Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
infornio

PC funcionando sem o Power Good da fonte?

Recommended Posts

sempre li que o power good da fonte é que ativava o processador mas fiz uns testes e retirei o fio cinza do conector da fonte ATX e pc funcionou normalmente. Alguém pode explicar como isso ocorreu?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É que o sinal de problema relativo ao Power_OK se dá quando o nível vai para zero. Sem o fio a fonte poderá informar o problema de tensões anormais, que ele não chegará a placa mãe e não ressetará o PC.

Quando o sinal estiver em nível 1, que se confunde com a ausência do fio, a CPU vai partir e manter... Se esse sinal cair para nível lógico zero, a fonte diz para a CPU se aquietar, ou nem deixa partir.

Você não tem visto por ai uma pá de gente com a reclamação de que seu PC, ao ligar, só dá meia volta nos fans e se aquieta... É o sinal Power_OK que vai a zero ou nem sai de zero.

Veja ai..

TimmingfontePC.jpg

Abraço...

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que esse assunto foi publicado já a alguns anos, mas hoje estou com uma fonte bivolt 100~240v da Cooler Master GX 750w, o caso é o seguinte já fiz o teste de tensão na fonte está tudo ok, a não ser o fio cinza que mesmo a fonte ligada está em 0,01, aí vem a coisa de doido te tanto mexer resolvi desligar o fio cinza e funcionou perfeitamente o PC , estou com dúvidas em relação em usar a fonte sem o fio cinza será que pode danificar o PC em geral se houver uma queda de energia ou sobrecarga, alguém sabe me informar como arrumar a tensão do fio cinza e normalizar em 0,5, desde já obrigado. 

L:oops:Lembrando que em 220v ela funciona perfeitamente com o fio cinza ligado :muro:

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, Rafael Cybis disse:

Sei que esse assunto foi publicado já a alguns anos, mas hoje estou com uma fonte bivolt 100~240v da Cooler Master GX 750w, o caso é o seguinte já fiz o teste de tensão na fonte está tudo ok, a não ser o fio cinza que mesmo a fonte ligada está em 0,01, aí vem a coisa de doido te tanto mexer resolvi desligar o fio cinza e funcionou perfeitamente o PC , estou com dúvidas em relação em usar a fonte sem o fio cinza será que pode danificar o PC em geral se houver uma queda de energia ou sobrecarga, alguém sabe me informar como arrumar a tensão do fio cinza e normalizar em 0,5, desde já obrigado. 

L:oops:Lembrando que em 220v ela funciona perfeitamente com o fio cinza ligado :muro:

E não podes deixá-la operando em 220 Volts???

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia faller, o problema que aqui em casa é apenas 110v, eu fiz o teste na fonte com transformador 220v de um colega, estou usando a fonte no pc sem o fio cinza em 110v, mas confesso estou com receio de futuros problemas:exorcize:

Compartilhar este post

Link para o post
Em 17/02/2017 às 22:20, Rafael Cybis disse:

Em 18/02/2017 às 10:32, Rafael Cybis disse:

Bom dia faller, o problema que aqui em casa é apenas 110v, eu fiz o teste na fonte com transformador 220v de um colega, estou usando a fonte no pc sem o fio cinza em 110v, mas confesso estou com receio de futuros problemas:exorcize:

Se a fonte não emite corretamente o sinal de Power Good / PWR_OK, significa que está na hora de substituí-la.

O seu problema não é a tensão do fio cinza, e sim que a fonte está com algum problema em alguma de suas saídas e em função disso, ela não emite o nível lógico alto do sinal em questão.

Entrando em uma explicação mais técnica. O sinal PWR_OK é essencialmente um sinal lógico em dois níveis: nível alto e nível baixo. O nível alto é então "interpretado" pela placa-mãe como um sinal de OK para ligar o PC normalmente, no caso do nível baixo entende-se que há algum problema e que o sistema deve ser desligado.

No nível alto ele vai operar em uma tensão entre 2,4 e 5 V, no nível baixo, vai ser uma tensão menor do que 0,4 V.

cc @Foxwalt (e é por isso que sugeriram aquele truque de substituir o fio do PWR_OK por um advindo da linha de +5 V, o que entretanto é errado pois isso significa que o falso sinal de PWR_OK vai ser emitido antes do tempo previsto, além de que se houver algum problema com alguma saída da fonte, o sinal baixo não será recebido pela placa-mãe).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela dica de todos, me ajudaram e muito, eu desmontei ela é tirei as medidas de saída pois encontrei um MOSFET com nível baixo e um capacitor eletrolítico dá saída 12volts que não está carregando e alguns resistores e já vou aproveitar e trocar  + 4 resistores SMD, agradeço a atenção de todos valeu galera !

