Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias Genéricas vs Memórias de fabricantes confiáveis - custo x benefício


seikitsi

Posts recomendados

Uma memória genérica , como nós definimos aqui no Brasil ( lá fora, tem outro significado ), é uma memória "sem Marca". Ou seja, o chip é de um fabricante conhecido ( como samsung, A-Data, etc ), mas a placa de circuito impresso é feito por alguma fábrica de fundo de quintal ( geralmente na feito na China ). O problema é que essas fábricas não seguem os rigorosos testes de qualidade e ,por isso, possuem baixa durabilidade. Além disso, os componentes usados são de baixo custo ( qualidade ruim , exemplo, um capacitor fuleiro).

Além disso um chip pode perfeitamente trabalhar sob overclock de fábrica com pequenas alterações das frequências gravadas no chip SPD. Ou seja, o usuário acha que tem um produto trabalhando em stock mas na verdade está sob overclock e passível a erros esporádicos.

Uma memória é um dispositivo que não se deve ter nenhum tipo de erros. Caso houver, poderá haver perdas ou corrompimentos de dados.

De que adianta economizar uns trocados e ter uma baita dor de cabeça com inúmeros tipos de erros? Há alguns anos atrás memória era algo caro, mas até os produtos de marca estão baratos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu já tive duas kingstons... as duas se foram...morreu....depois disso eu resolvi compra uma melhorzinha...peguei OCZ fatality...até hj não aconteceu nd com elas...tem mtoooooo mais desempenho q kingston...sem falar na garantia eterna...

Amigo, vai me desculpar, mas seu comentário é meio vago. você percebeu muito mais desempenho na prática? Nunca vi ninguém que fosse tão "ninja" a ponto de perceber difderença considerável de desempenho.

E se você perdeu 2 memórias Kingston, deveria ter se informado melhor pois assim saberia que a Kingston tb dá garantia vitalícia para as suas memórias. Aí você não iria perder o investimento que fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AVISO: Não utilize Internetês/MSNês no fórum. O uso de linguagem que não seja o português é proibido no fórum. Corrija sua ortografia.

Amigo, vai me desculpar, mas seu comentário é meio vago. você percebeu muito mais desempenho na prática? Nunca vi ninguém que fosse tão "ninja" a ponto de perceber difderença considerável de desempenho.

E se você perdeu 2 memórias Kingston, deveria ter se informado melhor pois assim saberia que a Kingston tb dá garantia vitalícia para as suas memórias. Aí você não iria perder o investimento que fez.

as memorias tinham apenas 6 meses de garantia....

a kestao do desempenho com certeza nao da pra perceber muito...

só mesmo através dos testes...benks...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

É isso ai pessoal,, na concepção de cada um entendo cada ponto de vista, no entanto lembro pra quem trabalha no ramo de vendas, seria complicado explicar diferenças de preço e qualidade, principalmente para clientes que entendem pouco do assunto. Mas acho que prevalece o preço em certos casos como uso domestico. E de alguma forma se optarem por genéricas, se surpreenderão com com o tempo em uso, de forma agradável ou desagradável, no mais arisquem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

das minhas markivision, as 2 de 2gb tem chip Kreton enquanto q a de 1gb tem chip A-data, da pra fazer um over bom com elas apesar de serem genericas, estou com elas há quase 2 anos, nunca apresentaram um problema sequer, na época eu queria comprar kingston também mas estavam o dobro do preço das markivision, hj eu compraria kingston obviamente, assim como o Danelon falou custam bem pouco mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho 2 anos de Markvision e até agora não tive problemas. Até parece que comprar memórias genéricas que funcionem por muito tempo é como ganhar na loteria!

A questão da tolerância de compatibilidade não é culpa só da memória, mas também da placa mãe, porque tive problemas com vários tipos e marcas de memórias, mas foi só atualizar a bios que os problemas acabaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Tenho uma kingston 2gb ddr2 800 e estou aguardando chegar meu kit novo: Mushkin 2x2gb ddr2 1066 modelo 996619. Essa marca ainda é um pouco desconhecida aqui no Brasil, mas de extrema qualidade. Espero mudar da água pro vinho. Vamos ver.

Eu realmente nunca vi essa marca. Você pode postar o link algum site que faça o review dessa memória?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma kingston 2gb ddr2 800 e estou aguardando chegar meu kit novo: Mushkin 2x2gb ddr2 1066 modelo 996619. Essa marca ainda é um pouco desconhecida aqui no Brasil, mas de extrema qualidade. Espero mudar da água pro vinho. Vamos ver.

Então amigo, pode se preparar para ter uma decepção.

você não vai ver nenhum grande ganho de desempenho. Seu computador não irá mudar da água pro vinho por causa das memórias.

Se você rodar algum benchmark verá o ganho. Mas a "olho nu" ele dificilmente será percebido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal, também sou téc. em hardware e trabalho em uma manutencao o dia todo e troco de memoria sempre e a maioria que passa na minha mão é markvision, blitz e titan.. trabalho com essas memorias porque a maioria dos usuarios que procuram assistencia para colocar mais memoria so usa net pra mandar mail e msn.. orkut... então estas memorias dao pro gasto. o problema é quando a gente monta um pc novo e o micro volta dando pau depois de uma semana.. pau de memoria... fazer o que né os cara que memoria, mas nao querem gastar com qualidade...

é isso ai moçada... qualidade ninguem quer pagar. so querem memoria bichada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As memórias Kingston estão com um valor tão baixo, que eu não vejo o menor motivo para se comprar Markvision ou essas genéricas da vida.

As minhas aqui trabalham com a mesma latência do modelo HyperX DDR2 800 (5-5-5-15) e custaram apenas R$ 35 cada pente na época.

porque alguém pagaria R$ 30 numa genérica? Só quem vai no papo do vendedor e não se preocupa com marca mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Eu Pedro ' date='não tenho coragem de comprar generica de marca desconhecida,mesmo conhecidas mas com frequências muito altas,kingston tem o modelo de generica é marca,markvision e uma generica mais confiante essa recomendo enquanto as outras dos chinêses não arrisco não.[/quote']

não existe memória genérica de marca. Por exemplo, não existe memória genérica da Kingston.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Concordo totalmente com o Dwatashi...

Tudo depende que tipo de micro você quer ter...

Outra coisa, não pense que memória Kingston é uma maravilha... Ela é um pouco melhor que as genéricas e um pouco mais estável. Porém, o timming é muito alto.

Memórias como OCZ, GSKILL e CORSAIR, tem timings baixos e te permitem, não só em overclock, mas também em modo normal, a ter uma performance muito melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Concordo totalmente com o Dwatashi...

Tudo depende que tipo de micro você quer ter...

Outra coisa, não pense que memória Kingston é uma maravilha... Ela é um pouco melhor que as genéricas e um pouco mais estável. Porém, o timming é muito alto.

Memórias como OCZ, GSKILL e CORSAIR, tem timings baixos e te permitem, não só em overclock, mas também em modo normal, a ter uma performance muito melhor...

Engano seu.

A Kingston possui vários modelo no mercado. Um deles é o KVR, que nada mais é uma memória comum, sem dissipador e timing comum , CAS 6 e, as vezes, 5. É uma memória de baixo custo, para competir com as memórias genéricas.

A grande diferença entre o modelo KVR é a qualidade. Enquanto uma genérica geralmente não dura 1 ano, uma KVR dura bem mais tempo, sem contar a garantia vitalícia do produto.

Não confunda desempenho com qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje compra genéria só quem tá na forca mesmo, os memórias de marca cairam muito de preço, com menos de R$200,00 se compra 4Gb de memórias DDR2 800MHz de qualidade e discipadores.

Na época paguei R$220,00 em minhas markvísion, as Kingston saiam por R$280,00, e as memórias de latinha por mais de R$300,00.

DAs genérica as markvísion estão sendo as melhores, seguida de alguns modelos da TITAN.

Quanto ao desempenho sabemos que os ganhos práticos são ridículos em diversos aplicativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bem, vou deixar aqui minha humilde opinião. Em alguns casos, a placa mãe simplesmente se recusa a trabalhar com memórias genéricas, não aceitando markvision titans e afins...

Isso aconteceu na época da montagem de meu pc. Minha Asus P5Q3 recusou terminantemente as ddr3 1333 mhz markvision que eu tinha comprado. Pior, tinha comprado a Markvision em uma loja, sendo que o pc estava sendo montado em outra... foi uma dificuldade para devolver a memória e reaver o dindim... que teve de ser empregado em uma caríssima ddr3 corsair 1600 mhz dhx, a única com a qual a placa aceitou trabalhar sem problemas.

Por isso, vem estampado no manual da placa-mãe a famosa relação QVL de memórias. Traduzindo a grosso modo para o bom português - Lista de vendedores qualificados. Aliás, nesta lista havia kingston, ocz, corsair até samsung... porquê será que não colocaram markvision e afins??? Acabei por descobrir de uma maneira bem complicada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não se esqueça que aquela lista ( QVL ) não determina nada. Além de ficar ultrapassadas, por não testarem novas memórias, há muitas memórias que boas e funcionais que não entram naquela lista.

No entanto, as fabricantes de memória, como a OCZ e G.Skill, manteem uma lista atualizadas de placa mães testadas.

A markvision é famosa por ter incompatibilidades com algumas placas mães.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É VERO, tanto esse lance das incompatibilidades quanto o lance das QVL desatualizadas. Bem que o fabricante, a medida que aumenta a compatibilidade de sua placa com determinados chips de memória, poderia também atualizar sua lista. Boa observação!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...