Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
gde_unk

[Atualizado em 08/5/2009] Transformando seu pen drive em "live cd" do linux

Recommended Posts

Sistema Operacional no pendrive: Uma das coisas mais chatas ao instalar algum sistema operacional em qualquer computador era de ter que procurar um cd do sistema operacional para instalar naquele micro. Isso acabava demorando muito e dependendo do computador esse processo poderia levar horas... Mas agora vou postar dois programas capazes de completar essa tarefa em poucos minutos.

Requerimentos: um computador capaz de bootar através de um pendrive, um pendrive de pelo menos 1 GB de espaço livre e um dos programas que postarei a seguir.

1º Programa - Fedora LiveUSB Creator: Inicialmente criado para deixar uma imagem iso do fedora bootavel quando instalada em um pendrive. Mas acabei descobrindo que ela funciona com algumas outras distros, como Ubuntu e Mandriva. Mas esse programa tem o incoveniente de ser compativel com apenas 3 (três) distros famosas (Fedora, Ubuntu e Mandriva). Abaixo vou postar uma imagem do programa:

pendrivelinux9.th.jpg

_______________________

Criando o LiveUSB:

1º passo - Escolhendo a distro: Você tem duas escolhas: ou você baixa uma versão do Fedora Core ou escolha uma imagem iso da distro que vai instalar, como mostra a imagem abaixo.

pendrivelinux1.th.jpg

2º passo - Configurando o Persistent Storage: Esse seria o espaço do "HD" do live usb. A imagem abaixo mostra uma configuração de 260 MB, mais do que suficiente para armazenar as configurações.

OBS: Caso não configure, o pendrive vai se comportar como um live cd legítimo.

OBS²: Não liguem para aquele loading em 100%, pois eu tinha feito um teste com uma distro antes de tirar a screen :D...

pendrivelinux2.th.jpg

3º passo - Criando o live usb: Essa é a parte final do processo. Depois de ter escolhido a distro que vai usar e configurado o Persistent Storage do programa, agora é só clicar em Create LiveUSB e esperar o processo acabar. A imagem abaixo mostra esse processo terminado.

pendrivelinux3.th.jpg

Depois desse processo, seu live usb está pronto para ser usado.

2º programa - UNetBootIn: Considero esse o programa mais eficiente para instalar o linux através de um pendrive, já que ele tem um bom suporte para as distros mais famosas na atualidade. Mas ele tem um porém: todo o live usb criado com o UNetBootIn se comporta como um live cd, ao contrário do Live USB Creator. Abaixo, uma imagem do programa.

pendrivelinux6.th.jpg

_______________________

1º passo: Selecionando a distro: Ao contrário do Fedora Live USB Creator que possui apenas o Fedora Core nas versões 9,10 e 11 beta pra download, o UNetBootIn possui várias distros para download, caso você não possua nenhuma no seu pc, como mostra a imagem abaixo.

pendrivelinux10.th.jpg

Mas não quer dizer que você não possa usar uma distro salva no seu pc, como mostra a imagem abaixo.

pendrivelinux5.th.jpg

Ainda tem um terceiro metodo, em que você seleciona o kernel da distro e alguns arquivos, mas não vou entrar em detalhes pois nunca usei esse metodo e também não sei os resultados.

2º Passo - Criando o live usb: Depois que você selecionou a distro que vai usar, agora é só clicar em Ok e esperar o processo terminar. Não se esqueça de verificar se o UNetBootIn reconheceu a letra referente ao seu pendrive. A imagem abaixo mostra o processo de instalação em andamento.

pendrivelinux7.th.jpg

Após o processo terminar, vai aparecer uma janela que tem duas opções: sair do programa e voltar ao Windows ou sair e reiniciar o pc, como mostra a imagem abaixo.

pendrivelinux8.th.jpg

Depois desse processo, seu live usb está pronto para ser usado.

Observações importantes: Dependendo de como está configurada a bios do computador, você vai ter que mudar algumas opções. Na ultima imagem, mostra que o UNetBootIn sugere mudar a opção "USB Boot" para enabled. Para micros um pouco mais antigos (como o meu), a opção pode aparecer como "Enable USB in DOS" (é algo assim, pois lembrar de cabeça é soda), além de mudar a ordem do boot para reconhecer o pendrive antes do HD. Mas isso é assunto para outro tópico...

