Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
rfap

RMS e PMPO ?

Recommended Posts

Não entendo nada sobre som, mas queria saber sobre esses termos. qual a direfença entre PMPO e RMS? agradeço desde já..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

RMS - root mean square: é a potência real de saída do aparelho

PMPO - Peak Music Power Output, também apelidado "carinhosamente" no Brasil de Potência Máxima Pra *****...

Era pra definir a potência máxima em casos transitórios (tipo, em músicas bate-estaca, aquele tum, tum, tum....) Mas na verdade os fabricantes colocam um número bem grande arbitrariamente pra parecer bonito e vender o som...

O importante mesmo é RMS (e deve ser o único para comparação entre equipamentos)

Compartilhar este post

Link para o post

Também sou novato nessa área, e ainda estou cheio de dúvidas...

Os subwoofers chegar a ter a mesma portência que um aparelho de som ?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por nielp103@02 Dec 2003, 13:07

Não é bem assim...

Os Subwoofers são alto-falantes especializados em sons graves... Sendo assim, eles não tem nada a ver com a potência, já que isso é problema do amplificador...

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por tabgal+02 Dec 2003, 19:01-->
nielp103@02 Dec 2003, 13:07

Não é bem assim...

Os Subwoofers são alto-falantes especializados em sons graves... Sendo assim, eles não tem nada a ver com a potência, já que isso é problema do amplificador...

Se eu colocar um subwoofer 5.1 na minha soundblaster Live 5.1 e mais um amplificador vou ficar com um mega som, certo ?

Compartilhar este post

Link para o post
Se eu colocar um subwoofer 5.1 na minha soundblaster Live 5.1 e mais um amplificador vou ficar com um mega som, certo ?

Amigo, você realmente está bem perdido no assunto...

O 5.1 da SoundBlaster, se não me engano quer dizer 6 canais: (1 frontal + 2 surround frontais + 2 surround traseiros +1 subwoofer)

Isso serve pra você ter a "sensação de cinema em casa", assim você vai ter um som 3D (como no cinema)

Logo, NÃO EXISTE SUBWOOFER 5.1; o SUBWOOFER é 1 dos CANAIS do sistema...

Mas sim, se você ligar a sua SB num Home Theater, + a placa de vídeo na TV, e botar um DVD com som 5.1, a coisa vai ficar animal... B)

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não estou tão perdido assim..

sei que o o SUB WOOFER 5.1 vem com 5 caixas pequenas e uma maior(e mais potente).. Escreví o 5.1 para diferenciar os conjuntos 5.1, 4.1, 2.1, etc...

também sei que o subwoofer é para dar sensação de cinema, por isso perguntei se tem como colocar um amplificador junto dele para ter um som mais potente, entendeu ??

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por nielp103@02 Dec 2003, 21:28

por isso perguntei se tem como colocar um amplificador junto dele para ter um som mais potente, entendeu ??

Sim, sem problema...

Por exemplo, se você usa a saída subwoofer da SB, realmente precisa de um amplificador.

Agora, se for ligar num Home Theatre, aí acho que a saída já é (bem) amplificada...

Agora, nunca vi amplificador separado (só pro SUB)... Mas talvez tenha em lojas. ´(É que o mais comum é usar caixas amplificadas (tipo Altec Lansig) ou um Home Theatre)

Compartilhar este post

Link para o post

é porque essa semana to pegando uma SB live 5.1, e ter uma placa de som boa(não é a melhor, mas supera a minha onboard) e não ter umas caixinhas de som maneira não adianta nada...no momento to usando meu som onboard e liguei ele no meu aparelho de som e vejo filmes com a saída pra TV de minha vga...

não está um som de cinema ainda, mas está quebrando um galho.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom só p/ adicionar a explicação do tabgal

TWETTER ---- 20Khz a 4.5Khz ou seja reproduz os sons agudos

MIDI-RANGE-- 4.5Khz a 600hz os medios

WOOFER ------ de 600hz p/ baixo os graves

agora acho q vai ficar estranho amplificar o subwoofer separadamente dos outros

já q você vai ficar com um som muito grave, sem falar na diferença na distorção d cada amplificador

t aconselho a usar um receiver d home th quase sem distorção :D

Compartilhar este post

Link para o post

RMS = Root Means Square - Algo tipo aferição de potência de sinal de áudio. Potencia medida imediatamente ANTES de o sinal apresentar algum tipo de distorção.

PMPO = Peak Music Power Output = Medida adotada por todos os fabricantes do mundo. É uma medida de potência aferida com o emissor no máximo, vulgarmente falando. É tipo medição c/ distorção e tudo. Um pico de potencia... Pode ser algo que nem ouvimos, um transiente... Alguns fabricantes medem como: o ultimo valor de potencia medido antes do aparelho amplificador se destruir! É mole?

Muitos fabricantes honestos foram obrigados a adota-la em virtude de outros a estarem adotando maliciosamente. Tipo: o meu é 10w RMS e o seu 1000w PMPO. O consumidor leigo vai por qual? O maior, claro! Há tambem os vendedores espertos... Bons fabricantes costumam mencionar em seus aparelhos as duas medidas.

:(

Compartilhar este post

Link para o post
Guest MarduK
Postado Originalmente por franfarnezi@18 dez 2003, 17:13

RMS = Root Means Square - Algo tipo aferição de potência de sinal de áudio. Potencia medida imediatamente ANTES de o sinal apresentar algum tipo de distorção.

PMPO = Peak Music Power Output = Medida adotada por todos os fabricantes do mundo. É uma medida de potência aferida com o emissor no máximo, vulgarmente falando. É tipo medição c/ distorção e tudo. Um pico de potencia... Pode ser algo que nem ouvimos, um transiente... Alguns fabricantes medem como: o ultimo valor de potencia medido antes do aparelho amplificador se destruir! É mole?

Muitos fabricantes honestos foram obrigados a adota-la em virtude de outros a estarem adotando maliciosamente. Tipo: o meu é 10w RMS e o seu 1000w PMPO. O consumidor leigo vai por qual? O maior, claro! Há tambem os vendedores espertos... Bons fabricantes costumam mencionar em seus aparelhos as duas medidas.

:(

Precisa explicação... É exatamente isto.

Ou seja, o PMPO é a potência máxima atingida por um equipamento, sem se importar com a qualidade sonora, já que a potência em PMPO normalmente é medida em níveis máximos de distorção. Já o RMS é a máxima potência medida dentro da faixa de trabalho do equipamento, já que, quando inicia-se uma distorção, dizemos que o equipamento está trabalhando na saturação, assim, está fora da região ideal de trabalho!

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que a definição dada pelo colega franfarnezi da potência PMPO é correta. Entretanto, entra aí a má-fé dos fabricantes...

"Era uma vez..." quando os fabricantes de rádio ainda calculavam o PMPO dessa maneira. Hoje com certeza começa desse jeito, mas daí e colocado um "fator de correção" :P que deixa ele muito maior do que o valor real...

Pra começar, essa Potência PMPO, mesmo na definição do colega, não serve pra nada. Afinal, não adianta nada ter um som que atinge 1000W se é só por um infinitésimo de segundo... É a mesma coisa que dizer que um carro atinge 200Km/h , só que na ribanceira, com vento forte a favor, e ainda você tem que acelerar até explodir o motor...

A única potência que indica alguma coisa é a RMS, o resto é balela...

Compartilhar este post

Link para o post

Quando mexo no controle de volume da minha placa de som SB live 5.1 vejo que tem como marcar a opção

1 digital output only

como faço pra usar essa opção da minha placa de som.. alguem sabe me dizer ???

Compartilhar este post

Link para o post

caramba... vou tentar responder algumas...

PMPO e RMS ta perfeito ...

1 Digital output only: é o uso da saida digital, cabo optico ou coaxial... você vai ligar isso no receiver que tenha essa entrada e vai sair em todas as caixas do home theater com surround e os cambal.

Sub com amplificação: todos os subs para computador no mercado são amplificados e a maioria possui volume separado. olhe atras das creative inspire por exemplo e você vai ver um volume lá, isso é pra você graduar o quanto quer de grave, afinal essas caixas podem ser colocadas em salas com ambientes diferentes onde pode ser mais ou menos necessario o grave. ex. aqui em casa não uso sub, minha sala é toda forrada com sonex até o teto, o que ajuda muito nos graves, se colocasse um sub aqui, com certeza arremessaria a porta na casa do vizinho.

subwoofer 5.1: Acho que o Nielp quis dizer conjunto de caixas 5.1, 4.1 etc... Nielp, o subwoofer, é só a caixa maior que tem o papel de emitir os sons graves é o x.1 das configurações anteriores. Em caixas para computador, dentro do sub tem um amplificador também, que amplifica e distribui o som pro sub e todas as outras caixas.

P.: Se eu colocar um subwoofer 5.1 na minha soundblaster Live 5.1 e mais um amplificador vou ficar com um mega som, certo?

R.: Pra ficar com um bom som, basta as caixas Creative inspire 5.1 não precisa desse amplificador que você falou, pois como falei antes, o amplificador pra esse sistema já está dentro do subwoofer.

a não ser que esteja falando em comprar tudo separado, como caixas JBL e usar um Receiver Yamaha, ai meu amigo sai de baixo.... vai ficar um tiro no saco...

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais