Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atlhon X2, Phenom ou Phenom II?


RishardDiogo

Posts recomendados

Olá pessoal,

Estou já há um bom tempo juntando dinheiro para comprar um PC novo. A configuração será:

ASUS M3A32-MVP Deluxe/WiFi-AP R$ 650,00

KVR800D2N5/1G BOX x4 R$ 180,00

HIS HD4870 512MB R$ 960,00

Corsair CMPSU-750TX R$ 450,00

CoolerMaster CM 690 R$ 450,00

Antes pretendia pegar o AMD PhenomX4 9850 Black Edition por 580,00, mas agora os deneb estão disponíveis também aqui no Rio. Então em pergunto: vale a pena ficar no X4 9850 BE, comprar um X2 6000 para economizar e trocar mais tarde, ou pegar logo um deneb 940?

Athlon 64 X2 6000+ AM2 BOX R$ 290,60

3.1 GHz 65nm SOI L2:1MB L3:N/A socket:AM2 89W

AMD PhenomX4 9850 Black Edition R$ 580,00

2.5 GHz 65nm SOI L2:2MB L3:2MB socket AM2+ 125W

Phenom II X4 940 Black Edition R$ 1.290,00

3.0 GHz 45nm SOI L2:2MB L3:6MB socket AM2+ 125W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preços excelentes, principalmente na Asus.

Com uma placa como esta eu pegaria até um x2 5000 e dava uma esperadinha e partiria logo pra um Phenom II AM3, mesmo porque em alguns reviews a performace em DDR2 não passou de -5% e se fosse preciso eu economizaria a metade dos MBs e investiria em mais Mhz ex: F2-8500CL5D-2GBPK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O negócio é que a M3A79T-Deluxe só achei por R$ 990,00, aí fica difícil, prefiro investir esses R$300 no processador ou na GPU.

Bom, vou procurar mais um pouco então por um preço melhor. Realmente não sei se devo esperar por um modelo parrudo AM3, pois vai demorar pra chegar e vai ser salgado, ou até mesmo se devo pegar um modelo mais fraco mas AM3. O negócio é que a DDR3, que é o grande trunfo do AM3, não é aceito na placa mãe que eu tava pensando em comprar, e no momento, aumentar mais ainda a configuração (aumentando também o preço) fica realmente inviável. Estou economizando desde novembro e só devo ter dinheiro pra comprar tudo que tá aí em abril ou maio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O negócio é que a M3A79T-Deluxe só achei por R$ 990,00, aí fica difícil, prefiro investir esses R$300 no processador ou na GPU.

Bom, vou procurar mais um pouco então por um preço melhor. Realmente não sei se devo esperar por um modelo parrudo AM3, pois vai demorar pra chegar e vai ser salgado, ou até mesmo se devo pegar um modelo mais fraco mas AM3. O negócio é que a DDR3, que é o grande trunfo do AM3, não é aceito na placa mãe que eu tava pensando em comprar, e no momento, aumentar mais ainda a configuração (aumentando também o preço) fica realmente inviável. Estou economizando desde novembro e só devo ter dinheiro pra comprar tudo que tá aí em abril ou maio.

pegue um X2 por até 250 reais, economize e compre um phenom 2 am3, que daqui a 3, 4 meses ja estarao mais facies e até mais baratos que os Am2+, serao mais baraqtos, pois dificilmente avera acrecimo de preço do AM2+ para o AM3, ja que possuem caracteristicas semelhantes, no maximo o AM2+ tendo uma suave reduçao pra aliviar estoques e o am3 5 a 10 dolares acima isso porque até la ja deve ter tido 1 ou duas suaves reduçoes... é lançamento, ta com precinho de novidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu fosse você, faria o seguinte:

1. Esquecia placas-mãe e memórias DDR3. Levava uma M3A79-T Deluxe ou M3A32-MVP (de preferência a primeira) + 2x2GB DDR2 800 e ficava com esse conjunto por anos a fio.

2. Levava um x2 5600 mais um iceage, fazia um belo de um over, e guardava o resto na poupança. Passava alguns meses economizando uns 100 reais por mês, e logo teria o meu 940BE.

Isso se você tiver disciplina pra economizar e juntar dinheiro. Eu ainda esperaria mais ainda pelo x4 990 previsto pra Q4. Ainda tem um longo caminho pela frente, mas você vai ter uma bela máquina top.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um pra botar lenha na fogueira...

Acho que a melhor relação custo/benefício fica com o 9850 BE. Com uma boa placa mãe dá pra fazer um belo overclock e até passar o 940 no benchmark. A M3A79-T seria um belo investimento, placa pra muito tempo...

Como os Phenom II acabaram de ser lançados, seus preços ainda estão altos demais. Já o Athlon X2, está defasado, usaria num micro onde o desempenho não seria importante, tipo HTPC ou um micro de escritório, que nunca sera muito exigido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um pra botar lenha na fogueira...

Acho que a melhor relação custo/benefício fica com o 9850 BE. Com uma boa placa mãe dá pra fazer um belo overclock e até passar o 940 no benchmark. A M3A79-T seria um belo investimento, placa pra muito tempo...

