Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
dmearim

BIOS sempre reseta ao desligar a fonte.

Recommended Posts

Toda a vez que eu corto a energia do PC, seja no estabilizador ou direto na fonte, a BIOS reseta.

Não é problema de bateria pois já troquei-a.

Caso eu não desligue o estabilizador a BIOS segura a configuração normalmente.

O que eu acho possível é devido ao fato da minha fonte ter queimando recentemente. Talvez isso tenha danificando algum componente da placa-mãe que segura a energia. Será mesmo? Ou talvez ainda algum problema na minha nova fonte a Seventeam ST-550P-AG.

Minha mobo é uma ECS A780GM-A Black Series.

Gostaria de ouvir opiniões de vocês ou se alguém já passou por algo assim.

Configuração:

AMD X2 4000+

2 GB Kingston

GeForce 9600 GT 512 MB XFX

ECS A780GM-A Black Series

Seventeam ST-550P-AG

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Toda a vez que eu corto a energia do PC, seja no estabilizador ou direto na fonte, a BIOS reseta.

Não é problema de bateria pois já troquei-a.

Caso eu não desligue o estabilizador a BIOS segura a configuração normalmente.

O que eu acho possível é devido ao fato da minha fonte ter queimando recentemente. Talvez isso tenha danificando algum componente da placa-mãe que segura a energia. Será mesmo? Ou talvez ainda algum problema na minha nova fonte a Seventeam ST-550P-AG.

Minha mobo é uma ECS A780GM-A Black Series.

Gostaria de ouvir opiniões de vocês ou se alguém já passou por algo assim.

Enquanto a fonte está ligada à rede (estabilizador e chave da fonte ligadas) ela fornece energia para a motherboard pela saída +5VStb, mesmo quando o micro está desligado.

Quando a fonte é desconectada da rede pelo desligamento do estabilizador ou de sua própria chave, ela para de fornecer energia à motherboard. Nesse caso a BIOS é mantida pela bateria via um circuito auxiliar da motherboard. Se não está mantendo significa que a bateria está em mal estado ou que há algum problema na motherboard.

Verifique se a bateria está bem conectada e se está com os 3V esperados (use um multímetro). Se estiver ok então muito provavelmente a motherboard está danificada.

Compartilhar este post

Link para o post
Enquanto a fonte está ligada à rede (estabilizador e chave da fonte ligadas) ela fornece energia para a motherboard pela saída +5VStb, mesmo quando o micro está desligado.

Quando a fonte é desconectada da rede pelo desligamento do estabilizador ou de sua própria chave, ela para de fornecer energia à motherboard. Nesse caso a BIOS é mantida pela bateria via um circuito auxiliar da motherboard. Se não está mantendo significa que a bateria está em mal estado ou que há algum problema na motherboard.

Verifique se a bateria está bem conectada e se está com os 3V esperados (use um multímetro). Se estiver ok então muito provavelmente a motherboard está danificada.

Era o que eu temia.

valeu cara, obrigado pela resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais