Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

E8500 a +de 70° e aumentando


Sieegfreed

Posts recomendados

Estou tendo um "grave" problema com meu computador novo:

Core 2 Duo E8500

XFX 790i Ultra

CORSAIR 750W TX

Noctua NT-H1

1GB OCZ Gold Edition PC3-10666 (x2)

Seagate 7200.10 80GB

XFX 9800 GTX+ 775m 512MB

Estarei fazendo um upgrade para ele em algumas semanas, elevando a memoria para 4GB e fazendo Raid com 2x Seagate 7200.11 500GB.

Bom, meu problema esta sendo a temperatura do processador que esta subindo acima de 70° desenfreadamente...

Ao ligar o computador e entrar na BIOS a temperatura esta facilmente entre 53°~63° e continua subindo ate atingir "rapidamente" os 70°~72° (é quando eu desligo para evitar possiveis danos).

A primeira providencia que tomei foi remover o cooler "Box", limpar a pasta termica Noctua NT-H1 que eu havia aplicado, limpar o processador e reinstalar o cooler usando pasta termica em menor quantidade, porém o resultado continuou o mesmo, verifiquei se o dissipador estava bem fixo na MoBo e apos ter certeza que estava firme constatei que a FAN da CPU estava a apenas 1700~1750 RPM, e a temperatura continuava se elevando desenfreadamente...

Tentei então desabilitar o "Smart FAN" da MoBo, coloquei no "Manual" e deixei em 100%, apos salvar as alteraçoes e resetar o sistema a temperatura ja estava em 86° e a ventoinha continuva a 1700~1750 RPM...

Acreditando ser um simples problema de rotaçao da ventoinha, nao encontrei em lugar algum a potencia maxima do cooler Box e sinceramente acho isso uma falta de respeito com o consumidor por parte da Intel e seus parceiros, bom, mas ainda assim um amigo (que esta me ajudando a pesquisar sobre este problema e possivel solução) encontrou um arquivo sobre o ruido emitido a 3900 RPM pelo cooler Box, assim acredito que realmente ele esteja com defeito ou mal funcionamento (talvel pelo sensor termico ou pela BIOS, ou quem sabe um possivel mal contato do dissipador com o processador, o que nao acredito ser realmente possivel ja que esta bem fixado a MoBo), bom mas enfim, com esta duvida em mente resolvi colocar um ventilador 400mm bastante potente de frente ao processador para ver se com isso a temperatura cairia, tornando real a possibilidade de problema com a FAN da CPU, porém o resultado foi o mesmo...

Minha MoBo fica entre 27º~30º, a CPUO (como é descrido pela minha BIOS) começa em 55°~60° e sobe ate a minha coragen acabar e eu desligar o computador... mesmo com o ventilador ligada na frente do CPU a temperatura demora e muito a cair, testei esperando 20 segundos e religando e a temperatura ja estava em 70° ao entrar na BIOS, isso alimenta a minha teoria de possivel sensor ou BIOS insanamente problematicos, ja estou verificando preços de Coolers mas gostaria de tentar resolver antes de chegar a este "extremo", todos os demais hardwares da placa parecem estar funcionando perfeitamente...

Bom, eu ja pesquisei muito e nao encontrei nem uma "ajuda" real para este meu problema, estou no momento procurando informaçoes de como instalar corretamente o sistema de sensores do meu satellite 511k XBlade, para assim ter a certeza de que o problema seja ou nao do sensor termico da minha MoBo/BIOS ou mesmo do Cooler...

Agradeço desde ja a contribuiçao de vocês para a solução do meu problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Sieegfreed, tente testar com outro cooler, assim dá para constatar se o problema é com ele ou com o controle de temperatura da mobo.

De fato, se o cooler BOX do E8500 tiver rotação similar ao do Pentium 4 3.0GHz que tenho em meu segundo PC, e creio que tenha, ele é capaz de passar de 3400RPM, é bom verificar, pois como eu disse o problema pode ser com esse cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ela sobe muito rápido, temos 2 possibilidades: falta de pasta térmica ou cooler insuficiente. Lembro que quando meu PC ficou sem a pasta térmica a temperatura da CPU não parava de subir e o cooler aumentava o barulho, então eu pensei: "esse troço vai explodir ou levantar vôo". Comprei a pasta térmica com 99% de prata e hoje estou feliz da vida com a CPU em 55º em idle (Pentium D é fogo, literalmente)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sensor descalibrado, ou medição sendo informada errada pela bios!

sem crise...

nao vai gastar dinheiro com cooler e pasta termica de alta performance que você vai se frustrar...o problema e a medição que esta errada!

provavelmente o sensor esta descalibrado porque ele inicia em 50º, você pode tentar usar o everest e ver as temps dos cores, essa temp e informada pelo sensor digital interno do processador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito ter instalado corretamente o sensor termico do satellite 511k, instalei o CPU próximo do processador, no "vaozinho" a esquerda dele...