Como os Phenom II acabaram de ser lançados, seus preços ainda estão altos demais. Já o Athlon X2, está defasado, usaria num micro onde o desempenho não seria importante, tipo HTPC ou um micro de escritório, que nunca sera muito exigido.

a questao é: economizar 200 reais agora (comprando um X2 ante o 9850) e esperar um pouco o preço de lançamento baixar (sabemos que a AMD esta em uma situaçao mais que critica, e sempre teve politica agreciva de preços -leia a reduçao de mais de 10% no preço do phenom 2 apenas 2 semanas depois do lançamento, e o surgimento de modelos mais baratos e economicos (o 905e gasta 65W e roda a 2.4Ghz, mas n duvido nada que com bom cooler air n passe dos 3,4Ghz, afinal modelos basicos overclockam mais) podemos esperar um Phenom 2 basico custando algo em torno de 400 reais (um atualmente sai 800 no caso do 920, mas este mercado tem deflaçao constante) mesmo se o dolar permanecer no patamar de 2,20 ~ 2,30

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a placa-mãe, eu entendo que a M3A79 (pura ou deluxe) é melhor que a M3A32 que eu pretendo comprar pois tem um south bridge mais atual, porém, o chipset principal, o north bridge, é o mesmo, e eu nunca fiz overclock e, se passar a fazer, não pretendo fazer nada tão agressivo que a m3a32 não consiga fazer. Sem contar que a m3a32 já vem com wifi onboard e com heat pipe em dois slots de memória. Tudo isso por 300 reais mais barato (só achei a m3a79-t deluxe por R$980), portanto acho que a m3a32 é o ideal pra mim.

Sobre o processador tô pensando mesmo em pegar um X2. O meu atual é um 4200, e to pensando em pegar um 5600 por R$230, que roda a 2.9GHz. Levando em consideração que o 940 roda a 3GHz e que no nivel atual acho pouco provável que dois núcleos a mais faça muita diferença no processamento, acho que tá de bom tamanho pra aguentar mais um ano até eu comprar o deneb. Outra opção seria o X2 6000, que roda a 3GHz também, como o 940, mas é 70 reais mais caro que o 5600, e no momento isso tá fazendo diferença. Mas aí vem a questão: se 70 faz diferença, então porque não pego logo um 5200 e economizo mais ainda? É porque eu também quero sentir uma boa melhoria quando tiver o PC novo.

E sobre a memória, porque 2x2GB e não 4x1GB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sobre a placa-mãe, eu entendo que a M3A79 (pura ou deluxe) é melhor que a M3A32 que eu pretendo comprar pois tem um south bridge mais atual, porém, o chipset principal, o north bridge, é o mesmo, e eu nunca fiz overclock e, se passar a fazer, não pretendo fazer nada tão agressivo que a m3a32 não consiga fazer. Sem contar que a m3a32 já vem com wifi onboard e com heat pipe em dois slots de memória. Tudo isso por 300 reais mais barato (só achei a m3a79-t deluxe por R$980), portanto acho que a m3a32 é o ideal pra mim.

Sobre o processador tô pensando mesmo em pegar um X2. O meu atual é um 4200, e to pensando em pegar um 5600 por R$230, que roda a 2.9GHz. Levando em consideração que o 940 roda a 3GHz e que no nivel atual acho pouco provável que dois núcleos a mais faça muita diferença no processamento, acho que tá de bom tamanho pra aguentar mais um ano até eu comprar o deneb. Outra opção seria o X2 6000, que roda a 3GHz também, como o 940, mas é 70 reais mais caro que o 5600, e no momento isso tá fazendo diferença. Mas aí vem a questão: se 70 faz diferença, então porque não pego logo um 5200 e economizo mais ainda? É porque eu também quero sentir uma boa melhoria quando tiver o PC novo.

E sobre a memória, porque 2x2GB e não 4x1GB?

Só uma questão... o 940 a 3Ghz roda melhor os aplicativos do que o 6000+ devido a algumas diferenças na arquitetura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também acho que eu X2 agora pra quebrar o galho e assim que lançar o Phenom II x4 920/925 AM3 tu compra ele.

o duro vai ser as memórias...

se usar DDR3 um X2 não vai servir.

O PII 920 não já estaria em circulação em terras verdes e amarelas?

Não seria ele AM2+?

Não estaria sendo confundido com o PII 910?

me deixou confuso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica atento que essa placa que você quer (essa minha) não trabalha com AM3 na velocidade nominal e sim na AM2+ então pegar Phenom AM3 não resolverá...e as memórias ela só suporta até 1066 Mhz DDR2 nada de DDR3 moçada, no site da asus só tem uma AM3 a M4A78-E mas procurando nas AM2+ achei mais um monte de AM3, o site ta desorganizado hehe, mas todas elas se referem a suportar só memórias DDR2 1066 Mhz, parece que os AM3 vão utilizar DDR3, eu não trocaria o pc nesta época, período de transição de tecnologia é complicado...

Bisbilhotando o site descobri que saiu a nova atualização da bios para a M3A32-MVP só saíram 9 atualizações de bios desde o lançamento da mobo hehe, vou atualizar já...fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você leu alguma coisa do que foi dita sobre os Phenom AM3?

Eles trabalham tanto com DDR3 quanto DDR2. Se você colocar numa MB AM3 DDR3 com memos DDR3, beleza, ele funciona. Se você colocar numa MB AM2+ DDR2 com memos DDR2, ele também funciona.

Pra que comprar um Phenom AM3 ao invés de um AM2+ pra usar em MB AM2+? Pra fazer upgrade de MB e memos depois sem trocar de CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...