Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
gangrel206

[Resolvido] Resfriar um E8400, mobo e HD 4850

Recommended Posts

Olá, estou tendo problemas com a temperatura do meu processador (E8400), em iddle ele fica em uns 45º e load fica em uns 65º, uso o cooler box mesmo, não tem OC, processador @ 3.0 Ghz mesmo.

O que vocês indicariam? Qual pasta térmica é boa (marca e modelo)? Só a pasta térmica já resolve? Minha mobo costuma ficar em uns 40º sem OC nenhum, e quero deixar o meu processador em 3.6 Ghz, além da pasta térmica o que ajudaria? Tenho no máximo R$ 100,00 para a refrigeração do processador e do sistema.

Estava pensando em comprar o seguinte:

Cooler Gabinete Cooler Master R4-L2R-20CK-GP 120mm R$ 18,90

Cooler CoolerMaster Hyper TX2 R$ 64,80

Pasta Térmica Akasa AK-455 R$ 9,00

+ 6,30 do E-Sedex (preços da Coyote Informática)

= R$ 99,00

O que acham?

Muito obrigado!

Editado por gangrel206

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, como é a refrigeração do seu gabinete, quantos fans e em que lugares estão posicionados?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Amigo, como é a refrigeração do seu gabinete, quantos fans e em que lugares estão posicionados?

Só tem 1 fan na parte de trás (80mm) e 1 fan na parte da frente em frente aos 2 HDs (80mm)

=/

Compartilhar este post

Link para o post

Se o seu gabinete tem espaços para fans de 120mm troque esses fans de 80mm por fans de 120mm (O R4-L2R-20CK-GP seria uma boa). Pasta térmica eu aconselharia a Arctic Silver 5 ou a AK-450.

Você já viu a que temperatura a HD4850 está chegando? Ela pode estar contribuindo para o aumento da temperatura do PC. Entre no Catalyst Control Center, na aba ATI Overdrive e mude a rotação do fan dela para uns 35% enquanto estiver no windows e uns 50-55% quando for jogar.

Tambem veja se o seu Cooler BOX não está com a base concava ou convexa, não raro isso ocorre.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • tem diferença para a AK-450 e a AK-455?

No meu gabinete não tem espaço, mas posso fazer com uma furadeira.

Minha HD 4850 eu deixo em 45% para windows e 70% para jogos e ela fica quente!

Agora mesmo, ela está em 45% e está em 91ºC!!

Não preciso trocar o cooler do processador então? Pretendo procar a placa-mãe por uma Maximus Fórmula (X38), não seria bom o Hyper TX2 ou não faz tanta diferença? E eu também pretendo fazer um OC (3.6 Ghz)

Exaustor ao lado da HD 4850 iria melhorar? (evercool fox 2)

Editado por gangrel206

Compartilhar este post

Link para o post

Como a maximus formula tem muitos dissipadores ao redor, Coolers torre (como o TX2) não são indicados, a não ser com adaptação de fans sobre os dissipadores.

Sim, a AK450 é superior à AK455.

Quanto à instalação dos fans, leia esse tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/dicas-melhorar-refrigeracao/572048

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Pensei que o TX2 fosse iria ajudar, eu tinha lido isso

"* o Hyper TX2 ajuda de certa forma a refrigerar a placa mãe, já o Buffalo não;"

Qual cooler (custo/benefício) você indicaria?

O que eu faço com a HD 4850? Um exaustor ao lado resolve ou FAN é melhor? (o que você indicou da cooler mas, na lateral do gabinete em cima dela)

Compartilhar este post

Link para o post

Ajudar o TX2 ajuda sim, mas não se compara a ajuda dada por um Cooler horizontal. Entre os Coolers de menos de R$100 eu lhe indicaria o Hyper TX2 sim, só não espere milagres com ele, já que é um cooler de desempenho medio (melhor que o BOX, mas pior que os performance).

Bom, a minha 4850 fica em idle (cooler a 35%) entorno de 55°C e em full (cooler 55%) entorno dos 80°C. Tenho um fan de 80mm bem ao lado do fan do cooler dela e um na traseira bem abaixo dela. Acredito que um de 120mm na lateral bem atras já deva resolver.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Nossa, as temperaturas da sua HD estão muito boas, vou comprar uns 2 ou 3 R4-L2R-20CK-G então (trocar os meus de 80mm que eles são muito fracos!)

