Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD 80GB Maxtor está com problema?


Clarkk

Posts recomendados

Boa noite pessoal!

Comprei um HD Maxtor de 80 GB e quando fui fazer a partição ele só mostra 76....MB, não lembro ao certo, disponível e também não mostra a opção para FAT 32. Só quero uma partição em FAT 32 para instalar o XP sp2. Que programa devo usar para fazer a partição? Já olhei no setup e ele foi reconhecido com 80GB.

Alguém pode me ajudar? Nunca fiz partição e nem formatação em HD novo, sei que a formatação o xp fará.

HELP!!!!!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que a capacidade real mostrada é 76GB não é? Se for isso, não se preocupe, esta correto! A capacidade descrita nos HDs nunca é exatamente igual a real! Para entender melhor leia este tópico postado pelo Sonic!

http://forum.clubedohardware.com.br/porque-meu-hd/235802

Quanto ao FAT32, se nenhuma maquina com Windows 9X for acessá-lo, dê preferência em formatar como NTFS! É mais confiável! Em caso de duvidas, segue um link de um tópico sobre o assunto, postado pelo FBorges22!

http://forum.clubedohardware.com.br/ntfs-x-fat32/54790

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim amigo, aparece pouco mais de 76 GB, até aí tudo bem, só que quado vou criar a partição e coloco em FAT 32 ou mesmo NTFS, dá que só tenho 76.....MB de espaço para instalação do windows. Não sei como resolver isso e já estou com medo de queimar o hd. Se tento fazer a partição direto com o cd do windows só mostra partição NTFS com 76......MB de espaço, sequer mostra FAT 32, essa opção. Procurei bastante antes de criar esse tópico, já não sei mais o que fazer, como criar partição em HD novo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tentei novamente fazer a partição com partition magic e dá total livre 74.53GB. Coloquei em FAT 32 e deu partição desconhecida quando fui formatar, e o espaço para instação foi de exatamente 76319 MB em partição desconhecida. Será que é problema no meu windows, pode acontecer isso? Será que esse HD só tem essa opção de partição NTFS. Quanto tento fazer a partição pelo CD do windows xp pro só aparece a opção NTFS com esse espaço.

Tentei pelo cd de boot do windows xp pro, nem deu boot.

Liguei prá loja e eles me falaram que preciso deixar o HD por tempo indeterminado, provavelmente 30 dias e estou precisando dele urgente, só tenho um outro de 20GB que já não tem mais espaço prá nada e é muito velho.

Desculpem a minha ignorância nessa parte de partição.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Formata em NTFS mesmo, não vai ter problema nenhum! Por algum motivo que não sei explicar, o CD do Windows XP as vezes mostra apenas a opção de formatação em NTFS! Pra tentar "habilitar" o FAT 32, instala o Windows em NTFS, depois que estiver tudo instalado, formata de novo e ve se vai aparecer o FAT 32 nas opções!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, fiz exatamente com falou, instalei o xp na partição desconhecida e quando fui ver, lá estava NTFS. Formatei e voltei a ver NTFS. Amanhã farei mais uma tentativa de criar a partição FAT 32. Um amigo me falou para colocar FAT 32 LBA e me deu um outro programa que não me lembro o nome, isso está correto ou pode causar alguma complicação na instalação?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca usei esse FAT32 LBA, andei pesquisando um pouco sobre o assunto aqui, me parece que esse FAT32 LBA (ou FAT32X) é uma extensão do FAT 32, para que ele possa reconhecer HDs com grandes capacidades! Acredito que não causara complicações, senão seu amigo não teria indicado!

P.S: Já tentou usar o FDISK do disquete de boot do Win98?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tentei com os dois, sem sucesso.

Fui à loja e conversei com o funcionário que fez a venda, falei da necessidade do mesmo com urgência e ele ficou de me dar uma resposta, espero que positiva, na terça-feira. Deixei o hd com ele para que possa ser "examinado" pelo técnico da empresa. Peguei o comprovante da entrega assinado por ele e espero que na terça ou quarta-feira tenha uma resposta satisfatória.

Postarei aqui a resposta e solução, se houver solução para esse caso.

Agradeço muitíssimo a você a atenção dispensada.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo C4mp, não tive resposta satisfatória porque o técnico não conseguiu solucionar o problema, não encontrou problema. Como não se só aparece uma partição e não dá prá criar outras?

Ficou combinado seguinte: A loja entrará em contato com a empresa fornecedora ou revendedora que obviamente tentará trocar o hd por outro sem problemas ou defeito, como queiram.

Como está na garantia e conheço meus direitos, estou aguardando pacientemente por essa troca e caso não aconteça no prazo de 30 dias, tomarei as providências cabíveis, o que não posso é perder o hd novo que nunca me serviu prá nada.