Downloads:

Fedora Live USB Creator: https://fedorahosted.org/liveusb-creator/

UNetBootIn: http://unetbootin.sourceforge.net/

Editado por gde_unk
Juntando as informações e deixando o tópico mais limpo
  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico gde_ink.

S.O. via USB é uma mão na roda, ajuda pácas para quem é técnico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Isso é verdade. Mas eu tenho que lembrar que não são todas as distros que vão funcionar dessa maneira, (como já informei).

    Espero estar ajudando outras pessoas assim como eu mesmo me ajudei quando descobri esse programa. Muito obrigado pelo reconhecimento!

    Abraços

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Muito bem explicado parabéns!!!!

    pena só vi esse tópico agora, portanto, tive que quebrar a cabeça na net para acha essa façanha...mas fiz com o ubunto 9...funcionou

    mas vamos ve se vocês podem me ajudar....

    aproveitando esse boot teria como eu editar ele para que ao invés de chamar interface gráfica "desktop" chamar meu programa...assim como eu fazia no windows 98...tirava o explorer.exe na linha do shell e colocava o nome do meu programa ou um .bat?

    Sou leigo mesmo, comecei com linux tem 4 dias, mas já to gostando!!!

    grato desde já!!!!!!!!!!!!!

    Editado por {ice}_king

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Muito obrigado pelo elogio!

    Essa de personalizar o boot do linux, eu fico devendo. Ainda não cheguei nessa parte com meus estudos (sozinho e na raça, como tem que ser!).

    Abraços

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    gde_unk, muito bom o tutorial!

    Hoje em dia existem várias distros (distribuições do Linux) que permitem a instalação num pendrive à partir do live-cd. Um site que tem muitos tutoriais pra várias distribuições é http://www.pendrivelinux.com/ (em inglês).

    Uma distro que é feita propriamente para isso e é excelente é o novo Knoppix 6 http://www.knopper.net/knoppix/knoppix60-en.html (atenção ao baixar: tomar cuidado pra não escolher sem querer a versão em alemão ao invés do inglês e atentar que a versão ADRIANE inicia automaticamente no modo auxiliar a deficientes visuais - pode ser alterado depois - caso se baixe ela por engano). Inclusive no pendrivelinux.com há um exemplo c/ ele. Ele é baseado no Debian e, se necessário, é só instalar a localização para o Brasil.

    Outro que é uma 'mão na roda' é o Puppy, como ele carrega inteiro na RAM ele é rapidíssimo. Ele tem um arquivo básico e um outro que ele vai gravando automaticamente (se a pessoa quiser) as configurações/atualizações, inclusive experimentalmente há um modo de gravar ele num disco multisessão no qual ele grava as atualizações no próprio cd (afinal o arquivo básico é só 100 MB).

    {ice}_king, eu não vou te dar os detalhes aqui porque eu não sei :) Mas c/ certeza você pode fazer isso facilmente c/ qualquer Linux instalado no pen. Só que ele tem que carregar sem o modo gráfico, na linha de comando e então você chama o programa que quiser. Como se ele carregasse no DOS, como você falou.

    Para quem precisar de um live-cd antivírus (baixar no dia em que for usar!): http://www.avira.com/en/support/support_downloads.html (ver Avira Antivir Rescue System - versão cd). Pode ir no pendrive pelo UNetbootin.

    Editado por cipolla

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Muito obrigado pelos elogios cipolla. Eu já tinha dado uma olhada no pendrivelinux, mas como o meu inglês é muito ruim, acabei não entendendo muito (e o tradutor do google é eficiente, como todos sabemos...) e por isso acabei descartando os tutoriais de lá. Mas muito boa a dica. Fica pra quem tem curiosidade (e um tradutor :D).

    Abraços

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    tentei fazer conforme descrito mas, como sou novato no linux apanhei legal, mas como se diz:Tem que ser na raça. por isto não vou desistir

    celeron 1GB #120 GB HD # notebook cce # distro satux, querendo mudar de distro.

    Mandriva, slack ou ainda Debian 5.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    O pendrive tem que estar formatado (sem nada) para que o UNetBootin não dê problema na instalação.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    gde_unk,

    Funcionou às mil maravilhas. Simples e rápido! Parabéns!

    Mas, como não podia deixar de ser, tenho cá minhas dúvidas.

    Primeiro: como eu posso baixar novos programas linux ou atualizações, como por exemplo o driver para wireless, se estou rodando o Ubuntu 9.10 do Pendrive?

    Segunda: posso obrigá-lo a gravar somente no pendrive, no espaço livre que, no meu caso, chega a 700Mb?

    Um abraço!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Uma coisa que eu nao entendi direito.

    apos realizar todos esses passos o linux vai estar rodando direto do pendrive ou ele vai utilizaro pendrive para instalar no hd?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Ele irá funcionar como um Live CD. Ou seja, ou roda direto do pen-drive ou tu pode mandar instalar no HD. ( Tudo depende se a imagem tá preparada para isso )

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    só lembrando que... a formatação do pendrive deve ser em FAT!

    noutros "carnavais", tentei o boot do live pendrive, mas usando FAT 32 e nao funcionou!

    ah nao cheguei a testar a formatação ntfs...

    Editado por Pianissimo

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Outro programa para fazer isso é o Universal USB Installer http://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3

    Ele tem apenas versão para Windows (excelente para quem quer migrar para o Linux poder testar várias distros sem alterar nada no pc) e o código fonte me parece que não tem como ser compilado no Linux (usa instalador NSIS). Suporta diversas distros, e para as principais ainda oferece a opção de criar um Persistent Storage. E ele ainda formata o pendrive para você! :D

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Muito bom este tuto do Fedora LiveUSB Creator .,, mais eu tenho uma duvida

    no meu caso ,. eu baixei o ubuntu 11.04 mais ele nao esta mais no formato iso

    esta apenas as pastas que estavam dentro da imagen ISO

    será que tem como fazer um pendrive .LIVE CD mesmo eu nao tendo o ubuntu no formato ISO ?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    o primeiro tutorial no tópico é muito bom, porém ainda pode ser complicado pra algumas pessoas, e até mesmo um pouco trabalhoso, então resolvi postar o LiLi USB Creator(Linux Live USB Creator).

    http://www.baixaki.com.br/download/lili-usb-creator.htm

    o programa é ótimo, ele irá usar o gerenciador de boot original da distro, ao contrario do UNETBootin, não preciso criar um tutorial pois no baixaki(link acima), ja tem de forma bem explicativa.

    só isso espero que gostem.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Cara, minha dúvida é o seguinte...

    Estou tentando instalar o Ubuntu, por enquanto usando "Máquina Virtual". Eu já tinha baixado o SO do Ubuntu, mas ao tentar instalar deu erro pois não achava a ISO. Tentei criar a ISO mas n achei nenhum arquivo correspondente para tal. O Ubuntu já está criado aqui através da Máquina virtual, mas está precisando da boot para da rodar, e não estou sabendo fazer isso. Já procurei por arquivos ISO do SO Ubuntu, já tentei criar a partir do que baixei, mas não deu em nada até agora. Então a dúvida é: Esses 2 programas que você indica já servirão para dar boot, pelo pendrive e tal, ou eu ainda terei que baixar a imagem ou fazer a imagem do SO que quero usar? No caso o Ubuntu.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    o primeiro tutorial no tópico é muito bom, porém ainda pode ser complicado pra algumas pessoas, e até mesmo um pouco trabalhoso, então resolvi postar o LiLi USB Creator(Linux Live USB Creator).

    http://www.baixaki.com.br/download/lili-usb-creator.htm

    o programa é ótimo, ele irá usar o gerenciador de boot original da distro, ao contrario do UNETBootin, não preciso criar um tutorial pois no baixaki(link acima), ja tem de forma bem explicativa.

    só isso espero que gostem.

    consegui algo bom nesse link:

    http://linuxnanet.com/2010/02/criando-um-pendrive-de-boot-liveusb-linux-atraves-do-windows.html

    ;)

    tenho um pendrive de boot aqui com o bfw linux 3.x... conhece?

    vide link:

    https://under-linux.org/showthread.php?t=162878&p=657485#post657485

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Muito bom este tópico. eu utilizo com frequência o UNetBootIn. Muito bom e simples de utilizar.

    A Bootable Pen é mesmo uma forma excelente de ir experimentando as diferentes Distros sem as instalar. Ideal para iniciantes.

    Vale lembrar que a ativação na BIOS para arrancar por USB varia consoante o sistema.

    Editado por gandalfnho
    propaganda site

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×