Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gerador de Clock Variável. Como Fazer?


Igor Isaias Banlian

Posts recomendados

Oi, pessoal!

Estou precisando fazer um Gerador de Clock variável, ou seja, um que possa variar a Frequência do Clock com um Potenciômetro, Trimpot ou coisa parecida.

Eu sei fazer um Gerador de Clock com um 555, mais não sei como poderia variar o Clock de um mínimo até um máximo... :D

Preciso de um que eu possa variar de 0Hz até 10Mhz! Poderia comprar um cristal de 10Mhz, mais também não sei como variar a Frequência dele... :huh:

Qualquer ajuda é bem vinda sobre isso! ;)

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, Igor.

Nessa faixa, a coisa vai ficar nervosa...

555 só funciona até 100KHz.

Dos integrados geradores de função, que eu conheço, o que te atenderia, seria o MAX038, da Dallas-Maxim, mas, nem sei se ainda fabricam este integrado. Entre em contato com a Farnell:

http://www.farnell.com.br/u_Index.apw

Lá consta esse integrado, mas sem preço e sem estoque.

Só pra importação. Três semanas no mínimo pra entregar, mas pode confiar!

O ICL8038 só vai até 1MHz, e o XR2206, até 2MHz, somente.

No discreto não tenho a menor ideia de como fazer! Com microcontrolador fica fácil, mas só onda quadrada. Depois, você teria que converter o sinal pro tipo de onda que você precisa e provavelmente, não com essa frequência. Teria que ser usado um MCU muito, mas, muito rápido para gerar essas frequências sem serem quadradas.

Nem geradores comerciais com essa faixa de frequência você encontra fácil, a não ser que seja em onda quadrada, mas, se for comprar, prepara o bolso que o bixo pega! Um Tektronics, usado, você compra por uns 3 paus.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com microcontrolador fica fácil, mas só onda quadrada.

...a não ser que seja em onda quadrada...

Pode ser onda quadrada, sem problema nenhum, para mim está ótimo um com onda quadrada mesmo! :D

...mas, se for comprar, prepara o bolso que o bixo pega! Um Tektronics, usado, você compra por uns 3 paus.

Minha verba está anos-luz de distância de 3 paus... Hehehe.

Só disponho de uns R$5,00 à R$10,00 pra comprar todos os componentes desse circuito, e eu não tenho como comprar pela Internet. :rolleyes:

Vou comprar aqui em São Paulo, em alguma loja da famosa Rua Santa Ifigênia. ;)

O problema é que eu preciso do esquema do circuito pronto, "mastigado", porque ainda não tenho capacidade para projetar o circuito que eu preciso e nem para modificar algum esquema já pronto.

Só sei construir os esquemas postados prontos e substituir componentes defeituosos... -_-

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cabteixeira, esse meu projeto é para experimentos caseiros, então já que é tão caro e complicado fazer de 0Hz à 10Mhz, que seja, diminua a Frequência máxima para "o máximo que for tecnicamente simples e barato de fazer".

Então você eu alguém aqui poderia postar um circuito de um Gerador de Clock Variável que vá de 0Hz até "o máximo possível e barato de fazer"?

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po Igor, ajuda a gente po, com 10 paus realmente não vai dar nem o circuito do 555 indo até 0,1 Mhz com um potenciometro....

E mais uma coisa, voce precisa saber qual a frequência que você vai gerar, ou basta simplesmente ficar girando um botão, sem precisão nenhuma ?

E qual a amplitude da tensão de saida que você quer ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) E mais uma coisa, voce precisa saber qual a frequência que você vai gerar, ou basta simplesmente ficar girando um botão, sem precisão nenhuma ?

2) E qual a amplitude da tensão de saida que você quer ?

1) Realmente você tocou em um ponto muito importante! Eu preciso saber com precisão qual a Frequência eu vou estar gerando... Tem como incluir no circuito algum outro circuito que possa medir essa Frequência e mostrá-la com precisão em um visor LCD?

2) Pode parecer muita "noobice" da minha parte, mais o que seria "amplitude da tensão de saida"? Não basta saber a Frequência gerada?

O problema é a faixa de frequências... De zero até o máximo sem modificar o capacitor (com uma chave seletora, por exemplo) não vai te dar uma faixa muito ampla...

E se eu colocasse uma chave seletora e todos os capacitores descritos no seu exemplo, dai pelo menos eu poderia ir de 1Hz até 10Khz mudando a chave seletora, que selecionaria cada um dos 4 capacitores separadamente...