Se alguém tiver uma ideia melhor, por favor, poste logo que seguirei.

Agradeço ao amigo mais uma vez pelas informações.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentaria com o disquete de boot do Win 98 depois de excluir a partição do XP com o CD do mesmo. Com esse disquete usaria o comando fdisk para criar a partição e depois o format para formatá-la.

Alguém usou o gratuito SwissKnife para criar partições e formatá-las.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigos, a loja trocou o hd Maxtor por um Seagate Barracuda 80GB, eu não conheço essa marca, será que valeu a troca? Só que esse veio lacrado, o outro tenho certeza que já havia sido formatado.

O problema de criar partição FAT 32 continua, ele só mostra NTFS. Já tentei pelo cd do windows xp pro, pelo disquete de boot do 98, nada. Primeiro criei duas partições,

uma em FAT 32 e a outra NTFS, quando fui instalar em FAT 32 lá estava a famosa partição desconhecida, instalei assim mesmo só pra ver se aparecia depois e apareceu NTFS depois que instalei o XP.

Não sei o que está acontecendo porque quando usei o fdisk deu ele não tem o sistema FAT 32. A noite excluí as partições e voltei a usar o programa para criar partição, fiz tudo bonitinho e apareceram 5 opções, NTFS, FAT (sem 32), NTFS rápido, FAT rápido(instalação rápida) ou deixar no sistema que já estava (NTFS, saí sem instalar o xp. O que devo fazer?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bola de neve cresceu!

Criei esse tópico sobre um hd Maxtor de 80 GB que não consegui fazer partição em FAT 32, esse eu já troquei na loja por um Seagate Barracuda 10 de 80GB, era o único IDE que tinham.

Os problemas cresceram porque ontem quando entrei no setup para mudar o boot, olhei o hd e só tinha 32.820GB. Fui no site da Seagate e baixei o SeatoolsDOS207EURO, isso depois de procurar uma ferramenta para detectar o problema. Criei o cd de boot e fui verificar possíveis erros e vejam o resultado:

Seagate ST 380215 A, revisão 3.AAD nº de serviço 5RAC52J, on genéric, PCI ATA, MAX NATIVO, endereço 156301487, Dispositivo de 48 Bit endereçado - MAX LBA 66055243 (32.820 GB).

Este drive suporta função de segurança. SMART suportado e está habilitado. SMART não foi lançado. DST é suportado. Ajuste das funções do registro e suportado. POH 7. Atual temperatura 35 graus. IDLE-inativo. Resultado aprovado.

Excluí aquelas partições e criei só uma de 20 GB em NTFS para ver no que dava e deixei o espaço restantes sem sem partição. Para não me alongar mais instalei o xp e depois voltei para criar outra partição e quando tentei com o Fdisk fala sobre um problema e não faz a partição.

Comprei um h de 80 GB e fiquei só com 20 GB.

Usei o Kurumin para ver se encontrava os 60 GB e vi lá os malditos 59.... GB como partição desmontada e quando fui montar aparece erro, Kernnel, o que é isso pessoal??? Deu vontade de jogar esse maldito na parede!

Alguém pode me ajudar?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Volto a afirmar: alguém usou o gratuito SwissKnife para criar partições e formatá-las e foi bem sucedido.

http://superdownloads.com.br/download/1/swissknife/

Já cheguei a usar o Partition Magic para criar uma partição e ao dar o boot com o CD do Win XP a partição criada não foi aceita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, usei o SwissKnife e ele mostrou 32.820 GB de espaço não particionado como capacidade total do disco. Continuo afirmando que o kurumin mostrou a capacidade real do disco com uma partição em fat 32 que eu não consigo desmontar porque não tenho acesso, tento e vem a mesma mensagem falando em kernnel.

Como havia dito anteriormente, rodei o programa de diagnóstico da Seagate e ele mostra esse espaço de 32.....GB. Tem uma opção de aumentar esse espaço manual e quando tento, trava. Estou achando que esse programa da Segate bloqueou essa partição, me lembrei que criei uma partição de mais de 40GB, mas deu como partição sem nome.

Alguém me dê uma luz:confused:! Existe alguma ferramente para desbloquear isso? Nunca gostei da Seagate, agora menos ainda:(

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apagar trilhas ?

Como está escrito exatamente em inglês ?

Já coloquei antes o link para você ter uma ideia do que é zero fill.

Ao fazer o low level format (zero fill) nesse HD tudo o que tiver nele será apagado (ele ficará como se tivesse saido de fábrica) sem dados nem partições, zeradinho. Depois é só criar as partições que quiser.

Acho uma boa ideia para a situação confusa em que você se encontra.

Use o programa da Seagate para DOS (bootável) e não para Windows com apenas o HD problemático instalado como master.

