Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Undervolt - Uma visão diferente


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP
Povo,

Muito bom esse tópico!

Só para confirmar: pode-se fazer undervolt sem problemas, pois o máximo que pode acontecer é do sistema ficar instável, porém sem riscos de danos permanentes, correto?

Exato, isso é diferente de usar uma fonte porquera no PC. (caso tenha pensado nisso)

Estou pensando em fazer um undervolt no meu Core i7 para ver se consigo abaixar as temperaturas (meu objetivo é mantê-lo abaixo de 60ºC em full).

Poste os resultados por favor :D

Qual seriam os programas para testar a estabilidade do sistema? O Prime95 avisa caso ocorra algum erro?

Eu usava jogos para o teste curto e depois usei o prime para definir "pra valer".

Os 3Dmark também podem ajudar, mas não estou lembrado de um programa que faça testes completos na CPU.

Se seu ondervolt passar em todos os testes sintéticos e depois no uso diário não der problemas eu acho que está ok.

E para ajudar a ter um "ponto de partida": qual seria a menor tensão para um processador de 45nm? Em um teste rápido, Ajustei o Vcore em 1.025V e não vi nenhum problema, porém não o testei em jogos ainda.

[]'s

Isso depende, não é só a litografia que determina isso, o clock manda também por exemplo.

1.025 é legal, qual é o padrão ?

Eu tentaria 0.950 :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, isso é diferente de usar uma fonte porquera no PC. (caso tenha pensado nisso)

Na verdade não pensei, não :D.

Poste os resultados por favor :D

OK.

Eu usava jogos para o teste curto e depois usei o prime para definir "pra valer".

Os 3Dmark também podem ajudar, mas não estou lembrado de um programa que faça testes completos na CPU.

Se seu ondervolt passar em todos os testes sintéticos e depois no uso diário não der problemas eu acho que está ok.

Então vou fazer o "teste padrão" do tópico das temperaturas (15 minutos com o Prime95 rodando) até para servir de comparação, já que tenhos os resultados com o Vcore padrão.

Depois vou ficar monitorando em uso normal (Windows e jogos) para ver se aparece algum problema.

E aproveitando, quais seriam os sintomas de instabilidade devido ao undervolt excessivo: Lentidão, travamento, a famosa "tela azul", a indefectível caixinha da "operação ilegal" :D?

Isso depende, não é só a litografia que determina isso, o clock manda também por exemplo.

1.025 é legal, qual é o padrão ?

Eu tentaria 0.950 :D

O Vcore oscila entre 1.06V e 1.15V, chegando à 1.20V em full com as configurações originais (Turbo Boost ligado).

Vou começar em 0.950 para ver que "bode" dá :D.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Na verdade não pensei, não :D.

Certo, mas agora que eu já dedurei, são casos diferentes ;)

Então vou fazer o "teste padrão" do tópico das temperaturas (15 minutos com o Prime95 rodando) até para servir de comparação, já que tenhos os resultados com o Vcore padrão.

Depois vou ficar monitorando em uso normal (Windows e jogos) para ver se aparece algum problema.

Certo, mas eu usaria o prime mais tempo.

E aproveitando, quais seriam os sintomas de instabilidade devido ao undervolt excessivo: Lentidão, travamento, a famosa "tela azul", a indefectível caixinha da "operação ilegal" :D?

Aqui o micro não ligou, ficou instável e travou (nos diversos testes)

O Vcore oscila entre 1.06V e 1.15V, chegando à 1.20V em full com as configurações originais (Turbo Boost ligado).

Vou começar em 0.950 para ver que "bode" dá :D.

[]'s

Variação de Vcore assim sem motivo ou é como o CnQ da AMD ?

tensão baixa esta padrão, quem sabe esses 0.9 não sejam o limite ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Variação de Vcore assim sem motivo ou é como o CnQ da AMD ?

É que está com o SpeedStep ligado (o equivalente da Intel ao Cool'n'Quiet). Em idle ele chega a baixar o clock do processador para 1.6 GHz.

