Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Undervolt - Uma visão diferente


Evandro

Posts recomendados

Olá pessoal.

Gostaria de entender um pouco mais sobre undervolt pois estava comigo pensando...

V = R * I

Volt é a unidade de tensão elétrica

R é a resistência

E I é a intensidade da corrente elétrica

Penso eu, que a corrente elétrica é o que gera calor no processador...

Então vou tomar como referência a fórmula e abaixar o meu V

O que acontece é que minha resistência deverá aumentar, ou minha CORRENTE deverá aumentar para que se mantenha o equilíbrio...

Como a resistência não pode ser aumentada no meu processador, creio eu que o que irá aumentar é a corrente, gerando mais calor ainda!

????????

Alguém pode me explicar o que estou fazendo de errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Gostaria de entender um pouco mais sobre undervolt pois estava comigo pensando...

V = R * I

Volt é a unidade de tensão elétrica

R é a resistência

E I é a intensidade da corrente elétrica

Penso eu, que a corrente elétrica é o que gera calor no processador...

Então vou tomar como referência a fórmula e abaixar o meu V

O que acontece é que minha resistência deverá aumentar, ou minha CORRENTE deverá aumentar para que se mantenha o equilíbrio...

Como a resistência não pode ser aumentada no meu processador, creio eu que o que irá aumentar é a corrente, gerando mais calor ainda!

????????

Alguém pode me explicar o que estou fazendo de errado?

Bom, partindo do seu princípio de equilíbrio, se você está diminuindo a tensão de um lado, e a resistência é constante, a corrente irá diminuir na mesma proporção. Faça as contas, mantenha r constante e altere i ou v, e veja o que acontece.

Lembre-se desta aqui também:

P = V²/R

A potência é proporcional ao quadrado da tensão, e inversamente proporcional à resistência. Mas isso vale para um circuito resistivo. O processador tende a ser capacitivo, muda mais um bocado de coisa nessa história...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Você está simplificando muito as coisas, pois ainda há a frequência operacional do processador e a mudança da condutividade/resistividade/leakage de acordo com a temperatura. (e deve ter mais variáveis na equação)

Só não me pergunte quanto cada um influencia e como é a equação completa. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Apolo, no meu micro eu deixo desligado porque ele não entendo que eu quero limitar a tensão máxima a 1.175V, mas já vi relatos de outros camaradas que deixaram o CnQ ligado e ele entendeu o recado.

Como do seu Phenom pro meu Venice tem umas 3 gerações de processadores, acho que não custa tentar.

Sobre os danos, não, não tem risco de dano físico, o que pode acontecer é o micro travar e nisso corromper algum arquivo do windows.

T+ !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Apolo, no meu micro eu deixo desligado porque ele não entendo que eu quero limitar a tensão máxima a 1.175V, mas já vi relatos de outros camaradas que deixaram o CnQ ligado e ele entendeu o recado.

Como do seu Phenom pro meu Venice tem umas 3 gerações de processadores, acho que não custa tentar.

Sobre os danos, não, não tem risco de dano físico, o que pode acontecer é o micro travar e nisso corromper algum arquivo do windows.

T+ !

Valeu Evandro, vou tentar aqui. Já vi na internet o mesmo processador por volta de 1.250v @ 3.4...me parece bom vou tentar algo próximo e vou baixando até achar o ponto ideal. Valeu pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Sem over acho que você consegue colocar ele a 1.2 na primeira tentativa, já vi isso em artigo do computerbase.de. ;)

Baixa em uns 20 a 30W o consumo (o que, nestes tempos de calor infernal, vai ajudar o bicho a não esquentar tanto a cabeça. :D)

Beleza Evandro? hoje(mas precisamente agora a pouco...) comecei a mexer com o undervolt, setei na bios um valor de 1,265...V, gostaria de saber como faço para saber a respeito da estabilidade do sistema...uso os mesmos testes para overclock? aqui eu tenho o OCCT instalado.

Outra coisa, eu uso 3 programas de monitoramento de temperatura, o HWmonitor, HWinfo64, e o speedfan, nesses programas aparece o valor do Vcore, pois bem, o CPU-z também está marcando que em idle e com o C&Q ativado 0,864V, ao meu ver, parece que o valor do Vcore abaixou também, antes ficava em 0,9V... será que tenho margem para abaixar mais o valor? se eu abaixar o clock de 3,4 para digamos 2,8 - 3,0 o consumo irá baixar também ou é irrelevante a velocidade do clock? Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Beleza Evandro? hoje(mas precisamente agora a pouco...) comecei a mexer com o undervolt, setei na bios um valor de 1,265...V, gostaria de saber como faço para saber a respeito da estabilidade do sistema...uso os mesmos testes para overclock? aqui eu tenho o OCCT instalado.

Tava bom no feriado, agora a semana volta e não fica tão bom :D, e você ?

Sim, e teste programas "estressantes" pro processador como editar um vídeo, jogar um jogo pesado por mais de uma hora..

Outra coisa, eu uso 3 programas de monitoramento de temperatura, o HWmonitor, HWinfo64, e o speedfan, nesses programas aparece o valor do Vcore, pois bem, o CPU-z também está marcando que em idle e com o C&Q ativado 0,864V, ao meu ver, parece que o valor do Vcore abaixou também, antes ficava em 0,9V... será que tenho margem para abaixar mais o valor? se eu abaixar o clock de 3,4 para digamos 2,8 - 3,0 o consumo irá baixar também ou é irrelevante a velocidade do clock? Valeu.

Esta tensão mínima pode estar dentro da margem de erro da leitura, mas pode ser o que você disse também.

Baixar mais que isso acho que não dá, o mínimo que vi em AMDs foi 0,8 e tem alguma coisa sobre semi condutores que fala sobre tensão mínima, eu não cheguei nesta parte do livro de eletrônica ainda. ^_^

Se você baixar o clock, deve conseguir baixar mais ainda a tensão e diminui o consumo "em duas frentes", mas baixar o clock em si não altera tanto o consumo.

Aqui meu processador fazia overclock com undervolt, a tensão normal dele é 1,4, eu consegui subir o clock em 10% e ficar com 1,25 V, 15% com 1,3 e 20% só com 1,4 - 1,45, aí desisti da ideia, mas no seu Phenom ele é capaz de subir um pouco o clock (3,6 ou 3,8 GHz) e ainda ficar com 1,3 V.

Tem bastante coisa pra você brincar aí, se quiser fazer overclock.

EU, pessoalmente, ficaria com o clock padrão e tensão mais baixa. :joia: (até porque aqui é quente bacarai..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tava bom no feriado, agora a semana volta e não fica tão bom :D, e você ?

Estou bem também, apesar de o sol só aparecer amanhã quando devia ter aparecido na quinta-feira...mas o feriado de finados já está por perto:D.

Sim, e teste programas "estressantes" pro processador como editar um vídeo, jogar um jogo pesado por mais de uma hora..

Beleza então, vou rodar o OCCT que tenho instalado, jogos, estava jogando agora a pouco o BF3, mas vou testar agora o GTA 4(mesmo bugado, uso o muito o processador).

Esta tensão mínima pode estar dentro da margem de erro da leitura, mas pode ser o que você disse também.

Baixar mais que isso acho que não dá, o mínimo que vi em AMDs foi 0,8 e tem alguma coisa sobre semi condutores que fala sobre tensão mínima, eu não cheguei nesta parte do livro de eletrônica ainda. ^_^

Cara, eu também tenho um livro de eletrônica (o do GT) que eu ganhei de presente de uma tia(não sei o porquê :confused:)mas nem li nada(era péssimo aluno em física e até hoje me pergunto como terminei o ensino médio sem saber p... nenhuma de física/química), quando estiver mais sossegado na vida devo adotar como hobby, um dia...

Se você baixar o clock, deve conseguir baixar mais ainda a tensão e diminui o consumo "em duas frentes", mas baixar o clock em si não altera tanto o consumo.

Entendi, o que importa para consumo é o Vcore.

Aqui meu processador fazia overclock com undervolt, a tensão normal dele é 1,4, eu consegui subir o clock em 10% e ficar com 1,25 V, 15% com 1,3 e 20% só com 1,4 - 1,45, aí desisti da ideia, mas no seu Phenom ele é capaz de subir um pouco o clock (3,6 ou 3,8 GHz) e ainda ficar com 1,3 V.

Tem bastante coisa pra você brincar aí, se quiser fazer overclock.

Eu consegui subir o clock até 3.9 GHz(só subindo o multiplicador e com o Vcore em stock 1,35V) até iniciou o Windows, mas quando coloquei o folding@home o programa travou, mas o windows estava funcionando bem, foi só o folding mesmo que travou, dai abaixei para 3,8GHz e ficou/está estável. Sim irei tentar subir um pouco mesmo com o undervolt, mas 3.4 GHz também acho suficiente por enquanto

EU, pessoalmente, ficaria com o clock padrão e tensão mais baixa. :joia: (até porque aqui é quente bacarai..)

Eu irei testá-lo com clock padrão e essa tensão que está agora, por uma semana. O calor nem é muito problema não, quarta-feira passada, aqui em niterói estava com temperatura ambiente em 43ºC e o meu quarto devia estar uns 45º/47ºC e ele estava marcando 57ºC em full load, o problema aqui é o barulho dos fans que eu coloquei no Antec(spire blue de 99CFM que estão em rotação máxima direto) e o computador fica do lado da cabeceira da minha cama, mas verei o comportamento dele durante essa semana, qualquer coisa eu volto com os akasa vipers.

Próximo domingo eu volto aqui para dar o feedback, valeu Evandro, esse tópico veio bem a calhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como prometido, deixei o processador rodando a semana toda (testei com o folding@home), e me parece que está estável em 1,25...V hoje foi o dia mais quente da semana (temp. ambiente em torno de 42ºC - 46ºC e ele marcou no máximo 49ºC na cpu e 51ºC nos núcleos. Vou deixá-lo rodando assim enquanto estiver fazendo calor. Obrigado pela ajuda Evandro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Meu FX-6100 mantendo entre 38~40º em idle com esse calor horrivel, sendo que esta a @2000MHz 0.985v

Bacana Christian, tá estável? eu ainda não terminei de testar o undervolt aqui, mas consegui estabilizar o meu em 1,25V e com um leve over, a questão toda é paciência para ir testando o ruim que agora estou usando linux e não há muitos programas para teste de estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava um pouco estavel, as vezes ele travava, deixei rodando o teste do Everest por 1h e nada, depois rodei de novo, horas depois, e em 5min ja deu problema, o Cache quando stressado estava dando problema, a 1800MHz x6 0.95v fica estavel, sem problemas, até joguei, video on-board maldito, to rodando razoavelmente bem o World in conflict

Agora esta a 200x22x1.45v estavel, fiz varios testes de renderização, e stress.

Se eu por 220x20 o windows reconhece como 4GHz, mas os outros programas reconhecem como 4400MHz, achei meio estranho isto...

Estou continuando com testes de estabilidade, ja que estou sem placa de video não a necessidade para oc, então quero deixar-lo a 1800MHz ou 2000Mhz x6 ainda não sei, mas que algo que puxe no maximo 1,10v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uns calculos no eXtreme Outer vision, e de acordo com isso, um FX-6100 a 1800MHz x6 0.95v pega 28W, a 1700MHz pega 26W, e a 1500MHz 23W...

Não é a faixa de consumo dos Notes?

Estava imaginando, se não valeria a pena, mesmo que nao exista, um FX para note com 2\3\4 modulos, com essa faixa de consumo\clock...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 2 anos depois...

Aqui neste tópico um dos usuários do fórum me ajudou a fazer undervolt no processador, e pode se dizer que foi uma queda de temperatura e tenta, de 50ºC em idle para 30ºC e de 80ºC em Stress para 59ºC.

 

Foi abaixado o vCore de 1.300 para 1.200v.

Caso sirva para alguém e esteja interessado em fazer undervolt.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 24/06/2017 às 12:21, SHIFTD disse:

Aqui neste tópico um dos usuários do fórum me ajudou a fazer undervolt no processador, e pode se dizer que foi uma queda de temperatura e tenta, de 50ºC em idle para 30ºC e de 80ºC em Stress para 59ºC.

 

Foi abaixado o vCore de 1.300 para 1.200v.

Caso sirva para alguém e esteja interessado em fazer undervolt.

 

Pois é. O @Contiusa já ajudou muita gente aqui nesse fórum. :)

 

Para quem tiver interesse, o tópico que eu participei sobre temperatura do i7 7700k é este:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1209481-i7-7700k-temperatura/

 

 

No entanto mais ou menos uma semana atrás, me surgiu uma dúvida. A Intel recomenda deixar o vcore em modo auto. O problema é que, nesse modo, as temperaturas tendem a subir. Então fui buscar mais informações sobre o assunto e li em alguns fóruns gringos que não é indicado usar o modo manual para configurar o vcore para um valor fixo, já que esse modo traz desvantagens tanto à nível de desempenho quanto à nível de eficiência. Os caras lá dos fóruns disseram que o modo manual só é indicado para testar temporariamente diferentes voltagens, até que se possa encontrar um "valor médio ideal". Disseram que, para quem faz undervolt/overvolt, o ideal é usar o modo adaptive ou offset.

 

Alguém poderia me confirmar se essa informação procede?

p.s. Atualmente estou usando o vcore em modo auto, porém com um gabinete diferente (melhor refrigerado) do que o anterior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...