Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade Processador STI AS-1560


pedigor

Posts recomendados

Pessoal,

Resolvi criar um novo tópico para discutirmos esse upgrade.

Alguns já fizeram, eu ainda não e por isso estou cheio de dúvidas.

Bem antes de mais nada entrei no site da AMD e vi um padrão para o nosso notebook.

Existem vários modelos de processadores Turion X2, de mesmos modelo EX: TL-64, que existem de 65nm e de 90nm. Para o nosso note tem q ser os de 90.

E ai que vem o padrão vejam só:

TL-64 (90nm) TMDTL64HAX5CT

TL-64 (65nm) TMDTL64HAX5DC

Vejam os finais em negrito, os modelos de 90 possuem o CT

Outros modelos:

TL-56 TMDTL56HAX5CT

TL-60 TMDTL60HAX5CT

Ambos são de 90nm.

Vejam agora os de 65 nm:

TL-56 TMDTL56HAX5DC

TL-58 TMDTL58HAX5DC

TL-64 TMDTL64HAX5DC

TL-66 TMDTL66HAX5DC

Vi que algumas pessoas trocaram por modelos TL-58 e não deu certo, isso devido a tecnologia de 65nm.

Também vi que tem gente querendo colocar o TL-68, mas pelo que vi no site só tem de 65nm logo não irá funcionar.

Acho que o maximo que o nosso note pegaria seria o TL-64 CT , ja que a diferença para o TL-60 CT (Suportado pela STI) é apenas a frequencia do 64 2200 Mhz e 60 2000 Mhz

Peço que alguem que ja tenha feito, poste aqui suas experiencias.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que não me responsabilizo por qualquer erro e consequente dano ao equipamento ao efetuar o upgrade, é um procedimento simples, porém, caso não tenha intimidade com o processo de manutenção em computadores e notebooks, não o faça, procure alguem com bom embasamento e prática na área. Gostaria também de salientar que caso deseje pode solicitar uma autorização de rompimento de lacre a SempToshiba, no final do tutorial há um email padrão que deverá ser enviado para que o upgrade seja solicitado e a garantia do restante das peças originais não seja afetada.

Segue um pequeno tutorial de como fazer o upgrade de processador no STi AS-1560G (a lista de processadores suportados estão no final do post):

1º: antes de começar qualquer upgrade sempre remova a bateria do notebook, além é claro de desconectar o cabo de força (_(, o notebook ficará com o seguinte aspecto para que se inicie o procedimento de upgrade;

http://img89.imageshack.us/my.php?image=21012009085tb0.jpg]

2º: Remover todos os parafusos circulados e puxar a tampa pelo local apropriado indicado pela seta:

21012009087yr8.th.jpg

Após removida a tampa o cenário será o seguinte:

21012009088gw4.th.jpg

3º: Remova os parafusos da ventoinha (circulados em vermelho) primeiro, retire a ventoinha, retirando com cuidado (cuidado mesmo!) o conector de alimentação do encaixe (seta vermelhaa):

21012009090km9.th.jpg

4º: Desparafuse o dissipador de calor por meio dos parafusos circulados. Dica: desparafuse aos poucos, circulando o processador, afrouxando um pouco a cada vez que passar pelo parafuso (isso evita qualquer possivel empeno no dissipador ou mesmo danos ao processador pela pressão desigual):

21012009089fa3.th.jpg

Remova o dissipador levantando-o pela parte de existe sobre o processador e puxando no sentido para dentro do notebook (cuidado com a mão pesada, é tudo com muito cuidado :wacko:)

5º: Você terá acesso então ao processador, que será removido girando a trava de segurança no sentido ante horário como indicado pela figura (figura já mostra o socket livre para o encaixe do novo processador). Muito cuidado ao manusear o processador, nunca se esqueça de trabalhar descalço ou sempre tocar em algo metálico para eliminar a eletricidade estática, nunca tocando nos pinos, sempre manuseando pelas bordas:

21012009094qk2.th.jpg

6º: Agora você deve colocar o novo processador no socket, respeitando a orientação do goldfinger, segue no link foto do Turion x2 instalado no socket:

http://img89.imageshack.us/my.php?image=21012009095ao4.jpg

Pronto, agora você deve apenas colocar pasta térmica (apenas um pequeno pingo basta) nos lugares indicados, espalhar uniformemente pelo DIE (núcleo do processador) e na interface entre o dissipador de cobre e a placa de video indicado na seta amarela, detalhe, sempre lembre-se de remover qualquer composto ou pasta térmica antiga antes de colocar a nova, qualquer dúvida leiam o tópico sobre o mod de calor, nesse LINK

21012009096mo4.th.jpg

Para efetuar a montagem é basicamente colocar pra voltar a fita assistindo ^_^

Qualquer dúvida posta aé =D

Caso queira e tenha conhecimento suficiente, pode solicitar uma carta para rompimento do lacre, onde a encaminharemos por e-mail, não havendo a necessidade de encaminhar o produto até a AT. Para tal envie um email para [email protected] com o pedido formal de rompimento do lacre constando qual peça irá substituir ou aquela que pretente, seguido dos seguintes dados:

* Numero de Serie:

Nome Completo:

CPF:

Telefone:

Endereço:

Bairro:

Cidade:

Estado:

CEP:

Nome da Loja em que comprou o computador:

Data da Compra:

Numero da Nota Fiscal:

Todos os dados acima são imprecindiveis para encaminharmos a carta de autorização.

* Número de Serie se encontra em uma etiqueta da Semp Toshiba na tampa lateral ou debaixo do equipamento, é descrito como NS e é constituído de nove números.

Abraços e espero que o tutorial seja válido para todos aqueles que desejem atualizar seus queridos STi's AS1560G:wub:

Atualmente estou com o TL-56, inicialmente havia acertado de comprar um TL-58, porém na duas vezes que recebi o processador, na primeira estava em curto, na segunda porém o processador veio OK, porém o notebook não o reconhecia, daí conclui, devido ao fato dos originais TL-50 e TL-52 serem todos de 0.09nm, que o notebook não reconhecia aqueles fabricados em 0.065nm, ou seja, antes de comprar qualquer processador você deve pedir o APN dele e verificar nessa página se o processador é realmente fabricado em 0.09nm. Essa conclusão me custou 30 reais de fretes de ida e volta dos dois processadores incompatíveis que me vieram primeiro. Para facilitar postarei quais os Turion X2 compatíveis (APN's) com o STi AS1560G:

TL-50:

TMDTL50CTWOF (Processador BOX)

TMDTL50HAX4CT (Processador OEM)

TL-52:

TMDTL52CTWOF (Processador BOX)

TMDTL52HAX5CT (Processador OEM)

TL-56:

TMDTL56CTWOF (BOX)

TMDTL56HAX5CT (OEM)

TL-58 (Apenas OEM):

TMDTL58AHX5CT

TL-60:

TMDTL60CTWOF (BOX)

TMDTL60HAX5CT (OEM)

TL-62 (Apenas OEM):

TMDTL62HAX5CT

TL-64 (Apenas OEM):

TMDTL64HAX5CT

Apenas esse processadores são compatíveis com a máquina, nem adianta tentar outro que não seja um que tenha um desses APN, NÃO IRÁ FUNCIONAR, evite gastar dinheiro com fretes de retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu milktank...

Esse TL-56 que você comprou é BOX?

Se não é, você usou o cooler antigo do MK-36?

Esquentou muito?

E a garantia? você avisou a STi da modificação...

Abraços

Rapaz, o cooler é o mesmo para todos os modelos, tendo em vista que o projeto do notebook foi feito para comportar todos os modelos. A maioria dos processadores que compramos usados são aqueles retirados de notebooks mortos, que tem suas peças retiradas e vendidas, sendo assim, a maioria é OEM, que são peças que são vendidas apenas para integradores, o meu é OEM, retirado de um DV2000.

Os processadores não esquentam muito mais que os outros, os processadores

são todos dentro de uma faixa de dissipação que vai de 33W a 35W no caso dos TX2.

Não existe isso de comunicar a Semp-Toshiba, está previsto na garantia que a troca de componentes por um técnico não autorizado invalida a garantia, porém, tomando-se o cuidado de se guardar as peças originais e recolocar em

caso da necessidade de garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Milktank,

Então você trocou o processador botou mais memoria e deixou td guardado no armário caso precise da garantia? heheheh Instala o Linux bizarro (nem pra ser o Ubuntu direto) deles e pronto?

quanto você pagou no processador mais ou menos? Estou vendo que TL-64 é muito mais caro que o TL-60 q é bem mais caro que os TL-56... :(

No ebay TL-50 e TL-52 ta saindo praticamente de graça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu instalei apenas um pente a mais de memória foi preciso apenas retirar o pente adicional ;), com relação ao processador, deixei sim guardado no armário e quando precisei da garantia foi preciso apenas recolocar o MK-36;)

O BIOS foi feito downgrade para evitar qualquer conflito com a garantia, devido ao fato da logomarca dar muito nas vistas quando atualizada. :wacko:

O processador que iria pegar inicialmente era um TL-58 e o preço fechado foi de 230 já com frete de recife para Jampa, porém, nosso grande amigo elio pegou esse mesmo processador com o mesmo vendedor do ML por apenas 200 com frete para são paulo :eek:, ou seja, o preço vai variar de acordo com o momento em que o contato for feito, o nome do vendedor no ML é moneybook^_^

Quando ao valor do TL-64 é realmente um assalto, mas é o preço que se paga por ter um processador com clock elevado, esses exemplares são aqueles que se destacam durante a fabricação como sendo os que suportam os maiores clocks, por isso o preço avantajado.(_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou pesquisando aqui, no ML ta difícil, acho q com essa crise muita gente ta esperando o dolar da uma baixada pra poder comprar as coisas no paraguai..

To pesquisando do ebay, achei um cara q vende por $39 + $9 de transporte o TL-56, nesse preço até o imposto da pra bancar, se a receita pegar. E o custo x beneficio em comparação aos TL-60 e TL-64 será absurdo.

quando o note voltar da assistência faça sim o post com as fotos do procedimento de troca do processador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedigor, apesar da pechincha NÃO COMPRE TL-50 e TL-52. A diferença é absurda para um TL-56 (que é o melhor e mais barato da linha TL).

Se puder recomendo ir direto para TL-60 ou TL-62, mas pelo custo x benefício você acha facilmente TL-56 e TL-58 pela METADE do preço do TL-60!

Abraços compre a cpu que você achar com melhor preço e que seja pelo menos TL-56,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não, infelizmente apenas os processadores da linha turion x2 com processo de fabricação em 0.09 podem vir a ser utilizados para os upgrades, os TK são atlhons que são produzidos sob o processo de 0.065, incompatível com o nosso equipamento.

Atenção à lista de compatibilidade;)

Valeu Milktank...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

HAHAHHA sera que vai da certo ? Minha irma usa o notebook dela mesmo so para navegar e fazer trabalho, comprou um HP Dv6793 quando trabalhou um tempo nos EUA e tem um processador TL-60, quando comprar o meu STI acho que vou trocar o TL-56 peloTL-60 e ela nao vai nem sentir a diferença

;PPP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Dúvida:

Será que com essa última bios da amilo, os processadores de 65nm são suportados?

Muitas vezes isso acontece nos desktop, uma atualização de bios permite utilizar novos processadores, especialmente porque devem requerer menos tensão...

Aonde vocês viram a lista de CPUs utilizados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Aos colegas do forum, informo que também fiz o upgrade...

Foi mais fácil q imaginei ;)

Compre um TL-60 no ebay o bom q n cobraram imposto e saiu por R$ 156... Show de Bola ;)

Agora falta colocar os 4 Gb de memória.

Fiz o teste no 3Dmark06 antes e depois, aparentemente o processador deu um ganho mas nada d+. Quando estiver com a memoria q eu acho q o bicho vai pegar ainda mais pelo dual-chanel

mingaudemaizena eu acho q mesmo com a troca da bios n tem como pegar os de 65nm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos colegas do forum, informo que também fiz o upgrade...

Foi mais fácil q imaginei ;)

Compre um TL-60 no ebay o bom q n cobraram imposto e saiu por R$ 156... Show de Bola ;)

Agora falta colocar os 4 Gb de memória.

Fiz o teste no 3Dmark06 antes e depois, aparentemente o processador deu um ganho mas nada d+. Quando estiver com a memoria q eu acho q o bicho vai pegar ainda mais pelo dual-chanel

Qual modelo voce comprou o de 65 nanos ou 90 nanos,antes do upgrade qual processador estava no seu notebook ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos colegas do forum, informo que também fiz o upgrade...

Foi mais fácil q imaginei ;)

Compre um TL-60 no ebay o bom q n cobraram imposto e saiu por R$ 156... Show de Bola ;)

Agora falta colocar os 4 Gb de memória.

Fiz o teste no 3Dmark06 antes e depois, aparentemente o processador deu um ganho mas nada d+. Quando estiver com a memoria q eu acho q o bicho vai pegar ainda mais pelo dual-chanel

perdigor, e as tuas temps, como ficaram? passou a esquentar muito mais? você fez o mod pra resfriar mais ele??

acho que 4gb neste note n tem sentido, porque ele n é tão rápido nem dá pra usar jogos tão pesados que possam aproveitar essa qtde memória...pra mim basta colocar mais 1gb pra ativar o dual chanel e tá ótimo, você pode aproveitar melhor seu dinheiro em outras coisas, como uma boa webcam ou headphones por exemplo...

fora que pra aproveitar 4gb tem que colocar o vista, que é um nojo!!! :P

você reparou se esse ganho pequeno pode ter sido pelo processador ter esquentado e ter feito o underclock?? aqui no meu já notei que quando esquenta muito +80º ele desliga na hora...mas tb jogo left4dead nele com os cores a 800mhz numa boa, com bons gráficos. especialmente se for outro server que estiver gerando a AI, o que tira um bom peso do processador...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...