Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Undervolt - Uma visão diferente


Evandro

Posts recomendados

Não cyber73, a tensão é somente para estabilizar o processador segundo sua necessidade nada mais.

Se um processador de 2GHz que usa 1.2v ficar estável com 0,5v não mudaria absolutamente nada o desempenho, o que derruba o desempenho, é abaixar o clock.

Se a relação tensão vs desempenho tivesse sentido, os processadores modernos, que usam pouquíssimo vcore, não seriam tão potentes. Compreendido?

cara valeu pela dica xD

uma coisa q eu descobri quando fui aumentar um pokinho a vcore foi só q ele esquentou mais

mais com a vcore original fui tentar rodar o meu x2 á 3.2 e nao de certo

mas não sei direito c isso tem alguma relação ai fui almentando aos poukinhos

mas depois eu voltei ao normal por nao possuir um cooler legal nem um case bem refrigerado

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei meu pc esses dias e tenho um Q9300. Ele fica em 31ºc a 33ºc em idle dependendo do clima o máximo em full que ja presenciei nele foi 38ºc/39ºc. To pensando em fazer um overclock com undervolt nele, será que com esse processador da pra conseguir bons resultados?

O resto da minha configuração ta na assinatura ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Pois é amigo XITA, o processador mostrado acima, trabalha no clock padrão com 0,850mv completamente estável, testado em uma GA-945GCM-S2 que permite tal vcore.

É uma pena que a placa, do teste acima, não libera menos que 1.1v para fazer o mesmo teste, por isso mostrei o Undervolt com Overclock.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Fiz mais alguns testes em overclock com Undervolt, mas desta vez usando um Water cooler caseiro.

Na screen abaixo, vocês podem verificar no gráfico do Everest a queda da temperatura.

Primeiro estava rodando em 38ºC com a bomba do WaterCooler DESLIGADA, tudo parado (teste com água de torneira).

Liguei o a bomba e a temperatura caiu para 24ºC, resolvi então colocar algumas pedras de gelo no reservatório provisório (uma caçarola hehe) e a temperatura dos núcleos despencaram, bateu a casa de 6ºC e só não desceu mais porque não quis arriscar. Não isolei o bloco e a condensação poderia causar algum dano.

http://img56.imageshack.us/img56/7861/tempgelo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Salve galera, beleza? Então, não tenho como fazer esse undervolt via bios, no entanto, consegui fazer um misto de undervolt com "C' n Q" no PC da assinatura. Testei os programas que foram recomendados aqui, mas eles não reconhecem meu PC a ponto de me dar as opções de ativar ou desativar algo. Resolvi testar um programa chamado CpuIdle Extreme, e deu certo. Aqui agora estava marcando 49ºC na CPU, e em questão de 2 ou 3 segundos após ativar o programa caiu para 44ºC, após uns 2 minutos para 39ºC e agora, somente com 2 IE8 abertos + Everest, está marcando 36º. Chipset e HD continuam os mesmos, 29ºC/32ºC respectivamente. Meu Vcore padrão oscila em 1,81 ~ 1,83. Agora marca 1,78 ~1,79. Eu adorei o programa, pena que ele expira em alguns dias. Vou fazer mais testes aqui e posto depois, mas já notei que ao abrir algo pesado, ele aumenta a temperatura e também volta aos padrões de tensão. Em seguida, baixa de novo. Um detalhe: meu cooler tem apenas 3 fios, e mesmo assim ele caiu a rotação de +/- 5400 RPM para +/- 4900 RPM. Isso é normal tendo apenas 3 fios? Pelo menos a diferença de barulho foi bem significativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Trovador Solitário beleza?

Agora é que fui reparar no seu processador e no VCORE padrão que ele está/estava trabalhando.

Esse VCORE de 1.81~1.83 está errado, esses processadores não trabalham com esse vcore. Parece ser erro da placa mãe.

Já pensou na possibilidade de alterar a ponte da CPU para fixar vcore mais baixo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Trovador Solitário beleza?

Agora é que fui reparar no seu processador e no VCORE padrão que ele está/estava trabalhando.

Esse VCORE de 1.81~1.83 está errado, esses processadores não trabalham com esse vcore. Parece ser erro da placa mãe.

Já pensou na possibilidade de alterar a ponte da CPU para fixar vcore mais baixo?

Fala ai, beleza? Então, se fosse possível eu não teria usado esse programa que citei. Minha placa é uma das primeiras, comprei ela nem se quer havia conhecimentos detalhados sobre essa marca, e por tanto, não existe opções de mexer na tensão, multiplicador do processador ou outras coisas interessantes. Outras versões eu sei que tem. Não é fonte, pois já peguei outras e sempre fica assim mesmo. Está marcando agora 37 aqui. Gostei muito do programa, tanto que arrumei ele full. A bios é a última oficial do site para minha versão (2.60). Como assim alterar a ponte? Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Beleza sim amigo!

Os K7 têm pontes de ligação (no próprio processador) que podem ser manipuladas e têm várias funções.

Abrir ou fechar alguma dessas pontes (no caso a específica para tensão) muda a tensão do processador para mais ou para menos, no seu caso seria para menos.

Dê uma olhada NESSE LINK, mude o VCORE que deseja (primeira opção) e veja como as pontes também mudam...

Esse tipo de modificação é feita diretamente no processador com tinta condutiva ou lápis 2B.

Se desejar executar o MOD e necessitar de mais detalhes avise.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza sim amigo!

Os K7 têm pontes de ligação (no próprio processador) que podem ser manipuladas e têm várias funções.

Abrir ou fechar alguma dessas pontes (no caso a específica para tensão) muda a tensão do processador para mais ou para menos, no seu caso seria para menos.

Dê uma olhada NESSE LINK, mude o VCORE que deseja (primeira opção) e veja como as pontes também mudam...

Esse tipo de modificação é feita diretamente no processador com tinta condutiva ou lápis 2B.

Se desejar executar o MOD e necessitar de mais detalhes avise.

Abraço.

Valeu, entendi. É o mesmo processo que se usava para transformar alguns Durons em XP. Assim que sobrar um tempo eu meto bronca e faço. Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Povo,

Muito bom esse tópico!

Só para confirmar: pode-se fazer undervolt sem problemas, pois o máximo que pode acontecer é do sistema ficar instável, porém sem riscos de danos permanentes, correto?

Estou pensando em fazer um undervolt no meu Core i7 para ver se consigo abaixar as temperaturas (meu objetivo é mantê-lo abaixo de 60ºC em full). Qual seriam os programas para testar a estabilidade do sistema? O Prime95 avisa caso ocorra algum erro?

E para ajudar a ter um "ponto de partida": qual seria a menor tensão para um processador de 45nm? Em um teste rápido, Ajustei o Vcore em 1.025V e não vi nenhum problema, porém não o testei em jogos ainda.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...