Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Phenom II 940 Black Edition 3Ghz - Review


Child of Sin

Posts recomendados

.:ATENÇÃO: Novos testes adicionados na página 2 desse tópico:.

.:ATENÇÃO: Novos testes adicionados na página 5 desse tópico:.

.:ATENÇÃO: Novos testes adicionados na página 6 desse tópico:.

.:ATENÇÃO: Novos testes adicionados na página 7 desse tópico:.

amd-phenom-ii-20081223.jpg

Salve galera!

Venho através desse tópico, mostrar a vocês as experiências que venho tendo após adquirir este ótimo processador, demonstrando um pouco do que ele é capaz de fazer.

Bom, pra quem ainda não sabe (caso estava em alguma caverna ou algo do tipo), a AMD lançou a aproximadamente 2 meses sua nova linha de processadores com litografia em 45nm. São vários os modelos anunciados até o momento, e um dos que já foi lançado é o Phenom II X4 "Deneb" AM2+, nos modelos Phenom II X4 920 2,8Ghz e Phenom II X4 940 Black Edition 3Ghz. Hoje venho até vocês, demonstrar o Phenom II X4 Black Edition 3Ghz, que possui também o seu multiplicador desbloqueado, possibilitando melhores opções para overclock.

Essa nova linha de processadores da AMD é derivada da linha Phenom X4 65nm "Agena", e conta com algumas modificações que prometiam resolver alguns "problemas" que não permitiam que a linha de processadores Phenom 65nm obtivesse um desempenho frente aos processadores Intel Core 2, tanto no quesito desempenho quanto Overclock.

Dentre as melhorias, as mais notáveis são a nova litografia em 45nm (responsável por um menor consumo elétrico, menor aquecimento e maiores possibilidades de se atingir clocks elevados, tanto em stock como em overclock), maior cache L3 (são 6MB em comparação com os 2MB do Phenom 65nm, mas a quantidade de L3 dos Phenom II depende de cada modelo, ambos os modelos 920 e 940 BE possuem 6MB de L3) e a novidade dos primeiros modelos Quad Core da AMD serem lançados com clocks relativamente altos, sendo 2,8Ghz para o 920 e 3,0Ghz para o 940BE (em contrapartida, o Phenom 65nm foi lançado com clock máximo stock de 2,3Ghz com o modelo Phenom 9600).

PS: Muitos podem me criticar por dizer que o Phenom 65nm não era "páreo" para os Core 2 Quad Intel, mas lembrem-se que estou apenas expressando a minha opinião, que muitas vezes, podem não ser a mais correta, mas é a minha opinião.

Bem, chega de "lenga lenga".

Antes de mais nada, venho informar à todos que possam vir a ter curiosidade, que comprei o Phenom II X4 940 Black Edition através de uma loja online que comercializa peças para computador em geral, além de outros produtos também, a Plug Informática.

No momento em que efetuei a compra, o processador estava disponível para pronta entrega e pelo preço de R$889,00, com prazo de entrega máximo de aproximadamente 5 dias úteis através de Sedex.

Após efetuar a compra através do site e obter os dados para o depósito bancário, com o mesmo efetuado e confirmado pela loja no próximo dia, o processador foi enviado. Através de um e-mail enviado por eles, recebí o código de rastreamento do Sedex, e tudo ocorreu muito bem.

Após 4 dias úteis, o processador foi entregue em minha casa acompanhado de nota fiscal, termo de garantia, em perfeito estado e muito bem embalado. Outro fato que muita gente leva em consideração, a caixa do processador estava lacrada e não possuia nenhum sintoma de avaria por queda ou tentativa de violação.

snc00054.th.jpg snc00055.th.jpg snc00096.th.jpg snc00098.th.jpg snc00107.th.jpg

Com o coração quase "pulando para fora do peito", abri a caixa.

Conteúdo da caixa: Processador, Cooler Box com Elastômero pré-aplicado, manual com instruções de instalação em várias línguas e adesivo para colar no gabinete (ou em qualquer lugar que desejar).

PS: Fico devendo a foto do adesivo "solto", pois não lembrei de tirar foto dele antes de colá-lo ao gabinete.

snc00088.th.jpg snc00089.th.jpg snc00092.th.jpg snc00095.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Overclock

Um dos fatos que tem atraído muita atenção por parte dos consumidores e demais interessados em computação para o Phenom II é o seu estimado melhor desempenho na prática do Overclock.

Logo após o lançamento oficial do Phenom II, vários sites internacionais especializados liberaram reviews pela internet, relatando o ótimo desempenho do Phenom II e das suas ótimas possibilidades de overclock. Muitos desses sites conseguiram ótimas marcas como 3,8Ghz e acima utilizando coolers a ar; mas alguns em contrapartida não conseguiram resultados muito bons, atingindo marcas muitas vezes muito abaixo que os demais sites, como 3,3Ghz ou 3,5Ghz.

Claro que, quando se compra um processador que é dito como o melhor da linha para overclock, com multiplicador destravado e se paga um pouco a mais por isso, você certamente possui algum tipo de interesse em overclock.

Após ler várias opiniões de compradores da Newegg e dentre outras, de um modo geral, o mínimo de overclock que se estava conseguindo com o Phenom II 940BE era 3,4Ghz. Já o valor máximo, variava muito de pessoa para pessoa, tinham os que diziam não passar de 3,4Ghz e os que diziam alcançar 4Ghz com cooler a ar. Vou ser sincero aqui, esses que diziam conseguir 4Ghz com cooler a ar, ou estavam mentindo, ou possuíam um cooler a ar realmente muito bom (o que não é de se duvidar, já que nos EUA coolers de "grande porte" são mais baratos que aqui no Brasil), ou conseguiram a sorte de adquirir um chip realmente perfeito ou então não faziam um devido teste de estress do processador após overclocká-lo. Calma, vou explicar melhor.

Logo após montar o processador e ter o computador em devido funcionamento, realizei alguns testes com jogos e benchmarks sintéticos. Então, resolví começar as tentativas de overclock.

A princício, a minha ideia foi utilizar o cooler box que acompanha o processador e verificar até onde ele aguentava em refrigerar o processador (notem que não utilizei o Elastômero pré-aplicado, substituindo-o pela pasta térmica Artic Silver 5).

Bom, o cooler box que acompanha o Phenom II é o mesmo que acompanha os processadores Athlon X2 6000+ e alguns modelos de Phenom 65nm. Este possui base de cobre, 4 heatpipes de cobre, tamanho relativamente "avantajado" para um cooler box e um fan (que considero pequeno e fraco para o trabalho) que gira normalmente a 3000RPM. Esse fan possui um diodo térmico interno, que conforme o aumento da temperatura do dissipador, possui a função de elevar a velocidade do fan para valores maiores que 3000RPM.

Com o processador em "Stock", ele possui clock externo de 3Ghz e 1,36v de Vcore, além de TDP declarado de 125W (mesmos valores do X2 6000+).

A princípio, apesar da "tarja" lhe dada de TDP 125W e gerar uma impressão do processador ser "esquentadinho", em Stock, o cooler box dá conta do recado tranquilamente, mesmo em aplicações que utilizam os 4 cores a 100%. Com temperatura ambiente na casa dos 33ºC, o cooler box manteve os 4 núcleos completamente extressados sempre abaixo dos 58ºC, uma média de 25ºC acima da temperatura ambiente, um ótimo valor para um cooler box.

Primeiro, algumas explicações para quem não conhece muito sobre os processadores da AMD.

O clock interno desse processador (e demais AMD's da linha Athlon 64 em diante) é calculado por um gerador de clock, também chamado de "FSB" em conjunto com um outro valor, que multiplica o "FSB" e gera o clock do processador. O gerador de clock ou "FSB" é setado de fábrica a 200mhz, e em processadores que não possuem o multiplicador destravado, o overclock só é possível elevando esse valor, como por exemplo para 210mhz, 215mhz, etc para aumentar o clock do processador. Mas essa prática, além de aumentar o clock do processador, eleva também o clock do link Hyper Transport e o clock das memórias, tornando assim um pouco mais complicada a prática de overclock nesses modelos de processador. O outro valor seria o multiplicador, que como diz o nome, multiplicado pelo valor do gerador de clock, produz o clock do processador. O valor do multiplicador varia para cada modelo de processador e seu derivado clock, processadores a 3Ghz possuem multiplicador 15x (200 x 15 = 3000Mhz ou 3Ghz), 2,8Ghz possuem multiplicador de 14x (200 x 14 = 2800Mhz ou 2,8Ghz) e assim por diante. Em processadores em que o multiplicador é destravado, a prática do overclock geralmente é efetuada apenas aumentando o valor do multiplicador e deixando o gerador de clock em 200mhz, eliminando assim o "transtorno" e preocupações com outros valores de clock de demais componentes além do processador ao praticar o overclock.

Pois bem, com isso, comecei a "brincar" de overclock.

A princípio, setei na Bios o valor de Vcore padrão do processador (1,36v) e aumentei o multiplicador de 15x para 16x, aumentado assim o clock do processador de 3Ghz para 3,2Ghz. Entrei no Windows, rodei alguns testes rápidos, reiniciei e aumentei o multiplicador para 17x, gerando o clock de 3,4Ghz. Mesma coisa, acessei o Windows, rodei alguns testes e estava tudo normal. Reiniciei novamente e, agora com um pouco mais de cautela, aumentei o multiplicador de 17x para 17,5x, gerando um clock de 3,5Ghz com Vcore stock. O Windows carregou tudo normalmente, rodei jogos, alguns testes, etc e, de repente acessando a internet, ocorreu a famosa BSOD "Tela Azul da Morte" do Windows, indicando que o processador não "aguentou" o overclock e isso causou um erro em seu funcionamento.