A última pergunta, se eu colocar uma AK-450 + Hyper TX 2, com 2 ou 3 R4-L2R-20CK-G espalhados no gabinete (seguindo o modelo do tópico destacado sobre refrigeração) e fazer deixar meu processador em 3,6 Ghz, a temperatura dele um full ficará abaixo de 45 º?

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez sim, talvez não. Ainda não tive oportunidade de ter um E8400 para testar, mas acredito que fique abaixo dos 50°C.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Ah sim! Eu estava lendo os outros tópicos e vendo a diferença dos coolers torre, estou olhando alguns coolers horizontais, você poderia me indicar qual valeria mais a pena e seguraria um OC leve? Segue uma pequena lista com modelos e preços! (Com link para algumas especificações)

Obs.: Pode considerar a minha placa mãe como sendo a Maximus Formula, até semana que vem eu já comprei ela

Cooler Extream CPEX-8CU1 R$ 85,00

http://www.oficinadosbits.com.br/products/Products.asp?codigo=4449

Cooler Master Vortex 752 (RR-CCH-P911-GP) R$ 82,80

http://www.oficinadosbits.com.br/products/Products.asp?codigo=4793

Cooler CPU Zalman CNPS8000 R$ 129,00

http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_163_165&products_id=104&osCsid=lkereildv84ijuq73g3nl9m141

Cooler Zalman CNPS7500-ALCU c/LED R$ 159,00

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_186&products_id=2989

Cooler CPU Thermaltake Silent 775D CL-P0378 R$ 98,80

http://www.evomaster.com.br/produto.php?id_produto=29

Rosewill RCX-Z2 Led Fan Intel 775 R$ 77,40

http://www.evomaster.com.br/produto.php?id_produto=50

Eu estava olhando a tabela ( http://www.frostytech.com/articleview.cfm?articleid=2200&page=4 ) e ví que o Zalman CNPS8000 ficou com 24.8ºC e 57,4 dBa, já o Rosewill RCX-Z2-EX 26.3ºC e 45.9 dBa (1 posição atrás do Hyper TX2 e ele é horizontal! (e por R$ 77,40)), comparando o RCX-Z2 com o RCX-Z2-EX deu uma diferença de 1 ~ 2 ºC

Porém eu não achei muito sobre os outros coolers, devo ficar com o Rosewill? Valeria muito a pena o Zalman? Porque a diferença de preço é considerável, uns 57 reais, daria para comprar os 3 Fans 120mm!

Tem essa tabela, que no final tem uma comparação com o cooler stock do C2D, a diferença é de quase 20º

http://www.frostytech.com/articleview.cfm?articleid=2144&page=5

Acha que daria para agüentar um OC até 3.6 Ghz?

Depois da sua indicação, pode considerar o assunto resolvido, se não conhecer direito esses modelos, não tem problema, você já me ajudou bastante!

MUITO OBRIGADO!

Editado por gangrel206

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença de preço entre o Zalman e os outros não compensa.

O Rosewill RCX-Z2 tem uma diferença de 6°C para o TX2. Segundo esse teste: http://www.overclockersonline.net/?page=articles&num=1281&pnum=4, o Vortex 752 ficou empatado com o Buffalo (que é igual ao TX2). Infelizmente não é o teste do Frosty, se fosse poderiamos ter uma prova concreta.

Eu ficaria entre o Vortex 752 e o Rosewill RCX-Z2 se você fosse escolher coolers horizontais ou com o TX2 se for escolher um torre. Desculpe se não posso ajudar na escolha entre os dois, não os conheço muito, espero que alguem do forum conheça e o ajude.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Eu achei 3 reviews do Vortex 752, e em todos os reviews eu reparei que ele é bom com o processador stock e idle, mas em OC ele não obteve um desempenho bom; já no caso do RCX-Z2, vendo a tabela da Frosty, a diferença de temperatura não foi muito alta, então vou ficar com o RCX-Z2 mesmo, pode perder pro Vortex 752 em idle (não sei, não achei nenhum review com os dois), mas pelo que vi em OC o RCX-Z2 não teve uma diferença tão grande de temperatura como o Vortex.

Assunto resolvido! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais