Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ASUS Eee PC 4G


luderson

Posts recomendados

Olá pessoal!

Estou com uma dúvida em relação a "corrente" de uma fonte (não entendo quase nada de eletrônica).

Tenho um Asus EEE PC 4G, na etiqueta embaixo do netbook aparece, entre outras coisas, as seguintes características INPUT: 9.5V e 2.315A.

Na fonte que veio com o netbook, que por diversas razões acho q foi trocada, aparece a seguinte informação OUTPUT: 9.5V e 2.5A

A minha dúvida é a seguinte: Tem algum problema essa diferença da "corrente"? A fonte que veio junto com o eeepc queimou e preciso comprar outra. Achei para vender duas fontes aparentemente compatíveis.

A primeira tem as características idênticas, com a diferença do fabricante, as da fonte que veio junto com o computador. OUTPUT: 9.5V e 2.5A

A segunda as características são diferentes, porém são iguais as informações que aparecem na etiqueta do computador. Fonte OUTPUT: 9.5V e 2.315A - Computador INPUT: 9.5V e 2.315A

Qual fonte devo comprar? A diferença de "corrente" faz diferença? Devo deixar me levar pelo valor de input do computador ou pela output da fonte que veio com ele.

Não entendo muito de eletrônica e se puderem me dar uma explicação NÃO muito superficial ficaria agradecido.

Valeu galera.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Numa fonte de notebook, assim como em fonte de pc, fonte de celular, e todas as fontes, a tensão tem que ser idêntica, e a corrente tem que ser a maior que puder encontrar. Pra ela não trabalhar sempre na máxima capacidade.

Veja um exemplo: Uma fonte de 3A que puder ser 80% eficiente, vai gerar 2,4A pra sua bateria, e transformar o restante dos 20% em calor. Já uma fonte de 2,5A, sendo 80% eficiente (é a média), vai gerar 2A pra sua bateria. Como a sua bateria requer 2,31A, vai ficar sempre menos carregada que suportaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok galera.

Valeu mesmo pela força.

Só me tirem mais uma dúvida.

Há uma relação direta entre V e A? Quero dizer, uma fonte de 9.5V tem um limite de corrente a fornecer?

Pergunto isso porque se quanto maior a corrente melhor, já que a fonte trabalharia com mais folga, quero saber se vale a pena gastar um tempo procurando uma fonte de 9.5V com uma corrente maior que 2.5A, como por exemplo 3.0A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok galera.

Valeu mesmo pela força.

Só me tirem mais uma dúvida.

Há uma relação direta entre V e A? Quero dizer, uma fonte de 9.5V tem um limite de corrente a fornecer?

Pergunto isso porque se quanto maior a corrente melhor, já que a fonte trabalharia com mais folga, quero saber se vale a pena gastar um tempo procurando uma fonte de 9.5V com uma corrente maior que 2.5A, como por exemplo 3.0A

Não há nenhuma relação, nenhum limite.

Mas não há necessidade e nem vantagem em pegar uma mais potente, será potência desnecessária, você nunca vai usar mais que 2,4A, será uma perda de dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok galera.

Valeu mesmo pela força.

Só me tirem mais uma dúvida.

Há uma relação direta entre V e A? Quero dizer, uma fonte de 9.5V tem um limite de corrente a fornecer?

Pergunto isso porque se quanto maior a corrente melhor, já que a fonte trabalharia com mais folga, quero saber se vale a pena gastar um tempo procurando uma fonte de 9.5V com uma corrente maior que 2.5A, como por exemplo 3.0A

A vantagem de achar uma fonte que forneça uma corrente maior seria que ela ia trabalhar na faixa de 50-60%, e portanto, mais fria, e portanto, duraria mais. Você mesmo já queimou uma que tinha a corrente fornecida em 90% do que a sua bateria requer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Resumindo, não é extremamente necessário a compra de uma fonte que possa fornecer uma corrente maior, mas é aconselhável pelo fato da folga com a qual ela iria trabalhar. É isso?

Bom, de qualquer modo já comprei uma de 2.5A, maior que os 2.315A necessários para a bateria.

Valeu pela força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...