Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com Asus P5KPL


Ofborn

Posts recomendados

Estou tendo uma serie de problemas com essa placa, o 1º problema foi quando eu tentei fazer OC nela, inicialmente não achei todas opções necessárias e então utilizei ele no OC automatico que você só coloca a porcentagem que quer. Não sei se é normal ou não, mas quando salvava no setup o pc desligava, tendo então que ligalo de novo, porém ele não inicia e depois de algum tempo quando a luz indicadora na CPU (a de leitura) apaga eu dou reset de novo e ele liga, tem ora que não liga, e assim vai. Resolvi usar sem OC e o mesmo continuo, se o pc reseta ou desliga quando vai liga é essa ******* fica esperando a luz de leitura desliga pra aperta o reset pro pc liga. Resolvi reseta o setup da placa mãe, e então esse problema parou, porém não tentei mais o OC.

2º Problema, chegou a memória que comprei e fui instalar (2x2GB DDR2 800 PC2-6400 G Skill), terminei de instalar e fui ligar o pc, começou a mema ******* de não ligar e então quando finalmente consegui ligar, dos 4gb instalados só leem 3.586, porém no Windows (Vista 64bits), mostra que tem 4 gb. E agora tá nisso se desligar o pc quando vai ligar tem que espera a luz de leitura desligar e então pressionar o reset para iniciar a maquina. Lembrando que estou utilizando ele em dual channel porque se colocar em single nem liga.

Minha config.:

Processador: Core 2 Quad Q6600 Kentsfield Revision G0

Cooler e Fans: CoolerMaster Hyper Z600 + 3x R4-L2R-20CK-GP 120mm 90CFM

Mobo: Asus P5KPL Site da placa mãe

Memorias: 2x2gb DDR2 800 PC2-6400 G.Skill F2-6400CL5D-4GBPQ (CL5-5-5-15 | 1.8-1.9V)

Video: XFX GeForce 9800 GTX+

Fonte: Corsair TX 750W

Já ouvi muitos falarem que essa mobo é fraca pra OC, então estou pensando em troca-la porém só daki uns 2 a 3 meses por motivo de tempo ($$$) :P por isso precisava deixa-la redonda até trocar.

Se tiverem tb alguma indicação para a proxima placa mãe, ficarei feliz em analisar, pois é um dos periféricos mais complexos e que eu menos entendo.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom...

A P5KPL pura é bem fraca de recursos, incluindo overclock... as descedentes de sua família são melhores, que são a P5KPL SE, a P5KPL/1600...

Quanto a essa falha dessa máquina, uma atualização de BIOS pode ajudar nesse problema...

Quanto a quantidade de memória... Algumas placas mães, reservam uma quantidade de sua memória RAM, para recursos de banda de comunicação que os opcionais da placa oferece, que seriam slots principalmente de Vídeo, o que diminuiria um pouco essa quantidade de memória....

Nesse caso, costuma vir descrito no manual de sua placa mãe, se ela reserva ou não reserva essa quantidade de memória... Isso é uma característica da Asus e da Gigabyte, principalmente, mas não são todos os modelos de placas que apresentam essa característica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ofborn, beleza?

O q foi dito pelo DJ Rayke é verdade, qto ao segundo problema, a extensão de endereçamento físico(PAE) da memória é uma característica conhecida nos sistemas de 32bits do xp e do vista q mostrava menos memória resultante da subtração dos MBs da vga e no caso do vista, com o sp1(service pack 1) foi corrigido para ser mostrado o total que é 4gb. o xp mostra geralmente 2,8 a 3,25gb no máximo, não tendo atualização q melhore isso. qto a atualização de bios para melhorar o primeiro problema, é algo a ser considerado...poste aqui depois o resultado qto a atualização da bios se resolveu pra você ok...abç...t+!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui descobrir o que estava acontecendo. é o seguinte essa mobo tem uma opcao no setup na parte do chipset north que fala habilitar ou desabilitar o comando de mapeamento de memoria. No meu caso estava desabilitado e quando abilitou ficou ok, reconheceu os 4gb. porém quando ela vai inicia continua a mesma porcaria tem q liga, espera a luz de leitura apagar e então abertar o reset para iniciar a maquina.

Detalhes: antes de descobrir esse "truquizinho" da mobo eu ja tinha atualizado a bios e meu win é vista 64bits sp1.

Obrigado pela ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ofborn, não esqueça de postar se a dúvida foi escalrecida...

Então Rayke a duvida quanto ao porque que eu preciso liga o pc espera a luz de leitura (como se fosse lendo o hd) desligar e então apertar o reset para meu pc ligar, ainda não foi exclarecida! Não consigo compreender o porque q esta acontecendo isso.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Então Rayke a duvida quanto ao porque que eu preciso liga o pc espera a luz de leitura (como se fosse lendo o hd) desligar e então apertar o reset para meu pc ligar, ainda não foi exclarecida! Não consigo compreender o porque q esta acontecendo isso.

Tem que dar uma boa lida no manual dessa placa mãe, ver se isso é algum dispositivo de configuração da mesma, ou é um defeito na própria placa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...