Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

nVidia GT300 / GF100/110: Geforce GTX4** e GTX5**


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP
Apesar de dividir o prefixo GeForce Tesla com o GT200' date=' o GT300 é a primeira nova arquitetura da Nvidia desde que as unidades SIMD apareceram em chips gráficos.

O GT300 contém 16 blocos com 32 núcleos funcionais cada, totalizando 512 cores. Cada um deles se difere bastante dos 240 stream processors do GT200 por serem de natureza MIMD (Multiple-Instruction Multiple Data), permitindo que milhares de tarefas sejam processadas simultaneamente com muito mais eficiência.

Estamos falando de 512 shader cores para os modelos top de linha, um número que pode significar o dobro do poder computacional de uma GeForce GTX280 sob o mesmo clock. Antes do GT300 entrar em fase tape-out será difícil prever as frequências. Operando a 2GHz por exemplo, teremos 3 Teraflops em single-precision.

As mudanças também garantem um ambiente muito mais flexível para as propostas GPGPU da Nvidia ja que estes 512 'cores' são comparáveis em muitos aspectos aos FPUs encontrados nas CPUs da Intel/AMD. Espera-se um salto de performance de 6-15x sobre a atual geração em cálculos double precision.

A Nvidia está confiante com o futuro e aposta em tecnologias como CUDA 3.0, DirectX 11, OpenGL 3.1 e OpenCL.

Por fim, acredita-se que a próxima geração de VGAs da gigante de Santa Clara chegue ao mercado perto de Outubro.

Fonte: THX

será será? esse negócio de 2ghz ai está meio furado pra mim[/quote']

MIMD ?

A nVidia vai usar a tática da ATI ?

Só acredito vendo.. e se eu calculei certo cada bloco terá 16 SPs, contra os atuais 5 da ATI.. eu esperava ver a nVidia com uns 2 ou 4, não 16.

Os 2 GHz provavelmente são dos shaders. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MIMD ?

A nVidia vai usar a tática da ATI ?

Só acredito vendo.. e se eu calculei certo cada bloco terá 16 SPs, contra os atuais 5 da ATI.. eu esperava ver a nVidia com uns 2 ou 4, não 16.

Os 2 GHz provavelmente são dos shaders. ;)

a ATI tb vai usar MIMD? nem tava sabendo... mas ou eu estou louco, ou a ATI está na frente e a nvidia ta tendo que correr?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a ATI tb vai usar MIMD? nem tava sabendo... mas ou eu estou louco' date=' ou a ATI está na frente e a nvidia ta tendo que correr?[/quote']

Na frente a ATI não está, mas pense comigo, se a ATI vai lançar uma placa nova que tem a possibilidade de deixar a nvidia atrás, então obviamente a nvidia vai lançar uma placa mais potente pra não ficar pra trás.

Que a nova placa da nvidia vai ser bruta ja deu pra ver, mas se possível postem notícias sobre a ATI também que eu quero saber melhor como vai ficar a briga entre as duas ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
a ATI tb vai usar MIMD? nem tava sabendo... mas ou eu estou louco' date=' ou a ATI está na frente e a nvidia está tendo que correr?[/quote']

Eu vi uma vez um cara comentar no forum do Vr-Zone (num dos boatos sobre o RV790 eu acho) que as vantagens deste sistema MIMD são interessantes e que faz sentido se a nVidia usar este método também, mas que não severia ser algo tão amplo como a ATI com seus 5 processadores por mini bloco, já que isso implica em uma mudança razoável nos conceitos que ela usa hoje.

Quem sabe assim teremos menos pepinos com drivers já que as arquiteturas serão semelhantes.

Mas isso depende deste boato ser verídico.

Na frente a ATI não está

E desde quando a nVidia está na frente ?

mas pense comigo, se a ATI vai lançar uma placa nova que tem a possibilidade de deixar a nvidia atrás, então obviamente a nvidia vai lançar uma placa mais potente pra não ficar pra trás.

Nada se sabe sobre o que uma ou outra irá fazer.

Na pior das hipóteses um RV790 gravado em 40 nm e bem melhorado fará um estrago danado e é bem capaz de a ATI ter o trono de volta com um chip só.

Mas espero que tenham aprendido algo com os erros e pelo que rolam os boatos eles aprenderam e estão fazendo do R800 um chip excelente, principalmente por causa do Fusion.