Compartilhar este post

Link para o post

@Rafael Cybis Qual é o modelo da GX que você tem aí? Digo isso porque tem a GX 750W original, depois tem a GX 750W Bronze... O primeiro modelo era baseado na Seventeam PWL, já a versão Bronze era fabricada pela Enhance com base em um outro projeto.

Na dúvida dê uma checada no P/N da etiqueta.

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, Rafael Cybis disse:

Bom dia, o modelo que tenho aqui é a GX 750 Bronze.

Durabilidade não deve ser o forte dela.

Só não consegui entender o que viria a ser MOSFET com nível baixo. Quanto aos capacitores de saída, nem me surpreende, é coisa de baixo custo, a temperatura deles deve ficar lá em cima e a ventilação deve ser precária.

Compartilhar este post

Link para o post

Sou leigo ainda no assunto eletrônica, MOSFET no caso dessa fonte tem 2, eles ficam localizados na ponte retificadora, como você mesmo citou o super aquecimento no componente é muitas vezes a causa da queima, nesse caso eu desmontei ela inteira coloquei pasta térmica em todos componentes nas duas pontes retificadoras, consegui fazer ela funcionar por 20 minutos, e de repente parou de novo, gastei 42 reais com os componentes, mas estou a ponto de desistir de consertar, ela na parte inferior tem muitos resistores SMD, e para comprar apenas no ML, e eles vende apenas de 100 unidades de cada valor de resistores, custando  5 reais cada cento, se eu for trocar todos SMD, vou gastar mais 105 reais, que para mim já não é mais viável.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Rafael Cybis disse:

Sou leigo ainda no assunto eletrônica, MOSFET no caso dessa fonte tem 2, eles ficam localizados na ponte retificadora, como você mesmo citou o super aquecimento no componente é muitas vezes a causa da queima, nesse caso eu desmontei ela inteira coloquei pasta térmica em todos componentes nas duas pontes retificadoras, consegui fazer ela funcionar por 20 minutos, e de repente parou de novo, gastei 42 reais com os componentes, mas estou a ponto de desistir de consertar, ela na parte inferior tem muitos resistores SMD, e para comprar apenas no ML, e eles vende apenas de 100 unidades de cada valor de resistores, custando  5 reais cada cento, se eu for trocar todos SMD, vou gastar mais 105 reais, que para mim já não é mais viável.

Não me surpreende. Essa fonte tem algum erro de projeto ou de dimensionamento nos componentes do primário. Capaz que realmente o problema tem algo a ver com esse MOSFET. E diga-se de passagem, eu tenho minhas dúvidas sobre aquelas aletas gigantes dos dissipadores. Só bloqueiam a passagem de ar. Uma peculiaridade da Enhance (o OEM dela), acho que ninguém mais usa esse tipo de design.

Digo que há algum problema de projeto porque a GXII, que a princípio sucedeu a GX Bronze, mas que na prática é apenas uma remarcação desta última, acabou falhando nos testes do HARDOCP exatamente ao tentarem a potência rotulada dela com tensão de entrada de 100 V (a 120 V ela aguenta, a 100 V ela simplesmente queimou!). Taí o link do review.

Acho corajoso por parte da Cooler Master ainda assim ter colocado 5 anos de garantia nessas fontes.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

amigo poderia me ajudar ? minha fonte liga o pc mais ela reinicia em momentos aleatorios vi algums videos falando q isso deve ser a fonte botei um fonte melhor e liguei na plca mãe(porque essa fonte e antiga) e ele n esta mias reinicnando creio q seja a fonte o problema, e q seja de power good tem algumas solução rapida tirar o fio cinza e uma ? segue o modelo da fonte EXTREMER ROCK POWER PS 550 W DA SENTEY 

adicionado 6 minutos depois
Em 18/02/2017 às 10:49, faller disse:

E não podes deixá-la operando em 220 Volts???

amigo poderia me ajudar ? minha fonte liga o pc mais ela reinicia em momentos aleatorios vi algums videos falando q isso deve ser a fonte botei um fonte melhor e liguei na plca mãe(porque essa fonte e antiga) e ele n esta mias reinicnando creio q seja a fonte o problema, e q seja de power good tem algumas solução rapida tirar o fio cinza e uma ? segue o modelo da fonte EXTREMER ROCK POWER PS 550 W DA SENTEY 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais