Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

E8400 x E7200


LTerraM

Posts recomendados

Você falou falou falou e não disse nada :D

Qual a conclusão? Que o E8400 é melhor e mais caro acho que é meio óbvio já.

Como você mesmo colocou, existem etapas que só a VGA faz, e não importa se seu CPU é um Ultra Extreme Platinum Gold Edition of Doom from Hell, sem uma VGA boa seu desempenho é um lixo.

Para jogos uma boa VGA é essencial. Se sobrar dinheiro para processador, ótimo, até porque dificilmente jogar é a única coisa que você vai fazer. Mas se não sobrar, é melhor economizar na CPU que na VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo assim, é um E8400 vs um E7200 e não um E8400 vs um Athlon 64 X2 por exemplo ou um Pentium Dual Core E5200.

Basicamente, falando isso vocês estão subestimando o potencial do E7200 que em stock tem desempenho superior e em alguns casos semelhante a um X2 6000+. Ou seja, é melhor investir em VGA do que em um E8400.

Daqui a pouco vão falar que ele pode pegar o E8400 com uma 8500GT e ele vai rodar todos os jogos com tudo no máximo. :lol:

A diferença entre o E5200 e o E7200 são as instruções SSE4.1 e 1mb de cache, que na pratica deve dar uns 5% de diferença de desempenho ou menos ambos em stock, então não vejo uma diferença muito grande, é menos diferença do que de um e8400 para um e7200.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A diferença entre o E5200 e o E7200 são as instruções SSE4.1 e 1mb de cache, que na pratica deve dar uns 5% de diferença de desempenho ou menos ambos em stock, então não vejo uma diferença muito grande, é menos diferença do que de um e8400 para um e7200.

Obrigado pela correção. Eu quis me referir ao E2200 que como todos da linha E2XXX concorre com os X2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok galera parece que a maioria vota pelo E7200 e uma placa de vídeo melhor. Mas aqui rola outar dúvida, com uma placa mais parruda não seria melhor o

E8400? Porque se for assim eu invisto agora no processador e depois numa placa melhor, o que vocês acham?

Depende da tua noção de parruda :P se for uma HD 4870 ou uma GTX 260², não tem necessidade, no máximo um over bem básico de 500MHz já iria resolver qualquer tipo de gargalo. Agora se for uma 4870X2 ou uma GTX 295 daí sim, mas nesse caso o melhor mesmo seria um investimento consideravelmente maior, como um PII ou i7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daqui a pouco vão falar que ele pode pegar o E8400 com uma 8500GT e ele vai rodar todos os jogos com tudo no máximo. :lol:

Costume extremamente desrespeitoso colocar palavras onde não existem, quando falei que um 8400 aumenta os frames consideravelmente nunca quis dizer que se você colocar uma 8500 ele a fará top na questão de desempenho.

O que vejo em muitos reviews são diferenças de até 20 fps do 8400 para p 7200, e isso não se discute, você tá sendo dogmático e exagerado e se esquece que mais gente lê e pesquisa assuntos relacionados, você deveria moderar com menos sarcasmo, respeitando mais a opinião de quem tem boas intençoes por aquí...E olha que na falta do 8400 aí em baixo o 7200 leva pau feio de um 8200, presta a tensão, a diferença NÃO É BANAL do jeito que você falou.........E tem muito mais se você pesquisar.

Quando o assunto é CB, ainda assim acho melhor optar pelo 8400.

No caso de faltar grana mesmo, é obvio que o 7200 não é desprezível, e claramente não seria uma cpu fraca(gargalo) para vgas potentes, nunca quis subestimar o poder dele, como você falou aí.

Esta é MINHA opinião, e acho que você deve respeitar, pelo simples fato de eu ter o direito de me expressar, e estar mostrando os motivos que me levam a pensar assim, isso não é partidarismo pró 8400, nem sou simpatizante intel.

Mas baseado em fatos que considero importantes, acho extremamente válida a diferença favorável para o 8400.E valeria a pena EM MINHA OPINIÃO, gastar um pouco mais nele ao invés de na vga.

ut3.pnghl2.pngsysmark-1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, repara na resolução em que esses testes foram feitos: 1024x768.

É assim que você gostaria de jogar? Claro que se não tem outro jeito, jogamos. Mas todos nós gostaríamos de jogar em resoluções altas, com detalhes e filtros ativos, aquele gráfico bonito de se ver.

Faça um pesquisa pelo google comparando o desempenho de processadores mas agora em resoluções altas e filtros ligados.

Verá que o desempenho de ambos os processadores tenderá a empate, quanto maior a res. Por quê?

Porque nessas condições, você está estressando a VGA, coisa que não acontece nesses teste que você mostrou. Se a VGA não consegue dar conta de gerar os gráficos, vai acontecer justamente o contrário: gargalo de VGA.

Dê uma olhada nesse gráfico: http://techreport.com/r.x/phenom-x4-9850/lostplanet-snow.gif

Aqui temos dezenas de processadores empatados no quesito desempenho. A VGA gargalou.

Em 99% dos casos envolvendo jogos modernos, a VGA gargala antes do processador, o que demonstra a necessidade de VGA bem mais forte que o processador na grande maioria dos casos.

Resumindo, se você quer um bom desempenho em jogos, uma VGA forte é indispensável. Uma vez tendo uma boa VGA, você pode investir no processador se quiser, mas colocar um E8400 ao invés de um E7200 pra jogar em 1680x1050 e 4x AA não fará diferença alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, repara na resolução em que esses testes foram feitos: 1024x768.

É assim que você gostaria de jogar? Claro que se não tem outro jeito, jogamos. Mas todos nós gostaríamos de jogar em resoluções altas, com detalhes e filtros ativos, aquele gráfico bonito de se ver.

Faça um pesquisa pelo google comparando o desempenho de processadores mas agora em resoluções altas e filtros ligados.

Verá que o desempenho de ambos os processadores tenderá a empate, quanto maior a res. Por quê?

Porque nessas condições, você está estressando a VGA, coisa que não acontece nesses teste que você mostrou. Se a VGA não consegue dar conta de gerar os gráficos, vai acontecer justamente o contrário: gargalo de VGA.

Dê uma olhada nesse gráfico: http://techreport.com/r.x/phenom-x4-9850/lostplanet-snow.gif

Aqui temos dezenas de processadores empatados no quesito desempenho. A VGA gargalou.

Em 99% dos casos envolvendo jogos modernos, a VGA gargala antes do processador, o que demonstra a necessidade de VGA bem mais forte que o processador na grande maioria dos casos.

Resumindo, se você quer um bom desempenho em jogos, uma VGA forte é indispensável. Uma vez tendo uma boa VGA, você pode investir no processador se quiser, mas colocar um E8400 ao invés de um E7200 pra jogar em 1680x1050 e 4x AA não fará diferença alguma.

Sem dúvida uma boa explanação, é assim que se posta quando se quer expor a opinião, só fiquei um pouco de S>>>>>>cheio, pela maneira que foi colocada a questão, no outro post.

Em nenhum momento falei que uma 8500 gt VIRARIA uma GTX com o 8400.

O que coloquei é que um processador de respeito(não que o 7200 não seja ) é bem vindo até pra efeito de se ter desempenho geral, não só aplicado a games, mas seu argumento é bastante válido, valeu........Postado dessa forma é bem mais aceitável......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Costume extremamente desrespeitoso colocar palavras onde não existem, quando falei que um 8400 aumenta os frames consideravelmente nunca quis dizer que se você colocar uma 8500 ele a fará top na questão de desempenho.

Mas foi o que você deu ao entender. Neste caso tenha mais cuidado ao se expressar na escrita, uma vez que a mesma pode dar uma ideia diferente do que você pensa ou fala. Repare que não foi apenas eu que entendi dessa forma.

O que vejo em muitos reviews são diferenças de até 20 fps do 8400 para p 7200, e isso não se discute, você tá sendo dogmático e exagerado e se esquece que mais gente lê e pesquisa assuntos relacionados,

Ok, qual resolução? Com filtros e em que nível?

você deveria moderar com menos sarcasmo, respeitando mais a opinião de quem tem boas intençoes por aquí...

Tópicos relacionados a dúvidas técnicas eu não respondo como moderador, mas sim como um membro como outro qualquer. Pesquise as minhas mensagens antes de me tornar moderador. (Obs. Regra 3.6).

E olha que na falta do 8400 aí em baixo o 7200 leva pau feio de um 8200, presta a tensão, a diferença NÃO É BANAL do jeito que você falou.........E tem muito mais se você pesquisar.

Foi exatamente o que eu disse lá em cima sobre a resolução e filtros.

Quando o assunto é CB, ainda assim acho melhor optar pelo 8400.

Sinto em discordar, mas o E8400 atualmente com essa alta do dólar não possui um bom custo/benefício, principalmente se comparado a um E7200.

No caso de faltar grana mesmo, é obvio que o 7200 não é desprezível, e claramente não seria uma cpu fraca(gargalo) para vgas potentes, nunca quis subestimar o poder dele, como você falou aí.

Como eu disse antes, foi o que você deu a entender no post da página anterior. Desculpe se eu e os demais interpretamos erroneamente.

Esta é MINHA opinião, e acho que você deve respeitar, pelo simples fato de eu ter o direito de me expressar, e estar mostrando os motivos que me levam a pensar assim, isso não é partidarismo pró 8400, nem sou simpatizante intel.

Respeito a sua opinião e de qualquer outro membro. Em momento algum o subestimei ou imaginei que fosse um simpatizante Intel, até porque se fosse assim, eu também seria, afinal de contas eu estou defendendo o E7200. :D

Mas baseado em fatos que considero importantes, acho extremamente válida a diferença favorável para o 8400.E valeria a pena EM MINHA OPINIÃO, gastar um pouco mais nele ao invés de na vga.

ut3.pnghl2.pngsysmark-1.png

Bem, sobre isso aí eu já falei lá em cima (Resolução e filtros).

Sem dúvida uma boa explanação, é assim que se posta quando se quer expor a opinião, só fiquei um pouco de S>>>>>>cheio, pela maneira que foi colocada a questão, no outro post.

