Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação Overclock AMD 5200X2. :)


smokiq2

Posts recomendados

Fala galera... bom venho aqui hoje pra postar o meu overclock.... e quero que vocês avaliem e diga o que posso melhorar... qualquer tipo de critica é valida, construtiva ou negativa :P Vamos lá...

Athlon 5200X2 Brisbane G2 2.7Ghz (Box Cooler)

M2N-SLI DELUXE

2x2GB 800MHZ DDR2

SevenTeam 500W Reais.

HD 4850 Asus.

2 Fans no Gabinete (12x12) e (8x8)cm

CPU FSB 225.0 MHz

HyperTransport 1125.0 MHz

PCI 33.3 MHz

PCI Express 100.0 MHz

Isso, gerou....

Velocidade de clock do processador 3037.6 MHz (original: 2700 MHz, overclock: 13%)

Multiplicador da CPU 13.5x

CPU FSB 225.0 MHz (original: 200 MHz, overclock: 13%)

Bus de Memória 433.9 MHz

DRAM:Proporção FSB CPU/7

Portanto, o processador foi de 2,7ghz para 3,0ghz (basicamente)

Minhas temps ficam:

IDLE (42~44°)

FULL (58~60°)

O CPU-Z, marca na CORE VOLTAGE: 1.244~1.248V

Agora pergunta, existe algo a ser melhorado? Consigo mais do que isso? Tem algo que precisa ser alterado.. estou correndo algum risco?

Abraços. espero respostas =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, as temperaturas estão no limite.

vai ter que diminuir a frequência de operação das memos poi a 866Mhz já estão no limite que considero seguro pras Values.

Tenta esfriar seu processador, coloca as memos em 667Mhz(333), coloca 1.3v no processador e vai subindo aos poucos, que com um pouco de sorte vai 20% de overclock.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, fiz aqui, as temps estão as mesmas... aqui em campinas-sp, o dia ta super quente... acho que isso deve influenciar em pouco, ou até bastante...

Eu poderia manter esses clocks, e colocar um cooler pra resolver? porque aqui to com cooler box nessas temps.

Talvez um Evercool buffalo ou um Hyper TX2, minha temp cairia significadamente, correto?

PS: As temps continuaram as mesmas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade nem mexi no clock do proc. apenas alterei o que voce sugeriu, mais nao tive alteracao na temp. nem pra cima, nem pra baixo...

voce acha melhor do Buffalo então?

Sim, tenho um de 8x8 na traseira, tirando ar.

e um de 12x12 jogando ar pra dentro (Bem em baixo, do lado da VGA)

Preciso modificar / adicionar algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta subir sem aumentar o Vcore ou reduzir o HT. O primeiro recurso se o processador num subir é diminuir o mult. O ÚLtimo é aumentar o Vcore, e num recomendo passar de 1.3v.

Seu processador tem núcleo brisbane e mult bem alto. A príncipio vai ser fichicha pra mobo. A questão seria o limite imposto pelo próprio processador.

Quanto as memórias, deixe em 667(333) pois quando subir 20% ela vai subir 20% e ficar um 800Mhz. Existe a possíbilidade de sua mobo num subir as memórias e continuar em 667(333), se isso acontecer mesmo com overclock beleza, depois é só entrar na bios e colocar em 800(400).

Não esqueça de fixar A frequência do PCI-EX em no máximo 110mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum ok, então a principio eu tento aumentar pra 3200 aos poucos, e vou vendo se fica estável, conforme for perdendo estabilidade vou aumentando o vCore?

Esse over que eu fiz, fiz automatico pela mobo, depois coloquei 225x13.5, que resoltou em 3037ghz.

Qual FSB você acha interessante?

--------------------------------------------------------------------------------------

Pronto, outro relato :P

Fixei os valores que você sugeriu, e coloquei o FSB em 233x13.5 = 3145.5GHZ

Resultado... tela azul e nao inicia... o que pode ser?

PS: Fixei o PCI-EX em 100mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenta 230x13.5.

se não der diminua o HT.

Confira em que frequência as memórias estão operando.

Depois tente fixar o fsb em 110Mhz.

Depois aumente a tensão para 1.3v. Para testes dá pra ir a 1.4 afim de vêr de a tensão está limitando seu over.

depois pode colocar as memos em 533(255) e diminuir o mult do processador, tipo 250x12.0 ou um pouco menos.

não esqueça de monitorar as temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto... então... eu consegui deixar ele a 235x13.5 = 3.172GHZ, porém, coloquei tudo em "Auto" na motherboard, pra ela setar conforme necessario... ai funcionou.. iniciou beleza, mais fui rodar Quake 3 pra testar, travou e o pc reiniciou, esse overclock é o limite ou seria ja impossivel?

Nesta config, o vCore estava meio confuso, o CPU-Z marcava em torno de 1.300 a 1.375... o Everest em torno de 1.400 a 1.475... qual seria mais confiavel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu confio mais no CPU-Z. Também pode olhar o valor na bios(não o valor que setopu, mas o valor de leitura que fica junto com o valor de velocidade do cooler).

Me parece que achou o linite do processador dentro das dicar que te passei.

Agora é ter um pouco mais de paciência e ir tentando pouco a pouco, para para mais e para menos desse valor para vêr em que frequência fica estável.

infelizmente eu não tenho mais conhecimento sobre o comportamento dessa mobo para dar mais dicas de como melhorar esse overclock nala.

Para um X2, 3.1Ghz já é razoável e já apresenta ganho de desempenho se comparado ao valor em stock 2.7Ghz. O máximo que ví um X3 5600 foi 3.3Ghz.

Espero que essa experiência com esse overclock tenha te ajudado a entender mais sobre o funcionamento de sua mobo, especialmente em relação à bios.

Só para confirmar:

Diminuiu o HT para quanto? É importante diminuir o HT se for aumentar o FSB.

As memórias estão operando em quanto?

A frequência do PCI-EX está em quando?

A tensão que você setou manualmente na bios está em quanto?

O multiplicador do processador está em quanto?

A temperatura está em quanto?

Tentou aumentar o FSB e diminuir o mult do processador?

Aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diminuiu o HT para quanto? É importante diminuir o HT se for aumentar o FSB.

Nao diminuiu o HT, voce disse pra nao reduzir, mais se eu reduzir, em 235FSB ele ai ficar em 940, acho que está razoavel.

As memórias estão operando em quanto?

Coloquei as memórias em 667, que resultaram em 725 (efetivo)

A frequência do PCI-EX está em quando?

PCI-EX tive que colocar em "Auto" na bios, e ela setou para 100mhz.

A tensão que você setou manualmente na bios está em quanto?

Eu setei para 1,300, põe nao inicou em 235FSB, em 225 inicia normal.

O multiplicador do processador está em quanto?

Está em 13.5.

A temperatura está em quanto?

Em idle, 36-43

Em full, 50-55

Tentou aumentar o FSB e diminuir o mult do processador?

Não, nao tentei essa possibilidade.

Pergunta. QUAL O vCore DEFAULT do 5200x2 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja leu esse material?

me parece que tem mais gente em situação semelhante a você.

exemplo 1

exemplo 2

exemplo 3

sobre as voltagens ;

Pois é colega, pelo que andei lendo, se conseguir deixar seu processador estável em 3.1Ghz com 1.35v já tá ótimo. São raros os casos em que se consegue ir a 3.3Ghz.

OBS. Na citação 10, disse: "se não der diminua o HT"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...