Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

E8400 x E7200


LTerraM

Posts recomendados

Fala galera, minha dúvida é a seguinte, tô querendo montar um computador novo e estou indeciso sobre o modelo do processador se eu pego um Core 2 duo E8400 3.0GHz ou um E7200 2.66GHz? Essa diferença de clock é muito significativa? Porque no preço dá uma diferença de R$200,00.

Valeu a atenção, a configuração segue abaixo.(Esse computador é pra jogo)

Processador: Core 2 duo E8400 3.0GHz ou E7200 2.66GHz

VGA Radeon 512MB GDDR3 HD 3870 PCI-Express

placa-mãe Gigabyte GA-G31M-S2L

Gravador de DVD LG GH20NS10 SATA

Memória DDR2 2GB PC6400 800 MHz Kingston

HD Samsung SATA 2 320.0 Gb 7200 RPM

Gabinete Clone ATX X-Gamer 5 Prata 15092

Estabilizador SMS Revolution Speedy Rs1.5 300VA Bifx 115 RMS Grafite

Monitor 17" LCD

Fonte CoolerMaster ATX 400W Power Plus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marlin atualmente o quad é uma melhor escolha, o Q6600 é superior ao E7200 e perde por pouco pro E8400, mas somente em programas que usem 2 núcleos ou menos, vale ressaltar que o Q6600 tem o dobro de núcleos dos demais processadores em questão, e em aplicações multi core ele fica muito melhor.

No caso dos games, tanto um E7200 quanto um Q6600 vão ter o mesmo desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amiguinho... tenho a lhe dizer o seguinte...

O meu processador um E8500 casou muito bem com uma vga hd3650 com 1 gb ddr2.

Acho que você pode encarar incialmente uma vga como dizem midend e depois quando tiver a maquina porreta rodando fino, investir em uma ati hd4870 ou uma gtx 9800+, obviamente prefiro a primeira. Se vai gastar agora, torra sua grana direito visando um upgrade. Sempre vai haver uma placa de vídeo melhor do que a gente tem então pensa

bem antes de sair comprando uma placa de 600, 800 reais que de certa forma ainda vai

deixar a desejar. No meu caso, preferi investir em uma boa placa-mãe, um otimo processador para depois fazer um upgrade de video. Rodar muito jogo em boa definição

com um monte de tranqueira habilitada minha placa roda e essa historia de que o jogo

so precisa de placa de video, sei não... Existem muitas funçoes específicas para processamento de jogos que so os processadores da serie 8000 pra cima possuem, pense nisso ok...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegaria o E7200 e investiria esse 200 reais numa placa de vídeo melhor. Quanto a diferença entre os dois, não é só a frequência maior mas também o cache, o 8400 possue o dobro do 7200, 6mb contra 3mb.

Enfim, se é pra jogos tem que focar numa placa de vídeo boa, como o lotuss disse, se precisar pega um E5200, dá uma olhada no meu PC da assinatura, só a 4870 que poderia ficar um pouco caro pra ti, mas uma 4850 deve caber no orçamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pegue o E7200 e se possível uma Geforce 9800GT/8800GT ou uma ATI HD 4830. É melhor economizar no processador e investir mais em placa de vídeo. Pode ficar tranquilo que o E7200 não vai dar o famoso, tão discutido, confundido e na maioria das vezes mal interpretado, GARGALO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o colega, o que adianta investir em uma placa-mãe mediana, um processador mediado e junto gastar altas grana em uma placa de video, se nao tens todo o dinheiro pra montar um baita sistema, eu compraria primeiro um processador forte de preferecia um quad core e junto uma placa-mãe que aguentaria um futuro upgrade, a placa de video juntaria a grana e mais pra frente talvez uma ati 4850 ou 4870, ai sim, nao adianta investir tudo numa compra se nao tens o dinheiro pra montar um sistema, trocar de processador não é fácil então compre um bom que dure bastante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é montar uma baita configuração. Mas sim, montar uma configuração equilibrada. Um sistema com uma placa de vídeo mediana e um baita processador não é uma configuração equilibrada.

Trocar de processador não é fácil?! :lol: Ok, os processadores em questão são mais caros que uma HD 4850 e 4870?!

E outra, como ele está montando uma configuração completa, ele não deve estar disposto a fazer upgrade tão cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria melhor investir em um e8400, que tem instruções SSE4.1, que vão ajudar e muito em jogos daqui a um tempo...Depois quando ele começasse a sofrer um pouco, você lançava um overclock bom, já que ele é ótimo pra isso e pronto..

