Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
gegel

Ibm produz circuito com moléculas de co

Recommended Posts

<font color='#000000'>Cientistas da IBM fabricaram o menor circuito de computador do mundo, utilizando moléculas individuais de monóxido de carbono. O feito é considerado um avanço no desenvolvimento de processadores cada vez mais rápidos.

Pesquisadores da IBM no centro de estudos Almaden, na Califórnia, construíram e operaram o circuito no qual as moléculas de carbono movem-se como peças de dominó em uma superfície plana de cobre.

O circuito é tão pequeno que 190 bilhões deles ocupam o espaço de uma borrachinha de um lápis comum, afirmou a IBM.

A IBM trabalha com computação molecular há anos para tentar encontrar uma alternativa para os semicondutores baseados em silício dos computadores atuais.

O silício foi muito bem sucedido durante as últimas décadas, cumprindo o princípio do fundador da Intel, Gordon Moore, de que o número de transistores em um chip, e por consequência seu poder de processamento, se duplicaria a cada 18 meses.

Porém, os cientistas esperam que as propriedades físicas do silício limitem maiores avanços nos processadores nos próximos 10 a 15 anos.

A IBM afirmou que a nova técnica de "cascata molecular'' permite a fabricação de elementos lógicos 260 mil vezes menores do que os usados em semicondutores de silício.

Apesar dos avanços, a IBM está longe de conseguir introduzir comercialmente em aparelhos como telefones celulares e computadores a tecnologia que vem desenvolvendo em seus laboratórios.

"O emocionante não é tanto o que conseguimos até agora. O emocionante é de onde viemos'', disse Don Eigler, da IBM.

Os detalhes da pesquisa com monóxido de carbono serão publicados na revista Science.

Por Caroline Humer

Fonte: Info Exame

http://www2.uol.com.br/info/aberto/infonew...24102002-16.shl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×