Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
crinos_rj

[Resolvido] Problemas com HD

Recommended Posts

Bom pessoal, hoje fui surpreendido por um problema no meu HD, foi o seguinte:

Estava mexendo no computador normalmente, até que fui almoçar, mantive ele ligado..., quando voltei, ele havia reiniciado sozinho e tava uma tela preta informando que o boot nao foi encontrado, verifiquei na bios e vi que o HD nao tinha sido reconhecido.

Fiquei desesperado, pensando que meu HD tinha queimado ou coisa parecida, mas desliguei o PC e a Fonte, e tornei a ligar....

O computador reconheceu o HD normalmente e iniciou, ficando funcionando umas 5 horas mais ou menos.

Depois desse tempo subtamente ele reiniciou, e novamente a mensagem de falta de boot, verifiquei que novamente o HD nao foi reconhecido, então começaram os testes:

Desliguei novamente o PC por completo, inclusive a fonte, e logo após religa-lo o HD foi reconhecido, so que dessa vez ele travou no meio da inicializaçao.

Fatos: Se o problema acontecer e eu apenas resetar o PC, ele continua sem reconhecer o HD, se eu desligar tudo inclusive a fonte, e religar, o HD é reconhecido

Como o problema é intermitente, pensei que poderia ser algum problema com o cabo de alimentaçao sata, ou com o cabo de dados sata, Troquei os dois, e o problema persistiu.

Também troquei o slot SATA de posiçao, nao resolveu.

Depois de várias tentativas de ligar ele, desligando e religando dessa forma que citei acima, consegui finalmente ligar o PC e ele ta funcionando até agora, mas estou com receio pois tenho 200 Gigas de arquivos nesse HD que nao posso perde-los de forma alguma.

A minha dúvida é se é realmente o HD, ou pode ser outra coisa, Lembrando que ja troquei cabo de fonte, dados sata e slot sata.

Obrigado a Todos =]

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra atualizar, o problema persiste, e agora ele trava antes mesmo de iniciar o windows...

A unica coisa que me intriga é que se eu cortar a energia, e ligar de novo, de primeira o HD e reconhecido, logo em seguida trava e nao é mais reconhecido.

Se eu cortar a energia de novo, ele é reconhecido mais uma vez, travando logo em seguida, por ai em diante.

Alguem poderia me confirmar se isso é o HD mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

como tinha aquela propaganda de televisão: "na dúvida nunca ultrapasse"....na informática seria adaptado para "na dúvida faça sempre backup".

voce vai esperar até o HD travar de vez para depois ficar tentando recuperar arquivos que poderiam estar salvos num backup?

Faça backup urgente dos 200 Gb de dados, mesmo que para outro HD. E rode alguns programas de diagnóstico, se o HD der pau voce não perdeu seus arquivos.

Eu acho que ´eproblema de HD, tive um caso parecido, um HD de 200 Gb que começou a fazer um barulho estranho e travar. quando estava frio eu consegui transferir os arquivos. No fim ele travou e troquei por outro na garantia.

Não espero os problemas acontecerem para depois tentar remediar.

Compartilhar este post

Link para o post

concordo com o Rick, já na primeira vez do problema voce já deveria pensar primeiro no backup. Só para tirar a dúvida voce teria que conseguir outro PC e experimentar o HD lá, já que esses sintomas podem não ser causados pelo hd e sim por outros componentes do seu micro. Só que cada vez mais seu HD está estressando, se for problema físico ele vai travar de vez de uma hora para outra.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz backup sim, ao sinal do primeiro problema, só que eu disponho apenas de um HD de 40 GB, então ficou bastante coisa la por tirar ainda, so que com menor importancia.

O chato e que nao tenho como testar esse HD em outra maquina, pois nao conheço ninguem que tenha um PC que suporte esse HD

Fiquei meio bolado de ser a placa-mãe, mas ja to descartando essa hipotese.

Vou abrir a maquina daqui a pouco e ver se meu HD se enquadra nesses ai do artigo que nosso amigo mandou, pelo que li ali, a situaçao é pior do que eu pensava ;X

Bom, verifiquei la e realmente meu modelo é um dos afetados como diz o artigo. ele é um 7200.11

Segui passo a passo la, e baixei o firmware que eles recomendam que você substitua.

Meu HD ainda nao apresentou o problema que eles dizem no artigo, mas ja esta com esse problema citado acima, agora fiquei na duvida se devo mesmo mexer no firmware dele, o que vocês acham??

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Se ele possui um firmware afetado pelo bug, faça a atualização o quanto antes pois vários HDs param do nada e não conseguem voltar a operar. Nestes casos somente uma regravação com equipamentos adequados irá reviver o HD.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, fiz a atualização do firmware direitinho como diz o site, passo a passo, e nao resolveu.

Só que agora quando eu ligo o PC ele da uma mensagem mais ou menos assim: "HD S M A R T Status BAD, Backup and Replace, Press f1 to Resume"

Sendo que o HD é reconhecido ainda na primeira vez que eu ligo, e abre aquele menuzinho de inicializaçao do windows, quando clico em iniciar ele tenta mas dá o mesmo problema de travar e nao reconhecer mais o HD até religar o PC do primeiro post.

Até ai tudo bem, já me conformei em recorrer a garantia mesmo.

Só que essa mensagem me deixou encabulado agora, será que a Seagate vai encrencar por eu ter atualizado o firmware?? esse procedimento esta sendo recomendado no site do suporte deles, e eu fiz de forma correta, espero que nao né, o que vocês acham???

Compartilhar este post

Link para o post
Só que essa mensagem me deixou encabulado agora, será que a Seagate vai encrencar por eu ter atualizado o firmware?? esse procedimento esta sendo recomendado no site do suporte deles, e eu fiz de forma correta, espero que nao né, o que vocês acham???

Pode ficar tranquilo que a atualização de firmware (exclusivamente neste caso) não invalida a garantia.

Uma falha na atualização iria deixar o HD inoperante. Se está funcionando, então a atualização foi bem sucedida.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o HD continua "Funcionando" da mesma forma que antes, exceto a mensagem que escrevi acima.

Que bom, fico mais tranquilo então =)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais