Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock sucedido em um Athlon xp 1700+ , A7N8X-X , Resultados


Diogo Crepalddi

Posts recomendados

Há mais ou menos 2 meses montei um computador apenas para não ficar sem internet e meu velho e bom CS 1.6. Como sou fissurado por overclock não pude deixar de garimpar peças que mesmo antigas e baratas ainda davam um bom suspiro e então como prometido num tópico que criei na época está aí o resultado.

São elas

Athlon XP 1700+ (uma das melhores semanas da época)

ASUS - A7N8X-X

Cooler JET 7 que estava sobrando aqui

GeForce mx440 64mb/128BITS TV- out (rara)

hdzinho 30 GB Seagate 7200rpms

1 Módulo de memo DDR 1 Giga chips HYNIX e outro Samsung 128mb de sobra

VCOM 350Watts Genérica

Bom, paguei 200 reais no total de peças e mãos a obra.

Primeira coisa foi atualizar a Bios da placa mãe. Garimpei e achei uma última versão MODD onde abria muitas ótimas opções pra overclock e estabilidade. Bios atualizada era hora de esquentar a frigideira. Os resultados foram os seguintes:

Processador escolhido a dedo pelo Firehawk, na época um doente mental por overclocks. O mesmo conseguiu chegar aos 2435 porém com um conjunto bem melhor que o meu.

clock.jpg

Temperatura perfeita, voltagens nem tanto assim, mas já faz 1 mês e meio e até agora nenhum tipo de instabilidade.

temp-1.jpg

Não pude perdoar as memórias também, alcancei latências muito boas com o FSB atual sem mexer na tensão delas (2.5.3.3.5)

latc.jpg

VGA limitada, mas fortinha pra over. stock dela é 333/ 350, CS , DOD, emuladores de 64 e dreamcast rolando liso sem fragmentos.

vga.jpg

Enfim, maquininha muito veloz e estável fazendo cansar muito pc de supermecado por aí rsrs, estou 100% satisfeito com o resultado.

Quaisquer dicas estou aqui para ler, um abraço pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, parabéns mesmo pelo seu over! Ficou muito bom mesmo e é legal ver os Athlons XP ainda com fôlego para tal frequência! Tenho aqui em casa um computador com um Athlon XP 2600+, um proc. Athlon XP 2200+ e um Duron 950. Já fiz um over no 2600+ mas quando tinha uma mobo da Soyo (KT600). Ela não era muito boa de over mas tinha bons componentes em sua arquitetura. Ela possuia jumpers para alterar o FSB entre 133, 166 e 200MHz. Como o 2600+ trabalha usando o FSB de 166MHz mas sua arquitetura é a mesma dos 3200+, mudava o FSB para 200MHz e funcionava legal mesmo sem o aumento do vcore. Não lembro ao certo a frequência que ficava mas ficava bom também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, parabéns mesmo pelo seu over! Ficou muito bom mesmo e é legal ver os Athlons XP ainda com fôlego para tal frequência! Tenho aqui em casa um computador com um Athlon XP 2600+, um proc. Athlon XP 2200+ e um Duron 950. Já fiz um over no 2600+ mas quando tinha uma mobo da Soyo (KT600). Ela não era muito boa de over mas tinha bons componentes em sua arquitetura. Ela possuia jumpers para alterar o FSB entre 133, 166 e 200MHz. Como o 2600+ trabalha usando o FSB de 166MHz mas sua arquitetura é a mesma dos 3200+, mudava o FSB para 200MHz e funcionava legal mesmo sem o aumento do vcore. Não lembro ao certo a frequência que ficava mas ficava bom também!

Eu tambem tive uma soyo dessas, comprei na época por causa da "estética" mas era horrorosa pra overclock (lembro-me que era por jumpers na placa mãe)

Meu colega está com um bartonzinho mobile parado na casa dele, quem sabe esse meu conjunto decola ou explode de vez hehehehieh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom over Diogo por estar 100% estável. Parabéns.

E é verdade, um AXP bem overclocado, com memória de baixa latência, fica muito bom mesmo, coloca no bolso muitos processadores mais novos que ele.

Eu tenho aqui alguns processadores K7, entre Duron, AXP e Sempron que fazem prá lá de 60% de overclock, só estão esperando eu arrumar uma boa placa mãe...

Entre eles, tenho dois processadores Duron 800MHz (núcleo Morgan) que fazem mais de 100% de OC. Guardo eles no cofre hehe.

Boa sorte e bons overs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho curiosidade em testar essas hynix, essa semana vi umas D43 e fiquei mais curioso ainda., sem a memória de 128mb, talvez você não consiga um FSB mais alto? hynix gosta de tensão, samsung não.

Que tal uns 230x10.5 :D... esse cooler aí parece aguentar um poquinho mais.

Mas mesmo assim, parabéns, ta muito bom!

PS.: e aí ribeirocross, melhorou? espero que sim, abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho curiosidade em testar essas hynix, essa semana vi umas D43 e fiquei mais curioso ainda., sem a memória de 128mb, talvez você não consiga um FSB mais alto? hynix gosta de tensão, samsung não.

Que tal uns 230x10.5 :D... esse cooler aí parece aguentar um poquinho mais.

Mas mesmo assim, parabéns, está muito bom!

PS.: e aí ribeirocross, melhorou? espero que sim, abraço!!!

Já pensei na possibilidade de abaixar o mult mas o meu medo é a fonte (VCOM GENERICA 350W) levar meu kit pro vinagre. A ventilação ficou boa devido a um mod que fiz adaptando um 80x80 na tampa direcionando o ar direto pra turbina JET7, chegando em casa eu tiro fotos pra você ver.

Amanhã é minha folga, vou tentar aprontar com o FSB pra ver se consigo algo mais com ele (6)

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

após 2 dias de muita luta, muitos boots e telas azuis esse foi o resultado final. Ainda precisa de alguns ajustes finais, mas apresenta boa estabilidade nos games. Meu objetivo era cravar os 2400mhz, coisa que até consegui, mas não estabilizou de jeito nenhum, acredito que seja por causa da fonte.

over-1.jpg

precisei abrir mão do CAS 2.5, mas tudo bem

over2.jpg

muita atenção nas voltagens, alguém acha que é seguro continuar? Pelo pouco que manjo somente a saída 12V está boa.

a +5V tem picos de 4.80, mas varia pra baixo até 4.50. Mesma coisa na saída 3.3 V

over3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...