Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de ajuda para configurar voip de outra operadora em link da Embratel


Ranan

Posts recomendados

Gostaria de saber como configurar um voip em um link da Embratel. No caso, o voip nao pertence a Embratel, e sim a outra operadora. Apenas a internet que é da Embratel. No caso, quando o voip e ligado a a internet, nao da tom para discagem, porém é possivel receber ligações. Alguem poderia me ajudar.

Desde ja agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber como configurar um voip em um link da Embratel. No caso, o voip nao pertence a Embratel, e sim a outra operadora. Apenas a internet que é da Embratel. No caso, quando o voip e ligado a a internet, nao da tom para discagem, porém é possivel receber ligações. alguém poderia me ajudar.

Desde ja agradeço.

Ola,

Qual é exatamente seu pbx? ou qual é seu gw voip? voce esta com seu telefone plugado direto no gw voip, ou o gw voip esta ligado na central telefonica.

Quando você tira o tel do fone da sinal de ocupado ou fica completamente mudo?

Precisamos de mais informações para ajuda-lo a contento.

Jeferson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando o telefone é tirado do gancho, ele fica totalmente mudo, sem dar sinal ou tom de discagem, porém se o telefone é colocado no gancho, ele é capaz de receber ligações. o aparelho telefonico fuciona como um switchzinho. o link da internet é ligado nesse gateway do voip que fuciona tanto como gateway do link da internet, como telefone. e também é capaz de trabalhar como um switch. (ou seja, é um aparelho ata, desses comuns).

Desde ja agradeço a atenção e boa vontade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando o telefone é tirado do gancho, ele fica totalmente mudo, sem dar sinal ou tom de discagem, porém se o telefone é colocado no gancho, ele é capaz de receber ligações. o aparelho telefonico fuciona como um switchzinho. o link da internet é ligado nesse gateway do voip que fuciona tanto como gateway do link da internet, como telefone. e também é capaz de trabalhar como um switch. (ou seja, é um aparelho ata, desses comuns).

Desde ja agradeço a atenção e boa vontade

Ok, seria então algo como um ipfone com função de roteamento certo?

Geralmente um sinal de ocupado é gerado quando o login nao esta registrado no seu provedor voip ou no seu asterisk por exemplo.

Agora nao apresentar sinal algum, é bem estranho.

Mais algumas questoes: Quando você recebe chamada, consegue falar normalmente? e quando você tira o fone do gancho, quando você aperta algum digito do teclado numerico, você consegue ouvir o dtmf de cada tecla?

Jeferson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu não expliquei nem me expressei bem. Vamos começa desde o inicio:

Pelo que eu percei, o link da pessoa é da embratel, e o dono do link tambem me disse que era embratel.

Pelo que parece, esse link da embratel é de 1M dedicado. Ele chega atraves de uma caixinha (parece essas caixas hermetricas), com selo da embratel. Dessa caixinha sai um cabo que pelo que vi é RJ11 (desses de telefone, mas não tenho certeza. acho que é RJ11 porque aparentemente ele é menor do que o RJ45.) Esse cabo RJ11 chega em uma entrada adsl de um roteador A.P. Esse roteador também tem o selo da embratel, e tem 4 entradas para cabo de rede rj45, e mais a entrada adsl que ja havia mencionado, além tambem de fucionar via wireless.

Desse roter sai um cabo rj 45 para um pc que fuciona a internet (e a internet fuciona normalmente sem problemas), e um outro cabo rj45 esta indo para o gateway voip.

Este gateway voip possui 4 entradas: a primeira para conectar o cabo que chega o link da internet (que vem do roteador A.P), a outra entrada do lado para conectar o voip a um pc, e as outras 2 entradas para RJ11, para conectar em aparelhos telefonicos.

No caso, o voip consegue receber ligação e ter uma conversação excelente, porém ao fazer ligações, o telefone de destino chega a chamar, porém quando a pessoa do outro lado tira o telefone do gancho pra falar, a ligação cai, e o telefone fica mudo.

Espero que fiquei melhor para me ajudar agora. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu não expliquei nem me expressei bem. Vamos começa desde o inicio:

Pelo que eu percei, o link da pessoa é da embratel, e o dono do link também me disse que era embratel.

Pelo que parece, esse link da embratel é de 1M dedicado. Ele chega atraves de uma caixinha (parece essas caixas hermetricas), com selo da embratel. Dessa caixinha sai um cabo que pelo que vi é RJ11 (desses de telefone, mas não tenho certeza. acho que é RJ11 porque aparentemente ele é menor do que o RJ45.) Esse cabo RJ11 chega em uma entrada adsl de um roteador A.P. Esse roteador também tem o selo da embratel, e tem 4 entradas para cabo de rede rj45, e mais a entrada adsl que ja havia mencionado, além também de fucionar via wireless.

