Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Adeilton25

[Resolvido] Rotina de Manutenção em Redes

Recommended Posts

Pessoal sou aluno Ifet (CEFET/PB), do curso de Inst. e Muntenção de Comp. e Redes.

Surgiu uma vaga numa empresa na minha cidade pra trabalhar no CPD que fará manutenção na rede da empresa.

Dai a pergunta:

O QUE ESTÁ ENVOLVIDO EM MANUTENÇÃO PREVENTIVA, QUAIS AS ROTINAS DE TRABALHO PRA UM PROFISSINAL DESTA ÁREA? Numa empresa porte médio com 30 PC´s espalhados em 12 farmacias + mais a central de administração onde fica o CPD.

(por não conseguir responder esta pergunta, mostra minha decepção com esse curso que de técnico/pratico não tem nada, 2 anos "perdidos".)

Agradeço desde já quem poder ajudar.

Editado por Adeilton25

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na parte burocrática: começar vendo o inventário dos equipamentos e programas disponíveis, verificar se a documentação de tudo está em ordem ( se a administração deixar, é claro ), estudar a forma de comunicação entre as unidades, a manutenção dos bancos de dados, a rotina de backup existente, verificar outros fornecedores de serviços de manutenção

Operacionalmente: corrigir as não conformidades ( problemas com equipamentos, programas ), verificar as causas mais comuns de problemas.

Sugiro estudar bem o gerenciamento da rotina tendo em vista que a informática faz parte do processo de vender, que é o objetivo da empresa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

beleza PedraX,

O sistema já está em funcionamento, não é uma empresa nova.

Sei que "se eu entrar" vou ter que estudar bastante a rotina da empresa, pois tudo já roda lisinho lá. Me parece bem organizado inclusive.

To querendo me adiantar justamente pra não ser pego de surpresa.Chegar na sala e não ter uma pergunta a fazer ao cara que possivelmente vai me passar os serviços.

Valeu pelas dicas!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PedraX

você trabalha com Redes? Se sim, resume ai tua rotina quando tá tudo beleza, nos pontos (hosts) da rede. Se possvel citando os programas que você usa, "pra isso e pra quilo" :D:lol:

Se não for pedir muito!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo. Se já existe um Departamento de informática procure então mostrar interesse pelos processos e estuda-los, sempre pode-se sugerir melhorias. Se houver registros de ocorrencias, procure estudar esses registros pois são a melhor fonte de informação de uma manutenção preventiva, que é a palavra chave na informática

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tomei conta de uma rede com 50 usuários. Como seu processo é dividido, pense em dois modelos:

1) Para o escritório central, a rede local deve ser maior e tem muito mais equipamentos. Os Sistemas devem ser diferentes também . Se voce ficar limitado nas redes e hardware não há muito o que descrever nos processos: leia os manuais e aprenda a utilização dos equipamentos. Veja como são anotados os dados de manutenção e se cada computador tem uma ficha de manutenção. Se não houver é uma boa oportunidade para começar a fazer uma ficha individual para cada equipamento . Dentro de um processo de cadastro de manutenção de equipamento ficam campos para listar os dados de cada computador, onde foi comprado cada ítem, preço pago, assim como as ocorrencias com aquele computador, peças trocadas, previsão da próxima revisão, enfim, tem muita coisa

2) Nas lojas, mesma coisa, inventário geral dos equipamentos ( comece fazendo em papel e depois passe para uma planilha.

3) Não esqueça que é sua responsabilidade anotar os custos operacionais da informática e no fim de um período voce vai poder apresentar ao seu chefe um relatório não só com as ocorrencias mas com os valores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela atenção PedraX,

Achei muito importante sua explanação.

Vai ser de grande ajuda. Será meu 1º emprego na área.

Pretendo dar bastante atençao, pois quero me especializar.

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×