Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
andunno

LDAP + SAMBA - Grupos que o usuário pode ser membro

Recommended Posts

Bom dia pessoal.

Atualmente eu controlo as permissões das pastas, que os usuários acessam através de compartilhamento do Samba, através dos grupos que possuo no LDAP onde caso, por exemplo, o usuário X precise fazer parte do grupo A, eu insiro o usuário X como valor do atributo "memberUid" do grupo A.

Gostaria de saber se há uma limitação, ou trata-se de um bug, com relação a quantidade de grupos que os usuários podem ser membros pois ontem (15/01) precisei criar diversos grupos - aproximadamente 20 - onde inseri determinado usuário em todos esses grupos criados. Além disso esse usuáio já era membro de outros grupos.

Depois que realizei essa alteração, o usuário passou a não conseguir mais acessar as pastas que ele deveria possuir acesso. Aparecia mensagem de permissão negada.

O estranho é que através da console do Linux esse usuário acessava normalmente as pastas. Esse problema somente ocorria quando o mesmo tentava acessar as pastas através do compartilhamento do Samba.

Alguém poderia me auxiliar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de samba pra mim é meio obscuro, principalmente somado ao LDAP (que pra mim é uma verdadeira caixinha de pandora), mas eu mexo um pouco com isso lá no meu trabalho e acho que sei o problema, no caso, talvez algum (ns) dos grupos que o usuário faz parte tenha permissão negada na aquela pasta, como o negar prevalece sobre o permitir, logo ele vai perder o acesso.

Quando você entra pelo console, você dá um su - <nome do usuário> e entra na pasta? Da pra criar diretórios ou arquivos lá? Se é que o usuário pode fazer isso no mapeamento.

Sobrecarga de grupos eu nunca vi, mas se o cara está em tantos grupos assim, é provavel que tenha conflito nos acessos que ele recebe de cada grupo, logo seria interessante dar uma reavaliada nos grupos dele e ver se da pra unificar.

Isso é claro, é um palpite apenas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×