Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
delta2

Peças novas e máquina travando/resetando/congelando

Recommended Posts

Olá a todos. Estou com um grande problema, vou contar toda e estória do começo.

Eu tinha um computador pentim4 3.2ghz socket 478, montado numa placa mãe asus p4p800, memórias ddr400, placa de som sound blaster live com live drive, leitor e gravador de dvd. Essa máquina, a placa mãe estragou e como não achava mais placa mãe compatível, resolvi vender as peças e comprar tudo novo.

Comprei processador AMD X2 5000+ box novo lacrado c/ 3 anos de garantia AMD, placa mãe gigabyte m61pme-s2, as memórias markvision de 2gb (um pente), a fonte (uma c3 tech de 500w) tinha 8 meses de uso pois comprei quando coloquei uma geforce 7300gt no meu P4 e está 100%. O problema apareceu logo ao tentar instalar o windows no meu HD samsung de 80gb IDE. Pensei que fosse o HD e tentei instalar no meu outro Maxtor SATA de 160gb. Ao aparecer a primeira tela de instalação do windows, onde aparece "carregando arquivos" o sistema trava, ou reiniciava. Testei com outra fonte e o mesmo problema. Só consegui instalar depois que tirei o pente de 2gb e coloquei um de 1gb que estava na máquina da minha prima. Voltei na loja pensando que era a memória, chegando em casa e ao instalar a nova memória, o windows carrega, mas logo depois ou ele trava, reinicia ou aparece a tela azul com erros de IRQ ou erro do sistema. Mais tarde fui na casa do meu primo e levei pra testar e memória que tinha comprado na máquina dele e funcionou perfeitamente. Peguei a memória dele (uma kingston ddr2 800 de 1gb) coloquei na minha máquina e funcionou perfeitamente também, cessando as telas azuis, travamentos e resets. Desconfio que a placa mãe que comprei esteja com algum tipo de problema. Levei na loja onde comprei pra testarem e me darem um parecer. O processador veio novo na caixa lacrada, se fosse processador a máquina não funcionaria nem com memórias de 1gb certo? Erro de montagem também descarto pois não toquei nos pinos do processador e me descarreguei de qualquer possível estática, como moro em Vitória a possibilidade de estática é bem menor pois a umidade relativa do ar aqui é bem alta, mesmo assim tive o cuidado de tocar numa peça metálica antes de manusear os componentes. Me dêem uma ajuda pois já não sei mais o que fazer, estou 2 meses sem meu computador e preciso dele pra tarefas mais pesadas, como programas de áudio e editores de vídeo, de vez em quando uma jogatina também. Desculpe pelo texto longo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não sei o porque, mas parece que a mobo do seu micro não suporta memórias de 2Gb... Como você testou a memória em outro micro e funcionou "redondo" o problema deve ser a compatibilidade das memos com a mobo. Para não perder os 2 GB, coloca um kit dual-channel DDR2 800 que acho que resolve.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu não sei o porque, mas parece que a mobo do seu micro não suporta memórias de 2Gb... Como você testou a memória em outro micro e funcionou "redondo" o problema deve ser a compatibilidade das memos com a mobo. Para não perder os 2 GB, coloca um kit dual-channel DDR2 800 que acho que resolve.

Mas eu coloco 2 pentes de 1gb ou 2 pentes de 2gb? Também estou achando que apesar do fabricante informar que suporta até 8gb de memória, a placa na verdade não deve suportar nem 4gb, e os chips da memória markvision são da qimonda, recomendado pela gigabyte, portanto eu ainda acredito que a placa mãe deva ter algum bug. Será que de repente atualizando a bios não pare os problemas?

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez, mas use como ultimo recurso, pois uma atualização de bios mal sucedida é motivo pra dizer adeus ao seu micro. Use 2 pentes de 1GB.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, de qualquer forma levei a placa onde comprei juntamente com a memória para testarem. De repente lá mesmo eles devem tentar uma atualização de BIOS. Agora tenho que esperar a resposta da loja. Obrigado, e assim que resolver voltarei a postar para dizer qual era o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais