Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Testar processador defeituoso


cabssa

Posts recomendados

Olá pessoal, estou cheio de micros antigos aqui no meu trabalho que estou tentando fazer funcionar Pentium II, Pentium III, Amd K6, Amd K6 2.

Minhas dúvidas é referente ao teste de um processsador que possa estar defeituoso:

1- Na hora de testar o processador num outro computador (igual) que esteja bom, tenho que passar a pasta térmica?

2- Tenho toda vez trocar a pasta térmica quando retiro o cooler ou posso reaproveitar a antiga se ela estiver ainda mole?

3- A pasta térmica é usada nos micros antigos, quais?

porque esses dias peguei um Amd K6 2 que não tinha pasta térmica, e fiquei na dúvida se poderia ser isso os travamentos dos programas, pois já testei memória, hd, cabos, formatei, etc.

4- Alguém conhece alguns vídeos mostrando a aplicação de pasta térmica?

5- Gostaria também se alguém pudesse me informar quais o processadores antigos que precisam de jumpear a tensão e o clock na placa-mãe, pois não tenho os manuais das mb antigas.

Desculpa se fui muito extenso, ou se postei no lugar errado, mas é de suma importância pra mim sanar essas dúvidas e ficaria muito grato se alguém puder me ajudar (principalmente a galera que costuma fazer manutenção em micros antigos). Obrigado.

:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, por se tratar de configs velhas, o uso de pasta térmica na teoria nem seria necessário, já que os processadores nem chegam a esquentar tanto. Mas como é sempre melhor previnir do que remediar, uma gotinha de pasta não vai mal, e no caso de testes da pra reaproveitar sim. Mas se for passivo (raramente) é necessário a pasta térmica e ter alguns cuidados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se for passivo (raramente) é necessário a pasta térmica e ter alguns cuidados.

Primeiro agradeço a atenção de vocês e gostaria de perguntar:

Desculpa a minha ignorância, mas o que é teste passivo? Aí é preciso colocar a pasta térmica pra testar? Obrigado.

Qual pasta térmica que é boa e bem barata pra usar?

Vocês saberiam me dizer quais modelos de processadores que precisavam jumpear a tensão e clock na placa-mãe?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez os mais antigos tinham jumpers, antes do Duron, etc.

Cooler passivo: Sem ventoinha, só o dissipador. Eu já vi alguns processadores assim, como o Pentium MMX, Pentium 100MHz, K6; etc.

Cooler ativo: Tem a ventoinha sobre o dissipador. Atualmente todos os computadores tem esse tipo de cooler, pois é mais eficiente que o primeiro.

Sobre a pasta térmica, qualquer uma serve, tanto a mais barata quanto a mais cara, pois, no final das contas, você só vai estar usando ela pra fazer testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer pasta térmica serve cara..

Não seria necessário uma pasta das boas, com micropartículas de cobre, e todas as palhaçadas das atuais pra processadores antigos

OS que eu conheço que usam cooler passivo são o 486 DX, Pentium 60 mhz, Pentium 70 Mhz, Pentium 90 Mhz, e algums Pentiuns 100..Alguns K5 usavam refrigeração passiva, mas no final, ela num funcionava como devia, e as pessoas tinham que trocar por coolers

Os 486 DX2, alguns modelos, vinham com refrigeração passiva também, mas eram bem raros..Na maioria, todos vinham com um mini-cooler por cima.

K6 e K6- II usam coolers ativos..

Quanto a jumpers: Apenas algumas placas mães pra 486, e algumas das primeiras para Duron usavam Jumpers de processador

De resto, era só encaixar e usar..

Macete: Pra indentificar se a placa mãe usa Jumper pro processador(nos casos dos processadores citados acima), é só olhar os slots de espansão...A maioria que possuia esses jumpers, só possui Slots Isa, e Vesa, ou então no máximo apenas um Slot PCI simples..

Espero ter te ajudadoo..até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

>>Olá Rafaa1, obrigado pela explicação e ajuda. Não sabia que existia o tal cooler passivo.

>>diguin183 essa lata velha tá me desafiando, porque já testei quase tudo e os programas continuam dando msgs de erros, vou ver se passando pasta térmica funciona.

>>Kronos3_Undercov - Vou ficar ligado no macete que você me passou, mas engraçado que eu tenho um Pentium 166 aqui em casa que tem mais de 1 Pci e precisa jumpear, pelo menos até o 200mmx eu sei que precisa, mas nos citados lá em cima no 1° post fico na dúvida.

-------

Aproveitando o post, gostaria saber se nos processadores modernos também pode aproveitar a pasta térmica antiga pra testá-lo em outro computador (que esteja bom)?

Já vi o pessoal postando aqui no fórum algumas maneiras de passar a pasta térmica, tipo coloca um pingo no meio e deixa o dissipador esparramar, ou coloca um pingo no meio e esparrama com um cartão. Qual é a melhor maneira?

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou então passe pasta de dentes ao invés da termica:)

Mas sério, bote um pouco no centro, e esparrame com um algodão, de modo que fique uma camada relativamente não tão fina, mas o suficiente pra cobrir uma parte do processador.

hehe..pasta de dentes.. pior que tem gente que coloca.. o melhor mesmo deve ser colocar Hipoglos, eu tive essa ideia doida quando vi que na fórmula tem Óxido de Zinco..hehhe, mas não façam isso.

Um abraço a todos e muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...