Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração, precisa mais?


alexandre_rs

Posts recomendados

Olá!

To montando um novo pc, e quero saber se ele vai esquentar muito e se minha refrigeração é o suficiente para essa configuração:

Processador Intel 5200 2,5 Ghz

Placa mãe Gigabyte GA-G31M-S2L

Radeon HD4670

Memória DDR2 Kingston 2Giga - 800 Mhz

HD SATA II Seagate 500 Giga

HD SATA I 160 Giga

Gravador de DVD LG

Para refrigeração tem:

O Cooler BOX do processador

O Cooler da placa de vídeo

O Cooler da fonte (é de marca a fonte, Zalman 360B-APS)

E o gabinete é de 4 baias. (3 vazias)

Moro no Rio Grando do Sul, e aqui só faz calor no verão mesmo, onde a temperatura média é uns 25º, mas em dias muito quentes pode chegar a uns trita e poucos.

Será que da pra manter meu sistema assim?

Não tenho o pc montado ainda, então não tenho como fazer teste de temperatura.

Mas será que minha configuração esquenta muito? Não vou usar over.

E to realmente com pouco dinheiro agora, então não queria ter que comprar nada. Será que um ventilador apontado pro computador ajudaria se for preciso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade do jeito que está não vai super-aquecer. A opção do ventilador é excelente, refrigera muitíssimo bem, o problema é, como o colega aí disse, a quantidade de poeira que ele vai jogar no gabinete, mas nada que seja prejudicial desde que o usuário seja cuidadoso e limpe a poeira pelo menos uma vez a cada 3 semanas.

De qualquer forma, não vai esquentar não, fique tranquilo.

E o cooler da Zalman 360APS refrigera muito bem o gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

To montando um novo pc, e quero saber se ele vai esquentar muito e se minha refrigeração é o suficiente para essa configuração:

Processador Intel 5200 2,5 Ghz

Placa mãe Gigabyte GA-G31M-S2L

Radeon HD4670

Memória DDR2 Kingston 2Giga - 800 Mhz

HD SATA II Seagate 500 Giga

HD SATA I 160 Giga

Gravador de DVD LG

Para refrigeração tem:

O Cooler BOX do processador

O Cooler da placa de vídeo

O Cooler da fonte (é de marca a fonte, Zalman 360B-APS)

E o gabinete é de 4 baias. (3 vazias)

Moro no Rio Grando do Sul, e aqui só faz calor no verão mesmo, onde a temperatura média é uns 25º, mas em dias muito quentes pode chegar a uns trita e poucos.

Será que da pra manter meu sistema assim?

Não tenho o pc montado ainda, então não tenho como fazer teste de temperatura.

Mas será que minha configuração esquenta muito? Não vou usar over.

E to realmente com pouco dinheiro agora, então não queria ter que comprar nada. Será que um ventilador apontado pro computador ajudaria se for preciso mesmo?

cara, na verdade você não precisa mexer com a ventilação si não for fazer overclock.

porém si mesmo assim, você quiser melhorar, a unica coisa que você precisa fazer é:

instalar um cooler na parte da frente do gabinete e um na parte de trás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fan(ventoinha) da fonte(cooler=dissipador+ventoinha) refrigera a fonte! E ponto final, nada de ficar iludindo que o fan da fonte serve tb como exaustor do gabinete!

Um gabinete sem fans adicionais além do fan do cooler, acumula muito ar quente que é sugado pela fonte e a mesma super-aquece perdendo eficiência e você dinheiro, porque quanto menor a eficiência mais a fonte puxa energia da tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fan(ventoinha) da fonte(cooler=dissipador+ventoinha) refrigera a fonte! E ponto final, nada de ficar iludindo que o fan da fonte serve tb como exaustor do gabinete!

Um gabinete sem fans adicionais além do fan do cooler, acumula muito ar quente que é sugado pela fonte e a mesma super-aquece perdendo eficiência e você dinheiro, porque quanto menor a eficiência mais a fonte puxa energia da tomada.

Depende, se a fonte tiver uma ventoinha de 120 ou 140mm vai fazer a exaustão sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não é para servir de exaustor, *******!

O ar quente aspirado irá super aquecer a fonte, perdendo eficiência como disse acima!

Quando se tem uma fonte com um fan embaixo, deve se colocar um fan na traseira como exaustor! Antes que o ar quente passe pela fonte!

Pra que você acha então que os fabricantes de fontes resolveram colocar o fan na parte de baixo das fontes?? Pra ficar mais bonito? Claro que não!!

É estratégico e as fontes são construídas pra trabalharem como exaustoras do gabinete sim!

Claro que o fan na parte de baixo é também para se utilizar uma ventoinha maior e reduzir o ruído, mas ele não está ali somente pra refrigerar a fonte mas todo o gabinete também.

Você precisa ler esse "bê a bá" aqui: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/976/7

Preste bem atenção quando o Gabriel é enfático e diz:

"Sua função é justamente remover o ar quente existente dentro do gabinete do micro e jogar-lo para fora."

Usar um fan adicional ajuda, mas quem não o utiliza não precisa se preocupar com aquecimento da fonte como um problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...