Depois tenta usar o fdisk para criar a partição e a formatar em fat32 como você quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, a loja trocou o hd Maxtor por um Seagate Barracuda 80GB, eu não conheço essa marca, será que valeu a troca? Só que esse veio lacrado, o outro tenho certeza que já havia sido formatado.

O problema de criar partição FAT 32 continua, ele só mostra NTFS. Já tentei pelo cd do windows xp pro, pelo disquete de boot do 98, nada. Primeiro criei duas partições,

uma em FAT 32 e a outra NTFS, quando fui instalar em FAT 32 lá estava a famosa partição desconhecida, instalei assim mesmo só pra ver se aparecia depois e apareceu NTFS depois que instalei o XP.

Não sei o que está acontecendo porque quando usei o fdisk deu ele não tem o sistema FAT 32. A noite excluí as partições e voltei a usar o programa para criar partição, fiz tudo bonitinho e apareceram 5 opções, NTFS, FAT (sem 32), NTFS rápido, FAT rápido(instalação rápida) ou deixar no sistema que já estava (NTFS, saí sem instalar o xp. O que devo fazer?

Abraços

Amigo Clark. Quanto a troca do HD Maxtor pelo Seagate, valeu a pena sim,pois se trata de uma das melhores marcas de discos rígidos,senão a melhor do mercado. Sôbre o problema do mesmo só aceitar partições NTFS,não se preocupe com isso,pois o Windows XP funciona melhor e mais rápido com êsse sistema que é padrão do mesmo,além de economizar muito mais espaço no disco rígido,devido ao tamanho dos clusters(Unidade de alocação) que é bem menor que o da Fat 32,um sistema ja ultrapassado e obsoleto para o Windows XP. Eu tive o mesmo problema que você,pois adquiri recentemente um HD Sata II de 320GB e por coincidência,da Seagate onde o mesmo não reconhece a FAT32. Formatei o mesmo usando NTFS em duas partições iguais e instalei o sistema operacional(Windows XP SP2) e demais programas necessários para o meu micro. Estou usando o novo disco à um mês sem nenhum problema, e com um grande desempenho do mesmo. Espero ter contribuido para tirar um pouco das suas dúvidas,e poder convence-lo a migrar para um sistema mais atual e estável. Boa Noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O negócio é o seguinte, quando for fazer a formatação utilize o valor do particionamento em percentual 100% e não em MB. Este é um problema caracteristico dos HDs desta série, e que segundo o site do fabricante é considerado característica do equipamento. Eu mesmo já passei por este problema e só assim pude resolvê-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal estol com um problema em meu pc. Ultimamente tem desaparecido da bios o meu hd e ai para que ele seja reconhecido novamente pela bios eu tenho que desligar o pc retirar a bateria que fica na placa mãe

colocala de vouta e reiniciar o pc ai ele detequita novamente o hd, porém isto tem acontecido com uma certa frequencia e quando acontece o pc simplesmente não inicia so aparece uma tela azul com a seguinte mensagem( setupdd.sys page_faut_in_nonpaged_area)o que pode estar acontecendo alguém tem auguma ideia pode me ajudar por favor...

desde já muito obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui solucionar o problema!!!!!!!

Quando estava rodando o Sea Tools para Dos, ferramenta de diagnóstico que baixei no site do fabricante para ver se estava tudo ok com o hd o mesmo travou e não sei por que travou em 32 GB, ficou assim: MAX NATIVO 32 GB e era o que aparecia no setup. Ontem rodei novamente o SeaTools DOS e vi logo abaixo que tinha a opção de MAX NATIVO total, marquei a opção e fiz novo teste, teste simples e apareceu o tamanho real 80GB. Olhei no setup e estava tudo ok, 80 GB. Fiz duas partições, formatei uma em NTFS com pouco menos da metade do HD, deixei a outra parte sem formatar e quando fui instalar o XP pro falava que ja tinha outro sistema instalado, fiz isso 4 ou 5 vezes, deletava partição, criava, formatava e instalei o xp pro mesmo falando que já tinha outro sistema instalado, deu certo. Depois dei boot com outro HD e deixei o Seagate como slave e formatei a outra partição em NTFS.

A partição onde tem o xp pro ocupa pouco mais de 2 GB e só tem o xp instalado, não sei se é esse o espaço utilizado normalmente, mas pelo menos consegui o HD de volta com 80GB. A outra partição está perfeita, tive acesso a ela e agora só me resta instalar os programas essenciais e acessar a internet para atualizar o que falta e ver se funciona sem problemas.

Agradeço a colaboração de todos e principalmente a paciência do Henrique.

Abraços a todos

Peço a moderação que feche o tópico. Problema solucionado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...