Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias Genéricas vs Memórias de fabricantes confiáveis - custo x benefício


seikitsi

Posts recomendados

Após muito experimentar, cheguei a conclusão que o melhor custo-benefício são as Kingston Value RAM.

Não são mais rápidas que as genéricas, mas são muito mais confiáveis, e nem são muito mais caras. Tenho chips Kingston funcionando há 8 anos de forma perfeita.

Como hoje em dia preço de memória tá muito baixo, acho que não vale a pena comprar genérica de jeito nenhum. A economia não vai chegar nem a uns R$80,00 numa configuração de 4Gb, o que representa pouco no custo total do PC.

Já as especiais, para over, por mais que sejam de excelente qualidade, aí já digo que não vale a pena, pois o ganho de desempenho global é mínimo. você paga 50% ou mais no preço para ter ganhos de 5% ou menos no desempenho.

Eu mesmo comprei, pela primeira vez, uma OCZ Gold DDR2 1066, e digo que não valeu a pena. Consegui baixar só um pouco as latências mas o ganho de desempenho foi tão insignificante que voltei às latências originais. Pra piorar, elas não funcionam a 1066 nos AMD por limitação do chipset (fica muito instável), tive que botar a 860, e isso eu acho que conseguiria com uma Value RAM DDR2 800 da Kingston tranquilo, pois tenho Kingston 667 funcionando a 750 há mais de 2 anos sem nenhum problema.

E mesmo que funcionassem a 1066, também creio que o ganho seria mínimo, não compensando a diferença de preço, mesmo porque já li muita gente relatando que usam Kingston 800 a 960, aí a diferença é quase nula mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um AMD athlon 64 3000+ com dois módulos kingston value ram de 512 mb cada.

Realmente é uma memória muito confiável, de boa performance custo-benefício. Nunca tive problemas com esses módulos.

Acabei por adquirir dois dissipadores de cobre para os módulos, quando dei uma geral na refrigeração da cpu. A kingston, como referência de padrão de memórias em termos de confiabilidade, é imbatível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Estava esperando alguém perguntar isso.

Muita gente acha que uma memória genérica é mais vantagem do que uma memória de marca. No entanto, não levam em consideração 3 itens importantíssimos:

- Garantia;

- Qualidade;

- Durabilidade;

Uma memória genérica , como nós definimos aqui no Brasil ( lá fora, tem outro significado ), é uma memória "sem Marca". Ou seja, o chip é de um fabricante conhecido ( como samsung, A-Data, etc ), mas a placa de circuito impresso é feito por alguma fábrica de fundo de quintal ( geralmente na feito na China ). O problema é que essas fábricas não seguem os rigorosos testes de qualidade e ,por isso, possuem baixa durabilidade. Além disso, os componentes usados são de baixo custo ( qualidade ruim , exemplo, um capacitor fuleiro).

Já as marcas ( OCZ, Patriot, Corsair, Kingston, G.Skill...etc ) seguem um padrão de qualidade mínimo ( alguns fabricantes são bem rigorosos, como a G.Skill e Kingston). Além disso, os componentes são de qualidade e os módulos de memórias são testados ( as vezes mais de 24h ) antes de irem para a venda.

Por isso tudo, não há como comparar uma memória genérica com uma de marca. Apesar de termos algumas marcas que dão a cara a tapa ( Markvision, por exemplo, é uma memória de marca, mas ruim), entre as de marca, temos as reconhecidas mundialmente pela qualidade, como a G.Skill. E essas de excelente qualidade e grandonas no mercado, lançam memórias customizados, de alto desempenho.

Por isso, tem-se essas diferenças de preço. As genéricas, as comuns ( Kingstons , Corsair possuem módulos de baixo custo para competir com as genéricas) e as de alto desempenho.

Sabe-se que ,mesmo assim, essas memórias de alto desempenho ( quando não feito overclock) conseguem poucos FPS de diferença para uma memória comum ( Kingston com latência 6, por exemplo), pois o jogo ( lá no momento da ação) requer pouca atividade da memória RAM. Tu irá notar uma grande diferença mesmo é na hora do Loading, na carga do sistema operacional, renderização.

Em suma, compre memórias de marca e ,senão for fazer overclock, uma memória comum é mais do que suficiente.

Com todo respeito não respondeu a pergunta do amigo..

ele pergunto se vale mais 4Gb de memoria generica ou 2Gb de Memoria de marca "boa",

ai você vem e fala sobre marcas.. voce poderia responder e acrescentar isso, porém não deixar de responder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Com todo respeito não respondeu a pergunta do amigo..

ele pergunto se vale mais 4Gb de memoria generica ou 2Gb de Memoria de marca "boa",

ai você vem e fala sobre marcas.. voce poderia responder e acrescentar isso, porém não deixar de responder

Foi respondido. Só pelo fato da encomodação, já é a resposta da questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É questão de opinião.

Estatisticamente, memórias genéricas dão muitos problemas. Vamos pegar um exemplo bem simples:

Markvision 2GB DDR2 800MHz PC2-6400

R$ 125,00

Kingston ValueRAM 2GB DDR2 800MHz PC2-6400

R$ 139,00

Por 4 GB, temos R$ 250 pela marca Markvision e R$ 279 pela Kingston. Por 29 reais, qual você escolheria? A que tem Garantia LifeTime ou garantia normal de 1 ano ? Se analisares bem, existem muitos, mas muitos, tópicos de reclamações dessas memórias Markvision.

Além disso, o próprio GT já fez uma visita a fábrica deles e analisou o processo de fabricação deles. E a Markvision ?

A Markvision se destaca entre as genéricas, mas não possui a mesma qualidade da Corsair( o Modelo barato, ValueSelect, é o concorrente nesse ramo de baixo custo) ou Kingston. Por essa pequena diferença de preço, eu prefiro pegar uma memória Kingston do que uma marca duvidosa como a Markvision.

Fonte de pesquisa:http://www.hardstore.com.br/?view=produtos&modo=foto&n_categoria=Mem%F3ria&n_subcategoria=240%2DPin%20DDR2%20SDRAM&cat=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico me perguntando onde isso irá chegar... 4 gb de memoria de marca ou 2 gb de memoria genérica... a única coisa que posso dizer é que quando montei o pc da assinatura... tive que optar pelos 2 gb de memória corsair por um motivo importante: Compatibilidade com minha placa mãe que se recusou até a ligar com os 4 gb de memória markvision que eu tinha comprado! Ao menos, no meu caso, o embate generica versus de marca foi resolvido de forma definitiva!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fico me perguntando onde isso irá chegar... 4 gb de memoria de marca ou 2 gb de memoria genérica... a única coisa que posso dizer é que quando montei o pc da assinatura... tive que optar pelos 2 gb de memória corsair por um motivo importante: Compatibilidade com minha placa mãe que se recusou até a ligar com os 4 gb de memória markvision que eu tinha comprado! Ao menos, no meu caso, o embate generica versus de marca foi resolvido de forma definitiva!

É disso que falo. A markvision é a melhorzinha entre as genéricas, no entanto, possui muitos problemas de compatibilidade.

Bem perto da minha casa 2GB Markvision com nota fiscal, está R$59 e a Kingston esta R$106,

com isso qual você Anjoed escolheria??

Ainda prefiro a Kinston. Não me arrisco a ficar , depois de um ano, com as 4 ou 2 memórias na mão, por terem falhado.

Já trabalhei como técnico de informático geral, arrumando computadores. Memória genérica não é boa escolha.

Além da experiência, diariamente sempre há um tópico informando incompatibilidade dessas memórias com placa mães comuns.

É uma recomendação, fica a cargo de quem for comprar a escolha da memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Papo aqui está bom, estou com uma cruz nas costas com relação as memorias.

Montei o meu pc preocupado com placa de video (sli - pedi até pro vendedor duas placas de video identicas e com numero de série sequencial, pois estava com medo de incompatibilidade), mobo, processador e fonte e esqueci completamente de pesquisar a memoria.

Comprei 4gb de uma generica fedorenta que não aceita nem a pau fazer dual channel e bem longe de ser certificada para sli, a praga só dá para identificar o chip Samsung com uma lupa.

Qualquer mexida para over nas memorias dá pau, subir elas para 801mhz já era, timing nem pensar em alterar.

Na época gastei um bocado para montar o pc e nem passou pela minha cabeça de olhar as memorias, comprei achando que estava dando o pulo do gato, mas cai dentro de uma bacia com agua gelada.

Agora estou procurando uma que seja específica para a minha mobo (P5N-D), principalmente certificada para sli, apesar que no meu entender isso é marketing, mas se existe vou mandar pau.

Estou pesquisando uma corsair TWIN2X4096-8500C5D para a minha placa-mãe P5N-D, ela aparece na listagem da minha mobo no site da corsair, o que me intriga é que a minha mobo diz que o fsb das memorias é 800mhz/667/533 e esta corsair é 1066mhz, acho que tem algo errado, o site da corsair diz que é compativel e a asus diz que o máximo é 800mhz. Como isso?

Bom, voltando ao tema eu desisti de comprar produto barato, se eu não tenho dinheiro para comprar desisto e guardo para quando tiver, compro do melhor.

Isso serve para qualquer produto vendido no Brasil, já tive várias experiencias não satisfatorias com produto de procedencia suspeita.

Já comprei pen-driver da kingston de 64gb com preço na metade, testado na loja, o safado do vendedor até transferiu umas musicas para o pen, apagou, transferiu de novo, e quando cheguei em casa fui transferir um arquivo, PAU!!!, subiu a bandeira preta com uma caveira, era piratão, dancei, olha que tinha até selo holografico na embalagem.

Pois esse é o meu medo de comprar memoria da kingston, será que os china aproveitando a barca dos pen-driver, não falsificam as memorias também?

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom este sistema da kingston, deste que voce tenha chance de consultar antes de pegar o abacaxi.

Conhecia esse sistema da kingston de verificação e assim que cheguei em casa com o pen-drive fui verificar, neste instante que subiu a bandeira preta com a caveira.

Mas é esse o problema, nisso o vendedor já pegou o seu dinheiro e voce o abacaxi.

Me fale como voce vai ver o dinheiro de volta? voce acha que o vendedor vai devolver, ainda mais sendo venda através da net.

Se o vendedor vende este tipo de produto já cercou de todos os lados para não devolver o seu dinheiro, o pen-drive eu comprei em Aparecida, já aprendi também local que hoje em dia só vou para rezar nunca mais compro nada lá.

Abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Tenho um PC pra jogos com memória "Titan", bem desconhecida e barata, e ele tá de pé faz um ano e meio sem problema algum na memória, que deixo com 5% de over. Não sei se sou sortudo, mas sei que nunca vi nenhum PC de meus amigos com memória genérica dar defeito. Tenho um PC velho de uns 5 ou 6 anos, tem um monte de coisa com defeito, mas sua memória genérica ainda funciona normal.

Garantia lifetime tambem não é algo necessário, vendo que as plataformas de placas mãe evoluem com o tempo e você logo vai ter q trocar suas DDR2 por DDR3 pra acompanhar seu sistema, e provavelmente num futuro próximo DDR4.

A menos que queira fazer um over parrudo nelas, daí a história é outra.

Fica a minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

As Markivision que comprei pra troca-la num micro com MB MSI PM8M3-V, instalei elas num micro e deu sinal da placa-mãe (speaker longo e down do sistema) após 20 min de ligado e não ligou mais, pensei pombas incompatibilidade... morri com os pentes

Logo desmontei outro micro identico (Toshiba) e testei as memorias tão lá faz mais de ano, não esquentam e deram outra cara ao terminal de trabalho com 1gb de ram

Então até hj nao sei se é configuração de bios, talvez estivesse setado overclockins na bios sei que até hj ta lá firme e forte a markivision...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Memória é sim um dos maiores causadores de problemas em um computador. Só que porque alguns deram sorte com genéricas, parece que elas são boas. Eu nem conto quanto a markvision e kingston (maioria são realmente falsas) ja me deram de prejuíso. Mas cliente gosta de coisa barata então é difícil você fazer alguem entender. Mas se for para dar um conselho, eu digo sempre vale a pena pegar marcas como OCZ, G-SKILL, Corsair e mais algumas. Nunca tive problemas com OCZ, realmente não troco de marca.

Não é à toa que as grandes marcas sempre tem dissipador, o calor sob controle é um fator muito importante para durabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...