Dai o potenciômetro funcionaria de diferentes formas em conjunto com a chave seletora. Exemplo:

Chave na posição 1 = capacitor de 1uF entra em ação e o potenciômetro varia a Frequência de 1Hz à 25Hz;

Chave na posição 2 = capacitor de 0.1uF entra em ação e o potenciômetro varia a Frequência de 10Hz à 250Hz;

Chave na posição 3 = capacitor de 0.01uF entra em ação e o potenciômetro varia a Frequência de 100Hz à 2.5KHz;

Chave na posição 4 = capacitor de 0.001uF entra em ação e o potenciômetro varia a Frequência de 500Hz à 10KHz.

Mais eu não tenho nenhuma fonte que forneça 9V e -9V... Não tem um jeito de usar um CI que só use 9V, ou pegar -9V de uma bateria de 9V ou uma fonte de 9V?

Então eu preciso:

1) Circuito que use um CI com apenas 1 tensão, ou um circuito que já venha com um modo de transformar todas as voltagens que o CI precisar à partir de uma única fonte (de preferência uma bateria de 9V).

2) Circuito para monitorar as Frequências exibindo-as em um visor de LCD. Tem que ser de baixo custo, nada sofisticado...

3) Mais opções de circuitos que vão além dos 10Khz...

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2) Pode parecer muita "noobice" da minha parte, mais o que seria "amplitude da tensão de saida"? Não basta saber a Frequência gerada?

Não.

Imagine que você vai utilizar o teu circuito pra gerar clock para um circuito qualquer com tecnologia TTL. Neste caso, a amplitude deveria ser de 5V. Se passar disso, queima o TTL. Se você for gerar clock para circuitos CMOS a tensão pode ser maior.

No exemplo que eu te postei, a amplitude seria de 18V (variando entre +9V e -9V).

Quanto a questão do display, novamente teremos um conflito, pois com a verba que você dispõe fica impossível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste caso, a amplitude deveria ser de 5V. Se passar disso, queima o TTL. Se você for gerar clock para circuitos CMOS a tensão pode ser maior.

Quero alimentar um Processador antigo de 8 bits, mais poder variar a Frequência dele...

Quanto a questão do display, novamente teremos um conflito, pois com a verba que você dispõe fica impossível.

Então não teremos mais esse conflito, consegui mais verba, pode esquecer o limite de custo desde que não seja exageradamente caro...

Se tiver o esquema de como fazer esse circuito com Display para medir a Frequência, poste aqui, por favor! :D

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser, se você me apresentar um circuito pronto, que já esteja detalhado, com Display e tudo, está ótimo.

Só que eu não tenho nada pra gravar microcontrolador, então teria que vir junto com o circuito, o circuito do gravador do microcontrolador, o programa pronto, o programa usado para a gravação e um tutorial de como eu faço para gravar no microcontrolador...

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Prefiro acreditar que não leram meu post acima.

Mais:

http://www.qsl.net/n9zia/siggen/index.html

É a forma mais correta de se gerar clock variável, estável e de precisão, tanto que é usado para transmissão de FM PLL.

Circuito pronto é difícil. Melhor é estudar os componentes e fazer o que necessita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro "soschip", eu não entendo nada de Inglês, e esses esquemas todos que você mandou estão extremamente confusos para eu entender...

Não tem como você postar um esquema só aqui, com uma listinha de componentes, do tipo: "compre os componentes e monte esse esquema"?

Eu não sou bom em entender esquemas, e o meu propósito por enquanto não é esse, é apenas montar o tal esquema, então preciso de algo mais concreto pra eu olhar e montar...

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SOSCHIP, eu li sim, mas como o Igor tinha a limitação de grana, nem continuei...

Agora, que ele tem mais grana para isso, a ideia sua de usar 4046 + 4060 é a melhor ideia, ainda mais que todos os componentes são fácilmente encontrados. O outro circuito usando os Maxims devem dar um trabalho enorme de achar aqui.

Só que eu acho que nada o que estamos sugerindo vai servir para o Igor, porque ele falou algo que só reparei agora :

ele quer variar o clock de um processador antigo !!!!

Esses processadores sempre tem um circuito gerador de clock sincronizado com a temporização interna de vários componentes periféricos , não vai dar certo gerar um ÚNICO clock externo.

Igor, por curiosidade, qual o processador antigo que você vai usar ???

E mais uma coisa Igor, pelo que estamos notando voce não tem quase nenhuma prática de eletrônica, não existe nada pronto para fazer o que você quer, do jeito que você está querendo, com lista de material, placa de montagem, instruções em portugues, etc....

O que fazemos nos Fóruns é ajudar com a nossa experiência, mas se você não tem como ir adiante a partir do que apresentamos aqui, sugiro que você procure um amigo que entenda e possa te ajudar na montagem ok ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses processadores sempre tem um circuito gerador de clock sincronizado com a temporização interna de vários componentes periféricos , não vai dar certo gerar um ÚNICO clock externo.

Igor, por curiosidade, qual o processador antigo que você vai usar ???

Vou usar um Zilog Z80, de 8 bits.

Ele está sozinho, não tem componentes periféricos, por enquanto só tem ele e o gerador de clock variável que eu vou fazer, além da fonte.

Ou seja, o básico para ele funcionar.

E mais uma coisa Igor, pelo que estamos notando voce não tem quase nenhuma prática de eletrônica, não existe nada pronto para fazer o que você quer, do jeito que você está querendo, com lista de material, placa de montagem, instruções em portugues, etc....

O que fazemos nos Fóruns é ajudar com a nossa experiência, mas se você não tem como ir adiante a partir do que apresentamos aqui, sugiro que você procure um amigo que entenda e possa te ajudar na montagem ok ?

Na verdade eu tenho 10 anos de prática! :D

Comecei a trocar componentes e mexer com eletrônica quando tinha 8 anos (hoje eu tenho 18), e faço reparos em TVs, Monitores, Rádios, Vídeo Games, entre muitos outros, profissionalmente a 4 anos.

Eu queria o esquema como você falou (com lista de material, placa de montagem, instruções em Português, etc...), mais se tiver só o esquema dos circuitos também serve! :lol:

Montagem de placas eu sei fazer, faço a uns 2 anos e pouco, com qualidade semi-profissional, usando impressora Laser, ferro de passar placas... ops, roupas, Percloreto de Ferro pra corroer, etc...

Soldar eu sei soldar bem, consigo soldar componentes SMD, tenho estação de solda FTG, Multímetro Digital Minipa, soprador de ar quente "xing ling" (mais funciona...), soldas de vários tipos, sugador de solda de alumínio, malha pra dessoldagem, solda salva SMD com baixo ponto de fusão, etc...

Só não tenho Osciloscópio! ;)

Então, qual circuito eu uso afinal?

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou usar um Zilog Z80, de 8 bits.

Ele está sozinho, não tem componentes periféricos, por enquanto só tem ele e o gerador de clock variável que eu vou fazer, além da fonte.

Ou seja, o básico para ele funcionar.

Faltou a memória, não?

Então, qual circuito eu uso afinal?

O que complica é a questão de que você precisa saber, com precisão, qual a frequência que está sendo gerada... Pra gerar o clock, existem circuitinhos bastante simples, utilizando portas lógicas... Mas aí cai naquela história de "girar o botão sem saber qual a frequência que está sendo gerada".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Igor, tá mais fácil agora, o Z80 não tem nada de complicado quanto ao clock, é apenas um só, com 50% de ciclo, e amplitude TTL ( de 0 a 5 volts também serve ) .

Eu faria este circuito aqui, que é bem simples e extremamente funcional :

http://web.telia.com/~u85920178/use/synth-00.htm

A frequência é ajustada com precisão pelos dip switch, e tem a estabilidade dos osciladores a cristal.

Po eu já tava ficando assustado, ainda bem que você já tem 10 anos de experiência , ficar explicando como funciona, como faz para programar com os DIP Switch, não tenho tempo para isso não !

Esse circuito que te passei é ótimo, é a sugestão do SOSCHIP, tá prontinha, só falta voce converter a saida para tensão de 0 a 5 volts, isso voce faz com um transistorzinho npn comum.

Boa sorte !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faltou a memória, não?

Faltou a minha memória de lembrar de escrever que também falta a memória para o Z80! :D

Obrigado pessoal! Vou fazer o circuito desse Link http://web.telia.com/~u85920178/use/synth-00.htm, que realmente é exatamente o que eu quero! ;)

Vocês foram muito prestativos! Valeu mesmo!

Problema resolvido! :P

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...