Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Boa ventilação: Frescura ou Necessidade?


Claytonbjr

Posts recomendados

Pessoal, acabei de montar meu pc e estou vendo a parte de ventilação do meu gabinete, após ler vários tópicos sobre ventilação interna do gabinete me ocorreu a seguinte dúvida: todo esse esquema de fans de 12 e de 8, exaustor, ventilador e um monte de parafernalhas não seriam apenas afim de preservar a estética?

Digo isso pelo seguinte, meu gabinete está funcionando aberto e o cpu fica em 51º e va vga em 55º em full rodando com o overclock da minha assinatura. Se eu fecho meu gabinete sem fans, as temps sobem pra 60º e 65º respectivamente. :eek:

Eu acho que estão ótimas estas temperaturas com ele aberto, pra que fechar o gabinete? Só consigo encontrar uma resposta: Frescura estética.:D

Obs: Ainda pretendo fechar meu gabinete, só queria discutir isso com vocês pra ver o que acham.

Comentem!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, Boa noite!

Creio que uma boa ventilação não se trate de frescura. Afinal de contas, você corre riscos se deixar o seu equipamento exposto!

Imagine ter uma config mid-end em torno de 2500 reais (o que seria uma média de preço no meu entendimento). Trabalhar duro durante meses, privando-se de alguns luxos, para economizar, e quando você finalmente consegue comprar a bendita placa, sem querer, derruba um copo com agua/coca/chá em cima do PC ligado sem nenhuma proteção externa...

Muito embora pareça inútil esse tipo de gasto, ele é necessário caso você queira preservar por mais tempo o equipamento. Além de que um sistema de refrigeração adequado pode ajudar no potencial do PC !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente abrir ou retirar tampas do case ajuda a cair a temperatura do processador, mas convém lembrar que todos os componentes geram calorias, os hds tanto quanto os processadores. Além do risco de cair algo dentro, tem o lance da sujeira que deve ser evitada.

O ideal é colocar um fan para aspirar e outro para expirar se puder no topo do gabinete, entre a fonte e o drive de cd, uma vez que nesse local cria um bolsão de ar quente, isso até incorporar a tecnologia dos Notes Books aos Desktops uma vez que neles todos os espaços são utilizados e todo seu conteudo é idêntico a um pc comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não tinha pensado na possibilidade de avarias nos componentes, não por cair liquidos ou algo dentro, pois aqui ele fica dentro do móvel e não acima, mas por eventuais insetos que podem pousar e morrer nas placas. Bom ponto de vista a se pesar.

Larlos, você está sendo sarcástico?? lol

Mas em relação à temperatura todos concordam até agora então. Estou deduzindo que fechar o gabinete é um mal necessário então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A função do gabinete é essa que os colegas falaram: segurança contra acidentes. voce deve colocar pelo menos um fan na direção do cooler de seu processador retirando o ar de dentro.

Não sei como voce mediu as temperaturas citadas, mas deve ter sido usando esses programas tipo Everest que já são conhecidos por não serem precisos. voce tem uma bela configuração, um Fan desses vai custar quanto ? Uns R$ 20, R$ 30 ? Já ví até de R$7 . Acho que não vale a economia pela diminuição do tempo de vida do sistema como um todo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como eu disse abri esse tópico mais para ver a opinião do pessoal, pois estou planejando a ventilação do meu agora. O problema é que meu gabinete é um Capricorn II da Maxxtro, é "do doce" eu sei, mas não to afim de trocar o gabinete agora. Ele tem local para 1 traseiro 8, 1 piso 8 e 2 frontais de 8. Além do mais eu perdi a tampa esquerda dele, então vou comprar outro gabinete básico e montar a ventilação. O problema está sendo encontrar algum local que venda gabinetes baratos que tenha lugar pra fan de 12 na net (tenho que comprar no cartão). Seria bom achar um lugar que tivesse o gabinete e os fans e tudo mais, aí seria uma compra só. Sugestões?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo é relativo, como mencionado, se você não tem filhos e costuma limpar seu PC com uma certa frequência, deixe-o aberto.

Para os preguiçosos de plantão, deixar o PC aberto é ruim porque eles não gostam de limpar, daí acumula muita poeira e já viu.

Só que para os que deixam o gabinete fechado também há o problema com sujeira, pois se filtros, os fans irão sugar o vento com a poeira do ambiente para dentro do gabinete. Os fans que se coloca dentro do gabinete também contam. Fans com baixa circulação de ar de nada adianta.

Mas, uma ventilação bem posicionada dentro do gabinete fechado também pode ser tão bom quanto deixá-lo aberto.

Particularmente eu deixo aberto porque ADORO ficar olhando para dentro dele e perceber que tudo ali, cada centavo, foi muito bem gasto, e com meu suor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem essa de frescura é pura necessidade mesmo, até porque reiniciações e travamentos de pc muitas vezes estão ligadas a uma má ventilação o que leva a um super aquercimento sem falar que os processadores de hoje, ao "notar" que a sua temperatura está muito elevada diminui a taxa de processo para que não haja um super aquercimento e um possivel dano permanente no processador perdendo assim em desempenho e velocidade.

abraços amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caros amigos Renato e blackbird2, não sei se vocês entenderam mas a hipótese que eu citei foi do micro estar aberto e com temperaturas normais (vide minha primeira mensagem), e não superaquecido.

Pessoal, qto a meu novo gabinete, tá difícil de achar todas as peças, principalmente dissipadores para memória da minha VGA.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa importante é conhecer seu quarto/sua casa. Eu abri meu computador ontem (depois de tê-lo funcionando por apenas dez dias) para limpar os filtros de poeira. Eu deveria ter tirado fotos, porque o que vi foi simplesmente inacreditável. A quantidade de poeira era enorme. Tive que lavar os filtros com água e secá-los com um secador de cabelos.

Mas eu já sabia que meu quarto tinha muita poeira, e foi justamente por isso que comprei filtro para todos os fans. Também sabia que ele é muito quente, por isso investi em refrigeração. Ainda tive que levar em consideração o efeito empregada, que um belo dia resolveu passar um pano molhado no meu monitor.

Quem sabe melhor o que fazer é você, que pode pesar todos esses fatores. O pessoal aqui no tópico já disse o que precisava ser dito sobre os riscos e vantagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal, tanto em termos de temperatura e poeira, é manter fechado e com fans. Isso gera um túnel de vento dentro do gabinete, que refrigera e mantem o ar em movimento impedindo a poeira de se depositar nos componentes. Claro que no processador é complicado, pois a poeira vai adorar ficar no meio do dissipador de qualquer jeito.

Manter aberto não cria tunel de vento, mas se seu PC nao esquenta muito nao tem problema, tirando a questão da poeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...