Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Undervolt - Uma visão diferente


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP
Tópico Interessante!

Se você fizer o teste do undervolt e achar a mínima tensão estável em um dia quente você não vai ter problemas de estabilidade em um dia frio?

Não, não terá, muito pelo contrário.

Quanto mais fria a máquina mais estabilidade tem. Não havendo calor não há dilatação, o que acaba atrapalhando um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante esse tópico , pensava que over clock era SOMENTE na base de aumento de vcore...

Infelizmente não funcionou comigo , tentei aqui fazer o over da assinatura e o oc nem bipou ...

Aqui se baixo o vcore, baixa um pouco as temperaturas mas aí dificilmente passa pelo teste do orthos ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre usei meu E2180 com undervolt. Seto 0,93v a 1,8Ghz e a temp em load fica cerca de 20º abaixo do valor com tensão padrão (1.3V) neste mesmo clock. É um leve underclock também, mas é que eu passo boa parte do tempo fazendo nada que requeira o processador.

Como eu baixei o multi pra 8x, o speed step ainda puxa pra 6x quando tá ocioso o bastante pra isso. Já quando eu quero usar o processador, eu jogo o FSB pra 318Mhz e o VCore pra 1.2V no ET.

Pela queda na temperatura, dá pra perceber que a queda no consumo de energia é substancial. Esse também é meu objetivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou para testar o undervolt no meu Phenom, mas fiquei na dúvida, é melhor manter ativo o Cool´n´quiet da AMD que baixa a velocidade e o Vcore de acordo com a necessidade ou manter a velocidade fixa e baixar o Vcore? Estou pensando em gasto de energia e temperatura do processador. Alguém já fez esta comparação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei fazer undervolt no meu Phenom, dei uma checada no Bios, mas ele só permite aumentar o Vcore. Olhando no programa que veio com os drivers da Mb, tem um programa da AMD para overclock que permite diminuir o Vcore, só que não tive tempo para fuçar. Ainda estou tentando instalar algumas versões do Linux, mas tá difícil...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fazendo de tudo q resulta em maior consumo, clock e temperatura e o XITA fazendo de tudo pra consumir menos e menor temperatura!!!

ehehheheheheheh

Boa XITA muito interessante o tópico !! Parabéns é uma ótima leitura!

Essa questão da temperatura é muito relevante porque se o teu PC tá com tudo no over, ele funciona como um aquecedor de ambientes, a diferença de temperatura em Stock pra over mediano é absurda e no verão é de doer mesmo, com certeza.

Acho q era uma boa você comprar um A.C!!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

achei legal essa história de undervolt.... levei um pouco mais a fundo e acabei testando a eficiencia do sistema com undervolt e underclock... e notei realmente que o desempenho do sistema ficou agil ainda que estou usando 400mhz de processador com 100mhz de buss em 4x de multiplicador sendo q o consumo do meu processador nesse momento é 6w parece ser menos q muitos portateis...a temperatura é 25° sendo q a temp ambiente ou seja a do gabinete é 28° segue a ss

Clique aqui para ver no tamanho original.

ATgAAACHexBFYaA-QUP3ocX2WtdLZIM7At6GirZ9viVtYtkZPTkcSH0TS3xYqR9BTlFVRtXB6wjpNi5Pz-TcMx6z5Hx3AJtU9VB4BQawEE_dPinhUI4CmrhnI2gA1g.jpg

realmente a ideia de undervolt é boa.. eu tirei o cooler do processador e ele continuou processado tranquilamente sendo q o chipset estava @ 58° ''Nforce 4''... elimina completamente os ruidos só a fonte continua firme e forte...

creio q essa ideia tenha sido adotada pela amd pelo Cool N' quiet.... diminuindo a vel do cooler.. diminuindo os ruidos...

diminuindo o clock e diminuindo a tensão....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
achei legal essa história de undervolt.... levei um pouco mais a fundo e acabei testando a eficiencia do sistema com undervolt e underclock... e notei realmente que o desempenho do sistema ficou agil ainda que estou usando 400mhz de processador com 100mhz de buss em 4x de multiplicador sendo q o consumo do meu processador nesse momento é 6w parece ser menos q muitos portateis...a temperatura é 25° sendo q a temp ambiente ou seja a do gabinete é 28° segue a ss

Clique aqui para ver no tamanho original.

ATgAAACHexBFYaA-QUP3ocX2WtdLZIM7At6GirZ9viVtYtkZPTkcSH0TS3xYqR9BTlFVRtXB6wjpNi5Pz-TcMx6z5Hx3AJtU9VB4BQawEE_dPinhUI4CmrhnI2gA1g.jpg

realmente a ideia de undervolt é boa.. eu tirei o cooler do processador e ele continuou processado tranquilamente sendo q o chipset estava @ 58° ''Nforce 4''... elimina completamente os ruidos só a fonte continua firme e forte...

creio q essa ideia tenha sido adotada pela amd pelo Cool N' quiet.... diminuindo a vel do cooler.. diminuindo os ruidos...

diminuindo o clock e diminuindo a tensão....

Legal, você fez o CnQ manualmente ^_^

E só com undervolt, você sabe quanto o seu Sparta aguenta mantendo o clock padrão ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fiz algumas modificações por pinmod em P4 Prescott tanto para o FSB como para vcore.

A diferença é que para o FSB o pinmod foi para cima e para o vcore fiz para baixo UNDERVOLT COM OVERCLOCK.

O bom dessa brincadeira é que o ESQUENTADO Prescott ficou mais frio em overclock com undervolt que com o clock padrão e vcore padrão.

Ainda não tive tempo para fazer uma bateria de testes com temperatura, o que fiz foi coisa de 5 minutos, essa madrugada, com o teste do Everest só para ver o resultado e parei, mas vou fazer algo mais demorado e postar o resultado para vocês.

Uma screen do Prescott com overclock e undervolt por pinmod, minha placa não tem opção de vcore, só uma opção automática de overvolt e não tem trava de PCI para fixar no bios em 166 e não travar, por pinmod é batata.

PqNpP4S.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria fazer um undervolt no meu tb ...

Mas parece que em nenhum lugar da bios eu consigo setar o vcore

já atualizei a bios, mas até agora, nada ....

Mobo: ASUS M2N-MX SE Plus

Proc.: AMD Athlon 64 x2 5200+ 2.7GHz

BIOS: versão 0602 para minha placa

Queria fazer isso justamente por causa da temperatura ...

O vcore aqui fica oscilando muito, e chega a pegar 1.45V (default 1.3V)

Por conta disso (eu acho), o PC chega a temperaturas muito altas, muito rápido (falo de 72 ºC idle na BIOS em 10min). Isso é comum ? Alguma ideia ?

Edit: Tenho um único cooler de exaustão na parte anterior do PC, o cooler do processador é stock. Aqui em Brasília (nessa época do ano) a temperatura ambiente é 27°C quando muito quente e o ar é seco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estranho não ter, você fuçou sua BIOS em todos os cantos ?

O Vcore varia, assim como o click, por causa do cooll an quiet, que faz isso pra diminuir a temperatura e consumo do processador.

72 graus eu achei alto, mesmo com pouca ventilação. E se o padráo é 1.35 a sua placa-mãe está meio doida.

Qual a sua fonte ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa pergunta ... meu pc tá na garantia, então não posso abrir o case :/

Chuto que seja uma fuleira nominal ...

Talvez uma 500W não-real

Acho que é Bestexpress a marca ... ou Satellite

Eu fuçei em todos os cantos da BIOS ... no manual da placa diz que existe uma opção em Advanced>CPU Config>AMD Overclocking Configuration

que seta frequency multiplier e processor voltage ...

