Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Klever Farias

Foto noturna

Recommended Posts

olá pessoal... seguinte... tenho uma camera sony W90 e queria saber uma forma de bater fotos à noite e que o fundo não saia preto! sou meio leigo no assunto... várias vezes viajei e queria bater fotos de paisagens (comigo na foto junto) e eu apareço e fundo não sai... tem alguma relevância se a pessoa ta perto da que está tirando a foto, queria que vocês me indicassem a configuração correta!

vou postar duas fotos... a primeira o fundo é bem distante e praticamente não saiu nada...

ATgAAADYJdqR4gnndh3_-sgww9A5iZyQpB70oTGHDopZnFdbOvq5ivQ9H7rpwSIRb4LJXbGwhD8zR93expEB7fc72xXmAJtU9VARkBGHbsB5wR86oK4kpUMb9BbQNA.jpg

na segunda o fundo é proximo, local ambiente... só que saiu muito escuro, você estando no local ele é bem claro e nitido na foto não sai...

ATgAAAAal0hOkdYT1nnl6XXo4OiI_bFk3PSp8Rv9V-biR-A_oYKudFl2ASEJT-K6sPDQ0HSQ3_8JQyOvXLtTMak58zRyAJtU9VCYtlzI0ZsTYoQjhDZFSitTZijqfQ.jpg

obrigadoo!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em nenhuma câmera o fundo vai sair nítido ao mesmo tempo que o assunto focado.

Quando se faz uma foto com flash, a velocidade de obturador é 1/60 de segundo, geramente - isso se chama de tempo de exposição. Isso significa que a passagem de luz (com os objetos fotografados), se dá num intervalo de 60 avos de segundos. Nessa velocidade, não dá para fixar as imagens distantes, porque elas não têm luz suficiente para serem registradas nesse pequeno intervalo, deu para entender?

Para se fazer uma foto nítida de uma praça à noite, por exemplo, deve-se usar velocidade de 1 segundo a 10 ou mais segundos, sempre dependendo da iluminação existente. Câmeras simples não têm esse recurso de longo tempo de exposição, não sei se a tua tem. Se tiver, experimente fazer uma foto noturna com o tempo adequado (não existe uma regra fixa; deve-se tentar diversos tempos diferentes até se chegar ao ideal). E um lembrete: para isso deve-se usar tripé. Na ausência dele, coloque a câmera em um local firme e não sujeito a movimento ou vibraçoes.

Compartilhar este post

Link para o post
Em nenhuma câmera o fundo vai sair nítido ao mesmo tempo que o assunto focado.

Quando se faz uma foto com flash, a velocidade de obturador é 1/60 de segundo, geramente - isso se chama de tempo de exposição. Isso significa que a passagem de luz (com os objetos fotografados), se dá num intervalo de 60 avos de segundos. Nessa velocidade, não dá para fixar as imagens distantes, porque elas não têm luz suficiente para serem registradas nesse pequeno intervalo, deu para entender?

Para se fazer uma foto nítida de uma praça à noite, por exemplo, deve-se usar velocidade de 1 segundo a 10 ou mais segundos, sempre dependendo da iluminação existente. Câmeras simples não têm esse recurso de longo tempo de exposição, não sei se a tua tem. Se tiver, experimente fazer uma foto noturna com o tempo adequado (não existe uma regra fixa; deve-se tentar diversos tempos diferentes até se chegar ao ideal). E um lembrete: para isso deve-se usar tripé. Na ausência dele, coloque a câmera em um local firme e não sujeito a movimento ou vibraçoes.

entendi sim... mexendo nela realmente deu pra ver que dependendo da configuração a foto saia melhorzinha... a história do tripé já tinha percebido que precisava... o problema é sair com ele na mão pra todo canto que se viaja... hehehe .... mas no caso, qual seria o modo mais adequado? seria o crepusculo? ele que se assemelha ao modo noturno da canon? valeu pela dica!!

Editado por Klever Farias

Compartilhar este post

Link para o post

Veja aqui nesses exemplos:

195754.jpg

e

195924.jpg

Foram tiradas com minha Panasonic LS80, que tem os modos NOTURNO, que dá 1 segundo de exposição e o modo CÉU_ESTRELADO, que dá 15, 30, 45 ou 60 segundos.

Apesar de serem feitas dentro de uma sala, o resultado é o mesmo que feito em exterior.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá! Não tenho certeza, mas a sua câmera deve ter a opção de flash "slow sync ou SL". Hoje em dia quase todas as câmeras possuem essa opção nos modos de flash (automático, sempre ligado, desligado, SL). Nesse modo de flash a câmera diminui a velocidade do obturador e fica um tempo capturando a imagem do fundo antes de disparar o flash para capturar a imagem mais próxima. Mas como já foi dito anteriormente será necessário um tripé ou qualquer outra base de apoio.

Compartilhar este post

Link para o post

Importante informação essa do marcelo. Não me lembrei dessa possibilidade porque minha câmera não tem, mas já tinha visto em uma Canon S5.

E na verdade, essa é a opção que vai atender ao que o Klever pretende, pois no modo de longa exposição, como mostrei, não dá para 'pegar' uma pessoa em primeiro plano, pois certamente ela irá se mexer durante a exposição. Longos tempos só servem para cenas inanimadas, ou, no caso de cenas em rua, com a intenção de criar aqueles rastros das luzes dos automóveis que passam.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, não sei se a Sony tem isso, minha Canon também tem.

Já usei e pega bem o fundo, se não for muito escuro, mas de qualquer maneira precisa de tripé.

O ruim das Sony é que geralmente não tem o modo de escolha da velocidade do obturador, ao contrário das Panasonic ou Canon.

Compartilhar este post

Link para o post
Pois é, não sei se a Sony tem isso, minha Canon também tem.

Já usei e pega bem o fundo, se não for muito escuro, mas de qualquer maneira precisa de tripé.

O ruim das Sony é que geralmente não tem o modo de escolha da velocidade do obturador, ao contrário das Panasonic ou Canon.

isso é verdade mesmo! então to vendo que se não tiver tripé nem sonhando foto com fundo à noite né... que jeito! =P

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais