Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fio rígido ou cabo flexível para ADSL


Simps2

Posts recomendados

Olá,

Vou trocar a fiação de telefone da minha casa (que é de alumínio), por uma de cobre. Vou fazer isso para melhorar a atenuação e SNR do meu ADSL.

Vou usar uma fiação mais grossa, de 1mm, com uma isolação melhor e não a de telefone comum.

Existem dois tipos de fiação. Uma rígida (apenas um fio mais grosso de cobre no cabo) e outra flexível (vários fios mais finos dentro do cabo).

Geralmente o flexível é usado para rede elétrica.

Queria saber se é possível usar o flexível para para o telefone / ADSL, ou se há alguma perda? O flexível é melhorar para passar pelos conduítes. Queria saber se existe alguma perda do flexível com relação ao rígido, no caso do ADSL.

[]´s

Simps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabo DE rede / telefonia . Acredito que pode ser o flexivel, porém ele é bem mais caro.

Uso o flex só na hora de montar racks com cabeamento estruturado, pois ele é mais flexivel e fácil de trabalhar, quanto as especificaçõe sé semelhante ao rigido.

Este cabo tanto o flex quanto o rigido pode ter uma blindagem maior para evitar interfe^rencia eletromagnetica

O cabo para rede elétrica é um pouco diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sou especialista, mas tenho uma observação a fazer.

Cabos para telefone/rede possuem uma resistência, essa resistência atenua o sinal, mas garante uma proteção maior para interferências.

Já cabos de energia geralmente possuem resistências baixas pois não precisam tanto de proteções para interferências.

Se você mora em resisdência e o cabo for da caixa de entrada até o ponto de conexão ADSL acredito que não tenha problemas, agora se for para distâncias maiores, acho melhor continuar com o cabo de telefone mesmo.

Se for possível registre o sinal atual e depois da troca registre para realizar uma comparação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moro em residência e usaria o cabo flexível apenas para levar o sinal do poste da minha casa, até o meu quarto, onde está o modem ADSL. Até o poste da minha casa, o sinal chega através do cabo externo para telefonia comum, FE100 (aquele preto blindado).

Eu acho que vou usar o cabo flexível. Será que esse cabo pode gerar algum atraso ou problema de fase no sinal que chega no modem? Como são vários fios finos de cobre dentro do cabo flexível, me preocupa a questão de atraso do sinal... Será que isso ocorre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem vários tipos de cabos para rede / telefonia, dentre eles existem sempre 2 possibilidades, o rigido e o flex. Este segundo é pouco usado devido ao alto preço.

Existe aquele cabo preto de 2V, 4V , 10v eassim por diantepara telefonia que normalmente é o rigido, mas se não me engano existe flex abaixo de 4V da furukawa.

o mais simples é o CCI 2vias ou 4 vias

o blindado é o CIT , mas dai só a partir de 10 pares

CCE - APL 2 pares, esse é resistente ao tempo e tem blindagem, é o que eu uso. ele é um cabo um pouco mais duro, pois sua capa externa é grossa, mas posso dizer que ele é muito bom, tanto é que utilizamos ele para instalações sub terraneas.

quanto a gerar perda de sinal com o cable flex, pode ficar tranquilo, pois ele tem as mesmas caracteristicas do rigido.

espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...