Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde ligar o COOLER na P5KC Asus ?


L_e_i_g_o

Posts recomendados

galera, o cooler zalman 7500 tem um conector com 3 furos sendo q minha placa tem 4 e o cooler box também tinha 4, ate da pra encaixar o da Zalman, MAS TEM ALGUM PROBLEMA ? PODE QUEIMAR ?

ou então encaixa nesses conectores de 3 pinos ?

PWR_FAN , CHA_FAN__ ou encaixa no de 4 pinos CPU_FAN ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso ai é meio obvio:D

eu sempre usei no conector de 4 pinos,, agora na Placa mãe tem mais 2 pinos de 3 furos ai queria saber qual desses 2 pinos?

PWR_FAN , CHA_FAN2, ou se pode encaixar no que eu sei q é pro cooler o CPU_FAN de 4 pinos ?

os outros 2 conectores com 3 furos eu nunca usei !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pode ser em qualquer um amigo a minha placa mãe tem também 2 de 3pinos um chassis e o outro power assim como a sua mais funcionaria em qualquer uma das conecções. Eu ja testei e não ha diferença o nome só muda para podermos identificar qual cooler está a conexão no caso de usarmos as duais conecções.

abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Servi sim principalmente aquela de 120mm da cooler Master a FAN Coolermaster R4-L2R-20CK-GP 120mm 90CF19dB que é uma das melhores que temos aqui noi brasil, as fans que possuem 3 pinos podem ser monitorada as velocidades delas (RPM) já as que são ligadas diretamente no Molex das fontes não podem ser monitoradas a velocidade.

abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

são desses mesmo q tenho, ventila q é uma beleza:D

tenho 3 desse o outro vou tenque ligar na fonte, ja q você falou q no conector de 4 pinos num da né?

Capaz ate q de só encaixar nos 3 e o outro fica sobrando:p

desde q tu conecte os fios preto e vermelho acredito q nao tem problema ficar sobrando, os outro ate onde sei sao pra monitorar temperatura ou regular a rotaçao sei la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, eu liguei o FAN do gabinete no CHA_FAN e ficou muito fraco rodava pouco, depois liguei no PWR_FAN a velocidade aumentou ficou igual quando liguei na fonte.

e no caso do COOLER ligo no mais fraco CHA_FAN ou no PWR_FAN ?

na bios também nao tem como aumentar a VELÔ:D do fan la só mostra a rotação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

DEixa no CHA_Fan mesmo já que você notou o aumento de rotações neste conector, na minha placa mãe tenho as duas conecções e não tem diferença de desempenho entre elas já momnitorei e é a mesma coisa baixa o Everest e ver se ha diferença en tre as duas em RPM.

abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Deixa eu explicar uma coisa...

Os conectores de sua placa mãe, que são de 4 pinos, é porque, a placa mãe tem um recurso que controla automaticamente as rotações do seu cooler, dependendo do temperatura o mesmo rodará com uma rotação mais alta e outra mais baixa... Nesse caso o cooler também ter que ter um conector de 4 pinos...

Os outros conectores de três pinos, não oferecem esse recurso de controle de velocidade, somente os de quatro pinos, essa é a diferença entre um e outro, no mais, tanto um quanto o outro podem ser ligado os coolers...

Para ter a rotação controlada pela placa, não se pode esquecer que o cooler também tem que ter o conector de 4 pinos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DEixa no CHA_Fan mesmo já que você notou o aumento de rotações neste conector, na minha placa mãe tenho as duas conecções e não tem diferença de desempenho entre elas já momnitorei e é a mesma coisa baixa o Everest e ver se ha diferença en tre as duas em RPM.

abraços amigo.

então no everest o CHA_FAN ta 1350 RPM

o PWR_FAN fica nos 1758

eo COOLER de 4 pinos ta 861 RPM

eu queria aumentar o CHA_FAN tem como ?

na bios num tem como, se nao tiver beleza eu ligo o FAN na fonte mesmo pra igualar o PWR_FAN com 1758 RPM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu explicar uma coisa...

Os conectores de sua placa mãe, que são de 4 pinos, é porque, a placa mãe tem um recurso que controla automaticamente as rotações do seu cooler, dependendo do temperatura o mesmo rodará com uma rotação mais alta e outra mais baixa... Nesse caso o cooler também ter que ter um conector de 4 pinos...

Os outros conectores de três pinos, não oferecem esse recurso de controle de velocidade, somente os de quatro pinos, essa é a diferença entre um e outro, no mais, tanto um quanto o outro podem ser ligado os coolers...

Para ter a rotação controlada pela placa, não se pode esquecer que o cooler também tem que ter o conector de 4 pinos...

exato o q o DJ Rayke disse, 4 pinos para a motherboard gerenciar rotação X temperatura, alguns coolers da zalman, vem com um potenciômetro e outros mais novos já tem os 4 conectores para isso q foi dito, não tendo assim o potenciômetro q há em outros modelos...abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, geralmente além de toda essa informação, no Setup(bios), tem lá onde você monitora temperaturas e rotações das fans, na aba Hardware Monitor, recursos como CPU Q-Fan q serve para ajustar manualmente um perfil de rotações das fans do processador para Silent(poucas rotações), Optimal (médias rotações) e Performance(rotações no talo, máxima), e o Chassis Q-Fan q serve para o mesmo, só q você ajusta com porcentagens, colocando 90%, fica no talo, configure isso, que até ligando no CPU fan, q é o correto, vai ficar mais rápido...poste aqui se resolveu ok...abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pior q eu li, mas pra aprender só fuçando:D

então cara, tava no AUTO ai METI 90%, bicho ta rodando que nem doido ta 1820 RPM

ate o cooler aumentou tava nos 861 RPM agora ta em 1090

mas tem uma coisa, a temperatura aumentou 7º graus:(

queria aumentar só o FAN mas o COOLER aumentou também, mas beleza valeu era isso mesmo !

tem perigo de queimar o FAN ? ele ta parecendo um helicoptero:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom amigo dar uma olhada no cd de suporte da sua placa mãe e ver se encontra um programa com o nome de AI SUITE, depois de encontrar instala ele, pois por ele é possivel localizar o Q-FAN poderá colocar as fans em suas velocidades máximas, mais terá que habilitar a opção na BIOS da sua placa mãe.

abraços amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu liguei o cooler novo no conector de 3 pinos o PWR_FAN, ai o CPU_FAN q antes eu usava com cooler box de 4 pinos ta vazio.

agora toda vez q ligo o PC aparece CPU FAN ERRO, eu tento entra na bios num da só aparece o erro, é porque ele ta sem nada ?

como disse ai em cima tem como aproveita o CPU_FAN /? porque ta dando erro:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...