Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que esta errado neste circuito?


jorgeletronico

Posts recomendados

karos amigos,estou testando um circuito para um projeto,porém estou ficando doido,pois pela minha ideia teria q funcionar.O esquema a seguir foi feito na protoboard porém a lampada ao conectar o fio na tomada ja se acende ,pela minha ideia nao teria q acender somente quando apertasse o botao? ou seja o transistor do optico aclopador conduziria a tensão vinda do coletor para o emissor q dispararia o gate do triac nao e?Alguem pode me explicar o me dar um circuito q use optico aclopador simples? Interrompendo o disparo do gate com o botao a lampada acende e apaga ao apertar o botao,seria a mesma ideia com o optico mais nao deu certo ela acende direto.O que esta errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo jorge,

ao meu ver não há nada drasticamente errado.

Mas porque você não tenta colocar um resistor de 10K (se não der certo, vá diminuindo esse valor até a faixa de 1K, tudo isso dependendo da corrente que você precisa pra disparar o TRIAC) ligado entre o emissor do transistor interno do acoplador óptico que você esta usando e o terra?

A intenção desse resistor será manter 0V no emissor do transistor do isolador optico e consequentemente 0V no gate do TRIAC! Desta forma ele literalmente não deverá entrar em condução e com esse resistor será formado um divisor de tensão juntamente com o resistor do gate do triac. Por que? Muitas vezes uma pequena corrente de fuga entre Coletor e Emissor do transistor do Acoplador Óptico fazem com que o componente a qual esse se conecta já inicie o processo de trabalho disparado!

Se não funcionar como você deseja ainda, tente aumentar o valor do resistor do gate do triac para valores até 2K2 juntamente com esse resistor proposto de 10K entre emissor e GND.

Avisa sobre o resultado meu caro!;)

Abração,

R.Costa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Jorge, não sei se este é o acoplador usado! (na simulação), mas a base dele esta "flutuando", (pino 6), se for este?, coloque um resistor de referência, do pino 6 do acoplador ao T2 do tic (lado oposto ao L1)...

deve corrigir esta falha!...

"que falta faz nosso colega SOSCHIP"! não?...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma colocação: geralmente os acopladores ópticos (mais especificamente o transistor de saída, quando em corte) não suportam os 127/220V da rede. Não sei se é o caso, pois não consigo ver a tensão que você usou na simulação (e pode ser que na simulação o transistor seja ideal e aguente), mas caso você monte realmente o circuito, este é um detalhe a considerar.

Para este tipo de circuito há um acoplador mais adequado, em que o estágio de saida é tipo um DIAC. Consulte, por exemplo, o datasheet do MOC3020 para ver do que estou falando.

Edit: achei um link fácil:

http://www.todopic.com.ar/utiles/moc3010-OPTOACOPLADOR.pdf

Espero que dê certo seu projeto !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que o amigo Lokasso matou a charada.

Um optoacoplador normal tipo 4N35, por exemplo, só suporta tensão VCE de 30 Volts, e se consideramos que está ligado direto no AC, ele provávelmente queimou, pois o transistor também esteve totalmente polarizado com tensão reversa e muito acima de 30 volts, e deve estar com uma fuga alta, que aciona o Triac.

Jorge, use um MOC, e seu problema estará resolvido.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Honestamente eu até cheguei a ver o símbolo de corrente alternada na entrada do coletor do transistor do acoplador, mas sinceramente eu não pensei que o amigo Jorge pudesse estar tentando colocar AC no transistor, mas sim DC!:eek:

Avisa pra gente o que resolve Jorge!

Abração a todos,

R.Costa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Honestamente eu até cheguei a ver o símbolo de corrente alternada na entrada do coletor do transistor do acoplador, mas sinceramente eu não pensei que o amigo Jorge pudesse estar tentando colocar AC no transistor, mas sim DC!

Avisa pra gente o que resolve Jorge!

Abração a todos,

R.Costa.

uahuahauh nem eu percebi isso!

Usando o MOC3020 vai resolver o problema pois é um foto diac e não um foto transistor, então funciona perfeitamente em rede AC.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Jorge, um opto acoplador com transistor bipolar não é recomendado para disparo de TRIAC. O correto fazer o disparo com um MOC.

Em http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/motorola/MOC3021.pdf você pode baixar o datasheet do MOC3021. Na página 4, você encontra o esquema de ligação recomendado pelo fabricante. Se você insistir eu usar um opto com BJT como o 4N25, por exemplo, terá que usar uma ponte para retificar a corrente que flui pelo transistor e é aplicada ao Gate.

Visite minha página em www.ejn-tech.com que poderá ser-lhe útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...