Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water cooling para 8 blocks


Danewlo

Posts recomendados

Olá!

Tô montando um CaseMod e pretendo resfriar com Water cooler os componentes abaixo:

Processador

Aceleradora Gráfica

Northbridge

Southbridge

2 DDR3

2 HDS

Agora, imaginem a bomba pra resfriar isso tudo? São ao todo 8 blocks!

Tenho pensado em um sistema duplo, com duas bombas, dois radiadores de duas ventoinhas cada, dois reservatórios, onde cada grupo se responsabiliza por alguns componentes, trabalhando separadamente, diminuindo assim o tempo do loop, ou circuito, sei lá como se chama.

Analisem essa ideia pra mim, podem opinar a vontade!

1º cooler: Bomba - Processador - Northbridge - Southbridge - Radiador - Reservatório

2º cooler: Bomba - Aceleradora Gráfica - DDR3 1 + DDR3 2 (bifurcados com conector em y, mangueiras um pouco mais finas) - HD1 - HD 2 - Radiador - Reservatório

Vocês acham que uma bomba mais potente, e um radiador a mais apenas "atenderiam" mais satisfatoriamente 8 blocks, do que a minha ideia acima?

Alguma sugestão quanto ao diâmetro ideal para a mangueira?

P.S. Sei que não é necessário a utilização disso tudo, mas quem disse que é preciso colocar R$ 4.000,00 em rodas num automóvel, por exemplo? Tô falando em tunning, papito! (_(

Valeu.

Danilo

Olá!

1-Qual a melhor marca de bomba? Siwftech é uma boa marca?

2-O radiador 360ST da magicool, mostrado no link abaixo, é de boa qualidade?

http://watercooling.com.br/produtos/radiadores/Produtos%20Radiadores.php

3-Quanto maior o fluxo de água, ou seja, maior a potência da bomba, melhor a eficiência do WC?

4- Qual diametro interno de mangueira, "exige" uma menor potência de bombeamento, mantendo um bom resfriamento?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa separado, é melhor...

1 Swiftech é a melhor marca de WC... A bomba deles é bem legal..

2 Eu vi reviews desse radiador e me pareceu ser bom tb...

3 Não necessáriamente... Existe blocks de baixa e alta restrição, a bomba normalmente é escolhida em função dos blocks usados.. Não entendo muito disso, alguém vai vir e te explicar melhor :D

4 normalmente se usa 3/8'' ou 1/2''.. tem q ver ql fica melhor pro seu projeto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Danilo, voce novamente :lol: :lol: :lol:

Vamos a aula:

1. A Swiftech nao fabrica bomba, existem dois grandes fabricantes de bombas no mercado a "Laing" e a "Eheim" que tem as suas bombas remarcadas por diversos fabricantes de blocos para WC como a Swiftech, D-TEk, XPCS e outros (nao desqualificando a qualidade e o preco desse fornecedores que as vezes 'e menor que a do proprio fabricante), procure bombas modelo "Laing" eu considero as melhores.

2. Esse radiador 'e igua a esse http://www.scan.co.uk/Product.aspx?WebProductID=571853&source=froogle certo, pois bem 'e o meu radiador e eu acho ele muito bom, apenas tome cuidado ao colocar os fans, se o comprimento dos parafusos for errado voce vai amassar as aletas e pode ocasionar um vazamento que nao 'e coberto pela garantia do fabricante.

3. Existem atuamente duas escolas na fabricação de blocos.

A de Alta Restricao que fabrica os blocos com "aletas" internas que garantem que a agua fique o tempo maximo possivel em contato com elas o que garante uma passagem de calor melhor para o liquido, mas prejudica o funcionamento da bomba, forcando o seu trabalho.

A de Baixa Resticao que fabrica os blocos com "aletas" internas que garantem uma melhor circulacao de agua dentro do bloco, isso prejudica a passagem do calor para o liquido mas facilita o trabalho da bomba, alem de garantir um liquido mais frio em circulacao dentro do bloco.

Essas escolas estão se fundindo com o surgimento dos blocos com micro filamentos e a melhoria da qualidade de fabricação garantindo um alto fluxo com uma grande capacidade de transmicao termica.

4. O diametro da mangueira nao interfere diretamente no trabalho da bomba, mas sim a quantidade de liquido dentro do sistema e o comprimento do(s) loop(s), (na teoria) a questao 'e a seguinte quanto menor o diametro mais devagar o liquido circula, quanto maior mais rápido ele circula, se o seu loop for longo (varios blocos ou muita mangueira) 'e recomendado voce usar diamentos menores como 10/8 mm ou equilibrado como 3/8" (o mais popular), se o seu loop for curto (um bloco) voce pode optar por um diametro maior que vai garantir uma circulacao mais rapida no bloco tipo High-flow-rate. Agora isso 'e teoria e o respaudo cientifico muitas vezes 'e questionado, a questao do tamanho dos tubos esta muito mais diretamente involvido com o fornecedor (disponibilidade) e o case, tubos grossos sao dificeis de trabalhar em um case apertado enquanto tamanhos menores sao mais faceis, mas em contra partida sao mais faceis de "quebrar" em curvas fechadas, normalmente tubos finos usao um "anti-coil" para evitar quebrar (o que nao garante que tubos grossos nao vão ter o mesmo problema :wacko: ). O mais importante no caso de tubos 'e evitar conectores em curva fechada como "L" e manter as mangueiras o mais confortavel possivel (evite curvas extremamente fechadas), isso vai facilitar o trabalho da bomba e manter o nivel de circulacao de liquido.

Espero ter ajudado, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Demoniohf!

**************

Hehe... E aê Beto, beleza?

Tu sempre ajuda, cara!

Lembra daquele sistema com dois loops que eu queria implantar, e que eu havia deixado pra bolar o projeto pra te mostrar depois? bem... tive umas idéias e gostaria, se possível, que você corigisse ou sugerisse algo. Se possível dá uma conferida nisso Beto.

Pensei em um bomba com loop duplo, como você falou. Analisando todas as nossas conjecturas em posts diferentes, pretendo, por enquanto, resfriar apenas, Processador, VGA, North e Southbridge, permitindo posteriormente a ampliação do sistema para os demais componentes (DDRs3, HDs), sendo esse o motivo de adquirir logo uma bomba com dois loops. Além dos blocks, pensei em usar dois radiadores do modelo o qual te enviei o link para que você analizasse, (com duas ventoinhas de 120mm).Quanto às mangueiras 1/2", e de 3/8 nas bifurcações. Dividi o sistema assim:

...................................Processador

1º Loop: Radiador 1 -...................- Reservatório 1 - Bomba

.......................................South

..............................................................VGA

2º Loop (mesma bomba): Radiador 2 -..........- Reservatório 2 - Bomba

.............................................................North

Pensei, com esse sistema, criar loops curtos, como você pode perceber, serão "praticamente" 4 loops, uma vez que logo após o radiador, haveria uma bifurcação, pois (segundo o prof. Beto, PHD em refrigeração líquida) o ideal é que o líquido chege o mais frio possível aos componentes a serem resfriados.

Também, segundo o prof. Beto, para loops curtos, seriam indicadas mangueiras com diamêtro interno maior, o que encaixaria perfeitamente, na minha ideia, pois pretendo usar mangueiras mais grossas para dar um ar mais agressivo ao meu CaseMod, (mangueiras de 1/2", e de 3/8 nas bifurcações), espaço para as mangueiras, não será problema. Quanto aos blocks acredito que o mais indicado para meu caso seria um de baixa restrição, pois acho que uma única bomba com ,"praticamente", 4 loops, ficaria sobrecarregada, sem contar quando, posteriormente, for acrescentada a refrigeração dos demais componentes, mesmo levando em consideração que, logicamente, a disposição das mangueiras será mudada. O problema é que ainda não vi nenhuma bomba com loop duplo à venda no Brasil :( . E pra isso, peço ajuda do Prof. Beto, com algum link de uma bomba de boa qualidade , com loop duplo vendida por aqui.

Dúvida: Uma bomba mais potente resolveria essa questão da sobrecarga? Qual o modelo indicado?

Tudo isso é só uma ideia, pretendo amadurecê-la ainda. Para isso, espero sugestões, dicas e críticas!

abraços!

Ajuda aí Prof.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Danilo, O seu caso me lembra muito o do meu amigo Sam.

http://www.custompc.co.uk/images/slideshow/114967

O seu caso das bombas 'e complicado no sentido de usar apenas uma para dois loops com dois radiores duplos, o meu medo aqui nao 'e a potencia da bomba, voce poderia usar uma Laing D5 Vario que ja daria conta do recado ou se nao for do seu agrado uma LAING 12V DDC 1T Ultra (basicamente duas bombas em uma) a questao aqui 'e a distribuicao uniforme do liquido dentro dos dois loops, o que pode ocorrer (por diversos motivos) 'e que um loop vai ter mais circulacao de liquido que outro, o que pode ser prejudicial ao sistema.

Se for para partir para dois radiadores, então separa tudo, coloca liquido de cores diferentes e o teu sistema vai ser show :cool: .

O seu primeiro loop esta quase chegando aonde eu quero, vamos lapidar ele um pouco mais. Primeiro vamos eliminar a reducao, pesquise e escolha 1/2 ou 3/8, se for de 1/2 use tubos Tygon eles sao incriveis para fazer curvas fechadas (use Anti-Coil para dar uma forca e ficar com UV legal) se for de 3/8 pode ser outro de boa qualidade. Retire o "Y" passe o loop direto: Radiador - CPU - NB - SB - Reservatorio - Bomba - Radiador ou mantenha se voce for usar WC nos ferrites: Radiador - "Y" - CPU/Mobo (Ferrite - Ferrite - NB - SB) - "Y" - Reservatorio - Bomba - Radiador.

O segundo loop 'e muito mais simples e eu acredito que voce da conta do recado.

Note bem, eu coloquei a CPU e a Mobo em um unico loop e a VGA em outro, com isso eu garanto duas coisas, primeiro no caso de voce ampliar voce vai mexer em um unico loop, ou seja apenas uma sangria (que da um trabalho danado), segundo eu acho (experiencia propria) que voce nao vai colocar cooler nas memorias e nos HD e sim na sua segunda placa grafica (SLi ou Crossfire) mas de qualquer maneira 'e a melhor opcao para uma futura expancao.

A melhor bomba do mercado 'e Laing, a questao 'e que eu nao acho revendedor no Brasa, acho que vou ser o primeiro, se voce for por ela procure esse modelo Laing DDC Ultra 'e potente e compacto, procure um com top plexi que da uma aumento de performace consideravel, caso voce queira economizar no reservatorio (ou caso o espaco seja pequeno) pode usar esse modelo (nao sei se existe no brasa) http://www.specialtech.co.uk/spshop/customer/product.php?productid=6647&cat=1048&page=1 ele tem otima performace.

Estive pesquisando sobre WC no Brasa e notei que comparado com UK e USA 'e um mercado que ainda engatinha, as ofertas de produtos sao muito poucas, eu acho que voce vai ter que comprar em algum site no exterior ou pedir para alguém trazer para voce.

Espero ter ajudado, valeu.

Prof. Beto :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, Prof. Beto, matou a pau, fio!

Só pra esclarecer... Ferrites? você ta falando dos heatpipes?

Tinha pensado em duas bombas com líquidos de cores diferentes, mesmo! Essa idéa de facilitar a expansão do sistema foi show! Não havia pensado em fazê-la mexendo em apenas um sistema. Então tá decidido, duas bombas, dois radiadores, e dois reservatórios! Vi uma bomba swiftech de 500L/H. Acho que duas dessas seriam suficientes, não acha? Pretendo usar mangueiras de 1/2" mesmo, pra ficar mais agressivo! mas isso me deixa outras duas dúvidas:

1- Com mangueiras de 1/2", o recomendado são blocks de baixa restrição, tô certo? Como vou saber se o block é de alta ou baixa restrição?

2- Como sei se um componente suporta mangueiras de 1/2" sem precisar de adapatação? Muitos componentes vêm com especificações desse tipo "Conexão hidráulica:G1/4" (Rosca BSPP)". O que significam?

Muito obrigado prof. Beto! Tu tens previsão de quando vai começar a vender os produtos aqui pro Brasil? Falei sério quando disse que seria o primeiro cliente! :lol:

valeu,cara!

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Danilo, quando eu me refiro a Ferrites sao os reguladores de tensão ou Nosfet que estão em volta do CPU, se voce retirar os cooler da mobo vai notar que eles tem o seu proprio cooler, eu chamo de ferrites porque sao feito de material ferroso, sao pretos e baixinhos. Eles tem um cooler porque esquentao pra caramba e nao 'e recomendado deixalos sem um, como voce nao pode simplesmente cortar os coolers do resto do conjunto deve optar ou por cooler paralelos como o Thermalright HR-09S ou outro compativel, ou colocar blocos de WC.

Blocos de Baixa restricao sao os mais populares hoje em dia (pelo minimo os de boa qualidade), mas essa informacao ou esta disponivel no site do vendedor ou no do fabricante, de qualquer maneira se nao estiver la o melhor 'e mandar um email.

Os adaptadores ou conectores se voce nao notou tem a rosca padrão tamanho 1/4", que 'e o tamanho adotado por 99% dos fabricantes de blocos (caso seja diferente 'e citado ou ja vem com os adaptadores), o que muda 'e o tamanho do macho que pode ser 1/2, 3/8, 8mm ou outros (todos os tamanhos se referem ao diametro interno do tudo e nao ao externo okay), por isso ele diz "rosca" 1/4".

Montar uma loja de WC no Brasa pode vir a ser legal, mas estou sem capital, conhecimento tecnico nao basta tem que ter cacau. Vou ter que pensar muito bem, para dar o passo certo, talvez comece mais com prestacao de servico na área e devagar vou ampliando.

O importante 'e levar contatos, vi que no Brasa nao existe praticamente fornecedores desse tipo de material, eu nao entendo com um pais estão quente o WC deveria ja ser bem popular.

Mas estou aberto a sujestoes e ideias.

Valeu fico a disposicao, qualquer coisa manda ver que o "The Professor" responde :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...