Na VGa, pelo preço de essa HD 3870, que já é meio velhinha, você compra pelo menos uma 9600 GT; Se procurar bem, com 500 reais você compra uma HD 4830, que já é mais do que suficiente pra rodar os jogos atuais em qualidade excelente..

E aí, depois, seria apenas você trocar de Vga caso quizesse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Seria melhor investir em um e8400, que tem instruções SSE4.1, que vão ajudar e muito em jogos daqui a um tempo...Depois quando ele começasse a sofrer um pouco, você lançava um overclock bom, já que ele é ótimo pra isso e pronto..

Na VGa, pelo preço de essa HD 3870, que já é meio velhinha, você compra pelo menos uma 9600 GT; Se procurar bem, com 500 reais você compra uma HD 4830, que já é mais do que suficiente pra rodar os jogos atuais em qualidade excelente..

E aí, depois, seria apenas você trocar de Vga caso quizesse

Daqui um bom tempo você quer dizer.

E outra pra seu governo o E7200 também possui instruções SSE 4. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E8400.

Nós nem sabemos se o cara quer fazer over. Por isso esse seria melhor.

Mas mesmo com o E7200 em stock ele não vai ter problemas de gargalo pegando uma 9800GT ao invés da HD 3870, por exemplo.

O pior é que o cara simplesmente sumiu e não deu mais nenhum parecer no tópico. -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu as dicas galera, parece que o negócio é mesmo trocar a VGA e ir de E7200, mas essa diferença de clock não vai deixar a desejar a longo prazo? Eu usaria o processador em stock mesmo, até porque nunca fiz over. E com relação a VGA uma 9600 GT estaria boa?

Com uma 9600GT não vai ter diferença, se fosse uma placa de vídeo mais parruda pode até ser mas mesmo assim, é fácil demais fazer overclock, praticamente qualquer C2D aumenta 500MHz sem nem precisar mexer nas voltagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o problema não é o orçamento para gastar num 8400, vai nele SEM dúvida...quando comentam que a vga é o mais importante no que diz respeito a games, em parte até concordo quando vejo alguns jogos que exigem vga high end, mas existem dezenas de exemplos que provam que um processador competente influi muito no desempenho, e colabora para que este mostre todo o potencial da vga, mesmo que esta não esteja na crista da onda.

Uma mid end faz miséria no 8400....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se o problema não é o orçamento para gastar num 8400, vai nele SEM dúvida...quando comentam que a vga é o mais importante no que diz respeito a games, em parte até concordo quando vejo alguns jogos que exigem vga high end, mas existem dezenas de exemplos que provam que um processador competente influi muito no desempenho, e colabora para que este mostre todo o potencial da vga, mesmo que esta não esteja na crista da onda.

Uma mid end faz miséria no 8400....

Mesmo assim, é um E8400 vs um E7200 e não um E8400 vs um Athlon 64 X2 por exemplo ou um Pentium Dual Core E5200.

Basicamente, falando isso vocês estão subestimando o potencial do E7200 que em stock tem desempenho superior e em alguns casos semelhante a um X2 6000+. Ou seja, é melhor investir em VGA do que em um E8400.

Daqui a pouco vão falar que ele pode pegar o E8400 com uma 8500GT e ele vai rodar todos os jogos com tudo no máximo. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme disse o Masterik - São 6 mb de cache interno do processador 8400 contra 3 mb de cache do 7300. Memoria cache de processador é algo bem caro, porque a diferença de desempenho de um pra outro é considerável. No fim das contas, ele está montando um computador para tudo q precisar no dia a dia ou somente um videogame?

Outra coisa já dita em matéria aqui no Clube do Hardware sobre desempenho:

"O processo de criação de imagens 3D consiste em duas etapas básicas: cálculo geométrico e renderização. O processo de cálculo geométrico é realizado, na maioria das vezes, pelo processador da máquina (pela unidade de ponto flutuante, isto é, o co-processador matemático, para sermos mais precisos). Já a etapa de renderização é realizada exclusivamente pela placa aceleradora 3D.

Como a primeira etapa depende do micro e não da placa 3D sozinha, isso significa que você não poderá comparar o desempenho de placas caso o teste tenha sido feito em máquinas diferentes. Dessa forma, o teste comparativo de desempenho deverá ser feito em uma mesma máquina. Em outras palavras, uma placa de vídeo 3D instalada em um micro mais rápido tende a ter um melhor desempenho."

Se ele quer algo so para jogos, que tal considerar um playstation 3?

Não dá pra ter uma placa de vídeo super decente (9800+ ou ati 4850) por menos de 800 contos. Pela minha experiencia, meu 8500 com minha ati 3650 tem dado conta do recado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...