Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Peço uma avaliação, por favor!


Posts recomendados

Tenho em mente um upgrade e a minha ideia seria comprar:

  • Asus P5N-E SLI
  • Intel E6750 ou E8400
  • 2 x GeForce 8600GT ou 8500GT 512Mb 128 Bit DDR2 SLI
  • 2 x 2Gb DDR2 800Mhz
  • 2 x HD 160Gb SATA em RAID 0

Incluir os ítens que já tenho:

  • 1 x HD 160Gb IDE
  • ZM460B-APS com PFC ativo

Esse PC será para Internet, MSN e jogos tipo, NFSU2, FIFA2005/2009, UEFA e jogos comprados em lojas de informática.

Gostaria de usá-lo também para rodar programas tais como Dreamweaver e Fhotoshop CS3.

Será que a configuração acima vai dar conta do recado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho em mente um upgrade e a minha ideia seria comprar:

  • Asus P5N-E SLI
  • Intel E6750 ou E8400
  • 2 x GeForce 8600GT ou 8500GT 512Mb 128 Bit DDR2 SLI
  • 2 x 2Gb DDR2 800Mhz
  • 2 x HD 160Gb SATA em RAID 0

Incluir os ítens que já tenho:

  • 1 x HD 160Gb IDE
  • ZM460B-APS com PFC ativo

Esse PC será para Internet, MSN e jogos tipo, NFSU2, FIFA2005/2009, UEFA e jogos comprados em lojas de informática.

Gostaria de usá-lo também para rodar programas tais como Dreamweaver e Fhotoshop CS3.

Será que a configuração acima vai dar conta do recado?

O seguinte, se for ficar com o E8400, pegue o Core 2 Quad Q6600 que está na mesma faixa de preço, e é mais vantajoso, pois a tendência é os jogos e programas serem otimizados para os Quad Core, além de ele ser muito rápido e possuir 8mb de cache contra 6mb de cache do E8400.

Outra coisa é a VGA, não adianta fazer sli com duas placas 8600GT, com certeza as duas em SLI não devem bater de frente com uma 8800GTS (me corrijam se estiver errado). O que eu quero dizer é que não compensa, vale mais a pena investir em uma Placa de Vídeo mais forte, por exemplo a ATI Radeon HD4850.

Escolha memórias de marca, como Kingston, Corsair, Geil, OCZ, etc. Evite Markvision.

Então eu montaria o seguinte

Intel C2Q Q6600

ASUS P5Q (Chipset P45, PCI-E 2.0, Express Gate, etc.)

2x2GB DDR2 800 Kingston

2 HDs 160GB Seagate RAID 0

ZM460B-APS com PFC ativo Zalman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho em mente um upgrade e a minha ideia seria comprar:

  • Asus P5N-E SLI
  • Intel E6750 ou E8400
  • 2 x GeForce 8600GT ou 8500GT 512Mb 128 Bit DDR2 SLI
  • 2 x 2Gb DDR2 800Mhz
  • 2 x HD 160Gb SATA em RAID 0

Incluir os ítens que já tenho:

  • 1 x HD 160Gb IDE
  • ZM460B-APS com PFC ativo

Esse PC será para Internet, MSN e jogos tipo, NFSU2, FIFA2005/2009, UEFA e jogos comprados em lojas de informática.

Gostaria de usá-lo também para rodar programas tais como Dreamweaver e Fhotoshop CS3.

Será que a configuração acima vai dar conta do recado?

Colega de dois anos prá cá placa mãe deixou de ser sinônimo de desempenho, hoje se compra placa mãe por recursos que ela pode te oferecer. Ex. Raid, potêncial de overclock, nº de redes, SLI, CF, nº de PCI, qualidade do som, etc.

Sobre o uso de 2 VGAs em SLI comentarei mais a baixo.

Sobre a quantidade de memórias que vai comprar digo que está no caminho certo.

Sobre raid, a velocidade usando 2 HDs também não dobra, a aumento em desempenho é rídiculo na maioria dos aplicativos, e a meu vêr deve ser a última coisa a se fazer em termos de ganho em desempenho de máquina, em que o Processador deve ser o príncipal foco de atenção. Te recomendo colocar um HD de 500gb Seagate de 32Mb de cache que estárá muito bem servido em termos de velocidade e capacidade de armazenamento, e sairá pelo mesmo preço de 2x1HD 160Gb.

