Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Zalman 360B-APS só funciona com o gabinete aberto...


DuduFarias

Posts recomendados

Povo do meu Brasil, estou com um problema no mínimo estranho aqui (pelo menos nunca vi ninguém com algo parecido)

Vamos do começo,

Eu comprei esses dias uma fonte Zalman 360B, comprei via mercado livre pois aqui em Fortaleza só se encontra coisa pior com o preço bem maior.

Então, a fonte chegou, eu instalei (a minha última era genérica e queimou o ventilador, tava superaquecendo, resolvi comprar uma boa pra não ter mais problemas com isso). A minha surpresa é que no primeiro momento de uso depois de alguns minutos (10 no máximo) a força cai, e a fonte começa a fazer um barulhinho, visto que ela ligada funcionando normal é altamente silenciosa (incrível, o cooler da placa de vídeo faz mais barulho que ela).

Não satisfeito, reiniciei o pc, e pra minha surpreso em 2 minutos a fonte caiu de novo. Como já estava ficando com raiva (comprar um produto bom com defeito é dose) dei um tempo pra tentar depois. No outro dia, mais 10 minutos, e a mesma coisa. Abri o pc reinstalei a fonte e testei com o gabinete aberto, pra minha surpresa, passou mais de 2 horas ligados sem problemas :o. Morto de satisfeito, fechei todo o gabinete organizei os fios e coloquei o pc no canto certo e..... 5 minutos e pufff... caiu de novo a força :angry:. Continuei meus testes, e logo percebi que se o gabinete tivesse aberto a fonte rodava sem problemas, mas bastava colocar a tampa e em 2minutos caia a força... O mais incrível é que se tirar a tampa do gabinete, em menos de 1 minuto a fonte "ressucita" ligando o pc normalmente.

De ontem pra hoje deixei o pc ligado a noite toda sem problemas (aberto) e quando acordei coloquei a tampa e... caiu de novo a força :angry:.

Alguém tem alguma ideia do que possa ser? será que o defeito é na fonte? estou com medo de mandar pra garantia (R$ 100,00 só de frete ida/volta) e o pro não ser ela.

E então, alguma luz, ideia, sugestão? Qualquer comentário, hipótese ou caso parecido é bem vindo.

Abraços,

Dudu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Povo do meu Brasil, estou com um problema no mínimo estranho aqui (pelo menos nunca vi ninguém com algo parecido)

Vamos do começo,

Eu comprei esses dias uma fonte Zalman 360B, comprei via mercado livre pois aqui em Fortaleza só se encontra coisa pior com o preço bem maior.

Então, a fonte chegou, eu instalei (a minha última era genérica e queimou o ventilador, tava superaquecendo, resolvi comprar uma boa pra não ter mais problemas com isso). A minha surpresa é que no primeiro momento de uso depois de alguns minutos (10 no máximo) a força cai, e a fonte começa a fazer um barulhinho, visto que ela ligada funcionando normal é altamente silenciosa (incrível, o cooler da placa de vídeo faz mais barulho que ela).

Não satisfeito, reiniciei o pc, e pra minha surpreso em 2 minutos a fonte caiu de novo. Como já estava ficando com raiva (comprar um produto bom com defeito é dose) dei um tempo pra tentar depois. No outro dia, mais 10 minutos, e a mesma coisa. Abri o pc reinstalei a fonte e testei com o gabinete aberto, pra minha surpresa, passou mais de 2 horas ligados sem problemas :o. Morto de satisfeito, fechei todo o gabinete organizei os fios e coloquei o pc no canto certo e..... 5 minutos e pufff... caiu de novo a força :angry:. Continuei meus testes, e logo percebi que se o gabinete tivesse aberto a fonte rodava sem problemas, mas bastava colocar a tampa e em 2minutos caia a força... O mais incrível é que se tirar a tampa do gabinete, em menos de 1 minuto a fonte "ressucita" ligando o pc normalmente.

De ontem pra hoje deixei o pc ligado a noite toda sem problemas (aberto) e quando acordei coloquei a tampa e... caiu de novo a força :angry:.

Alguém tem alguma ideia do que possa ser? será que o defeito é na fonte? estou com medo de mandar pra garantia (R$ 100,00 só de frete ida/volta) e o pro não ser ela.

E então, alguma luz, ideia, sugestão? Qualquer comentário, hipótese ou caso parecido é bem vindo.

Abraços,

Dudu.

Parece superaquecimento da fonte graças a um gabinete mal ventilado, com esses "testes" eu suponho que seu gabinete não possui nenhum exaustor, só o da fonte, como todo o calor gerado pelo PC acaba passando pela fonte ela superaquece e se desliga para se proteger. Essa foi a melhor conclusão que eu consegui chegar. :lol:

Tenta melhora a ventilação do seu gabinete, instalar um exaustor na parte traseira do PC,logo abaixo da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer os testes das temperaturas com o everest, depois posto aqui.

Testa essa fonte em outro PC com gabinete fechado, se desligar teste com ele aberto, aí sim é defeito da fonte...

O cabo ATX da placa-mãe encosta na lateral do gabinete quando fechado?

Não, nenhum cabo da fonte encosta na tampa do gabinete, eles encostam no resto, mas na tampa nenhum.

:wacko:

Caso seja defeito da fonte, que fonte bonequeira eim!? :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso dai me parece ter a ver com o sinal de Power_OK da fonte, se não me engano fio cinza do conector ATX 24..

Se tens um multímetro por favor meça a tensão desse fio dai por cima do conector, na placa-mãe. Normalmente com o PC funcionando ele deve estar em níve alto, (acima de 4 Volts). Quando por alguma razão qualquer os sensores dentro da fonte sentirem que alguma das tensão tenha transgredido o que se considera normal, esa lina de Power_OK cai a zero obrigando a placa-mãe orientar a CPU para desligamento. Ao retornar para nível alto a CPU é liberada para operar e vai para o boot.

A minha teoria é de que, essa fonte por defeito, esteja com as tensões ruins, num limiar, e que alguma variação de calor possa fazer com que ela altere a ponto de baixar o valor lógico do sinal de Power_OK.

Isso dai, se você não tiver multímetro, é muito fácil de ser testado.

Abra seu gabinete e ponha seu PC a rodar. Roube o secador de cabelos de sua irmã e ligue-o contra a fonte, a mais ou menos uns 60 a 70 cm da própria fonte. Se fotr calor o causador do problema, você e o secador farão com que a fonte faça seu PC desligar após aquecer pouco que seja... Barbada não...

Ai a solução seria RMA dessa fonte. Até mesmo pode ser o sensor de Power_OK que está mal. Vale também uma checada nas tensões com um multímetro. Se nãop tiver um, compre, sai menos de R$ 10 num camelô. Compre um multímetro digital como esses daqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-90415716-multimetro-mult-teste-digital-smart-83-_JM

Abraço... e boa sorte ai ao secar os cabelos da fonte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Povo do meu Brasil, estou com um problema no mínimo estranho aqui (pelo menos nunca vi ninguém com algo parecido)

Abraços,

Dudu.

Em minha lista, você é a 10a pessoa que conto com problemas com a Zalman e sigo contando! :(

A minha 460W tá com 1 ano e 2 meses ainda firme e forte. Vamos ver até quando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz os testes aqui com o everest com o gabinete aberto e fechado, monitorando temperatura e tensão, vale nem a pena postar os resultados, foram praticamente iguais, as voltagens nem tremeram e as temperaturas (GPU, CPU 1, CPU 2, HD) ficaram normais, um pouco até mais altas com o gabinete aberto.

A diferença é que com o gabinete fechado a força voltou a cair. Eu tava olhando para o teste do everest quando a força cortou, e tava tudo normal, (temperatura e tensão).

Em minha lista, você é a 10a pessoa que conto com problemas com a Zalman e sigo contando! :(

A minha 460W tá com 1 ano e 2 meses ainda firme e forte. Vamos ver até quando!

estou achando que vou mandar pra garantia mesmo, gastar 50% a mais do que eu planejava, fazer o quê? ainda mais porque pesquisei e optei por essa fonte por achar que assim estaria livre de problemas.

Caso eu ache alguma outra solução posto aqui.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fiz os testes aqui com o everest com o gabinete aberto e fechado, monitorando temperatura e tensão, vale nem a pena postar os resultados, foram praticamente iguais, as voltagens nem tremeram e as temperaturas (GPU, CPU 1, CPU 2, HD) ficaram normais, um pouco até mais altas com o gabinete aberto.

Colega DuduFarias. Ler tensão pelo Everest é mais fajuto que nota de R$3,00 e ler temperatura da CPU é completamente inútil, no ataque a esse teu problema descrito...

Seu problema com a temperatura se for problema, é com a temperatura da fonte. Fazer o teste com o secador de cabelos nem pensar, deve ser muito difícil.

Você resolve um problema inicialmente localizando o mesmo, para depois encontrar solução para ele. O teste do secador de cabelos definiria se tens um problema em seu PC ou se tens um problema de aquecimento na fonte, que por sua linha de comando Power_OK desligaria a CPU.

Te ajudar se tu mesmo te ajudar vai ficar difícil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso me parece mais com algum problema de mau contato ou curto. Talvez alguma peça ou a própria motherboard esteja quase tocando no gabinete e quando fechado ocorre uma torção no mesmo que provoca o problema. Mal contatos também ocorreriam assim.

Verifique se não há algum ponto da motherboard quase tocando no gabinete. Se estiver tudo ok tente soltar os cabos dos periféricos (HD, DVD-RW, floppy, ventiladores, etc), um de cada vez, e ver se o problema desaparece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não consegui nada de novo por aqui, a história é simples, gabinete aberto funciona o dia todo, nem treme, basta fechar, desliga... vou mandar mesmo pra garantia deve ser algum problema com a ventilação da fonte...

Comprei até um exaustor da Akase 12cm e não deu jeito, fechou o gabinete já era...

valeu pelos que tentaram me ajudar.

;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é muito fácil de voce resolver, basta voce testar todo o equipamento em bancada se não der problema o problema está no gabinete mesmo

Mas acho que é o gabinete mesmo, pois deve estar gerando ddp. A fonte do cara só funciona com o gabinete aberto, então é meio obvio que o problema esteja nele não é? (a não ser que seja superaquecimento da fonte)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...