Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar LPT1 em COM 1


NatanaelMestre

Posts recomendados

Estou com um programa chamado TG31 é de topografia ele é usado no win 98 é em dos, mas instalei ele no xp, o problema é o seguinte ele vam com uma peça que é encaixada na porta da impressora LPT1, mas o progra o detecta na Com1, ai não reconhece?

Tem como transformar LPT1 em COM1??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá Natanael, li o seu post e observei que poderia lhe ajudar!

o fato é o seguinte: Antigamente o padrão de comunicação serial RS232 utilizava dois tipos de conexão elétrica, um chamado DB9(9 pinos) e outro DB25(25 pinos), caso observar no padrão de porta paralela LPT também se utiliza o padrão DB25, com isso dá a impressão de ser a mesma coisa. Mas o importante é que fique claro que: NÃO É A MESMA COISA!

São padrões de comunicação completamente diferentes, não há nem mesmo como usar programinhas para converter pois as características elétricas das portas são diferentes. Como o nome mesmo diz: uma é a serial RS232, "fala" com os equipamentos por meio de transmissões seriais e a outra é a porta Paralela, que "fala" com os equipamentos por meio de trasmissões paralelas.

Para o seu caso, talvez as soluções mais interessantes é verificar a aquisição de uma máquina que tenha porta Serial On Board.

Falo pois trabalho muito com sistemas de comunicação Serial e Paralela, para o meu caso, utilizo em campo, ou seja, necessito de Notes adequados para essas necessidades...

Para entenderes melhor, os Desktop's ainda hoje vem normalmente com uma porta Serial RS232 on Board, contudo, nos notes já foi abolido a algum tempo, com isso, temos que achar soluções para acesso via adaptadores USBxSerial ou micros restaurados para viabilizar as aplicações.

há ainda outras variáveis, como por exemplo: Você tem condições de adquirir uma licença de versão nova deste software que rode em Win? Se sim, fica fácil, você só vai ter que utilizar um adaptador USBxSerial, às vezes necessita de algumas configurações adicionais mas nada muito complicado. Outra com uma licença Win, você pode até mesmo utilizar o XP ou o Vista com os drivers corretos e tudo OK.

Para o caso da ferramenta que comentastes, observei que utilizas uma versão DOS, com isso fica um pouco mais complicado, para o caso de um Note sem serial, caso a ferramenta rode no Prompt do Win98 (dá acesso direto ao hardware), talvez depois de suar um pouco com algumas configurações você consiga utilizar com um adaptador USBxSerial. Caso o software rode somente no modo DOS, aí fica bem complicado, em conversa com pessoal ouvi dizer a respeito de utilizar uma DLL DOS que viabiliza o reconhecimento de periféricos USB, contudo, nunca fui além neste assunto, acabou que desisti até pelo fato de ter conseguido uma versão Win que hoje roda em plataforma NT, minha complicação, já resolvida, foi o uso de conversor USBxSerial.

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...