Colega eu te recomendo pegar uma mobo mais em conta, colocar apenas um HD, colocar apenas uma VGA mais forte e desfrutar de sua máquina.

Te recomendo a fantástica GA 31m-s2l (R$220,00) e pelo menos uma 9600gt (R$450,00).

Com certeza absoluta você vai ficar satisfeito. E ainda poderá fazer um moderado overclock de 20% no Q6600.

Boa sorte.

O seguinte, se for ficar com o E8400, pegue o Core 2 Quad Q6600 que está na mesma faixa de preço, e é mais vantajoso, pois a tendência é os jogos e programas serem otimizados para os Quad Core, além de ele ser muito rápido e possuir 8mb de cache contra 6mb de cache do E8400.

Exatamente. Se de qualquer forma não quiser pegar o Q6600 e quiser ir com um processaodor de dois núcleos, é preferívei pegar um E5200 e colocar ele pra trabalhar a 3.5Ghz. Realmente o Q6600 é a melhor opção neste caso.

Outra coisa é a VGA, não adianta fazer sli com duas placas 8600GT, com certeza as duas em SLI não devem bater de frente com uma 8800GTS (me corrijam se estiver errado). O que eu quero dizer é que não compensa, vale mais a pena investir em uma Placa de Vídeo mais forte, por exemplo a ATI Radeon HD4850.

Realmente, SLI é uma opção fora de questão pois não passa de uma ilusão, uma 8600gt tem dobro de desempenho de uma 8500gt, logo duas 8500gt em SLI teria o mesmo desempenho da 8600gt sozinha, correto? NÃO SLI não dobra desempenho, se tem apenas um razoável aumento de desempenho em alguns jogos e acredite existe jogos em que o desempenho de duas VGAs em CF ou SLI é pior que com apenas uma VGA.

Se o SLI de 8600gt dobrasse o desempenho, então teria o desempenho de uma 9600gt( 8800gts tem 30% mais desempenho que a 9600gt), infelizmente não dobra o desempenho, dá dor de cabeça e na maioria dos casos perde feio pra uma VGA HD4650 ddr3.

Escolha memórias de marca, como Kingston, Corsair, Geil, OCZ, etc. Evite Markvision.

De fato se a diferença de preço for pequena, seria bobeira deixar de pegar uma memória melhor(em termo de material, pois em velocidade elas são iguais) pra pegar Kingston Value ou Markvísion. É possível comprar 2x2GB de memórias de "latinha" por R$205,00 daí não justificar pagar R$180,00 em memórias Values, só as latinhas(dissipadores) valem a diferença de preço.

Eu paguei em outubro R$220,00 em 4x1GB de memórias Markvísion porque as memórias de latinha single-sid compatíveis com minha mobo custavam R$400,00. em último caso se pegar memórias Markvísion ou KIngston Value pode ficar tranquilo pois são memos confiáveis e vai ficar satisfeito com elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa é a VGA, não adianta fazer sli com duas placas 8600GT, com certeza as duas em SLI não devem bater de frente com uma 8800GTS (me corrijam se estiver errado). O que eu quero dizer é que não compensa, vale mais a pena investir em uma Placa de Vídeo mais forte, por exemplo a ATI Radeon HD4850.

Como funciona esse casamento de duas placas no modo SLI?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimas explicações do Pai da Chiquinha.

Só achei meio exagerado na hora do "na maioria dos casos perde feio pra uma VGA HD4650 ddr3."

De resto tá uma aula!

Realmente "perder feio" ficou um pouco forçado, se fosse pelo menos uma HD4670 até que ia, mas pra HD4650 ficou sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega de dois anos prá cá placa mãe deixou de ser sinônimo de desempenho, hoje se compra placa mãe por recursos que ela pode te oferecer. Ex. Raid, potêncial de overclock, nº de redes, SLI, CF, nº de PCI, qualidade do som, etc.

Sobre o uso de 2 VGAs em SLI comentarei mais a baixo.

Sobre a quantidade de memórias que vai comprar digo que está no caminho certo.

Sobre raid, a velocidade usando 2 HDs também não dobra, a aumento em desempenho é rídiculo na maioria dos aplicativos, e a meu vêr deve ser a última coisa a se fazer em termos de ganho em desempenho de máquina, em que o Processador deve ser o príncipal foco de atenção. Te recomendo colocar um HD de 500gb Seagate de 32Mb de cache que estárá muito bem servido em termos de velocidade e capacidade de armazenamento, e sairá pelo mesmo preço de 2x1HD 160Gb.

Colega eu te recomendo pegar uma mobo mais em conta, colocar apenas um HD, colocar apenas uma VGA mais forte e desfrutar de sua máquina.

Te recomendo a fantástica GA 31m-s2l (R$220,00) e pelo menos uma 9600gt (R$450,00).

Com certeza absoluta você vai ficar satisfeito. E ainda poderá fazer um moderado overclock de 20% no Q6600.

Boa sorte.

Exatamente. Se de qualquer forma não quiser pegar o Q6600 e quiser ir com um processaodor de dois núcleos, é preferívei pegar um E5200 e colocar ele pra trabalhar a 3.5Ghz. Realmente o Q6600 é a melhor opção neste caso.

Realmente, SLI é uma opção fora de questão pois não passa de uma ilusão, uma 8600gt tem dobro de desempenho de uma 8500gt, logo duas 8500gt em SLI teria o mesmo desempenho da 8600gt sozinha, correto? NÃO SLI não dobra desempenho, se tem apenas um razoável aumento de desempenho em alguns jogos e acredite existe jogos em que o desempenho de duas VGAs em CF ou SLI é pior que com apenas uma VGA.

Se o SLI de 8600gt dobrasse o desempenho, então teria o desempenho de uma 9600gt( 8800gts tem 30% mais desempenho que a 9600gt), infelizmente não dobra o desempenho, dá dor de cabeça e na maioria dos casos perde feio pra uma VGA HD4650 ddr3.

De fato se a diferença de preço for pequena, seria bobeira deixar de pegar uma memória melhor(em termo de material, pois em velocidade elas são iguais) pra pegar Kingston Value ou Markvísion. É possível comprar 2x2GB de memórias de "latinha" por R$205,00 daí não justificar pagar R$180,00 em memórias Values, só as latinhas(dissipadores) valem a diferença de preço.

Eu paguei em outubro R$220,00 em 4x1GB de memórias Markvísion porque as memórias de latinha single-sid compatíveis com minha mobo custavam R$400,00. em último caso se pegar memórias Markvísion ou KIngston Value pode ficar tranquilo pois são memos confiáveis e vai ficar satisfeito com elas.

Pai da Chiquinha,

No raid0 a diferença fica grande de desempenho sim. Fiz um teste na "mão" de testar um HD de meu amigo que possuia na epoca: Q6600, P5D - SLI, 4gb RAM OCZ, dois hd's de 250gb e uma placa de video 8800GTS e fonte aurora de 700w modular.

Ele estava passando do HD dele (um dos hd's de 250gb) dados para meu notebook via rede, enqto havia processamento para o jogo GRID. O jogo você sentia leveza devido a placa de video, mas via-se claramente que dava algumas travadinhas durante a copia dos dados, sugeri fazer um raid0 e verificar se o desempenho mudava.

E para nossa alegria não só mudou o desempenho sem gerar travadinhas, os jogos GRID e Crysis tiveram ganhos de FPS em torno de 8 a 11 FPS. Ou seja, foi uma diferença brutal de desempenho.

Realmente, nao dobra desempenho de HD's mas ajuda e muito no desempenho geral da maquina. Quanto a sugestão de HD, não compraria o Seagate de 32mb de buffer, pois tem dado BUG nesse hd e o mesmo dará problemas ao comprador. Já a diferença de desempenho entre um HD de 500gb de 16mb de buffer para 32mb não é grande como se poderia imaginar (tenho visto alguns reviews que apresentam ganho de no maximo 10%), também em contra partida sugiro um Hd da samsung (tem que ser o brasileiro, porque o estrangeiro não tem garantia no Brasil) de 500gb e 16mb de buffer.

Qto ao resto apoio todas as ideias do Pai da chiquinha.

Speed,

Eu vi que tem uma mensagem falando de um topico para você ver mas vou explicar de forma resumida:

O SLI tem como funcionalidade trabalhar com duas placas de video ou mais e cada uma desempenha um papel para trabalhar em um jogo. Então imagina que uma trabalha fazendo processamento de texturas e a outra placa de sombras e iluminação é mais ou menos assim que funciona. Só que na pratica mesmo tendo essa divisão de tarefas, normalmente até por desenvolvimento dos jogos para esse tipo de tecnologia, foi comprovado que a placa principal do SLI enquanto trabalha a 100% nem sempre se aproveita a segunda placa com o mesmo rendimento. Com isso o desempenho geral de duas placas de video ligadas em modo SLI não passa de 60% (isso se chegar até esse nivel).

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pai da Chiquinha,

No raid0 a diferença fica grande de desempenho sim. Fiz um teste na "mão" de testar um HD de meu amigo que possuia na epoca: Q6600, P5D - SLI, 4gb RAM OCZ, dois hd's de 250gb e uma placa de video 8800GTS e fonte aurora de 700w modular.

Ele estava passando do HD dele (um dos hd's de 250gb) dados para meu notebook via rede, enqto havia processamento para o jogo GRID. O jogo você sentia leveza devido a placa de video, mas via-se claramente que dava algumas travadinhas durante a copia dos dados, sugeri fazer um raid0 e verificar se o desempenho mudava.

E para nossa alegria não só mudou o desempenho sem gerar travadinhas, os jogos GRID e Crysis tiveram ganhos de FPS em torno de 8 a 11 FPS. Ou seja, foi uma diferença brutal de desempenho.

Realmente, nao dobra desempenho de HD's mas ajuda e muito no desempenho geral da maquina. Quanto a sugestão de HD, não compraria o Seagate de 32mb de buffer, pois tem dado BUG nesse hd e o mesmo dará problemas ao comprador. Já a diferença de desempenho entre um HD de 500gb de 16mb de buffer para 32mb não é grande como se poderia imaginar (tenho visto alguns reviews que apresentam ganho de no maximo 10%), também em contra partida sugiro um Hd da samsung (tem que ser o brasileiro, porque o estrangeiro não tem garantia no Brasil) de 500gb e 16mb de buffer.

Qto ao resto apoio todas as ideias do Pai da chiquinha.

É essa experiência real da qual eu estava procurando. Um desempenho geral da máquina.

Andei pesquisando e encontrei:

  • Asus P5Q offboard
  • Chipset - Intel P45 & ICH10R
  • DDR2 1.066
  • 1 PCI E 16x (v2.0)
  • 3 PCI
  • 2 PCI E 1x
  • Raid 0
  • 6 SATA
  • 1 PATA
  • etc...

Vou por 2 HD's de 160Gb em RAID 0 e o meu IDE para guardar fotos e afins.

Speed,

Eu vi que tem uma mensagem falando de um topico para você ver mas vou explicar de forma resumida:

O SLI tem como funcionalidade trabalhar com duas placas de video ou mais e cada uma desempenha um papel para trabalhar em um jogo. Então imagina que uma trabalha fazendo processamento de texturas e a outra placa de sombras e iluminação é mais ou menos assim que funciona. Só que na pratica mesmo tendo essa divisão de tarefas, normalmente até por desenvolvimento dos jogos para esse tipo de tecnologia, foi comprovado que a placa principal do SLI enquanto trabalha a 100% nem sempre se aproveita a segunda placa com o mesmo rendimento. Com isso o desempenho geral de duas placas de video ligadas em modo SLI não passa de 60% (isso se chegar até esse nivel).

Abraços,

Edson

Isso indica que não valeria muito a pena pagar por duas placas tipo GeForce 8500GT.

Completando a minha configuração:

  • Sapphire Radeon HD 4850 256bits GDDR3 512MB ou
  • Nvidia GeForce 9800GT 256bits 1GB GDDR3
  • Gravador de DVD lg SATA
  • Fonte Zalman 460w reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pai da Chiquinha,

No raid0 a diferença fica grande de desempenho sim. Fiz um teste na "mão" de testar um HD de meu amigo que possuia na epoca: Q6600, P5D - SLI, 4gb RAM OCZ, dois hd's de 250gb e uma placa de video 8800GTS e fonte aurora de 700w modular.

Ele estava passando do HD dele (um dos hd's de 250gb) dados para meu notebook via rede, enqto havia processamento para o jogo GRID. O jogo você sentia leveza devido a placa de video, mas via-se claramente que dava algumas travadinhas durante a copia dos dados, sugeri fazer um raid0 e verificar se o desempenho mudava.

E para nossa alegria não só mudou o desempenho sem gerar travadinhas, os jogos GRID e Crysis tiveram ganhos de FPS em torno de 8 a 11 FPS. Ou seja, foi uma diferença brutal de desempenho.

Colega muito boa sua explicação e exemplos.

É a primeira vez que alguém se dispõe a postar um exemplo prático e direto com ganhos ao se fazer raid 0 em jogos como Crysis e Grid. Sabia que raid 0 apresenta maiores ganhos se estiver usando 2Gb uma vez que o HD passa a ser usado como memória virtual fazendo assim com que os jogos fiquem mais lentos. Aqui eu ganhei 3FPS de 2Gb para 4Gb de memos em jogos como Grid, Crysis, e minha VGA é bem simplória 8600gt, acredito que se minha VGA fosse parruda os ganhos seriam maiores.

Dentro dos ganhos que você apresentou, na prática, optar por raid 0 poderia trazer maiores ganhos que sair se uma 8800gts 512Mb para uma HD4870; Hipotéticamente, se antes jogava Crysis com méida de 20Fps e passou a jogar com méda de 28fps os ganhos são de 40% sobre os FPS iniciais e isso é simplesmente fantástico, se puder confirmar isso pra gente o uso de Raid 0 vai se tornar febre entre os jogadores.

Se não for abusar um pouco, gostaria de te pedir(dentro de suas possíbilidades; é claro) Pra criar um tópico com um mini review sobre ganhos de desempenho em jogos ao se usar HDs em raid 0, já que 99% das pessoas que montam PCs pra jogos simplesmente ignoram esse recurso como sendo de valia para se obter melhor desempenho.

Daí a galera poderia postar e comparar varios modelos de HDs usados, modelo da placa mãe, modelo das memos usadas, em que configuração estavam os jogos, qual processador estava sendo usado, quais os FPS antes do raid 0 e quais os Fps após o raid 0, inclusive verificar se tem ganhos em testes como 3dmark e CIA Lmtd.

Eu tinha lido esse teste antes de postar no tópico pois já sabia que o teste da Anadtech éra furado.

teste com Raid 0

outro teste interessante.

Observe que até o momento ainda não existe absolutamente nunhum teste sobre os ganhos de FPS em jogos o que torna sua informação muito importante pra gente. Os testes sobre Raid 0 abordam somente o tempo de carregamento dos aplicativos e valores Síntéticos de testes de velocidade em sua transmissão de dados, ademais todas as informaçãoes que encontrei a respeito do assunto são genéricas e superficiais e em sua esmagadora maioria afirmam que os ganhos não compensam o investimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pai da chiquinha,

O maior problema é que meu amigo é muito roleiro com as peças... e tenho certeza que foi por curiosidade... porque ele é do tipo que nao é chegado a fazer testes... ficar estressando as peças para o bem de todos e sim apenas dele... eu até achei um milagre quando ele aceitou fazer o Raid 0... mas claro... quis fazer porque iria aumentar a performance para ele...

Mas prometo a todos que caso venha a ter a oportunidade eu faço esse teste bem detalhado e crio um review... também sinto falta de um topico com testes reais...

Infelizmente claro que uma placa de video forte apesar do ganho ajuda e muito... mas o maior problema é que o pessoal ate mesmo entusiasta nao procurar "combinar" as peças...

Olha... vou fazer o possivel para conseguir desenvolver um mini review... mas pode ser uma coisa que possa demorar uns meses... mas pode ter certeza que vou atras sim...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso indica que não valeria muito a pena pagar por duas placas tipo Geforce 8500GT.

Completando a minha configuração:

Sapphire Radeon HD 4850 256bits GDDR3 512MB ou

Nvidia GeForce 9800GT 256bits 1GB GDDR3

Gravador de DVD lg SATA

Fonte Zalman 460w reais

Pegue a HD4850, caso tenha pouca grana opte pela HD4830, concorrente direta da 9800GT. Aconselho você ver alguns testes entre elas.

Sobre o E8400, tente trocá-lo pelo Q6600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...