Pois bem, acessei a Bios e aumentei o valor do Vcore de 1,36v para 1,37v para ver se estabilizava, mas sem sucesso. Para manter o processador em 3,5Ghz e estável o bastante para rodar o programa de stress Prime95, que "estressa" todos os 4 núcleos com 100% de uso do processador, foram necessários 1,41v. A essas alturas, o cooler box já não estava mais mantendo as temperaturas em níveis recomendados, e por isso o troquei pelo Evercool Buffalo que possuo.

Pois bem, cooler melhor instalado, voltei ao overclock.

A princípio, entrei na bios, setei o multiplicador para 18x, gerando clock de 3,6Ghz e mantive o Vcore em 1,41v. Acessei o Windows, rodei jogos e aplicativos em geral, mas ao tentar rodar o programa de stress Prime95 em todos os 4 núcleos, voltei a receber a BSOD.

Para manter o processador estável a ponto de rodar o Prime95, foram necessários 1,46v de Vcore, algo até o momento normal, já que, muitas vezes, para se "quebrar a barreira", é necessário um valor elevado de Vcore.

Com isso, reiniciei e setei o multiplicador para 18,5x, gerando um clock de 3,7Ghz. Mesma coisa, tudo normal até tentar rodar o Prime95, e então recebo outra BSOD. Tentativas de manter o multiplicador mais baixo e aumentar o gerador de clock também não funcionaram, assim como baixar o clock do link HT.

Com isso, já vendo que o pobre cooler Buffalo não "daria conta" de refrigerar o processador com um valor de Vcore superior a 1,46v e o calor ambiente de 33ºC, decidi desistir e manter o processador em 3,5Ghz com Vcore em 1,41v por segurança.

A princípio, tenho a impressão de que realmente é possível se alcançar clocks mais altos com esse processador, mais serão necessários valores de Vcore mais altos do que o meu atual cooler pode suportar, e para que seja possível que o mesmo seja feito, somente utilizando um cooler a ar realmente muito bom ou watercooler. Já estou pensando na possibilidade de trocar de cooler, mas ainda tenho muito a pesquisar sobre o assunto antes de tomar uma decisão sensata para o que procuro.

Screen do overclock com Vcore Stock e Cooler Box:

OBS: notem que a mobo faz um "overvolt" com o processador com 100% de uso, aumentando o Vcore para 1,376v.

pii940be02.th.jpg

Screen do overclock em 3,5Ghz e Vcore em 1,41 com cooler Evercool Buffalo:

pii940beoverclock.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Benchmark's

Para testar a capacidade do processador, utilizei alguns testes sintéticos bem conhecidos e também alguns jogos. De acordo com o meu tempo disponível, estarei sempre atualizando esse tópico e trazendo novos testes para vocês.

Para os testes, foram utilizadas 4 configurações distintas:

Athlon X2 6000+ @ 3,4Ghz (DDR2 800mhz @ 425Mhz)

Phenom II X4 940 BE @ 3,0 Ghz

Phenom II X4 940 BE @ 3,4Ghz

Phenom II X4 940 BE @ 3,5Ghz.

Ambos os testes foram realizados na seguinte plataforma:

M3N HT Deluxe/Mem Pipe

Cooler Processador Evercool Buffalo

2x 2GB Corsair 800Mhz 5-5-5-15

ECS GeForce 8800GT Accelero S1 (695 - 1732 - 1990)

HD Seagate SATA II 320GB 16MB Buffer (em modo AHCI)

Fonte Seventeam 550W P-AG.

Windows Vista Ultimate x64 SP1

everestcputest.jpg

By child_of_sin

everestfputest.jpg

By child_of_sin

everestmemorytest.jpg

By child_of_sin

everestmemorytestlatnci.jpg

By child_of_sin

everestmemorytestcpul1c.jpg

By child_of_sin

everestmemorytestcpul2c.jpg

By child_of_sin

everestmemorytestcpul3c.jpg

By child_of_sin everestmemorytestcpul1l.jpg

By child_of_sin pcmark05.jpg

By child_of_sin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo review, já viu essa notícia:

http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=251136

Na figura, de um processador ES, eles diminuiram o HT-Link e atingiu-se os 4GHz, no entanto, como mencionado pelo user No.Ideas! :

Essa imagem do CPU-Z é de um exemplar de engenharia, pode ter sido escolhido a dedo, quero ver se os retail tem também esse potencial de over, porque quero um desse na minha mão, apesar que com uns 3,6GHz eu já me contentaria.