Desse roter sai um cabo rj 45 para um pc que fuciona a internet (e a internet fuciona normalmente sem problemas), e um outro cabo rj45 esta indo para o gateway voip.

Este gateway voip possui 4 entradas: a primeira para conectar o cabo que chega o link da internet (que vem do roteador A.P), a outra entrada do lado para conectar o voip a um pc, e as outras 2 entradas para RJ11, para conectar em aparelhos telefonicos.

No caso, o voip consegue receber ligação e ter uma conversação excelente, porém ao fazer ligações, o telefone de destino chega a chamar, porém quando a pessoa do outro lado tira o telefone do gancho pra falar, a ligação cai, e o telefone fica mudo.

Espero que fiquei melhor para me ajudar agora. Abraços.

Ah legal agora sim, consegui entender melhor seu problema.. Bem vamos lá.

Não sou expert em telefonia fixa, talves alguns colegas com mais propriedade no assunto possam te ajudar de uma forma mais completa, mas em se tratando desse problema da sua chamada recebida, tenho quase certeza que pode ser algum problema que o gw esta tendo em negociar codecs com a pstn.

Por exemplo, o codec da rede publica é PCM (g711 ulaw ou alaw não lembro agora) e seu gw esta tentando entregar essa chamada em g729a por exemplo (isso é um exemplo, porque existem outros codecs como gsm, ilbc, g723, g726 e por ai vai).

Resumindo, seu problema pode ser incompatibilidade de codecs. Da uma conferida na configuração dos codecs do gw pra realizar as chamadas.

Espero ter ajudado a contento dessa vez :lol:.

Jeferson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que o problema nao é realmente esse, porque no local também tem um link da velox (creio eu que esse link nao é dedicado), e quando o gateway voip e colocado nesse link da velox, nao da nenhum problema... fuciona normalmente tanto para ligar, tando para receber ligações.

Ou seja, quando é ligado na embratel nao fuciona, mas quando é ligado na velox, fuciona. Lembrando que quando o voip é ligado no link da embratel, ele é ligado da forma que mencionei no post anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom nesse caso vejo duas alternativas:

1- Por acaso tem algum firewall nesse link?

2- Possibilidade remota, mas pode ser verdadeira, a embratel pode estar bloquendo portas altas UDP para o seu link, para trafego sip são necessarias as portas 5060 e/ou 5061 para registro e um range de portas de 9000 a 20000 para trafego RTP que seria voz propriamente dita.

Jeferson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei informar se o link possui algum firewall, pois não sou o dono do link. A pessoa que é a dona do link, só sabe que é da embratel, mas nem sabe se é dedicado ou não... Na verdade o dono do link nem sabe o que é um link dedicado.

Como disse anteriormente, la no local tambem possui um roteador A.P, com o selo da embratel. Não to muito afim de acessar as config desse A.P para ver se ele possui algum firewall, porque o dono do link é um cara MTOOOOOOOOO CHATO, e caso eu faça alguma coisa que faça ele ficar sem internet por 5 minutos, é capaz do cara me processar e depois me matar.

Uma probabilidade que realmente pode estar ocorrendo é esta de haver um firewall nesse roteador A.P da embratel que esteja bloqueando alguma coisa porta ou alguma coisa do genero.

Uma outra probabilidade que eu considero tambem é alguma config entre o roteador A.P da embratel e o voip. Pois como ja disse, pelo que percebi o link da embratel é adsl. Nesse caso creio eu que é necessario fazer autenticação por nome de usuario e senha. O dono do link me informou que no pc nao é necessario fazer nada, que basta ligar o pc, que a internet já esta fucionando. Então creio eu que o proprio roteador A.P da embratel esta configurado para fazer a autenticação. Então no caso ele autentica a conexao, e distribui a conexao ja autenticada para os pcs via cabo e wireless. O voip esta configurado para para conexão DHCP. No caso creio eu que o roteador A.P da embratel esta com conexão PPoE e o voip conectado a ele com conexão DHCP.

Pode ser que esteja havendo alguma incompatibilidade nessas conexões, não sei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link da embratel também fornece ip nat? Se for um link dedicado, ele navega com ip valido. Mas a embratel tambem trabalha com link compartilhado (não dedicado?). De qualquer forma, mesmo que seja um ip nat, o voip tem que fucionar normalmente. Voip nao fuciona só em conexao com ip valido, mas também fuciona em sistemas de ip nat.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...