Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O problema é a fonte?


orchief

Posts recomendados

Olá pessoal, só coloquei esse tópico nessa area do forum, pois com meu limitado conhecimento creio piamente que o problema é a fonte de fato.

Contudo gostaria dos seus conselhos antes de gastar com uma fonte nova.

Minha configuração é a da assinatura. E minha fonte é uma Satellite SL-8600EPS 600W por enquanto.

Antes dos sintomas gostaria de exaltar que já formatei o computador 2 vezes.

Uso o Windows Ultimate 64bits. Instalei os drivers mais atuais da P5Q3 no site da Asus e os Drivers mais novos da ATI. Atualizei a BIOS da mobo. As temperaturas estão ótimas (32º Idle e 47º Full no DIE, 55º Idle e 80º Full nos GPUs). Desmontei e limpei todos os contatos com borracha branca sem deixar residuos, reconectei todos os cabos com cuidado. Já testei com todas as tarefas de segundo plano desativadas, e também com todos os serviços do windows desativados. Já desfiz o overclock. E mesmo assim o problema persiste.

Vamos ao problema. Uso o computador principalmente para jogos, que infelizmente agora causam o reinicio do mesmo. Isso ocorre apenas nos jogos.

Algumas observações:

_ O tempo entre o inicio do aplicativo e o reinicio do computador é inversamente proporcional à porcentagem do overclock (atualmente 42%).

_ Neverwinter Nights II: Storm of Zehir: reinicia logo após a criação de personaem, assim que é iniciado o jogo em cenário interativo.

_ Legendary: reinicia no próprio menu do jogo, sem mesmo inicia-lo.

_ Crysis Warhead: estranhamente não causou reinicio quando jogado sem o over e tarefas e serviços do windows desativados por 30 minutos.

_ Jogos mais leves tendem a não reiniciar se executados em modo janela.

_ Warcraft III Frozen Throne: Não causou reinicio sem o overclock por mais de uma hora.

_ Quando o computador reinicia todos os LEDs da máquina se apagam, como se desligados fisicamente da energia.

_ Imediatamente após o "apagão" o PC liga novamente, mas não há bip de POST e duas luzes vermelhas se acendem na extremidade da placa de video (Energia insuficiente? Essas mesmas luzes acendem se a placa for ligada com apenas um conector de 6 pinos ligado).

_ O único jeito de acessar o sistema operacional quando isso ocorre é desligando e religando a fonte (o interruptor liga/desliga do gabinete e da mobo não funcionam nesse caso) e esperando alguns minutos antes de pressionar o interruptor do gabinete.

Em outro tópico me foram recomendadas fontes novas (apenas mencionei que queria trocar a fonte):

_ Suficiente: Corsair TX650, ST-620-PAF, ZM600-HP, OCZ SXS 600W

_ Potência superior (até desnecessária): Corsair TX750, ST-750-ZAF, ZM700-HP, OCZ SXS 700W

Desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha amigo....to estagiando com manuteção a 2 meses...e toda vez que havia o lance de reiniciar, era memória ou processador, geralmente memoria...os defeitos que davam em fonte, nem se quer dava video...acho que é melhor você analisar direito, testar memorias dos teus amigos, ou testar só com uma memoria (caso você use 2 ou mais), porque comprar fonte pra esse tipo de defeito é mt arriscado eu acho...

taí a dica

abraço o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será? Essa config estava funcionando bem a algum tempo. Com overclock e tudo. E eu sempre monitorei =/

Acho que é a fonte pelo fato de todos os LEDs se apagarem como se faltasse energia.

Um reset normal mantem as luzes acesas. Também porque acendem-se as luzes da placa de video e só acontece quando jogo, ou seja, quando forço o hardware a consumir mais energia.

Espero mesmo que não seja processador ou mems, quando se vive com a verba da mamãe é **** conseguir peças novas.

Mas vou levar isso em consideração... não testei o processador e as mems ainda.

Preciso de mais opiniões...

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Estressei o processador e as memórias com o Everest e depois usei o memtest. Tudo Ok. Problema persiste! =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom amigo travamentos e reiniciações de PC normalmente está relacionado a 3 itens com problemas:

1- Fonte de alimentação – Para poder resolver o problema terá que instalar outra fonte e ver se o problema continua ou então monitorar as linhas de voltagens caso esteja com deficiência de alimentação terá que substitui - lá imediatamente.

2- Memórias- terá que testar as memórias em slots diferentes pois poderá ser as memórias ou o slot com defeito ou então terá que rodar o Memtest por pelo menos 3 horas e testar as suas memórias o ideal é que não haja nenhum erro nas memórias .

3- Altas temperaturas- bom amigo para poder monitorar as temperaturas terá que baixar o Everest ou o HWmonitor e ai dar uma olhada nas temperaturas e ver se estão altas ou não.

Abraços amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Orchief, seu tópico está bem detalhado, muito bem feito. Pelo que analisei no relato dos problemas, vejo apenas um ponto para onde tudo converge: a fonte. Ao utilizar overclocking, você estará exigindo uma demanda maior de fornecimento de energia da fonte. E sua configuração necessita de uma fonte potente e estável. Eu até cheguei a cogitar que o overclocking estava causando instabilidade, fosse por causa das latências das memórias, fosse por causa da temperatura do processador e do chipset. Mas o que fez com que eu focasse a fonte foi quando você mencionou o fato das leds da placa de vídeo estarem acesas e também o tempo que você está precisando aguardar para ligar o sistema novamente.

Se as memórias estivessem com problema, creio que elas fariam o sistema reiniciar mesmo sem o overclocking.

Há alguma forma de você conseguir emprestada uma fonte mais potente do que a sua para efetuar o teste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente quando o problema é a memória ele da tela azul, se foce o Sistema Operacional creio que daria a mesma tela azul, normalmente aquecimento faz com que a maquina desligue e não recinicie, porém não custa dar uma olhada nas temps, você pode usar para isso o Real Temp, para dar uma olhada nas memórias se quiser use o MemTest86.

Bom tudo leva a crer que seja a fonte de alimentação arriando, para isso acho que o jeito mais fácil e pratico seria testando outra fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Olá, não sei se alguém ainda vê isso aqui, mas creio que finalmente descobri o problema.

Demorei tanto tempo pois estava morando em outra cidade para estudar e não pude levar a maquina. Mas ao problema...

Depois de tanto mexer resolvi limpar a placa de video pois as temps estavam razoavelmente altas, proncipalmente as do GPU2 VRM, que, até então, eu não sabia o que era. Quando a abri, além da enorme quantidade de poeira notei que os thermal pads que tocam todas os componentes que necessitam refrigeração estavam secos e esfarelando. Em minha profunda ignorância comprei adesivos térmicos silglass para só depois descobrir que são finos demais e não alcançam os componentes. Remontei a placa e forcei o fan, através do Riva Tuner, a rodar a 65%. As temperaturas dos núcleos estão ótimas com a nova pasta termica, mas os VRM's (que FINALMENTE descobri o que são) estão superaquecendo.

Andei pensando se não seria a temp dos VRM's desde o início. Pelo pouco que vi de elétrica no colegial sei que a resistência aumenta com a temperatura na maioria dos materias. Se as temps nos VRM's aumentasse, também aumentaria sua resistência e por efeito joule o precesso aumentaria exponencialmente, cortanto assim o fluxo da corrente. O que poderia explicar o porque das luzes vermelhas acenderem e o tempo que eu teria que aguardar para religar o micro, tempo necessário para os VRM's esfriarem.

Sou apenas um curioso nessa area, mas a ideia me pacere no mínimo plausível. Por favor corrijam qualquer incoerência no meu raciocínio.

Alguém poderia me informar aonde encontro esses pads? Ou mesmo algum tipo de fita térmica "gordinha" que eu possa utilizar?

Desde já obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...