Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Westmere


Heberton(AMD)

Posts recomendados

Bem resolvi dar o ponta pé inicial sobre essa nova série de processadores da Intel codinome "Westmere"

As principais informações até o momento são:

+Fábricas que usarão tal litografia: a primeira é a D1D Oregon, estã pronta; a segunda é a D1C Oregon pra Q4 de 2009; a 3º é a Fab 32 Arizona pra 2010; e a última é a Fab 11x Novo México para 2010.

+Litografia: 32nm

+Nome do Processo: P1268

+Primeira Produção: Q4 de 2009

+Outros:

-Segunda geração de transistores high-k + metal gate

-Immersion lithography on critical layers

-9 copper + low-k interconnect layers

-~70% dimension scaling from 45nm generation

-Pb free and halogen-free packages

-22% a mais de performance

-Tightest reported gate pitch

-Highest reported drive currents

-0.171 um² cell

-291 Mbit

-Mais de 1.9 bilhões de transistores

-Frequência transitando entre os 4 GHz

-Primeira demonstração em 07 de Setembro.

+Dois processos de 32nm diferentes?

-Produto: CPU; Processo P1268

-Produto: SoC (System on Chip); Processo P1269, que é o causador da pergunta.

+RoadMap Cliente:

clientroadmap.jpg

+Novos Processadores Xeon:

-Xeon Série 7000 com 8 núcleos e 16 Threads com as siglas EX (Expandable)

-Xeon Série 5000 em 2010 com 6 núcleos com as siglas EP (Efficient Performance)

-Xeon Série 3000 no fim de 2009 ou início de 2010, esses usam a sigla EN (Entry)

+E mais isso:

aes.jpg

==========================================================

-Tudo que eu citei e outras coisas mais detalhadas nos sites abaixo:

*AnandTech

**bit-tech

*HotHardware

*Legit Reviews

*PC Perspective

*Techgage

Cansei...

XITA, o MKM demorou a responder, então resolvi abrir o bico, qualquer coisa, pode corrigiar, adicionar, editar (vocês mandam no fórum mesmo) :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

+Fábricas que usarão tal litografia: a primeira é a D1D Oregon, estã pronta;

Uma fábrica de desenvolvimento, com capacidade pequena...

a segunda é a D1C Oregon pra Q4 de 2009; a 3º é a Fab 32 Arizona pra 2010; e a última é a Fab 11x Novo México para 2010.

Engraçado: todas no mesmo país... e nem me parecem tão longe uma da outra.

-Segunda geração de transistores high-k + metal gate

HK/MG de segunda geração, diria que não houve mudanças significativas, mas a Intel prefere ficar quieta a respeito, principalmente da parte MG: a porta de metal, os materiais, tudo é meio nebuloso... sabemos que existe uma porta de posicionamento convencional e que depois acrescentam a de metal, e muito pouco mais. HK? Sei lá, talvez tenham diminuído a parte de Óxido de Silício que ainda havia, como camada de transição...

-Immersion lithography on critical layers

Essa a IBM/AMD/Manos, TSMC e o resto da galera já usava... a Intel segurou por uma geração e garante que vai usar em menos camadas. Se isso vai ser bom ou não... bem, certamente será um pouco mais caro para construir a fábrica.

-9 copper + low-k interconnect layers

Creio que isso não mudou...

-~70% dimension scaling from 45nm generation

Como esperado...

-Pb free and halogen-free packages

-22% a mais de performance

Mais do mesmo...

-Tightest reported gate pitch

-Highest reported drive currents

Menor comprimento de porta e maiores correntes de saída...

-0.171 um² cell

-291 Mbit

-Mais de 1.9 bilhões de transistores

-Frequência transitando entre os 4 GHz

-Primeira demonstração em 07 de Setembro.

Isso é sobre a SRAM gigante de teste...

O seguinte são instruções para criptografia AES... e uma multiplicação sem vai-um ("carry"), talvez sirva para alguma coisa em AES, mas nada muito importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

êÊÊÊ..., só os comentários do Thiago ajudam né ?!, hehe.

Monitorando...

Mais tem muita informação que não foi discutida aqui, porque tem coisa pra caramba naqueles sites...

só que imagina, eu pegando tudo, e trazendo pra cá?

quando eu ia terminar esse tópico?

sabe lá quando né... só peguei o que achei mais importante!

seria bom o thiago ou eduardos ler o site, assim como os mais entendidos relatarem algo, que seja novo, e que seja de fato importante.

mas acho que pra ninguém ficar lendo esses sites ai, estaremos por notícias suas, aluis2002 (Plantão de Notícias), nas quais eu e você já fazemos com o AMD Shangai/Deneb e no Nehalem...

porque é de tais notícias que aprendemos... o que sabemos...

Obrigado pelo monitoramento!

Agora vai caçar na internet notícias pra alimentar o tópico e o assunto do mesmo! :D

Brincadeira!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Éh..., então vamus lá, hehe

1ªs fotos do chip

http://www.dailytech.com/First+Westmere+Silicon+from+Intels+Fab+D1D+Shown+Running+Windows+7/article14273.htm

10356_Westmere%20size.jpg10358_Westmere%20closeup.jpg

O nome da versão Movel será Arrandale, ja tinha postado alguma coisa sobre o Clarkkent, quer dizer, Clarkdale, lá no Intel Nehalem, se um moderador quiser trazer pra cá, ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
a velha comparação da moeda... e esse chip ai é aonde vai vim aquela coisa de Larrabe num é mesmo?

cpu e gpu juntos no mesmo chip! né isso?

Não o Larrabee eu diria que é um GPU x86 e vai ter váaaaarios núcleos, O Clarkfield é o antigo Havendale que mudaram o nome.

O nome da versão Movel será Arrandale, ja tinha postado alguma coisa sobre o Clarkkent, quer dizer, Clarkdale, lá no Intel Nehalem, se um moderador quiser trazer pra cá, ajuda.

Não dá pra mover porque se não vai ficar antes do primeiro post do Heberton, porque quando a gente move o fórum organiza pela data de postagem. Mas se quiser eu posso copiar de lá e editar o seu post aí, aliás você mesmo pode fazer. É só ir lá, editar, copíar, vir aqui editar e colar. :D

Aqui a página que você postou:

http://forum.clubedohardware.com.br/intel-nehalem/525450/51

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=12711&Itemid=1

Chipset pro Westmere usará DMI ao invés do QPI, e parece ser bom pra nVidia já que ela pode fabricar chipsets com DMI.

Xita, tu copiou o link errado, o certo é esse:

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=12709&Itemid=1

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...