Mas aqui não tem :/

Ouvi relatos de gente que tem opção em outra versão da BIOS, mas acho que essa versão nem suporta meu processador ... de acordo com o site da ASUS :/

a versão que eu falei é a 0302 ... a q uso é 0602 ...

referência: http://www.babooforum.com.br/forum/ASUS-M2N-MX-com-Overclock-t673698.html

se você prestar atenção, a mobo do cara é a mesma da minha, e em outro post dele lá embaixo ele cita a config d overclock ...

o problema é que o processador dele é mais antigo que o meu, e a versão da BIOS aguenta ... o meu não ...

Edit: Cool 'n Quiet e Smart QFan desligados ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o processador do cara tb é 64 x2 ... talvez não dê problema a bios com o processador ...

Será que vale a pena tentar colocar a BIOS do cara ?

A fonte segura as outras voltagens com precisão ... só o processador que tá muito doido :/

vou criar um tópico em problemas diversos com o resumo da história ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Não cyber73, a tensão é somente para estabilizar o processador segundo sua necessidade nada mais.

Se um processador de 2GHz que usa 1.2v ficar estável com 0,5v não mudaria absolutamente nada o desempenho, o que derruba o desempenho, é abaixar o clock.

Se a relação tensão vs desempenho tivesse sentido, os processadores modernos, que usam pouquíssimo vcore, não seriam tão potentes. Compreendido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, pra quem não ta conseguindo mudar pela bios, eu recomendo o programa RightMark CPU Clock Utility, o meu note não tem como mudar pela bios, então eu estou usando esse programa que é muito bom.

Então, pelos testes que eu fiz, com o programa que eu disse acima, é melhor com o Power Now ativo, ou o cnq, com ele ativo, notei uma diferença de uns 3 graus.

Meu processador é um amd sempron 3500+, em 800mhz(carga baixa), o vcore fica em 0,762v, e ele em 1.800 ghz(carga maxima), o vcore fica em 0,9750v.

Sem o undervolt, ele com carga maxima fica em 64 graus,e com carga baixa 49 graus, agora com o undervolt, com carga maxima fica em 55 graus, e carga baixa fica em 37 graus, incrivel né? :eek:

Tanto é que em 37 graus o note ja desliga o cooler, e desliga mesmo,porque eu vi pelos furos de ventilação o cooler parado, e quando chega a 54 graus mais ou menos, ele ja liga o cooler.

Vou colocar uma print:

http://www.postimage.org/image.php?v=Pq27qNdS

Muito bom isso, recomendo a todos. falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, pra quem não ta conseguindo mudar pela bios, eu recomendo o programa RightMark CPU Clock Utility, o meu note não tem como mudar pela bios, então eu estou usando esse programa que é muito bom.

Então, pelos testes que eu fiz, com o programa que eu disse acima, é melhor com o Power Now ativo, ou o cnq, com ele ativo, notei uma diferença de uns 3 graus.

Meu processador é um amd sempron 3500+, em 800mhz(carga baixa), o vcore fica em 0,762v, e ele em 1.800 ghz(carga maxima), o vcore fica em 0,9750v.

Sem o undervolt, ele com carga maxima fica em 64 graus,e com carga baixa 49 graus, agora com o undervolt, com carga maxima fica em 55 graus, e carga baixa fica em 37 graus, incrivel né? :eek:

Tanto é que em 37 graus o note ja desliga o cooler, e desliga mesmo,porque eu vi pelos furos de ventilação o cooler parado, e quando chega a 54 graus mais ou menos, ele ja liga o cooler.

Vou colocar uma print:

http://www.postimage.org/image.php?v=Pq27qNdS

Muito bom isso, recomendo a todos. falou.

Cheguei a experimentar esse programa ano passado, mas ele não baixava o Vcore além da especificação do VID. Processadores mobile levam vantagem na faixa de tensão padrão, então este aplicativo é uma boa pra esses equipamentos mesmo.

Na época eu testei um hack que eliminava essa limitação, mas não funcionou, então acabei voltando pro underclock/undervolt manual mesmo.

A propósito, se não me falha a memória, ele não vai funcionar se você tiver um processador Intel com SpeedStep ativado. Vale a pena testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...