Que a nova placa da nvidia vai ser bruta ja deu pra ver, mas se possível postem notícias sobre a ATI também que eu quero saber melhor como vai ficar a briga entre as duas ^_^

Eu acho cedo pra se falar alguma coisa com tanta certeza, se a nVidia não se mexer agora ela vai perder muitos clientes já que ela não se renova faz um certo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
tava olhando ai' date=' esse chip GT300 vai ser bem grande...

posso esta falando besteira, mas se com 240sps, o chip da nvidia era obeso, com 512sps e o tal de MIMD - que parece ser mais complexo (maior)- como eles vão alimentar um monstro desses?[/quote']

Por isso que os 40 nm são bemvindos E, uma boa reformulação do chip, senão vai ficar grande demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De um lado temos as VGA. vindo com tudo, do outro temos vindo o Cry-Engine 3. se formos compara, desde o Far-Cry 1 >>> Crysis >>> o Pulo foi grotesco, muita dif mesmo, e ambos no maximo hoje em dia, deixam qualquer um babando, até mesmo far-cry.

Lembrando que quando veio Crysis, 80% dos PC peidavam, e as Placas Top eram 8800GT/GTS/GTX e X1800XT/X1900XT/X1950XTX/HD2XXX.

Se for no mesmo ritimo, eu espero, um placa forçada, que de novo não vai acompanha os games, sim não estamos discutindo se crysis e bem programado ou não, mais querendo ou não todos usam como base de comparação.

E no DX, também espero alguma dif grande. DX10 pro DX9 até hoje o unico jogo que falei o tal do "óoo" foi o Call of Juarez testado ontem, e gostei da dif, mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

GT300 adiado para Q1 de 2010, GT215/216/218 por enquanto nada mais de notícias, chips que deviam ter chego já ao mercado, e os problemas massivos com yeild em 40nm que se fala que a Nvidia está tendo, devem ser o maior problema, já que estas placas teriam que ser produzidas em altos volumes. Por enquanto tudo que se fala no momento é em 40nm para chips mobiles. E por fim orientação para que a 9800GT não seja posicionada contra a HD4770 (que é 40nm), já que a Nvidia não tem como comercializá-la pelo mesmo preço que ela.

http://www.theinquirer.net/inquirer/news/1052025/gt300-delayed-till-2010

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
GT300 adiado para Q1 de 2010, GT215/216/218 por enquanto nada mais de notícias, chips que deviam ter chego já ao mercado, e os problemas massivos com yeild em 40nm que se fala que a Nvidia está tendo, devem ser o maior problema, já que estas placas teriam que ser produzidas em altos volumes. Por enquanto tudo que se fala no momento é em 40nm para chips mobiles. E por fim orientação para que a 9800GT não seja posicionada contra a HD4770 (que é 40nm), já que a Nvidia não tem como comercializá-la pelo mesmo preço que ela.

http://www.theinquirer.net/inquirer/news/1052025/gt300-delayed-till-2010

Só a nVidia com problemas em 40 nm ?

Notícia ruim esta.

A 9800GT não tem chance, já falaram em 4770 a 89 dólares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Apesar do adiamento o que rola por aí é que o GT300 seja um senhor de um chip, 512Bits e GDDR5.

http://www.techpowerup.com/93377/GT300_to_Boast_Around_256_GB_s_Memory_Bandwidth.html

--

E a 4770 ja se encontra por 89,99 na Newgg, com Mail-in-rebate

Aí que tá, pra que 512 bits e GDDR5 se tem como conseguir largas taxas de transferência com elas ?

Estranho..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Aí que tá, pra que 512 bits e GDDR5 se tem como conseguir largas taxas de transferência com elas ?

Estranho..

Realmente muito estranho isso. Uma das vantagens de usar memórias GDDR5 256bits é poder alcançar altas taxas de transferência, e poder usar uma PCB menos complicada, não tendo que ter toda complexidade para suportar memórias 512bits. São duas reduções de custo, PCB menos complexa, e memória 256bits versus 512bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bonito seu texto, bem elaborado e com uma lógica palpável... mas os jogos já estão sendo direcionados para os adultos, pois um pai de uma criança de 14 anos não vai comprar uma placa de vídeo de R$ 1.000,00 ou mais para ver o filho jogar... (!) ele vai comprar um console pro filho e uma placa de vídeo no valor do console pra ele!

O fato é que a tecnologia tem destinado cada vez mais um grau de realismo que somente os adultos conseguem degustar. Aquelas folhas que caem durante uma troca de tiros, o sereno da noite beijando as folhas, ou até mesmo a movimentação dos personagens no cenário. Coisas essas que uma criança ou um jovem não percebem, pois o que eles querem é a ação pura e simples.

Aos poucos os jogos (principalmente) para PC estão se tornando cada vez mais adultos, quase não se há mais jogos infantis nas prateleiras.

E assim caminhamos para um setor mais maduro e entusiasta. Pena que isso custe caro demais para nós, brasileiros...

Eae, com certeza, vejo isso em mim, com o passar do tempo cada vez mais vou dando preferência para jogos com maior riqueza de detalhes, e quando comecei (isso também faz muito tempo, SNES...lembram?) era só jogar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí que tá, pra que 512 bits e GDDR5 se tem como conseguir largas taxas de transferência com elas ?

Estranho..

Aí que tá, talvez a Nvidia esteja tentando ganhar mercado "no grito" novamente, somente com números, como foi com o GT200 no lançamento.

Tanto número grande (assim como o preço) e veio o R700 "fraquinho" e "quebrou" com tudo.

Eu também acho 512bits + GDDR5 viagem, haja GPU pra tirar proveito disso...mas vai ver nos fóruns por aí afora, o "sonho de consumo" do pessoal é uma placa assim, mesmo que custe um valor irreal...:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Aí que tá, talvez a Nvidia esteja tentando ganhar mercado "no grito" novamente, somente com números, como foi com o GT200 no lançamento.

Tanto número grande (assim como o preço) e veio o R700 "fraquinho" e "quebrou" com tudo.

Eu também acho 512bits + GDDR5 viagem, haja GPU pra tirar proveito disso...mas vai ver nos fóruns por aí afora, o "sonho de consumo" do pessoal é uma placa assim, mesmo que custe um valor irreal...:lol:

Se ela fizer isso de novo e em sequencia ao mesmo erro vai ser uma burrada sem tamanho..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A meu ver a Nvidia aí só quer mostrar que tem a melhor tecnologia, se alguém vai comprar... temos ainda algumas da série GT200 que tem um desempenho excelente. Quem sabe eles ainda não tem uma carta na manga... algo maquiavelico acerca do GT200. hum.. hum.. hum...

porque meu amigos, é 256Gb/s é muita coisa. é mais que o dobro da GTX295, por exemplo.

E pra mostrar que tem a maior tartaruga na cueca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí que tá, talvez a Nvidia esteja tentando ganhar mercado "no grito" novamente, somente com números, como foi com o GT200 no lançamento.

Eu não duvido, tem muita gente que não acredita no desempenho da HD4770 por ela ser 128 bits. Nem mostrando o gráfico de desempenho o cara aceita.

Número vende muita GPU. Memória pros mais leigos, e taxa de tranferência pros mais avançados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GT200 pra mim, pelo menos pelo o que vejo hj, já era.

Tirando a GTX260, 280 e superiores, o que se vê nessa série são apenas placas renomeadas. Ou seja, placas série 8, com outro nome e algumas otimizações.

Já sugaram da excelente série 8 tudo o que tinham que sugar, creio eu. Criaram mais uma série "nova" (série 9) a partir dela e mais algumas placas de outra série. Eu acho que acabou.

A ATI ainda tá sugando a série HD4xxx, visto que ela é mais nova. Acho que para a nVidia concorrer de igual para igual, só lançando uma nova série mesmo. No caso, a razão desse tópico. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirando a GTX260, 280 e superiores, o que se vê nessa série são apenas placas renomeadas. Ou seja, placas série 8, com outro nome e algumas otimizações.

Era exatamente a partir daí que me referia, a partir das 260... poderiam lançar uma versão capada, seilá..., tentar reduzir o custo..., pois já está claro que a Nvidia não está nem aí pro mercado mid/main.

Tipo, "quem quiser placas com excelente qualidade, desempenho, o melhor projeto, compra a minha, o preço é esse. se não quiser compra do concorrente com 128bits" :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...