Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FAN da Fonte... Usar ou deixar o sistema da fonte decidir ?


DaronZin

Posts recomendados

Bom pessoal ... possuo uma Fonte SevenTeam ST550P-AG e como todos sabem ela possui uma FAN de 120mm e um sistema de proteção contra aquicimento, ela possui 2 modos de refrigeração :

1° Automatico: Quando a fonte fica abaixo de 50°C a FAN fica desligada e quando passa dos 50°C ela ativa a FAN de 120mm.

2° Manual com PWM: você pode deixar a FAN Ativa.

A duvida é essa ... qual dos modos usar ?

quando eu uso o 1º Modo eu acho que fica muito quente atras da fonte, as vezes uso o 2° com PWM dedindo cerca de 40% da FAN ai ele já fica numa temp agradavel atras da fonte ...

posso deixar como no 2° modo com PWM cerca de 60~70% direto? qual os riscos ? como medir a temp da fonte (pois não consigo medir com o Everest) ?

Agradeço a Aduda desde ja ... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É melhor deixar no PWM, não há nenhum risco em usar 60%, 70% de rotação... só irá diminuir a vida útil do fan e aumentar a da fonte que ficará mais fria.

Convenhamos, antes o fan do que a fonte.

E para medir a temperatura da fonte, só com um termometro mesmo, o melhor local é medir no maior dissipador que a fonte tem, ou seja tem que abri-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque no modo manual com um nível baixo de rotação em que a fonte seja silenciosa. A rotação deve aumentar automaticamente se necessário (você. pode conferir isso rodando algum software que use bastante o micro). Usando em baixa velocidade a duração do ventilador será boa e a fonte vai trabalhar mais fria, o que também aumenta sua durabilidade.

Também não há problema em manter no modo ASM, afinal a fonte foi projetada para funcionar com baixa quantidade de ventilação.

O ventilador pode ser trocado, mas se não for do mesmo tipo provavelmente haverá diferença na velocidade de rotação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso poderia deixar ela com rotação de 40~50% (quase não percebo o barulho da FAN), nessa configuração a FAN tera uma vida util elevada ?

Creio que 40% da rotação máxima seria mais que suficiente. Note que não sei dizer se colocar o potênciômetro em 40% do curso vai fazer o ventilador ir para 40% da velocidade.

Se você. notar que deixando nos 40% a velocidade não fica estável com uso leve (internet ou aplicativos de escritório) é melhor aumentar a rotação. Se fica estável você. pode tentar até um nível menor, encontrando um ponto que ainda mantenha o ar exaustado apenas morno e que fique com rotação estável sob uso leve.

Após isso verifique se a velocidade aumenta com uso pesado. Pelo que entendi do controle ASM/manual da ST, a fonte assume quando necessário, independente do nível ajustado.

A durabilidade do ventilador será maior quando sob menor rotação. Uma estimativa grosseira seria considerar assim: com 40% de rotação ele deveria durar 1 / 0,4 = 2,5 vezes o tempo normal de uso. Mas há muitos outros fatores que influenciam na durabilidade, então é apenas uma estimativa.

Se você. tem ventiladores no gabinete, tente usar a maioria na frente ou na lateral jogando ar para dentro do micro. Assim eles contribuem para a ventilação da fonte. Se fizer isso bem feito haverá um fluxo natural de ar pela fonte e talvez nesse caso o mode ASM passe a ser a melhor opção.

O bacana dessa fonte é que ela te permite várias escolhas. O modo manual é semelhante ao padrão das demais fontes, apenas deixando você. escolher a rotação mínima adequada para o seu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possuo uma vetilação legal no case ...

Tipo ... quando jogo games pesados ela nunca chegou aos 50ºC (pois estava no ASM e ele não ativou a FAN) creio que já estava estavel ... mais preferi colocar u PWM a 40% para ver se a FAN da Fonte puxava tb o ar quente do Processador ... funciona mais só cerca de 2~3°C ai queria ver se vale a pena colocar essa rotação...

Fiz os testes aqui e a FAN cerca de 40% atras ficou em temperatura ambiente 20~25°C (pelo dedômetro) creio q posso dimunuir essa rotação...

Um coisa que queria saber se a fonte mesmo no PWM a 20% quando ela precisar usar o ASM ela usara ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz os testes aqui e a FAN cerca de 40% atras ficou em temperatura ambiente 20~25°C (pelo dedômetro) creio q posso dimunuir essa rotação...

Um coisa que queria saber se a fonte mesmo no PWM a 20% quando ela precisar usar o ASM ela usara ?

Creio que o ASM (o modo que mantém o ventilador desligado) só funciona quando selecionado. No modo manual com ventilador a 20% o mínimo será esses 20%, ou seja, o ventilador não vai desligar.

Tanto no modo manual quanto no ASM no caso de solicitação pesada da fonte o circuito da fonte assume e aumenta a velocidade do ventilador. É possível apenas definir a velocidade mínima do ventilador, mas não a máxima.

Para uma configuração de consumo relativamente alto como a sua acredito que deixar no modo manual em velocidade baixa seja a melhor opção mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...