Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Defeito em Placa de Esteira WEG IEE6.01


brakerzin

Posts recomendados

Outra dúvida é a seguinte, essa placa trás somente dois capacitorres 450v 330uf porém, já vem na própria placa local destinado a colocação de mais dois capacitores. você acha viável o uso de mais dois capacitores, visto que, em outros inversores esse é o padrão ( quatro capacitores)? Isso poderá trazer uma sobrecarga ao sistema? Visto ser um problema, quase que generalizado, acha possível ser esse o erro cometido pelo fabricante? SEGUE ANEXO FOTO DA PLACA.

post-963280-13884962327013_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega fdanielf, nunca vi essa placa em esteiras! seu defeito ai pode não ser os capacitores, e como não conheço esse circuito ai, não arrisco a te dizer se pode ou não acrescentar mais capacitores!

Se for troca-los sugiro colocar só os dois e de mesmo valor, e a tensão coloque um de tensão igual ou superior aos originais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também estou com uma placa WEG ADW - 05 para reparo e com as mensagens enviadas conclui que o defeito são os capacitores eletrolíticos visto que, os MOSFET's estão bons porém, não achei capacitores de valores idênticos aos da placa ( 450v 330uf), posso substituí-los por outros? Quais?

Não é assim que se chega a um defeito; (na base do adivinhômetro). Você mediu as tensões de entrada e de saída? Pela isolação dos capacitores de filtro, (450V), esse circuito é alimentado com rede de 220V; então o +B aí tem que ser ± 310V. Esse circuito tem outras 2 voltagens p/ alimentação dos C.Is, +16V e +5V. Você as conferiu?

Outra dúvida é a seguinte, essa placa trás somente dois capacitorres 450v 330uf porém, já vem na própria placa local destinado a colocação de mais dois capacitores. você acha viável o uso de mais dois capacitores, visto que, em outros inversores esse é o padrão ( quatro capacitores)? Isso poderá trazer uma sobrecarga ao sistema? Visto ser um problema, quase que generalizado, acha possível ser esse o erro cometido pelo fabricante?

Não tem nada de errado com a placa. O fabricante pode utilizar essa mesma placa p/ montar circuitos BIVOLTS, (110V/220V) com mudança manual via comutador de tensão e para isso basta acrescentar + 2 capacitores aí nessas furações que estão vagas além de outros detalhes menores que você ainda não percebeu.

Essa placa tem um LED vermelho que quando ligamos o aparelho na tomada ele tem que obrigatóriamente acender. Isso acontece ou não?

Agricio

post-468094-13884962344515_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Agricio.

Eu fiz algumas medidas, porém, só conclui que os mosfet's estão perfeitos, já os capacitores só consegui medi-los on board, mas a princípio estão bons. Fiz a sugestão anterior pois, já lido com reparo de esteiras a algum tempo, mas não havia tentado reparar as placas ainda e por já ter visto várias placas reparadas achei que pudesse ser esse o defeito. Se não só nos restará os CI's.

Caro Agricio.

O led acende sim e não fica piscando indicando anomalia não.

Mas com relação a essas tensões eu vou verificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O led acende sim e não fica piscando indicando anomalia não.

Se o led acende isso significa que as tensões estão todas normais e você não precisa se preocupar mais com elas.

também estou com uma placa WEG ADW - 05 para reparo e com as mensagens enviadas conclui que o defeito são os capacitores eletrolíticos

Afinal, o que está acontecendo com a esteira?

visto que, os MOSFET's estão bons

As placas da WEG não usam Mosfets; usam IGBTs. Qual o código dos componentes que estão aí?

só conclui que os mosfet's estão perfeitos,

Como você chegou a essa conclusão?

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Agricio,

A esteira durante seu funcionamento simplesmente pára, normalmente com uma pessoa mais pesada ou com uma corrida mais prolongada.Humildemente acho que seria uma queda de rendimento dos capacitores por conta do tempo de uso e o regime de trabalho, visto que, quando nova geralmente não apresenta esse defeito.

Agora com relação a como testei os IGBT's, foi retirando-os da placa e medindo com multimetro que são K 10T60.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A esteira durante seu funcionamento simplesmente pára, normalmente com uma pessoa mais pesada ou com uma corrida mais prolongada.

Retira a correia do motor e gire a esteira com as mãos. Ela tem que deslizar macio, suave, livre, com facilidade. Se isso não ocorrer; pode haver problemas com rolamentos ou lubrificação. O motor também pode estar com defeito; Já experimentou outro?

Humildemente acho que seria uma queda de rendimento dos capacitores

Mas isso é simples de resolver. Se você acha que o problema são os capacitores, é só experimentar outros. Não precisa nem tirar os originais do lugar; é só colocar outros dois em paralelo com esses aí ligando-os com fios. E os valores nem precisam ser os mesmos, apenas a tensão de isolação tem que permanecer em 450V. Não esqueça que esses capacitores têm polaridade e não podem ser ligados invertidos, caso isso aconteça, você só irá piorar o seu problema.

Agora com relação a como testei os IGBT's, foi retirando-os da placa e medindo com multimetro que são K 10T60.

Fiquei curioso. Você pode me detalhar como foi feito esse teste? Que escala do multímetro você usou? que leitura você obteve?

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá amigos, é a primeira participação, estou com um placa da Plataforma Life Zone 500W 220VAC com defeito que não controla a velocidade (é a chinesa que tem várias marcas diferentes no mercado, como a Olimpykus, Life Zone, Kiko's, Reebok, etc).

Inicialmente a placa enviava a tensão máxima para o motor e ficava sem controle (disparada).

Fiz alguns testes e não encontrei nada em curto, só um resistor de 150K 1% (R11)em aberto.

Substitui o R11 e agora a placa não envia a tensão para o motor e dá um erro E4 no display. Achei estranho por que esse resistor só envia uma referência para o circuito integrado SMD (555???)sem identificação no verso da placa.

Segue as fotos da placa:

http://imageshack.us/photo/my-images/600/foto1igr.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/696/foto3wi.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/819/foto2jnl.jpg/

O CI U1 é OB2212 (On-Bright) achei o datasheet na web é um chaveador PWM que não encontra na praça, mas a princípio está bom por que gera as fontes internas de 15VCC e 5VCC através de um SMD 7805. Tem dois optos U4 e U5 e usa dois FET's IRF740 que estão bons.

No outro lado da placa tem alguns transistores e circuitos integrados SMD, sendo um operacional 358 e um que está raspado mas me parece ser um 555 pela alimentação pino 1 terra e 8 +5VCC.

Se alguém me puder ajudar com o circuito eletrônico ou alguma dica para teste, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz alguns testes e não encontrei nada em curto, só um resistor de 150K 1% (R11)em aberto.

Coloca o resistor original de volta. O defeito tem que voltar (motor disparado).

Em seguida desliga somente os GATES dos dois MOSFETS. Se o motor continuar disparado, o MOSFETs estão em curto. É só trocar.

Agricio

post-468094-13884962484346_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Bom dia Agricio, obrigado das dicas achei o problema dessa Adw Grato.

Estou com problema um uma Adw 01 da weg que troquei os IGBT,s e as 3 IR e mesmo assim ele continua queimando o IGBT já troquei o motor também e o erro persiste, tem alguma luz do que possa ser.

Grato

Eu com mais um probleminha nas ADW-05, quando tiro todos os IGBT o led para de pisca enquanto os 4 primeiro tudo certinho quando coloco o ultimo parde IGBT,s pisca novamente

Troquei todos são novos, pode ser o CI que entre a fonte e as saidas ?

grato mais uma vez ..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com problema um uma Adw 01 da weg que troquei os IGBT,s e as 3 IR e mesmo assim ele continua queimando o IGBT já troquei o motor também e o erro persiste, tem alguma luz do que possa ser.

Não pode ser amigo. Você está trocando peças a esmo. Vais acabar pagando p/ consertar essa placa.

Já conferistes todas as voltagens? estão filtradas?

quando coloco o ultimo parde IGBT,s pisca novamente

Talvêz o driver que alimenta esse par de IGBTs esteja com problema.

pode ser o CI que entre a fonte e as saidas ?

Qual o código desse C.I. ?

Importante: Todos os IGBTs devem estar na mesma condição; ou seja, disparados ou cortados. Na troca é preciso prestar atenção a isso, pois pode-se colocar um disparado e o outro cortado. Isso é feito com o multímetro.

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá fdanielf também tenho um inversor com o mesmo defeito

Eu tenho um Inversor ADW 01 com o defeito parecido a esteira funciona e ao correr ela para com o inversor piscando 3 vezes o led, vi no manual do ADW 05 que deve ser parecido e a falha é sobrecarga no barramento DC, então medi o barramento durante a falha e acontece que a tensão de 180V cai para 150V, troquei os 2 capacitores de 1000uF, pois um estava com 918 e o outro com 990uF, testei os IGBT´s fora da placa e estão normais.... alguém pode me ajudar?????????

Olá Agricio você pode me Ajudar neste caso, pois testei outro inversor na esteira e a mesma funcionou normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com problema um uma Adw 01 da weg que troquei os IGBT,s e as 3 IR e mesmo assim ele continua queimando o IGBT já troquei o motor também e o erro persiste, tem alguma luz do que possa ser.

Esse circuito é cascateado. Se já trocaste todos os componentes da saida como queres dar a entender acima (talvêz queiras enganar a si mesmo) então, só resta trocar o µcontrolador e nesse caso essa placa está perdida.

Obs: Seguindo critérios técnicos lógicos essa placa é p/ lá de fácil de ser consertada e os defeitos não costumam ser graves.

Voltagens dessa placa:

350V = +B dos IGBTs (Isolado)

16V = +B dos Drivers

5V = +B do µcontrolador

5V = +B isolado p/ o painel e fotoacopladores

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite agricio grato da ajuda com as Adw deu certo era exatamente o IGBT que estava em curto porém ele era novo rsrs. estou com uma duvida bem simples porém talvez já tenha tido algum caso semelhante tem um placa dessas da neotec que usa o IRF740 de esteira residencial já testei todas as voltagens e componente um a um e estão todos ok, porém quando ligo na rede o led pisca uma vez e para e não parte

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...