o monitor (que só é encontrada em fontes de baixo custo), possui a mesma tensão de entrada, se a fonte esta ligada em 220V essa tomada fornecerá 220V.

> Seguindo o raciocinio do leohartmann, se o estabilizador não converte nenhuma corrente, como ligo uma caixa de som 110V não estabilizador 220V e a caixinha não queima?

Corrente -> Ampéres

Tensão -> Volts

Potência -> Watts ou Volt-Ampéres

Estabilizadores costumam fazer o uso de um transformador para baixar a tensão de 220v para 110v, a corrente (ampéres) não é transformada.

Um par de caixas de som 110v que consomem 5W não justifica usar um transformador para baixar tensão para alimentar todo o PC, lembre-se, qualquer transformador desperdiça em média 10% de energia na forma de calor, isso significa aumento do custo da conta de luz, muito melhor desperdiçar 0.5W baixando a tensão apenas para a caixa de som a desperdiçar 20W baixando a tensão para todo o PC.

Ana... Continuo com o mesmo raciocinio da mensagem anterior. Troque o estabilizador e etc...

Quem sou eu para discutir? Cada um com seu gosto.

Ricardo Nunes

Ianua,

Você não respondeu direito a pergunta. Disse como ligar uma caixinha 110V numa tomada 220V sem nenhum auxilio de aparelhos. Quer dizer sem nenhum aparelho não dá, certo? Vamos providenciar um auto-transformador para as caixinhas de som (caso elas não sejam uma das poucas bivolt ou não sejam ligadas direto na USB). Precisaremos de um também para o modem da NET que por aqui só funciona em 110V, mais um para a multifuncional HP que só roda em 110V. Teremos então três auto-transformadores para ligarmos não filtro de linha, juntamente com o cabo eletrico que sai da torre. Todos ligados na tomada da parede, é isso?

Ricardo Nunes

Não tinha visto esse post. Claro, usaremos um autotransformador, mas apenas para os equipamentos necessários. Você pode comprar um de potência o suficiente para todos esses equipamentos que são 110v.

Talvez até usar um estabilizador (não muito recomendado) mas SÓ PARA OS EQUIPAMENTOS 110V e não para todo o PC..

Você pode também fazer alterações nesses aparelhos para que eles possam ser ligados em 220v, bem mais trabalhoso.

Abraços

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ianua,

Você não respondeu direito a pergunta. Disse como ligar uma caixinha 110V numa tomada 220V sem nenhum auxilio de aparelhos. Quer dizer sem nenhum aparelho não dá, certo? Vamos providenciar um auto-transformador para as caixinhas de som (caso elas não sejam uma das poucas bivolt ou não sejam ligadas direto na USB). Precisaremos de um também para o modem da NET que por aqui só funciona em 110V, mais um para a multifuncional HP que só roda em 110V. Teremos então três auto-transformadores para ligarmos não filtro de linha, juntamente com o cabo eletrico que sai da torre. Todos ligados na tomada da parede, é isso?

Ricardo Nunes

Foi o que o Leonardo disse e eu acho que não fui preciso em que falei, usar um transformador de alta potência para os demais aparelhos 110V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...