Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível montar rede wireless e manter IP dinâmico nos pc's que estão via cabo ?


rbd_girl

Posts recomendados

qrjbwm.jpg

Vejam a foto acima que ilustra exatamente a rede que um técnico instalou aqui em casa.

Entretanto, após a instalação dessa rede, os dois desktops estão com IP FIXO na internet e desde que entro no windows a internet já está ligada. (acredito que ele mudou o modem de bridge para router).

Minha dúvida é: É possível fazer esse tipo de rede da imagem MANTENDO os dois desktops com IP dinâmico e usando o DISCADOR para entrar na internet?

Obrigada a ajuda possível

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente igual mesmo?? sua internet é virtua? Ele conectou um roteador ao modem?

Mas você pode manter os Desktops com ip dinâmico sim, mas se você fala de discador talvez tenha o Speedy então nao seria possível os 3 computadores contando com o notebook se conectarem ao mesmo tempo com o discador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Independentemente da forma como ele configurou, voce pode testar: menu iniciar, meus locais de rede, exibir conexões de rede: na conexão local que aparecer, botão direito do mouse propriedades, abra a aba protocolo TCP/IP,propriedades. Deve estar usando um IP e um endereço de gateway. Anote eles que voce vai precisar para voltar, se for necessário. Feito isso, marque em obter automáticamente. Experimente se funciona.

Se funcionar, significa que o serviço de DHCP do roteador está configurado.

Aproveite para perguntar ao seu técnico a senha do admin para poder configurar o roteador. De fábrica a configuração é : admin, senha em branco.

Para entrar no configurador de seu roteador é só digitar no seu navegador o seguinte endereço:

192.168.0.1, se entrar cuidado para anotar as modificações que fizer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente igual mesmo?? sua internet é virtua? Ele conectou um roteador ao modem?

Mas você pode manter os Desktops com ip dinâmico sim, mas se você fala de discador talvez tenha o Speedy então nao seria possível os 3 computadores contando com o notebook se conectarem ao mesmo tempo com o discador.

Opa, desculpe-me mas esqueci de comentar que estou usando VELOX. :P

Antes desse rapaz instalar essa rede, usamos o modem em modo bridge ligado ao switch e cada PC tinha que entrar com user e senha para entrar na internet (ou seja, cada um discava a conexão).

Quando me refiro a discador estou me falando do próprio discador padrão do windows usado pra autenticação.

Obrigada pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Independentemente da forma como ele configurou, voce pode testar: menu iniciar, meus locais de rede, exibir conexões de rede: na conexão local que aparecer, botão direito do mouse propriedades, abra a aba protocolo TCP/IP,propriedades. Deve estar usando um IP e um endereço de gateway. Anote eles que voce vai precisar para voltar, se for necessário. Feito isso, marque em obter automáticamente. Experimente se funciona.

Se funcionar, significa que o serviço de DHCP do roteador está configurado.

Aproveite para perguntar ao seu técnico a senha do admin para poder configurar o roteador. De fábrica a configuração é : admin, senha em branco.

Para entrar no configurador de seu roteador é só digitar no seu navegador o seguinte endereço:

192.168.0.1, se entrar cuidado para anotar as modificações que fizer

Minha curiosidade é saber se essa rede da imagem pode ser feita com o mdem em bridge e os Desktops conectando via discador e obtendo um IP novo a cada discagem (como era antes dele mudar a rede).

O técnico disse que NÃO era mais possível fazer isso usando essa rede. Daí to vindo aqui pra tirar essa dúvida. Se for possível deixar a rede como era antes, chamarei outro técnico pra mudar pra mim. :) Mas é importante que seja realmente possível pra não gastar dinheiro a toa com técnico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se souber a senha do admin é só habilitar o DHCP no roteador, eu tenho um igual.

No navegador explorer digite:

192.168.0.1

usuário:admin

senha: em branco (se não foi alterado )

na aba "home", opção DHCP é só mudar para "enabled"

Se estiver com senha e o técnico não quiser passar é preciso resetar o roteador, mas é fácil. Primeiro tente a opção acima, se precisar é só perguntar que eu explico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Minha curiosidade é saber se essa rede da imagem pode ser feita com o mdem em bridge e os Desktops conectando via discador e obtendo um IP novo a cada discagem (como era antes dele mudar a rede).

Sem delongas: com essa topologia é realmente impossível isso que você quer, de usar o discador PPPoE do Windows simplesmente porque nesse seu caso é o modem ou o roteador quem devem fazer essa autenticação, do contrário os outros pcs não teriam como navegar já que lhe é liberado somente um (01) IP WAN por autenticação.

Mas porquê usar discador quando o grande benefício de se ter roteador é o fato de não precisar usar o discador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem delongas: com essa topologia é realmente impossível isso que você quer, de usar o discador PPPoE do Windows simplesmente porque nesse seu caso é o modem ou o roteador quem devem fazer essa autenticação, do contrário os outros pcs não teriam como navegar já que lhe é liberado somente um (01) IP WAN por autenticação.

Mas porquê usar discador quando o grande benefício de se ter roteador é o fato de não precisar usar o discador?

Mesmo se eu passar o modem pro modo bridge novamente? Antigamente cada pc discava pra conectar. Só pelo fato de usar um hub wireless não é mais possível que seja feito isso ?

Prefiro discar pra entrar na internet por uma questão de segurança. Não gosto de ligar o pc e já estar conectado. Depois que passou pra roteador começou a ter vários problemas de conectividade. Emule não pega ID alta, outros programas não conectam direito.

Além do que no modo bridge bastava eu dar dois cliques e em 5 segundos eu já tinha um IP novo. Com o modem em router, não posso mais trocar meu IP dessa forma o que me impede de fazer vários downloads no rapidshare ou outros sites que limitam banda por IP. Enfim, pra mim essa rede não trás uma vantagem se quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se souber a senha do admin é só habilitar o DHCP no roteador, eu tenho um igual.

No navegador explorer digite:

192.168.0.1

usuário:admin

senha: em branco (se não foi alterado )

na aba "home", opção DHCP é só mudar para "enabled"

Se estiver com senha e o técnico não quiser passar é preciso resetar o roteador, mas é fácil. Primeiro tente a opção acima, se precisar é só perguntar que eu explico

Pela configuração do modem (speedstream 4200) parece que o DHCP já está habilitado. Não seria necessário passar o modem pra bridge de novo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho improvável mexer na configuração do modem. as operadoras normalmente não deixam aberto para modificações e sómente em caso de pane um técnico da operadora vai entrar para modificar alguma coisa.Então o processo de discagem já está embutido nesse modem ( não conheço PPP0 ), mas imagino que o sinal já está pronto na saída WAN do modem. O que o roteador faz ? Simplesmente pega esse sinal e endereça aos computadores que fizeram conexões através dele ( vai compartilhar a banda vinda da operadora e o modem simplesmente está disponibilizando para uso final ). Então não sei exatamente o que esse técnico que instalou fez, mas a menos que ele tenha "hackeado" o modem, ele deve ter sómente configurado do roteador para a frente, que é o que eu expliquei. O roteador vai configurar sua rede local, os IP's daí para a frente são por sua conta, pode escolher a faixa que quiser ( dentro das normas, é claro ), se o DHCP estiver configurado, que deve ser o caso, pode deixar para cada computador pegar automáticamente.Se quiser ver a configuração do TCP/IP de sua placa de rede:

menu iniciar,meus locais de rede,exibir conexões de rede,clique em cima do ícone conexão local, vá em propriedades,aba geral,opção TCP/IP clique em cima,botão direito mouse,propriedades. Pode ver se o IP está fixo mesmo .Anote os números e experimente deixar em automático.

Se continuar conectando, tem DHCP ativo e pode deixar todos assim . Talvez o IP tenha sido deixado fixo por outros motivos, como variação na conexão, perda do sinal, mas é raro. Nesse caso os IP's devem continuar fixos até a solução do problema que está causando isso, mas não é uma situação normal. Nesse caso outros PC's que forem colocados nessa rede local=( que forem colocados em qualquer das portas desse roteador ou pela wireless ) provávelmente vão ter que ter IP fixo. Pode acompanhar outros casos desses, ás vezes a solução para instabilidades na rede é realmente deixar o IP fixo, mas fora o inconveniente de configurar manualmente não tem nada de mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...