Em nenhum momento falei que uma 8500 gt VIRARIA uma GTX com o 8400.

O que coloquei é que um processador de respeito(não que o 7200 não seja ) é bem vindo até pra efeito de se ter desempenho geral, não só aplicado a games, mas seu argumento é bastante válido, valeu........Postado dessa forma é bem mais aceitável......

Já disse que foi o que você deu a entender falando daquela forma. Mais uma vez me desculpe se eu e os demais membros interpretamos de forma erronea.

Mas, voltando ao assunto do tópico....

Ok galera parece que a maioria vota pelo E7200 e uma placa de vídeo melhor.

Exatamente.

Mas aqui rola outar dúvida, com uma placa mais parruda não seria melhor o

E8400? Porque se for assim eu invisto agora no processador e depois numa placa melhor, o que vocês acham?

Já responderam aí em cima, depende do seu conceito de "parruda". :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem muitas funçoes específicas para processamento de jogos que so os processadores da serie 8000 pra cima possuem, pense nisso ok...

Que diferença SSE4 ou 4.1 faz para jogos atualmente? Quais "engines" usam SSE4 ou 4.1?

Ando meio desatualizado.

No fim das contas, ele está montando um computador para tudo q precisar no dia a dia ou somente um videogame?

Um E7200 (ou Sempron single-core) é bem mais que suficiente para o dia-a-dia da grande maioria das pessoas normais ou mesmo entusiastas. Hoje em dia o que exige mais desempenho é 3D (videogame ou não).

Outra coisa já dita em matéria aqui no Clube do Hardware sobre desempenho:

"O processo de criação de imagens 3D consiste em duas etapas básicas: cálculo geométrico e renderização. O processo de cálculo geométrico é realizado, na maioria das vezes, pelo processador da máquina (pela unidade de ponto flutuante, isto é, o co-processador matemático, para sermos mais precisos). Já a etapa de renderização é realizada exclusivamente pela placa aceleradora 3D.

Essa matéria deve ser bem antiga, pois a "geometria" (transformation/lighting/clipping) já é feita na VGA a uma década, desde a GeForce original (mais no marketing na época, mas já a vários anos na prática). O "Ge" de GeForce vem de geometria. Mas claro que hoje a CPU ainda é importante e é usada para outras coisas como IA, física, som, etc, e provavelmente alguns aspectos gráficos, mas o pipeline gráfico já está na VGA a tal ponto em que simplesmente falar em "geometria" já é algo incerto a várias gerações de VGAs.

[]'s

DT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, repara na resolução em que esses testes foram feitos: 1024x768.

É assim que você gostaria de jogar? Claro que se não tem outro jeito, jogamos. Mas todos nós gostaríamos de jogar em resoluções altas, com detalhes e filtros ativos, aquele gráfico bonito de se ver.

Faça um pesquisa pelo google comparando o desempenho de processadores mas agora em resoluções altas e filtros ligados.

Verá que o desempenho de ambos os processadores tenderá a empate, quanto maior a res. Por quê?

Porque nessas condições, você está estressando a VGA, coisa que não acontece nesses teste que você mostrou. Se a VGA não consegue dar conta de gerar os gráficos, vai acontecer justamente o contrário: gargalo de VGA.

Dê uma olhada nesse gráfico: http://techreport.com/r.x/phenom-x4-9850/lostplanet-snow.gif

Aqui temos dezenas de processadores empatados no quesito desempenho. A VGA gargalou.

Em 99% dos casos envolvendo jogos modernos, a VGA gargala antes do processador, o que demonstra a necessidade de VGA bem mais forte que o processador na grande maioria dos casos.

Resumindo, se você quer um bom desempenho em jogos, uma VGA forte é indispensável. Uma vez tendo uma boa VGA, você pode investir no processador se quiser, mas colocar um E8400 ao invés de um E7200 pra jogar em 1680x1050 e 4x AA não fará diferença alguma.

Muito bem colocado, parabéns, muita informação importante!

Quanto ao SSE4, isso só num futuuuuuuuro mesmo, no momento não faz diferença ter ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem colocado, parabéns, muita informação importante!

Quanto ao SSE4, isso só num futuuuuuuuro mesmo, no momento não faz diferença ter ou não.

O SSE4.1 faz diferença sim, veja o desempenho do Q6600 e do E8400 em aplicativos com suporte a este set de instruções, tem até um teste do Clube do Hardware comparando estes processadores, a diferença é grande:D

Eu continuo sugerindo o E7300 pois uso um e estou surpreso com o desempenho :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O SSE4.1 faz diferença sim, veja o desempenho do Q6600 e do E8400 em aplicativos com suporte a este set de instruções, tem até um teste do Clube do Hardware comparando estes processadores, a diferença é grande:D

Eu continuo sugerindo o E7300 pois uso um e estou surpreso com o desempenho :D

O teste no qual o E8400 se saiu bem não foi feito com jogos, e sim num programa de conversão Divix. Estamos falando do ganho de desempenho em jogos, que atualmente não exploram SSE4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...