Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo criar rede ad hoc e compartilhar conexão 3g


FMF

Posts recomendados

Pessoal, boa noite.

Não estou conseguindo criar uma rede ad-hoc entre um notebook com windows vista e um desktop com windows xp. A rede até é criada, os dois equipamentos se conectam à rede, mas não se enxergam. Encontrei um outro tópico em que uma dúvida semelhante era resolvida, de modo que vou tentar essa solução.

Mas o problema é o seguinte: o primeiro passo indicado é compartilhar a conexão de internet. Eu tenho um modem claro 3g. Quando clico no ícone da conexão com o botão direito do mouse, a opção de compartilhar não aparece. Isso significa que é impossível compartilhar essa conexão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal, boa noite.

Não estou conseguindo criar uma rede ad-hoc entre um notebook com windows vista e um desktop com windows xp. A rede até é criada, os dois equipamentos se conectam à rede, mas não se enxergam. Encontrei um outro tópico em que uma dúvida semelhante era resolvida, de modo que vou tentar essa solução.

Mas o problema é o seguinte: o primeiro passo indicado é compartilhar a conexão de internet. Eu tenho um modem claro 3g. Quando clico no ícone da conexão com o botão direito do mouse, a opção de compartilhar não aparece. Isso significa que é impossível compartilhar essa conexão?

Olá amigo,

A opção de compartilhar aparece quando você entra nas propriedades da conexão, então clique com o botão direito do mouse e depois em propriedades e depois na aba compartilhamento.(na conexão do modem 3G)

O próprio windows irá atribuir o IP 192.168.0.1 para a placa wireless que vai fazer a conexão ad-hoc com o outro PC, no caso o computador com a conexão 3G seria um "servidor". Verifique se o windows realmente colocou o ip na placa wireless, clicando em propriedades, procure protocolo TCP/IP versao 4 e clique em propriedades.

Depois vá no outro computador e configure os IPs na placa wireless, clicando em propriedades, procure protocolo TCP/IP versao 4 e clique em propriedades.

Coloque dessa maneira:

IP: 192.168.0.100

Mascara: 255.255.255.0

Gateway: 192.168.0.1 (ip da placa do comp. com o 3G)

DNS: 192.168.0.1 (ip da placa do comp. com o 3G)

DNS alternativo: em branco.

Falou espero que funcione.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Serza,

Obrigado pela sua pronta resposta.

O problema é o seguinte: a conexão 3g está no desktop, que tem windows xp e quando vou nas propriedades dela, não existe aba compartilhar! muito estranho, não é?

Já fucei em tudo e não consigo compartilhar a dita cuja...

Nos tutoriais do windows para criação de rede, no xp, eles dizem que não conseguem terminar de criar a rede. Aí, eu crio a rede manualmente e os micros não se enxergam...

Será que comprar um roteador resolve sem mais problemas?

Mais uma vez, obrigado pela força.

Abraço, Fábio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Serza,

Obrigado novamente!

Já consegui compartilhar a conexão 3g. O problema é q o desktop não enxerga o note, apesar do contrário ocorrer. Já desabilitei o firewall do windos xp (desktop), sem sucesso. o desk tb tem um firewall sygate. será que é ele? vou tentar.

Um ap é a mesma coisa q um roteador?

Abraço,

Fábio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Serza,

Obrigado novamente!

Já consegui compartilhar a conexão 3g. O problema é q o desktop não enxerga o note, apesar do contrário ocorrer. Já desabilitei o firewall do windos xp (desktop), sem sucesso. o desk tb tem um firewall sygate. será que é ele? vou tentar.

Um ap é a mesma coisa q um roteador?

Abraço,

Fábio.

Fala FMF....

Então cara, eu acho que esse firewall pode estar atrapalhando também.

AP e roteador não é a mesma coisa, o ap é usado como ponto de acesso, normalmente conecta-se ele a uma rede já existente para que dispositivos sem fio possam acessar a rede. Já o roteador ele pega o seu link de internet e faz uma distribuição, cria uma rede.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Serza,

Valeu, mais uma vez.

Desculpe a demora, mas to cheio de trampo e tive q desistir por uns dias de montat a rede.

Cara, acabei de ver no jornal uma oferta no extra de roteador wireless a 99,90, acho q o d-link.

To achando q vou correr e comprar um.

Este aí será q resolve?

você disse q tem q ser específico pro 3g, não é?

Valeu.

Abraço,

FMF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fala FMF,

O correto seria você comprar um roteador específico para 3G, onde você tem uma porta usb pra colocar o seu modem.

Como este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89451546-roteador-3g-d-link-dir-450-_JM

O problema como eu te falei é o preço salgado.

Por outro lado você pode usar um roteador comum, mas daí vocÊ precisaria ligar ele no seu pc e compartilhar a net pelo modem 3G o problema é que você teria que ficar ligando toda vez esse computador para a internet funcionar nos outros e além disso o roteador perde a função dele que é tornar os computadores independentes quanto a conexão de internet.

falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Amigos do Clube do Hardware

Estou numa luta desde ontem para compartilhar minha conexão VIVO 3G... Por favor gostaria muito do auxílio de vocês!

Achei vários tutoriais na NET referente ao assunto, tentei várias configurações mas sem sucesso! Vamos ao problema:

Eu tenho a seguinte estrutura:

- PC Desktop com Windows Vista Bussines, nele está conectado o modem ZTE - VIVO 3G;

- Um roteador NETGEAR - WGR614, o qual estou utilizando apenas para criar uma rede entre os cumputadores (ad-hoc); ou seja, não há conexão internet

ligada a ele. O cabo sai da placa de rede do Desktop e entra em uma das portas de rede do roteador;

- PC Netbook com Windows XP - SP2, nele há uma placa wireless Atheros AR5007EG;

Diante da estrutuar acima, consegui fazer com que os 2 pcs ficassem em rede COM IP'S DINÂMICOS, compartilhando arquivos impressoras etc.

Ao conectar a internet com o software do próprio modem, tudo ocorre normalmente, é criada uma segunda conexão para a VIVO e o DESKTOP passa a navegar na

internet normalmente. Como já estou conectado através da rede local a rede ad-hoc, fico com 2 conexões de rede ativas, a rede continua funcionando entre

os 2 pcs e a internet no desktop...

DESKTOP - PC COM O MODEM 3G

Conforme os tutorias que li sobre o assunto, devo utiliza o ICS para compartilhar a conexão. Com o modem conectado, abro as CONEXÕES DE REDE, clico o

botão direito sobre a conexão VIVO e PROPRIEDADES, vou na aba COMPARTILHAMENTO e ativo o ICS "Permitir que outros usuários se conectem pela conexão "...

Após, ele diz que a conexão está ativa e que as alterações só terão efeito na próxima discagem.

Conforme os tutoriais, seria apenas isso a fazer no PC com o modem...

Algumas considerações importantes:

- Ao desconectar o modem a conexão VIVO dentro de "Conexões de Rede", é apagado;

- Ao reconectar o modem, é criada uma nova conexão VIVO e a comfiguração de compartilhamento está desativada;

Nos PC's cliente, fiz as configurações conforme as informações do Serza:

Coloque dessa maneira:

IP: 192.168.0.100

Mascara: 255.255.255.0

Gateway: 192.168.0.1 (ip da placa do comp. com o 3G)

DNS: 192.168.0.1 (ip da placa do comp. com o 3G)

DNS alternativo: em branco.

Tinha por conclusão que não iria funcionar porque o ICS foi desativado quando refiz a conexão novamente.

Não sei onde posso estar errando, talvez na ordem de criação das coisas, ou em algo específico, por favor amigos me ajudem!!!

[]'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigo,

Pelo o que eu entendi a ligacao aí está assim:

Modem 3G>>> Computador >>> Roteador

Se estiver dessa forma, acredito que você terá que criar uma ponte de rede entre a conexão do 3G e a conexão da placa de rede do desktop onde está ligado o roteador.

Para isso selecione as duas conexões e clique com o botao direito do mouse e selecione criar conexoes de ponte, faça testes pois eu nao me lembro como funciona exatamente esse tipo de conexão. Mas o principio é de criar uma conexão entre as duas conexoes de rede. Desse modo acredito que nao será preciso configurar os ips fixos.

falou, espero que seja isso que eu entendi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Serza

Muito obrigado pela dica, estou o dia todo aqui tentando fazer essa conexão mas está muito difícil...

Olha fui tentar fazer o que você sugeriu - criar a conexão de ponte - com o modem conectado, seleciono as 2 conexões, ao clicar o botão direito não aparece a opção de criar ponte e além disso, todos os itens do menu estão esmanhecidos...

Se desconecto, a conexão da VIVO é apagada e aí não tem como fazer mesmo!!!

Se tiver alguma dica agradeço!!!

[]'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Certeza absoluta.... Selecionei as 2 e cliquei o btn direito! Não aparece; e todas as opções estão esmanhecidas!!!!

Olá eduardo,

Bom...lamento a minha dica não ter dado certo.

Vamos tentar voltar ao principio, faça como estava fazendo antes, compartilhe a conexao da internet para a placa de rede conectada no roteador que deverá estar setada com o IP 192.168.0.1 e mascaraca 255.255.255.0.

Depois desative o dhcp do roteador e para cada pc conectado no roteador deverá configurar um ip fixo:

IP: 192.168.0.100

mascara: 255.255.255.0

Gateway: 192.168.0.1

DNS: 192.168.0.1

dns alter: branco

Veja se o ip do roteador nao fique igual ao da placa, ou seja, 192.168.0.1.

O cabo que vem da placa do desktop que compartilha a conexao deverá ser conectado em uma das portas LAN do roteador.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde, Serza...

Mais uma vez obrigado pela sua ajuda!

Olha fiz o que você sugeriu, porém, não obtive sucesso...

Andei pensando, e acabei fazendo o seguinte:

Como para acessar a internet o DESKTOP ONDE ESTÁ O MODEM 3G teria que estar ligado para o NOTEBOOK acessar a internet via ICS... configurei tudo para IP FIXO, instalei um proxy (winconnection) e resolvi o problema em menos de 10 minutos...

Não sei o que pode estar acontecendo, mas com isso resolvi meu problema mesmo que temporariamente...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...