E como você já tentou isso, talvez não funcione mesmo, estranho, tb pode ser que você não deu sorte e como disse, algumas pessoas podem estar mentindo ou usando um sistema de resfriamento bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo teste, gostaria de saber, as memorias estavam em Ganged ou Unganged? No meu PC com Phenom X3 em modo ganged da uma boa melhora, principalmente em latencias, chega a baixar 5ns.

Outra duvida, você formatou o PC depois que trocou o processador (pelo que entendi você tinha o Athlon instalado nessa mesma placa não?) já vi um pessoal que trocou X2 por Phenom e depois que formatou obteve uma melhora mais significativa.

E como já disse nosso amigo Lotuss tem como fazer os testes dos jogos com as configurações mais baixas? Pelo menos em Crysis me pareceu que a placa de video limitou o desempenho, se bem que esse jogo nem deve ser otimizado pra quad's, mas se for possivel faz ai só pra tirar nossas duvidas.

E parabens pela compra.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo, aguardo algum teste com conversão de vídeo DivX converter pra saber quanto tempo converte um filme com os 4 núcleos.

Tirou a minha dúvida que os jogos atuais estão diretamente ligados a uma boa VGA pois praticamente o X2 6000 ta levando todos normalmente...

Com certeza esse processador é meu próximo, mais com esses teus testes já coloquei ele em segunda opção, primeiro uma HD 4870 X2 se couber no gabinete senão uma HD 4870 e depois outra HD 4870 depois o Phenom.

Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o meu um mês atras, não fiquei satisfeito com os resultados que obtive em jogos e em programas que uso para realizar meus projetos para a empresa em que trabalho, pra mim foi uma pessima experiencia... tive que trocar a MOBO e o processador eu ive que dar ele mais uma volta em grana, só tive gastos, uma pena...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ótima iniciativa Child, obrigado ! :)

Agora as perguntas.. :D

O Cooler box é silencioso ?

Eu vi que ele é grande, mas você sabe o quanto ? É que eu penso em colocar um Zalman 7000 ou 7700 num futuro Phenom..

Já testou quando de Undervolt ele aguenta ?

Caso sim, a temperatura caiu pra quanto ?

Pedindo aqui futuros testes, já que to na cara de pau vou completo :rolleyes:

Underclock, pra saber quando que ele vai gargalar a 8800.

Alterar as latências das memórias, pra saber como isso influencia o comportamento do garoto.

Ademais, parabéns novamente pela iniciativa, vai ser MUITO útil. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Xita fez o meu pedido: teste de latências! :D

o teste de undervolt é muito bom! tem mesmo q dar uma tentada

se der pra melhorar as latências, literalmente piora elas na marra, pra ver o q aconteceria. ;)

Eu tô entre apelar pra um zalman cavalo aqui pra quando montar essa beleza, ou pro WC q eu comprei e no fim ficou empacotado aqui em casa. Aliás, tá na caixa até hj... Não sei qto sairia o envio mas se a gente rachar (eu pago a ida, tu paga a volta)... quer arriscar e testar, child? :D

E, pra completar! meus parabéns pelo teste, arrasou mesmo! :D

P.S.: Adicione o teu funo de tela no preço. Vá se catr esse bando de bixona q cata defeito! Ainda mais q aquele tipo de bracelete no braço dela pra mim é "turn-ON" escancarado! :D:P:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, só algumas dúvidas.

Qual versão de bios está usando?

Formatou o Pc e o configurou especificamente para estes testes? Ou apenas fez os testes após instalar o processador? Desfragmentou o HD?

Testou em quais versões de drives?(mobo, VGA)

Testou AMDfusion? Sei que sua VGA É nvídia, mas testou?

Desabilitou aquela parafernalha(opções relativas à segurança) que fica na bois segurando o overclock?

Tentou esticar manuaumente as latências das memos pra vêr se seu processador sobe mais?

Tentou dar overvoltagem no chipSet ou nas memos?(pouca, se não torra)

Teria como testar os ganhos em Raid 0?(caso consiga um HD semelhante ao seu emprestado)

Como ficou as opções de bios para a realização do seu overclock?

Desde já te dou os Parabéms pela iniciativa pois agora temos um caso real, factual, devidadamente fundamentado e testado por quem mais interessa( o usuário).

Se esse processador está dando somente 20% de overclock, ele num passou de um fiasco da AMD, pois um simples Q6600 chega a isso com uma mobo razoável e um bom cooler a ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica Child, depois faz um teste com algum jogo mas setando os detalhes gráficos no mínimo, dá pra ver melhor a influência do processador.

não necessáriamente.

isso se os games fossem muito bem programados.

achei meio difícil de fazer o overclock...

tem testes por aí que os caras nem mecheram no vcore e fizeram um overclock considerável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...