Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer o dual boot do Windows XP funcionar?


Visitante

Posts recomendados

Olá pessoal, como ninguém conseguiu me dizer como fazer para o Dual Boot do XP funcionar depois que eu instalei o Windows 98 no D: (Tenho instalado o XP no C:) gostaria de saber se alguem pode me dizer como desisntalar o windows 98 do D:. Claro que eu seu que é só formatar o d: mas acontece que quando instala o 98 do D: ele cria arquivos principalmente para o boot no C: e é exatamente esse arquivos que eu gostaria de saber quais são para tambem poder apagar.  :Z

Se alguem ainda quiser me ajudar com esse problema do Dual Boot eu tinha o XP instalado no C: e o 98 no D: desde quando comprei o computador, normal sem problemas, acontece que o XP perdeu meu drive da placa de rede e não consegui reinstalar nem com os drivers originais, ai resolvi formatar o C: e reinstalar o XP. Até aí tudo bem, achei que era necessário para o dual boot voltar a funcionar apenas copiar o arquivo BOOT.INI, então copiei esse arquivo e reinstalei o XP, só que depois disso, não consegui mais abrir o 98, ele da uma mensagem de erro no arquivo BOOTSECT.DOS quando escolho a opção 98 no Dual Boot.  :-V

Agradeço qualquer ajuda .....  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o jeito correto de fazer um dual boot é instalar primeiro o 98 (ele só instala no C:) e depois o XP, que o XP vai fazer todo o trabalho pesado.

Mas se você não quer desinstalar o 98, acho que o Partition Magic pode te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela atenção pessoal, mas com relação a instalação do 98 no C e do XP no D, já li muitos comentários sobre isso, e a grande dúvida é porque que quando comprei o computador que veio com o XP no C: e eu instalei em casa o 98 no D: ele funcionou corretamente, criando o Dual Boot e tudo mais direitinho, partindo desse fato, não tem lógica dizer que tem que instalar o 98 primeiro.

Quanto a instalação de um software para controlar o Boot, não era o que eu queria fazer, primeiro que já que o XP tem isso, acho o mais correto usar do XP mesmo, pois meu HD é compartilhado e não são 2 HDs separados, e em segundo lugar o Partition Magic que vem com o Boot Magic(não tenho certeza), é tipo DEMO ou shareware, como vou fazer quando o prazo expirar. Esse também é um grande  motivo de eu não querer usar nenhum software.  :69

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação
Postado Originalmente por Somar@24 Out. 2002,16:59

Obrigado pela atenção pessoal, mas com relação a instalação do 98 no C e do XP no D, já li muitos comentários sobre isso, e a grande dúvida é porque que quando comprei o computador que veio com o XP no 😄 e eu instalei em casa o 98 no 😧 ele funcionou corretamente, criando o Dual Boot e tudo mais direitinho, partindo desse fato, não tem lógica dizer que tem que instalar o 98 primeiro.

Quanto a instalação de um software para controlar o Boot, não era o que eu queria fazer, primeiro que já que o XP tem isso, acho o mais correto usar do XP mesmo, pois meu HD é compartilhado e não são 2 HDs separados, e em segundo lugar o Partition Magic que vem com o Boot Magic(não tenho certeza), é tipo DEMO ou shareware, como vou fazer quando o prazo expirar. Esse também é um grande  motivo de eu não querer usar nenhum software.  :69

1º lugar - use um gerenciador de boot externo, ou seja, não use o do XP..... afinal de contas é só um programa que eles fizeram as pressas......

2º - Não era pro XP ter identificado a sua nova instalação do windows no D:\, claro se você colocar o cd do XP depois de instalar o windows 98 n D:\ e pedir pra ele montar o boot dai vai sem stress, mas sozinho não era pra ter feito nada...

3 - O boot magic que vem com o partition magic é podre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hide Fire, como você descreveu na sua 2ª opção, eu gostaria de saber como faço pra fazer com que o Windows XP monte esse boot pra mim ???? eu tenho o CD bootável. Detalhe que se você for dizer que é pra usar o comando bootcfg /add, eu já tentei e não deu certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não quiser mais o 98:

Formate o D: e edite o arquivo boot.ini (se quiser poste-o aqui e faço pro cê =!).

você disse q instalou o 98 depois do XP e funcionou. Mentira! Numa outra partição nunca funcionaria! A ordem importa SIM!

Se quiser o 98 e o XP instale um gerenciador de boot, não precisa ser o BM, pode ser um grátis q tem no www.superdownloads.com.br.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado amigo XX® quanto a formatar o D: beleza, quanto a editar o boot.ini para tirar o dual boot que ficou também sei fazer, até aí tudo beleza, agora tem os arquivos de sistema de inicialização que o 98 gravou no C: e é esses arquivos que eu queria excluir tambem. Quanto a instalação do 98, NÃO É MENTIRA, :(( tem vários colegas que podem confirmar isso pra você, não me pergunte se o computador veio instalado de alguma forma que isso foi possível, mas foi exatamente o que eu fiz, dei boot pelo disquete do 98 e instalei o 98 do D: e quando o computador reiniciou esta tudo bem com o dual boot certinho.

Você conhece algum programa bom para gerenciar o boot que seja grátis e em português ??????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Somar@25 Out. 2002,17:02

Prezado amigo XX® quanto a formatar o D: beleza, quanto a editar o boot.ini para tirar o dual boot que ficou também sei fazer, até aí tudo beleza, agora tem os arquivos de sistema de inicialização que o 98 gravou no C: e é esses arquivos que eu queria excluir tambem. Quanto a instalação do 98, NÃO É MENTIRA, :(( tem vários colegas que podem confirmar isso pra você, não me pergunte se o computador veio instalado de alguma forma que isso foi possível, mas foi exatamente o que eu fiz, dei boot pelo disquete do 98 e instalei o 98 do D: e quando o computador reiniciou esta tudo bem com o dual boot certinho.

Você conhece algum programa bom para gerenciar o boot que seja grátis e em português ??????

o 98 não grava arquivos no C: se você instalou no D. mas se ele fez dual-bot sei lá... 9-N

quanto aos gerenciadores de boot, tem vários...mas grátis...http://superdownloads.ubbi.com.br/search.cfm?Query=boot procure aqui...você vai achar vários shareware...

mas porque você quer gerenc. de boot? você não vai desinstalar o 98? e se instalar novamente o seu "xp" gerencia o boot. :-V

falou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Somar@24 Oct. 2002,16:15

Olá pessoal, como ninguém conseguiu me dizer como fazer para o Dual Boot do XP funcionar depois que eu instalei o Windows 98 no D: (Tenho instalado o XP no C:) gostaria de saber se alguem pode me dizer como desisntalar o windows 98 do D:. Claro que eu seu que é só formatar o d: mas acontece que quando instala o 98 do D: ele cria arquivos principalmente para o boot no C: e é exatamente esse arquivos que eu gostaria de saber quais são para tambem poder apagar.  :Z

Se alguem ainda quiser me ajudar com esse problema do Dual Boot eu tinha o XP instalado no C: e o 98 no D: desde quando comprei o computador, normal sem problemas, acontece que o XP perdeu meu drive da placa de rede e não consegui reinstalar nem com os drivers originais, ai resolvi formatar o C: e reinstalar o XP. Até aí tudo bem, achei que era necessário para o dual boot voltar a funcionar apenas copiar o arquivo BOOT.INI, então copiei esse arquivo e reinstalei o XP, só que depois disso, não consegui mais abrir o 98, ele da uma mensagem de erro no arquivo BOOTSECT.DOS quando escolho a opção 98 no Dual Boot.  :-V

Agradeço qualquer ajuda .....  :D

Afinal você quer ou não fazer o Dual Boot XP/98?

Se quer o que lhe impede de fazer como manda a literatura do assunto, ou seja...instalar 1º o 98 e depois o XP. Garanto que vai funcionar sem precisar de Gerenciador de Boot desde que você comece do zero(parcionando todo e HD novamente com fdisk 1º) só que o 98 ficará no C:\ e XP em outra partição qualquer. Se você tem arquivos que não pode perder então crie uma partição FAT32 no final do disco e salve lá(use o gerenciador de disco do XP mesmo).

Agora se você quer o XP no C:\ só para ficar no começo do disco(mais rápido) a única solução é criar uma partição primária Fat32 mais pro final do disco(usando gerenciador do XP) depois é só dar boot pelo disquete do 98 e usando fdisk excluir partição não DOS(se for NTFS). Ele passará a reconhecer a Partição Fat32 do final do disco como C:\(desde que seja primária). Dai é só formatar e instalar o 98 e depois via CD instalar o XP. A única coisa que as letras das unidades ficarão trocadas.

O meu estava assim a poucos dias:

E:\ fat 700 MB - pagefile - começo do disco

F:\ NTFS 10000 - XP Pro - 2ª Partição no disco

C:\ Fat32 2400 - Windows ME - 3ª Partição

D:\ Fat32 6800 - Arquivos - Última Partição

E funcionava beleza.

Agora se isso não te ajudar em nada, mesmo assim foi um prazer tentar ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...