Porém essa variação do Vcore acontece somente se eu deixar a configuração do Vcore no BIOS em "auto". Se eu definir algum valor, o Vcore permanece constante, mesmo com o SpeedStep Ligado.

tensão baixa esta padrão, quem sabe esses 0.9 não sejam o limite ^_^

Quem sabe :rolleyes:, mas não pretendo me afastar muito do padrão, já que o meu objetivo é diminuir as temperaturas. Se eu conseguir temperaturas boas com os 0.9V eu paro por aí.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Povo,

Ontem a noite fiz alguns testes alterando o Vcore e sinceramente fiquei impressionado com as diferenças nas temperaturas :o!

As temperaturas são do núcleo do processador rodando em full, após 15 minutos com o Prime95 ligado.

Vcore em "auto": 65ºC

Vcore em 1,00V: 54ºC

Vcore em 0,95V: 52ºC

Temp. Ambiente: 27ºC

Mexendo com o Vcore eu consegui um decréscimo de 13ºC na tempertura :eek:. Não esperava uma diferença tão significativa!

Empolgado, deixei o Prime95 rodando por uma hora e não tive nenhum aviso de erro. Porém depois entrei em um jogo e mais ou menos meia hora depois ele "travou", mas não chegou a congelar o computador inteiro, consegui voltar para o Windows (via Alt + Tab) e fechar o jogo "problemático". O Windows continuou normalmente.

Daí vem as dúvidas: essa "travada" no jogo pode ter sido causado pelo undervolt? Tensão baixa demais pode causar erros deste tipo ou só do tipo "congela tudo e só sai pelo Reset"? Me lembro que esse mesmo jogo já tinha apresentado esse erro antes com o Vcore "padrão", mas não com essa frequencia (duas vezes, cada uma com Vcore diferente) e tão cedo (praticamente após 30 minutos).

Mas devo repetir esses testes com outros jogos e também estou querendo medir o desempenho para saber se o Undervolt não está "capando" o processador, já que o Core i7 possui o controlador de memória dentro do chip. Esse programa "SuperPI" é uma boa para isso?

[]'s

P.S.: Desculpem o "double post", é que queria notificar o pessoal dos resultados que obtive...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um undervolt no meu E4500, baixando o Vcore de 1.35 para 1.20V, com ele rodando em Stock (@2,2Ghz). Fiquei impressionado com a redução de 10ºC na temperatura em Full (de 52ºC para 42ºC :eek:), e isso usando cooler Box. :D

Vou continuar abaixando o Vcore pra ver até onde ele aguenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fiz um undervolt no meu E4500, baixando o Vcore de 1.35 para 1.20V, com ele rodando em Stock (@2,2Ghz). Fiquei impressionado com a redução de 10ºC na temperatura em Full (de 52ºC para 42ºC :eek:), e isso usando cooler Box. :D

Vou continuar abaixando o Vcore pra ver até onde ele aguenta.

Espero que consiga 1.1 ou até menos.

Talvez com este 1.2 você consiga algum overclock, resultado bem interessante para o tópico, caso você seja adepto do overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero que consiga 1.1 ou até menos.

Talvez com este 1.2 você consiga algum overclock, resultado bem interessante para o tópico, caso você seja adepto do overclock.

O que mais está me deixando intrigado é a controvérsia de informações à respeito do Vcore. Na BIOS eu configurei 1.175V, mas o CPU-Z diz 1.136V, o Easy Tune 1.15V e o Everest 1.14V. E agora, em quem confiar? Creio que o valor setado na BIOS seja o correto.

testeg.jpg

Como vocês podem ver na imagem, a temperatura caiu ainda mais, pra 40ºC em full num dos cores.

Quanto ao over eu ainda não fiz por não ter necessidade, a máquina roda agradavelmente todos os meus jogos, mas assim que for necessário eu faço o over sim. E pelo jeito que está dando pra diminuir o Vcore, daria pra fazer um bom over mesmo em 1.20V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
hehehe, essa foi boa....:hehehe:

Exatamente, setei 1.175V e é o que aparece lá no BIOS.

Já me disseram algumas vezes pra confiar na BIOS, mas ainda sim só medindo com um multímetro pra saber, o que é bem complicado..

0.25 baixou 2 graus ?

Legal !

Jajá você consegue temperatura ambiente e uns 40W ou menos de consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom esses dias estava fio aqui onde moro... ai ia deixa o pc um tepinho ligado... dai assim q liguei ele baixei o v core pra 1.700... e baixei os multipos para 10, dai o processador fico de boa a 2ghz... posso jogar ou fazer o que quiser... q o processador em temperatura ambiente.. .tipo ante-ontem estava uns 10 graus aqui.. então o processador a minima foi de 9... fiquei de cara... e ainda nem estou com o cooler original... acredito q de 125W q ele consome foi pra uns 60W... e ele esta super estavel... apesar de ter diminuido a velocidade dele, não deu pra perceber em jogos... o processador é o atholon 6000+ x2... o padão é 1.36, q da pra fazer um over pra 3.2 tranquilinho.... pra rodar ele a 3ghz da pra colocar em 1.28~~... q roda com estabilidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resultados do Undervolt com E4500:

Hardware utilizado:

Processador - E4500 com cooler BOX

Mobo - GA-G31M-S2L

Fonte - Zalman 360APS

Memórias - 2 x 2Gb Kingston 800Mhz

Antes:

Vcore: 1.315V (padrão)

Temperatura full: 52ºC, em muitos momentos chegava facilmente a 54ºC

Temperatura idle: 30ºC

TDP: 65W

SeedStep: ativado, variando de 2.2Ghz (Vcore 1.315V) a 1.2Ghz (Vcore 1.28 aprox.)

Depois:

Vcore: 1.092V

Temperatura full: 37ºC

Temperatura idle: 24ºC

TDP: 50W

SpeedStep: ativado, variando de 2.2Ghz a 1.2Ghz mantendo sempre o mesmo Vcore (1.092V)

Fiz o teste de stress com o Prime95 durante 9 horas com o Vcore 1.092V e ficou tudo perfeito. Tentei 1.085V e funcionou bem também. Mas quando abaixei para 1.075V ele apresentou erros e reiniciou. Resolvi deixar a 1.092V mesmo, para ter mais segurança e também porque abaixo disso não teve mais redução da temperatura e o consumo.

Pra ninguém dizer que isso é história de pescador, segue uma SS:

testeundervolt.jpg

O Everest, o CPU-Z e o EasyTune5 estão mostrando um Vcore um pouco menor, mas o que eu setei no BIOS foi 1.092V mesmo. Não sei porque raios essas leituras diversas ocorrem. Outra coisa chata é que a temperatura de um dos cores é sempre de 2 a 5ºC maior que do outro.

Isso era realmente muito mais interessante do que eu pensei :D. Fiquei espantado com os resultados, com uma redução de 17ºC na temperatura em full :eek: e 6ºC em idle. E tudo isso com um pobre cooler BOX! Além disso, uma economia de 20W no consumo elétrico, caindo de 219W para 197W com clock a 2.2Ghz e para 185W com 1.2Ghz (SpeedStep).

Nada mal!!!

Espero que estes resultados sirvam de incentivo para quem tem problemas de temperaturas ou que utiliza uma fonte não muito boa e não tem condições de comprar uma melhor a curto prazo. Realmente vale muito a pena fazer o undervolt, visto que não se danifica em nada o processador, economiza na conta de luz e até aumenta sua vida útil.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguem que ja tenha consiguido fazer undervolt em um pentium D?

Estou precisando muito fazer undervolt pois meu processador esta pegando fogo em full! :wacko:

Ja tentei pela bios mas la aparece a tensão do vcore mas nao da para mudar ja tentei pelo rmclock (se eu nao me engano é este o nome) mas tambem nao da pois nao tem nenhuma opção de undervolt,alguem sabe algum outro programa que eu possa usar para fazer isso? :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Xita. Primeiro parabéns pelo ótimo tópico.

Tenho um micro bem antigo (o da assinatura). Meu processador é um P4 Willamate. Vale a pena fazer isso nele? Nem sei se processadores Intel tem algo como o Cool n' Quiet da AMD pra diminuir o clock e a tensão quando em idle, mas, se este tiver, tenho que desativá-lo pra fazer undervolt?

Bom, não sei nada sobre hardware (nem fazer overclock), mas sua explicação foi boa e parece ser simples o bastante entrar na bios e ir diminuindo a tensão até o PC travar. O problema é o que fazer quando isso acontecer, pois não faço ideia de onde fica o tal "jumper" que você falou pra fazer o bicho voltar à vida (na verdade nem sei o que é um jumper XD)

Você pode me ajudar, por gentileza? ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom dia, Xita. Primeiro parabéns pelo ótimo tópico.

Obrigado meu caro.

Tenho um micro bem antigo (o da assinatura). Meu processador é um P4 Willamate. Vale a pena fazer isso nele? Nem sei se processadores Intel tem algo como o Cool n' Quiet da AMD pra diminuir o clock e a tensão quando em idle, mas, se este tiver, tenho que desativá-lo pra fazer undervolt?

"CnQ like" acho que veio só depois nos Intel, chama-se SpeedStep.

No seu não vai precisar desativar. ^_^

Bom, não sei nada sobre hardware (nem fazer overclock), mas sua explicação foi boa e parece ser simples o bastante entrar na bios e ir diminuindo a tensão até o PC travar. O problema é o que fazer quando isso acontecer, pois não faço ideia de onde fica o tal "jumper" que você falou pra fazer o bicho voltar à vida (na verdade nem sei o que é um jumper XD)

Jumper é isso:

bambuchi-albums-ubertakten-642-picture7760-cmos-jumper.jpg

É uma ponte para fechar (ou não) um circuito.

Esse aí é o jumper "CLEAR CMOS", não sei se sua placa-mãe tem, espero que sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela resposta, Xita. Eita, então meu processador nem tem recurso pra baixar o clock? Deve gastar energia pra cacilda esse PC... :eek:

Minha placa mãe é essa aí da foto abaixo. Você poderia, por gentileza, ver pra mim se tem o bendito jumper? A foto tá pequena, mas foi a maior que eu achei:

p4s8x-x_l.gif

Edit: Achei uma maior:

102_4183_resize.jpg

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Valeu pela resposta, Xita. Eita, então meu processador nem tem recurso pra baixar o clock? Deve gastar energia pra cacilda esse PC... :eek:

Não tanto, os chips antigos consumiam menos (nem todos ;))

Mas qualquer deução é bem vinda né ?

Minha placa mãe é essa aí da foto abaixo. Você poderia, por gentileza, ver pra mim se tem o bendito jumper? A foto tá pequena, mas foi a maior que eu achei:

p4s8x-x_l.gif

Valeu.

Usando o olho de Thundera aparentemente essa coisinha azul perto da bateria (pra baixo, pra direita e acima da porta IDE que não existe, considerando esta foto) parece ser o jumper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, o olho de thundera você puxou lá do arco da velha hahaha! Saudade dos tempos de criança.

Infelizmente, parece que meu olho de thundera nem com óculos consegue achar o bendito do jumper. Olhei em toda parte inferior direita da placa e não achei nenhuma "coisinha azul" XD

Talvez seja melhor assim mesmo. Tô sentindo que vou fazer hagada... Melhor fazer aquele curso de montagem básico que tô querendo fazer há eras antes de mexer com isso.

Valeu de todo jeito, Xita. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é bom lembrar que o windows vista faz esse undervolt tambem, é só selecionar em gerenciador de energia a opção pra economizar energia, no meu caso por exemplo o vcore ficou a 1.0, isso em um phenom II x4 940, e ele baixa o multiplicador para 4, ou seja o pc fica com 0.8Ghz, mas isso é ideal para quem deixa o pc lugado só fazendo download.

t+ ae

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
é bom lembrar que o windows vista faz esse undervolt também, é só selecionar em gerenciador de energia a opção pra economizar energia, no meu caso por exemplo o vcore ficou a 1.0, isso em um phenom II x4 940, e ele baixa o multiplicador para 4, ou seja o pc fica com 0.8Ghz, mas isso é ideal para quem deixa o pc lugado só fazendo download.

t+ ae

Isso é o Cool and Quiet em ação ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é bom lembrar que o windows vista faz esse undervolt também, é só selecionar em gerenciador de energia a opção pra economizar energia, no meu caso por exemplo o vcore ficou a 1.0, isso em um phenom II x4 940, e ele baixa o multiplicador para 4, ou seja o pc fica com 0.8Ghz, mas isso é ideal para quem deixa o pc lugado só fazendo download.

t+ ae

Como já foi dito, isso não tem nada a ver com o Windows ou qualquer outro sistema operacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...