Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
rbd_girl

É possível montar rede wireless e manter IP dinâmico nos pc's que estão via cabo ?

Recommended Posts

qrjbwm.jpg

Vejam a foto acima que ilustra exatamente a rede que um técnico instalou aqui em casa.

Entretanto, após a instalação dessa rede, os dois desktops estão com IP FIXO na internet e desde que entro no windows a internet já está ligada. (acredito que ele mudou o modem de bridge para router).

Minha dúvida é: É possível fazer esse tipo de rede da imagem MANTENDO os dois desktops com IP dinâmico e usando o DISCADOR para entrar na internet?

Obrigada a ajuda possível

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente igual mesmo?? sua internet é virtua? Ele conectou um roteador ao modem?

Mas você pode manter os Desktops com ip dinâmico sim, mas se você fala de discador talvez tenha o Speedy então nao seria possível os 3 computadores contando com o notebook se conectarem ao mesmo tempo com o discador.

Compartilhar este post

Link para o post

Independentemente da forma como ele configurou, voce pode testar: menu iniciar, meus locais de rede, exibir conexões de rede: na conexão local que aparecer, botão direito do mouse propriedades, abra a aba protocolo TCP/IP,propriedades. Deve estar usando um IP e um endereço de gateway. Anote eles que voce vai precisar para voltar, se for necessário. Feito isso, marque em obter automáticamente. Experimente se funciona.

Se funcionar, significa que o serviço de DHCP do roteador está configurado.

Aproveite para perguntar ao seu técnico a senha do admin para poder configurar o roteador. De fábrica a configuração é : admin, senha em branco.

Para entrar no configurador de seu roteador é só digitar no seu navegador o seguinte endereço:

192.168.0.1, se entrar cuidado para anotar as modificações que fizer

Compartilhar este post

Link para o post
Exatamente igual mesmo?? sua internet é virtua? Ele conectou um roteador ao modem?

Mas você pode manter os Desktops com ip dinâmico sim, mas se você fala de discador talvez tenha o Speedy então nao seria possível os 3 computadores contando com o notebook se conectarem ao mesmo tempo com o discador.

Opa, desculpe-me mas esqueci de comentar que estou usando VELOX. :P

Antes desse rapaz instalar essa rede, usamos o modem em modo bridge ligado ao switch e cada PC tinha que entrar com user e senha para entrar na internet (ou seja, cada um discava a conexão).

Quando me refiro a discador estou me falando do próprio discador padrão do windows usado pra autenticação.

Obrigada pela ajuda

Compartilhar este post

Link para o post
Independentemente da forma como ele configurou, voce pode testar: menu iniciar, meus locais de rede, exibir conexões de rede: na conexão local que aparecer, botão direito do mouse propriedades, abra a aba protocolo TCP/IP,propriedades. Deve estar usando um IP e um endereço de gateway. Anote eles que voce vai precisar para voltar, se for necessário. Feito isso, marque em obter automáticamente. Experimente se funciona.

Se funcionar, significa que o serviço de DHCP do roteador está configurado.

Aproveite para perguntar ao seu técnico a senha do admin para poder configurar o roteador. De fábrica a configuração é : admin, senha em branco.

Para entrar no configurador de seu roteador é só digitar no seu navegador o seguinte endereço:

192.168.0.1, se entrar cuidado para anotar as modificações que fizer

Minha curiosidade é saber se essa rede da imagem pode ser feita com o mdem em bridge e os Desktops conectando via discador e obtendo um IP novo a cada discagem (como era antes dele mudar a rede).

O técnico disse que NÃO era mais possível fazer isso usando essa rede. Daí to vindo aqui pra tirar essa dúvida. Se for possível deixar a rede como era antes, chamarei outro técnico pra mudar pra mim. :) Mas é importante que seja realmente possível pra não gastar dinheiro a toa com técnico

Compartilhar este post

Link para o post

Se souber a senha do admin é só habilitar o DHCP no roteador, eu tenho um igual.

No navegador explorer digite:

192.168.0.1

usuário:admin

senha: em branco (se não foi alterado )

na aba "home", opção DHCP é só mudar para "enabled"

Se estiver com senha e o técnico não quiser passar é preciso resetar o roteador, mas é fácil. Primeiro tente a opção acima, se precisar é só perguntar que eu explico

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que ele deixou a senha como admin também.

Se habilitar o DHCP já é suficiente pra que os pcs conectados via cabo consigam conectar via discador e com IP dinâmico ? =[]

Compartilhar este post

Link para o post

Deve funcionar perfeitamente. Ele não deve ter mexido no modem da operadora e só o roteador está no caminho do sinal. Em todo caso, anote cada alteração que for feita para poder reverter se precisar

Compartilhar este post

Link para o post
Minha curiosidade é saber se essa rede da imagem pode ser feita com o mdem em bridge e os Desktops conectando via discador e obtendo um IP novo a cada discagem (como era antes dele mudar a rede).

Sem delongas: com essa topologia é realmente impossível isso que você quer, de usar o discador PPPoE do Windows simplesmente porque nesse seu caso é o modem ou o roteador quem devem fazer essa autenticação, do contrário os outros pcs não teriam como navegar já que lhe é liberado somente um (01) IP WAN por autenticação.

Mas porquê usar discador quando o grande benefício de se ter roteador é o fato de não precisar usar o discador?

Compartilhar este post

Link para o post
Sem delongas: com essa topologia é realmente impossível isso que você quer, de usar o discador PPPoE do Windows simplesmente porque nesse seu caso é o modem ou o roteador quem devem fazer essa autenticação, do contrário os outros pcs não teriam como navegar já que lhe é liberado somente um (01) IP WAN por autenticação.

Mas porquê usar discador quando o grande benefício de se ter roteador é o fato de não precisar usar o discador?

Mesmo se eu passar o modem pro modo bridge novamente? Antigamente cada pc discava pra conectar. Só pelo fato de usar um hub wireless não é mais possível que seja feito isso ?

Prefiro discar pra entrar na internet por uma questão de segurança. Não gosto de ligar o pc e já estar conectado. Depois que passou pra roteador começou a ter vários problemas de conectividade. Emule não pega ID alta, outros programas não conectam direito.

Além do que no modo bridge bastava eu dar dois cliques e em 5 segundos eu já tinha um IP novo. Com o modem em router, não posso mais trocar meu IP dessa forma o que me impede de fazer vários downloads no rapidshare ou outros sites que limitam banda por IP. Enfim, pra mim essa rede não trás uma vantagem se quer.

Compartilhar este post

Link para o post
Se souber a senha do admin é só habilitar o DHCP no roteador, eu tenho um igual.

No navegador explorer digite:

192.168.0.1

usuário:admin

senha: em branco (se não foi alterado )

na aba "home", opção DHCP é só mudar para "enabled"

Se estiver com senha e o técnico não quiser passar é preciso resetar o roteador, mas é fácil. Primeiro tente a opção acima, se precisar é só perguntar que eu explico

Pela configuração do modem (speedstream 4200) parece que o DHCP já está habilitado. Não seria necessário passar o modem pra bridge de novo ?

Compartilhar este post

Link para o post

acho improvável mexer na configuração do modem. as operadoras normalmente não deixam aberto para modificações e sómente em caso de pane um técnico da operadora vai entrar para modificar alguma coisa.Então o processo de discagem já está embutido nesse modem ( não conheço PPP0 ), mas imagino que o sinal já está pronto na saída WAN do modem. O que o roteador faz ? Simplesmente pega esse sinal e endereça aos computadores que fizeram conexões através dele ( vai compartilhar a banda vinda da operadora e o modem simplesmente está disponibilizando para uso final ). Então não sei exatamente o que esse técnico que instalou fez, mas a menos que ele tenha "hackeado" o modem, ele deve ter sómente configurado do roteador para a frente, que é o que eu expliquei. O roteador vai configurar sua rede local, os IP's daí para a frente são por sua conta, pode escolher a faixa que quiser ( dentro das normas, é claro ), se o DHCP estiver configurado, que deve ser o caso, pode deixar para cada computador pegar automáticamente.Se quiser ver a configuração do TCP/IP de sua placa de rede:

menu iniciar,meus locais de rede,exibir conexões de rede,clique em cima do ícone conexão local, vá em propriedades,aba geral,opção TCP/IP clique em cima,botão direito mouse,propriedades. Pode ver se o IP está fixo mesmo .Anote os números e experimente deixar em automático.

Se continuar conectando, tem DHCP ativo e pode deixar todos assim . Talvez o IP tenha sido deixado fixo por outros motivos, como variação na conexão, perda do sinal, mas é raro. Nesse caso os IP's devem continuar fixos até a solução do problema que está causando isso, mas não é uma situação normal. Nesse caso outros PC's que forem colocados nessa rede local=( que forem colocados em qualquer das portas desse roteador ou pela wireless ) provávelmente vão ter que ter IP fixo. Pode acompanhar outros casos desses, ás vezes a solução para instabilidades na rede é realmente deixar o IP fixo, mas fora o inconveniente de configurar manualmente não tem nada de mais.

Editado por PedraX

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais