Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Painel de acrílico com LEDs


Visitante

Posts recomendados

Bem, primeiramente devo dizer que não sei muita coisa sobre eletrônica, o que sei é a teoria que aprendi nas minhas aulas de eletrotécnica e de eletrônica digital. Mas minha ideia para um primeiro projeto é simples, creio eu, mas me dá algumas dúvidas. A minha inspiração é este projeto:

Awesome LED Computer Mod

Mas não há circuito demonstrado, nada, somente o resultado. Meu projeto é: em cada lado do painel de acrílico instalar um LED de cada cor (vermelho, verde e azul) e usar um interruptor ou potenciômetro para CADA LED, permitindo que eu ligue somente um LED de cada cor, todos de uma vez, etc. Gostaria de dicas quanto a esta ideia, principalmente em relação às ligações elétricas (pretendo ligar num conector Molex para poder usar em casemod) e quanto à necessidade de resistores (se sim, qual resistência?).

Grato pela atenção,

Artur Henrique.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega artur43henrique, você já tem as especificações dos led's?, principalmente a corrente máxima deles?...

Aguardando...

Na verdade, ainda não comprei. Encontrei esse conjunto no ML, com potência de 3 lumens. O vendedor diz que manda junto o resistor de acordo com a tensão que vai ser usada. Como o fornecimento vai estar a cargo da fonte do PC através de um Molex, devo usar tensão de 5V ou 12V, certo?

Muito obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim!.., perguntei porque cada led, (cor), tem seu consumo, (médio), de corrente!, portanto, resistores diferentes!...ok?

membos aqui vão te auxiliar, com certeza!, em seu projeto!...

Abraços.

OK, obrigado pelas dicas! ;) Sempre gostei de eletrônica e já sei alguma coisa ou outra na teoria, mas agora resolvi começar a botar a mão na massa! :D Mais alguém tem dicas e pode me ajudar, por favor?

Abraços!

Grato pela atenção,

Artur Henrique.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tiver oportunidade (e condição, é claro) podes montar este circuito, proposto pelo mestre soschip no tópico

http://forum.clubedohardware.com.br/controle-brilho-leds/607234

PWM_RGB.gif

A vantagem é que você vai ter um ajuste pra cada cor. Seriam 3 botões (um pro vermelho, um pro azul e um pro verde) onde você ajusta a intensidade do brilho de cada conjunto de LEDs.

Sei que é um pouco complexo, mas acho que o efeito vai compensar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tiver oportunidade (e condição, é claro) podes montar este circuito, proposto pelo mestre soschip no tópico

http://forum.clubedohardware.com.br/controle-brilho-leds/607234

PWM_RGB.gif

A vantagem é que você vai ter um ajuste pra cada cor. Seriam 3 botões (um pro vermelho, um pro azul e um pro verde) onde você ajusta a intensidade do brilho de cada conjunto de LEDs.

Sei que é um pouco complexo, mas acho que o efeito vai compensar.

Poxa, muito obrigado! O problema é que ainda não sei muito sobre análise de circuitos... :( Estou começando com isso. Você poderia me dar uma ajuda, por favor? Sabendo exatamente do que necessito faz com que seja mais fácil. ;) Obrigado pela atenção!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

está tendo aulas de eletrônica? se sim, então use e abuse de seus professores e orientadores :D

Coitados de meus professores, eram sempre vítimas minhas ehhehehe

Na verdade, não. Faço um curso de Telemática em concomitância com o Ensino Médio (estou no 3° ano), mas o que tive relacionado à eletrônica foi a matéria de Eletrotécnica no primeiro ano (introdução à elétrica, lei de Ohm, leis de Kirchhoff, etc.) e Eletrônica Digital no segundo ano (binário, hexa, octal, alguns circuitos como os flip-flop, contador, coisas básicas), mas nunca tive Análise de Circuitos ou algo assim (isso está nos cursos de Eletrônica, Eletromecânica, creio eu, e Telecomunicações). ^_^ Agora estou dando uma de autodidata em eletrônica... :D De faculdade tenho quase certeza de que vou fazer Engenharia da Computação, outro motivo para que eu me aprofunde nessa área. ;)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, muito interessante essa sua ideia, eu mesmo a um bom tempo fiz e digo que vale a pena! fiquei muito feliz com o resultado, caso queira conferir e quem sabe ajude-o a se inspirar mais, eis aqui:

barrargb1ga8.jpg

Uma barra de leds (principal)

Casemod (tópico original e completo)

http://www.guiadohardware.net/comunidade/showpost/3809284.html

Usei fans rgb também, videos:

Cooler:

YouTube - Cooler Com Leds

Barra RGB:

YouTube - Barra de Leds RGB

Casemod:

YouTube - CaseMod 311ks Satellite

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

;3401412']Amigo' date=' muito interessante essa sua ideia, eu mesmo a um bom tempo fiz e digo que vale a pena! fiquei muito feliz com o resultado, caso queira conferir e quem sabe ajude-o a se inspirar mais, eis aqui: [spoiler']

barrargb1ga8.jpg

Uma barra de leds (principal)

Casemod (tópico original e completo)

http://www.guiadohardware.net/comunidade/showpost/3809284.html

Usei fans rgb também, videos:

Cooler:

YouTube - Cooler Com LedsCooler Com Leds

Barra RGB:

YouTube - Barra de Leds RGB

Casemod:

YouTube - CaseMod 311ks Satellite

Abraço

Muito maneiro, Daniel! Pena que não dá para eu ver os vídeos, minha net tá beem lenta... :( Mas gostei da ideia. Os LEDs se alternam sozinhos ou têm interruptores? Se você puder me dar uma ajuda quanto à parte do circuito... :D Obrigado!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Meu caro, eu acho o seguinte, voce pode usar como material uma placa de acrilico 4 ledsde cada cor e papel adesivo automotivo para fazer aquele acabamento, é bem simples de montar, voce basicamente vai ligar em sequencia os leds de mesma cor, e colocar uma chave para cada um deles, eu faria assim. qualquer tamo aqui, precisar do esquema avisa ae. abraço:D

esquema meio tosco, mas como você deve ter o minimo de eletronica(igual eu) deve servir

post-1049328-13884965979881_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu notei que foram utilizados leds de 5mm , de alto brilho. Esses leds geralmente estão dentro de um padrão de potência, que está entre 20~30mA. A tensão varia principalmente de acordo com a cor do led. Vou deixar no post uma tabela com as devidas especificações de cada cor, que retirei deste site: http://www.electronica-pt.com/

Para calcular o resistor para cada led, recomendo usar este site:

http://led.linear1.org/1led.wiz

É simples e fácil.

A ligação a ser feita é muito simples, só tem que tomar cuidado com a polaridade e ligação correta dos resistores. O resistor vai preferencialmente no terminal positivo do led, que é o mais comprido.

Ah, e tenho umas sugestões para o seu projeto.... já que vai utilizar leds vermelhos, azuis e verdes, está formando um emissor RGB , que é capaz de gerar um número extremamente alto de tons e cores. se usar 3 potenciômetros, um para cada cor, poderá ajustar a intensidade de cada uma, resultando em efeitos muito legais. Para fazer isto , pode usar a mesma lógica ds controles de velocidade de cooler caseiros, que usam um potenciômetro e um transistor chaveador para o controle de corrente.Pesquise mais sobre isso, se estiver interessado. E pode também incluir um circuito timer, que fará os leds piscarem na frequência desejada. Procure no google por ''strodo de leds com timer 555''.

Sobre a alimentação do conjunto, procure por ''conector molex''

, que é um dos conectores da fonte. Ele fornece tensões de 12v e 5v.

Se precisar de ajuda, esquemas, ou outros, estarei a disposição .:D

post-920688-13884966050406_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...