O resultado foi de certa forma animador, vendo que a temperatura começa a 25°~30°, o tempo todo o sensor do gabinete apontou um pouco menos que a metade do valor de temperatura descrita pela BIOS.... porém a temperatura continua subindo, aos 50°~ (sensor do gabinete, 99°~104° na BIOS) a FAN da CPU reage e chega a 2000~RPM, porém o que me assusta é que a temperatura contina subindo, ate atingir cerca de 60° (Gabinete, 125° BIOS) quando o computador desliga por superaquecimento...

Para tentar ter uma confirmaçao sobre a temperatura estar ou nao correta decidi instalar o sensor da VGA no dissipador da CPU, o resultado me deixou em duvida, a temperatura indicada é entre 10°~15° abaixo da temperatura do processador, nao tenho certeza e tamben nao encontrei dados para tirar conclusoes se realmente essa diferença de temperatura é natural....

Bom, ja pensei em atualizar a BIOS mas sera impossivel se a temperatura continuar aumentando ate que o computador desligue, a chance de perder a BIOS é muito grande, sei que os custos para regravar a BIOS sao autos tamben... ja pensei em verificar algum programa, como o Everest, porém como eu disse o computador é novo e ainda nao instalei nem um sistema operacional nele, tentei ligar meu HD antigo porém o tempo de resposta foi estão lenta que a CPU superaqueceu antes de iniciar o sistema, sinceramente nao entendi o que aconteceu (_( ... nao tenho nem um cooler, processador ou MoBo compativeis no momento para testar, ja pensei em chamar um "proficional", mas quando voce fala com pessoas que nao sabem nem mesmo da existencia de pasta termica, atualizaçao de BIOS ou se Nanometros é de comer... bom, tensobrdobrasil :wacko:

Estarei encomendando um cooler na segunda feira, claro que reservarei este domingo para tentar resolver este problema que esta me tirando o sono, caso consiga, e espero conseguir, resolver antes de comprar o cooler novo melhor...

A maior duvida agora é:

o que faria um processador continuar aquecendo mesmo estando apenas no inicio das operaçoes mais simples?

Bom, talvez um mal encaixe do dissipador, nao posso discartar mesmo apos ter recolocado ele umas 10 vezes, fiz um teste que um amigo me indicou, de ver se havia pressao do dissipador no processador, aparentemente havia mas como ter certeza absoluta é o problema... a quantidade de pasta nao poderia influenciar no aquecimento continuo, a nao ser que ela esteja impedindo o fluxo de calor entre o processador e o cooler, o que nao acredito ser possivel acontecer...

Bom, mais uma vez agradeço a colaboraçao de vocês todos, farei mais testes amanha e continuarei pesquisando em busca de uma solução...

OBS: Obrigado satellite por nao disponibilizar nem uma informaçao sobre como instalar corretamente a porcaria do sensor de calor :angry: e obrigado Intel por nao disponibilizar informaçoes claras ou exatas sobre suas soluçoes termicas, espero nao estar sendo injusto, mas ja pesquisei de mais (e nao sozinho) e nao encontrei NADA...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, você já viu se o seu dissipador veio com a base concava ou convexa? As vezes isso acontece. O Heatspreader (chapinha) do processador tambem pode estar com defeito. Faça o seguinte para testar isso: Pegue uma regua de metal e posicione ela sobre o dissipador (até formar um angulo de 90°). Agora coloque eles contra a luz. Se passar luz por baixo da regua ele esta concavo ou convexo e o certo seria lapida-lo (faça o mesmo teste com o processador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ainda acho que ha um defeito no sensor da sua placa-mãe...esquece o sensor do gabinete, porque estes sensores tem uma calibragem muito ruim.

O engracado e que seu processador chega na temp maxima dele 70ºC e nao trava, nao reduz clock, ou seja ele nao esta entrando no modo thermal throtle! (Thermal Control, e uma tecnologia que faz com o processador reduza o clock e ate mesmo se desligue para evitar danos quando a temperatura atinge o limite e essa temp e medida pelo sensor interno do processador).

Se eu fosse você, eu faria o seguinte:

você habilitou na bios a opcao Thermal Control, C1E e SpeedStep? habilite estas opções caso nao tenha feito ainda e tenta instalar o sistema operacional no seu pc, se o seu pc ficar lento é porque realmente esta esquentando e o processador esta trabalhando em modo seguro com clock bem abaixo do padrão, do contrário é defeito no sensor da placa ou na leitura do sensor (software), ele atinge uma temp limite e então faz desligar o PC devido a opcao de desligamento por superaquecimento!

Na bios, onde você tem o controle da temp, desligue o gerenciamento de temp da placa-mãe que faz com que o pc desligue em caso de superaquecimento...

(Lembre-se que este processador nao irá travar se superaquecido ( a nao ser que mesmo com clock reduzido a temp fique alta...ai ele vai travar), porque o thermal control apenas reduz o clock drasticamente e ele continua funcionando, so trava se estiver com thermal control desabilitado na Bios, porque ai ele vai continuar com clock padrão e obviamente irá travar pelo excesso de calor)

O E8500 nao queima, alias nenhum processador intel atual queima por superaquecimento, se estiver com a opcao Thermal Control habilitada, esta opcao garante que o processador reduza automaticamente e de forma autonoma o clock e em casos extremos o processador desativa fazendo o PC travar!

*Excesso de pasta termica e ruim, deve aplicar apenas uma fina camada de pasta, apenas para criar uma interface termica entre a base do cooler e o processador, nao pode ser em abundancia senao nao terá o efeito desejado, e pode ate atuar de forma negativa na dissipação do calor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe-me a demora em retornar ao topico...

Bom, apos muitos testes e eliminaçao de possiveis problemas consegui um cooler emprestado (modelo antigo) a temperatura ficou estavel em 43° (visualizando a BIOS) porém como ja sei que a BIOS esta desatualizada (a propria XFX pede para atualizar os Drivers) fiquei mais sucegado, nao instalei os sensores do gabinete, deixarei isto para quando tiver certeza de como instalar corretamente, encomendei um cooler novo, modelo simples, da Evercool porém ate este chegar estava usando meu computador antigo...

Bom, como nada é estão ruin que nao pode piorar, e para ajudar, a entrada VGA do meu monitor começou a apresentar problemas, algum tipo de curto circuito, havia uma leve corrente eletrica nos pinos mesmo com ele fora da energia, alem disso ao conectar com a saida VGA da Placa de video do computador antigo algumas faiscas saiam do contato dos metais...

Por mais que isto seja remotamente possivel acredito que isto causou um curto circuito na VGA, queimando ela :( ... fiquei alguns dias sem computador, aguardando a chegada de um cooler novo...

Bom, esse foi o principio do porque nao respondi ao topico anteriormente...

Bom, tudo parecia certo, porém o medo pela possivel causa da "destruiçao" da minha VGA antiga fez com que eu procurase um outro monitor para testar o computador novo, como continuava a apresentar correntes eletricas e faiscas ao tocar no metal nao achei confiavel usalo, emprestei um monitor "bem usado" de um amigo, iniciei a instaçao do sistema operacional apos deixar a CPU em observaçao por 60 minutos, tudo ok, instalado Drivers e finalmente um jogo para testar aquecimento e qualidade (Call of Duty 4), o PC chegou a 53° mas isso foi devido ao acumulo de ar quente dentro do gabinete, bom, aparentemente tudo certo ate que o tubo de imagen do monitor foi pro espaço :mad: ...

Bom, to agora no PC de um amigo, ainda farei atualizaçao da BIOS e testarei a temperatura, mas desde ja agradeço a colaborao de todos vocês na solução do problema...

Acredito estar solucionado, assim que tiver dados atualizados sobre as temperaturas da minha CPU e do sensor do satellite 511k voltarei a postar em um novo topico, obrigado...

OBS: O cooler BOX que veio com meu E8500 nao estava tocando o processador corretamente, este foi o motivo do superaquecimento desenfreado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compre um desse e seja feliz Zalman VF1000 .http://www.zalman.co.kr/ENG/product/Product_Read.asp?Idx=276

Comprei essa belezinha e a temperatura da minha vga foi de 90º fullload pra miseros 40º.

Um cooler que tira 50°c nao é um cooler é uma turbina! E deve custar uma nota preta tambem.........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá amigos, estou com o mesmo problema do nosso amigo que criou o tópico, infelizmente não conheço ninguém que tenha um computador mais moderno, eu mesmo fiquei MUITOS anos com o meu anterior rs e só agora meu emprego permitiu fazer um upgrade na máquina, o processador também é um C2D e8500, placa de vídeo Geforce 9800 GTX, 1 hd, mobo p5kpl-se, o gabinete é bem grande ( 5 baias) e tem 4 coolers (1 de exaustão atrás, e 2 pequenos na lateral jogando ar frio pra dentro e 1 em cima de exaustão), e hoje devo colocar mais um grande na frente para jogar o ar frio para dentro, acontece que ao ligar, seja pelo setup da bios, seja pelo everest ultimate meu processador está registrando temperaturas entre 65 e 70º (apenas usando para site e msn) e quando abro um jogo, ou (para testar) emulo um Playstation 2 por exemplo, a temperatura já bateu 104º , mas o estranho é que não senti nenhuma diferença de desempenho, nem queda de velocidade, nada, vi um amigo falando que pode ser defeito do sensor, eu não instalei um sensor, creio que ele já é interno na placa-mãe e o everest apenas o lê... eu só aparafusei a placa, coloquei os componetes e foi, outra coisa que acredito que possa ser é que minha fonte é uma Wisecase wscw-500w-1*8 (que diz na caixa 500 w reais), será que ela que não está dando conta?

para complementar a placa mãe está numa temperatura normal (35º) bem como todos os demais componetes, video, hd, etc... só o processador mostra esse ABSURDO o.O de 100º quando se abre o jogo... por favor me ajudem , será que devo comprar uma pasta térmica dessas caras ai que tem prata? trocar a fonte? gostaria de lembrar que realmente meu orçamento está apertado já que pra fazer o up já foi um sofrimento então qq gasto desnecessário agora iria ser um problema... muito obrigado amigos, um grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...